quarta-feira, 11 de março de 2009

O sorriso do olhar!

 

tomnascTodo homem feliz carrega sempre um olhar triste.
E no que lhe é triste, nas perdas nos ganhos. Nos abraços.
Nas vozes que não mais ouvirá nessa vida.
Nos sorrisos que ficaram para trás nas estradas de terra.

No pé de pêssego com o tricô de quem um dia queria abraçar e chegou tarde.
Nos gritos de dor.
No choro.
Na cegues e vontade de partir.

No choro silencioso.
Na dor da perda e no ajoelhar na calçada discreto para sentir a pontada aguda da tristeza.
E na alegria em seguir.

E assim. Em arrastar a cruz.E em carregar a cruz. Existe uma diferença.
A cruz das experiências.
E assim. Na figura de Maria de Nazaré, na humanidade que pede mãe. Carinho.
E assim sigo. No sorriso de Jesus. No olhar do romano. Na misericórdia dos anjos.

E assim o olhar silencioso.
Sereno.
Nem triste. Nem alegre.
Mas com um sorriso escondido. Um sorriso sempre escondido.

E um sorriso ausente. Que se faz presente. Nos momentos de felicidade. Que vivo.

Tom Capella.

segunda-feira, 9 de março de 2009

Jardins

 

São dos momentos em que enfrentamos determinados embates pessoais, em que tornamo-nos sempre mais fortes. Isso quando aproveitamos sempre as experiências que se nos apresentam para que delas possamos assim criar as bases para que possamos avançar sobre o mar em direção ao outro lado em que desejamos chegar.

Muitos acabam ficando pelo caminho porque permitem que os desencontros da vida, as decepções, as mágoas, as ofensas, possam assim fazer a guarida em seus corações o que sempre pesará quando do avanço não permitindo assim as novas possibilidades de novas paisagens, essas mais serenas, claras e coloridas.

Nunca permita que ancore em seu coração o que poderá ser determinante para sua vida quando de suas conquistas.

Tua paz é a tua paz. Ninguém conseguirá tirar a tua paz a não ser que você permita. Embates sempre teremos.

Por isso sempre quando estiver na segurança da praia cristalina, das areias mais puras, mais leves ou sobre a própria sombra da árvore mais tranquila de seus sítios internos, cuide. Zele por seu jardim. fogo_by_leveza

Nada que não tenha zelo, cuidado e constantes regadas de água do amor, do carinho, da compreensão, irão florescer.

O mais importante de tudo é justamente a participação, ou seja é quando temos consciência de que lutamos por aquilo que acreditamos.

Felicidade nuncá será completa na terra.

Felicidade é um estado de espírito. Paz também o é.

Muitas vezes o que parece ser não é.

E muitas vezes o que é não demonstra ser o que realmente é. Vale as virtudes.

Não permita que ervas daninhas possam assim danificar o teu jardim da vida.

Pode-as sempre que necessário. Não tenha com você o imediatismo para suas conquistas.

Tudo é conquistado através de cada detalhe que você possa dedicar sua atenção, construindo assim o grande retalho colorido  das tuas próprias ventas.

Não há dia de escuridão que não permita que o sol faça guarida.

Não há noites intermináveis ou tardes nefastas que não sejam substituídas por uma calmaria repentina e uma clareