sexta-feira, 21 de março de 2008

Aflições

Por vezes sofrer faz bem para a alma e nos ensina o sentido literal da resignação em relação as vaidades terrenas..

Não existem culpados em nossas vidas.. a não ser o que fizemos de nosso próprio livre-arbítrio.. como conduzimos nossas vidas.. e o que buscamos para nós..

Por vezes hoje compreendo o que é dizer.. sou feliz nas infelicidades que viví.. e sou melhor através dos erros que cometí e que não mais cometerei na vida.. e mais reticente aos erros que ainda cometerei.. mas nunca e nem próximos aos do passado ou do presente.. o que vale é justamente isso a consciência de que podemos ser nosso melhor amigo.. os relacionamentos humanos não são fáceis bem o sei.. mas existem limites.. quando nos colocamos sempre no lugar do outro.. é o egoísmo que tem que ser ausentado de nosso coração..

Meros devaneios..

Nada de desistência !! Nada de meros devaneios.. nada de passado.. passado serve apenas como experiência para conquistas futuras.. nada de tentarmos ser bons se por vezes apenas o politicamente correto já nos conduz a uma espécie de bondade que acaba por vezes nos lapidando a alma e nos ensinando o que realmente significa a palavra humildade.. enfim.. a vida é o que fazemos dela.. o que vale é a essência das coisas.. cabe análise constante de nossos procedimentos em relação a ela.. a vida, pessoas e fatos.. de forma que possamos assim.. irmos nos conduzindo ao objetivo maior que é a nossa satisfação pessoal em saber que a vida vale à pena.. pessoas valem à pena.. mesmo quando não nos permitem tudo que esperávamos.. e até na dor.. no silêncio de nós mesmos.. nós aprendemos, desde que sejamos comandantes de nossa vida.. senhores de nosso castelo interior..

domingo, 16 de março de 2008

Um dia a gente aprende

O que gera conflitos na sua vida ?

O que no campo dos relacionamentos humanos por vezes você se desestimula em tentar fazer-se compreender pelo "outro" e por vezes torna-se permissível em situações que machucam-lhe sendo que muitas vezes o outro não aceita para ele.. mas que cobra de tí ? Simplesmente pelo único motivo plausível que é a falta de amadurecimento.. pois se não notarmos por esse motivo isso cairia no campo dos que temos cuidado em não nos relacionarmo-nos.. ou seja.. permitimos porque não olhamos sobre a visão de maldade e sim de aprendizado.

E assim por vezes nós, devido ao amadurecimento da vida e observando de forma a reconstruir.. em tolerar.. esperar o outro compreender.. e enfim.. dar tempo ao outro para que ele sinta através do exemplo e amadureça e perceba colocando-se no lugar do outro que as pessoas sentem.. e principalmente quando nos dão atenção é porque preocupam-se conosco.

Enfim.. acredito que isso vem da falta de diálogo.. do respeito mútuo ao espaço do outro.. ou mesmo pela imaturidade em determinada condição.. respeito ao espaço do outro que termina quando agimos de forma que não gostamos para nós.

Eu mesmo sou imaturo em vários aspectos da vida e estou aberto para esse aprendizado.. porque quero sofrer menos no futuro e vida é ação e reação; é não fazer ao outro ou não permitir ao outro o que você não gostaria que fizessem com você..

Não precisamos ser donos da verdade.. pois a verdade é ser bom.. é apenas.. se não gosto que faça comigo.. porque eu vou fazer ou agir assim com o outro ?

Mas existem pessoas que agem.. e esquecem que fidelidade é aliada da "lealdade humana".. muitas pessoas são fiéis.. mas não são leais.. não por que façam por mal.. é apenas um defeito delas.. que irão aprender no decorrer do tempo.. mas muitas vezes para esse aprendizado é preciso perder; mesmo que por vezes não percebam.. outras são leais.. mas não são fiéis seja aos seus relacionamentos ou amizades até.. enfim..

Quando o Homem compreender que as vezes não é necessário perdermos tanto.. não observarmos as oportunidades para que possamos amadurecer.. o que me dói.. não devo fazer para quem quer que seja.. e quando me dói eu cobro.. mas continuo a agir.. enfim.. e ainda reverto a situação como se eu estivesse 100% extenuando as atitudes que eu mesmo não permito.. isso chama-se egoísmo ou falta de maturidade.

Homens como eu, muitas vezes fazem de tudo seja no campo da amizade, família ou relacionamento, para que possa compreender mais as pessoas.. tomar mais cuidado, ser prudente e enfim.. escolhendo sim.. seja amizades.. relacionamento.. o que quero e o que não quero que entre na minha vida.. e tentando a busca.. o caminho da humildade em ser uma pessoa melhor.. e não há culpados.. geralmente sempre achamos um culpado para os problemas ou resultado de nossas vidas.. mas esquecemos que nós somos os responsáveis.. temos nosso livre-arbítrio e por vezes não sabemos dizer não na hora que devemos dizer esse não..ou sim nos momentos certos.. e vamos assim conduzindo a vida.

Quando tomarmos consciência de que não iremos mudar ninguém.. e que nossos gestos falarão mais que nossas palavras (tenho pregado palavras ao vento as vezes).. que atitudes é ter a consciência de que são necessárias.. e que quando nos posicionamos na vida.. não teremos todos as afirmações que buscamos ou queremos.. e quando tomamos decisões que teremos domingos de tristeza e por vezes sós.. em nosso campo pessoal.. mas que nós somos aquilo que pensamos.. somos aquilo que trabalhamos para ser.. e no esforço dessas mudanças compreendamos que não devemos fazer os outros sofrerem o que não queremos nós sofrer.. e vida é ação.. exemplo..

Se fosse eu bom.. não estaria aquí ou não passaria pelas atribulações e aflições que ora passo.. mas tenho a certeza do que não quero para minha vida.. certeza do que quero, e forças para enfrentar as que não quero e me fazem presente na dor... e do que posso fazer pelo meu próximo, consequentemente fazendo para mim mesmo.. e a vida é assim.. por vezes precisamos sofrer.. bater cabeça.. para nos acalmarmo-nos e enfrentarmos de frente nossos problemas e a nós mesmos e pensar.. não posso ter tudo.. ou não posso agir da mesma forma que antes quando de outra época porque hoje tenho novas responsabilidades perante a vida.. enfim..

Um dia a gente aprende.

Tom

quinta-feira, 13 de março de 2008

Hoje

Vida é isso.. é trabalho constante para a nossa melhoria.. e nossa busca da tão sonhada paz.. Felicidade é aquí e agora.. momento é agora.. o tempo é mero passaporte para que possamos através do que fazemos agora! .. da certeza de que sabemos o que não queremos para nossas vidas.. onde estaremos nesse amanhã tão sonhado. E o futuro nada mais é que o resultado do que você faz hoje para sua vida.. na sua vida e para os outros.

Depois que fui vítima de violência em uma noite interminável.. onde tentaram tirar minha vida.. não contentes em ainda terem me subtraído o que pediram.. estava agora pensando.. como mudamos o foco, como começamos a dar valor em outras coisas que antes nem percebíamos.. a necessidade da humildade por vezes.. mas uma humildade humana.. algo que transcede os limites da alma.. aquela próxima da misericórdia.. a mesma que tive naquela noite em uma maca do hospital.. anjos da madrugada.. seja na figura de policiais, os enfermeiros, médicos.. de um transeunte que me encontrou em meio a sangue.. enfim. onde estava meu perfume.. minha imponência.. minha força.. onde em um vacilo tomei um calmante por ter achado que havia tido um dia difícil.. e saí a noite para ir em uma farmácia ainda não contente com o efeito do remédio buscava algo para dor de cabeça.. enfim.. cada dia que lembro-me.. começo a atentar-me a detalhes e a preocupar-me mais e mais com os outros.. além de meu próprio horizonte..

Ser bom não é distribuir coisas materiais.. pois podemos ensinar.. mas não fazer pelos outros que deverão conquistar por seu próprio esforço.. mas ser bom é entre tantas coisas colocar-se sempre no lugar do outro.. pois estaremos assim, sendo bons para nós mesmos..

Exemplificar é melhor que falar.. e ter a consciência que de não somos bonzinhos.. não somos humildes e parar de achar porque somos de determinada religião ou dogmas.. que somos melhores.. ou por algum curso acadêmico ou posses materiais que somos superiores.. somos nada.. e um dia sempre precisaremos dos "outros".. e por vezes como eu em condições lamentáveis.

Vida é isso.. trabalho.. aperfeiçoamento e avanços.. nada vale apenas comer.. dormir.. beber.. e ganhar dinheiro.. por vezes sentar embaixo de uma árvore e olhar o movimento.. o verde.. pássaros.. ou simplesmente nada fazer. já é uma grande riqueza.

terça-feira, 11 de março de 2008

Queda e Dor

Ontem.. na queda..
Anteontem.no soluço das coisas..
Hoje no aprimoramento e acerto do ontem..
No presente por vezes a falha persiste..
Ontem no "domus" (sic) do talvez..
Ontem no caminho do equilíbrio, desequilibrei-me..
Perdido que estava no eu de mim mesmo..
Porquê as coisas por vezes são daquelas vezes ?
A busca constante de sí mesmo nos arraiais dos provéns..
O que provém de sí mesmo na busca desses porquês..
O universo esta aquém do além do limite de um pedaço pequeno de avelã..
Uma semente tão pequena que poderia fluir e expandir no mundo. reinos gigantescos.. verdadeiros exércitos de "ninguém".. e avançam na pequena semente.. que jogada está nos limites da insensatez de certos Homens.. na busca de esperanças vazias.. como espartanos.. troianos.. gregos.. romanos.. não notam por vezes que as buscas e a maior guerra não está no externo e sim consigo mesmos ?
Quando da dor.. da dor mais profundadas perdas de sí próprio nessas quedas que volitam.. entre sí.. no afago misericordioso de uma gota de água quando da sede da alma ?
Queres muito de tí o doce afago de sua poesia infinita, que soa nos ares silenciosos do deserto das cátedras, nos túmulos centenários e corredores vazios, por onde leva tí tua alma..
Ossos, fragmentos, retratos, estátuas frias.. cidades luz.. cidades invisíveis.. no invisível de tí mesmo..
Muito pedes e pouco dares de tí.. porquê.. por vezes não penses em ter grande amor mas pense no grande amor que poderá ser para alguém.. ou no amor que poderá dar as pessoas..
O que buscas ?
Quem te buscas ?
Derrepente após um café.. noto que o shopping estava cheio.. e eu tentando expressar o porquê dessa angústia.. observando cada rosto.. e cada ser...

A busca do Homem pelo conhecimento através das experiências humanas.. a compreensão de sí mesmo perante suas próprias transformações. O amadurecimento, a importância e desimportância gradativa de determinadas situações, a mudança de prisma e aprimoramento de suas virtudes..

Seguir em linha paralela.. linha tênue no conhecimento, sem dogmas e com a liberdade do pensar.. descobrir.. interagir.. aprender.. cair, sentir dor.. amar.. sorrir..

Só assim compreenderemos que "Somos todos Um".

Tom

sábado, 8 de março de 2008

Radioterapia

O que é Radioterapia?É um tratamento no qual se utilizam radiações para destruir ou impedir que as células de um tumor aumentem. Estas radiações não são vistas e durante a aplicação você não sentirá nada. A radioterapia pode ser usada em combinação com a quimioterapia ou outros recursos usados no tratamento dos tumores.
Quais são os benefícios da Radioterapia?Metade dos pacientes com câncer são tratados com radiações. É cada vez maior o número de pessoas que ficam curadas com este tratamento. Quando não é possível obter a cura, a Radioterapia pode contribuir para a melhoria da qualidade de vida. As aplicações diminuem o tamanho do tumor, o que alivia a pressão, reduz hemorragias, dores e outros sintomas, proporcionando alívio aos pacientes.Como é feita a Radioterapia?De acordo com a localização do tumor, a Radioterapia é feita de duas formas:• Externamente, onde as radiações são feitas através de aparelhos que ficam afastados do paciente. É chamada Radioterapia Externa ou Teleterapia.
• Onde o material radioativo é aplicado por meio de aparelhos que ficam em contato com o organismo do paciente, chamada Radioterapia de Contato ou Braquiterapia.Como é o tratamento Radioterapia Externa ou Teleterapia?Este tratamento é feito em ambulatório. É planejado de acordo com a necessidade de cada paciente e segue quatro etapas principais:1ª Etapa - Consulta Médica: Um médico radioterapeuta irá examiná-lo, fará uma série de perguntas para saber tudo o que tem ocorrido com você e pedirá alguns exames.
2ª Etapa - Reunião para Definição do Tratamento: No INCA, quando os exames estão prontos, é marcada uma reunião para estudo da sua doença. Diversos profissionais irão definir a forma e o tempo do tratamento.
3ª Etapa - Consulta para Programação do Tratamento: No INCA, para programar o tratamento é utilizado um aparelho chamado simulador. Através de radiografias, seu médico delimita a área a ser tratada, marcando a pele com uma tinta vermelha. A fim de que a radiação atinja somente a área a ser tratada, em alguns casos, um molde de gesso ou de plástico poderá ser feito, para ajudar a manter a pessoa na mesma posição durante a aplicação.4ª Etapa - Aplicações: São feitas pelo tempo definido por seu médico. No INCA, você recebe um cartão contendo o nome do seu médico, o dia e a hora da aplicação, o local e o nome do aparelho onde será tratado. O número de aplicações necessárias pode variar de acordo com a extensão e a localização do tumor, dos resultados dos seus exames e do seu estado de saúde. Durante a aplicação você ficará sozinho na sala onde estarão os aparelhos. Um técnico estará na sala de controle ao lado observando-o através de um vidro especial ou por meio de uma televisão. Você ficará deitado sob o aparelho, que estará direcionado para o traçado sobre a pele, numa posição determinada pelo técnico. É possível que sejam usados protetores de chumbo entre o aparelho e certas partes de seu corpo, para proteger os tecidos e órgãos sadios.Recomendações:Como a pele da área a ser tratada ficará descoberta durante a radiação, procure usar uma roupa que facilite despir-se e vestir-se.Não se mexa, para que a radiação não ultrapasse os limites da área que está sendo tratada.Como é o tratamento Radioterapia de Contato ou Braquiterapia? A Braquiterapia trata tumores da cabeça, do pescoço, das mamas, do útero, da tiróide e da próstata. As aplicações podem ser feitas em ambulatório, sendo que no caso de tumores ginecológicos, há necessidade de hospitalização de pelo menos três dias. Há casos em que é necessário receber primeiro a Radioterapia Externa e depois a Braquiterapia.Quais são os possíveis efeitos da radioterapia e o que fazer quando eles acontecerem? Cada pessoa reage de forma diferente à Radioterapia, sendo que a intensidade desses efeitos depende da dose do tratamento, da parte do corpo tratada, da extensão da área irradiada, do tipo de irradiação e do aparelho utilizado. Os efeitos indesejáveis mais freqüentes são o cansaço, a perda de apetite e as reações da pele. Geralmente aparecem na 3ª semana de aplicação e desaparecem poucas semanas depois de terminado o tratamento. Há casos, porém, que podem durar mais tempo.
• Cansaço ou fadigaA tensão relacionada com a doença, as visitas diárias para receber o tratamento e os efeitos da radiação são fatores que contribuem para o cansaço. No entanto, esta sensação desaparece com o tempo. Algumas pessoas preferem se afastar do trabalho, outras trabalham menos horas enquanto recebem a radioterapia. Se você preferir continuar trabalhando, peça ao seu médico que programe um tratamento de acordo com o seu horário de trabalho.
• Perda de apetite e dificuldade para ingerir alimentos Nestes casos, diminua a quantidade de comida e aumente o número de refeições. Procure comer coisas leves e variar a comida para melhorar o apetite. Fazer uma caminhada antes das refeições também ajuda. A nutricionista poderá ajudá-lo a manter o seu peso, seguindo uma dieta rica em proteínas e calorias. Em alguns casos, a saliva torna-se mais espessa e altera o sabor dos alimentos.
Reação da peleDurante as aplicações, você deve ter bastante cuidado com a pele na área tratada. Ela poderá ficar vermelha, irritada, queimada ou bronzeada, tornando-se seca e escamosa. Pode também provocar coceiras. Normalmente, estas reações desaparecem algumas semanas após o término do tratamento. A pele de cada pessoa reage de maneira diferente. Portanto, é importante que você informe ao seu médico, durante as consultas de revisão, qualquer das seguintes situações:• febre igual ou acima de 38°C; • dores;• assaduras e bolhas;• secreção na pele.Recomendações importantes:• Lave a área com água e sabão. Enxugue com uma toalha macia, sem esfregar.• Não use cremes, loções, talcos, desodorantes, perfumes, medicações ou qualquer outra substância na área em tratamento.• Só utilize algum tipo de curativo na pele (como gaze ou band-aid) com a orientação de seu médico.• Não utilize sacos de água quente ou gelo, saunas, banhos quentes, lâmpadas solares ou qualquer outro material sobre a pele em tratamento.• Proteja a pele da luz solar até um ano depois do fim do tratamento. Use protetor solar fator 15 ou proteja a pele com uma blusa ou camiseta.• Dê preferência às roupas feitas de algodão. Não use tecidos sintéticos do tipo nylon, lycra, cotton ou tecidos mistos com muita fibra sintética.• Evite usar roupas apertadas, soutiens, camisas com colarinhos, calças jeans, etc.Saiba queA radiação permanece no seu corpo apenas durante o tempo que você ficar no aparelho.
Você não precisa se afastar de crianças ou gestantes durante seu tratamento.
Você poderá abraçar, beijar ou manter relações sexuais, sem risco de expor outras pessoas à radiação.

segunda-feira, 3 de março de 2008

Livro "Sequestro Relâmpago"

Indico a obra do escritor Mário Aguiar.

Boa noite Mr.Tomfort
Como já é do teu conhecimento publiquei neste momento meu primeiro livro
"SEQUESTRO RELÂMPAGO"
Este livro está exposto no site da editora:
www.protexto.com.br
Espero que tenha a oportunidade em ver meu trabalho e opinar sobre o texto
Como escritor iniciante preciso da opinião de meus novos amigos
Um abraço.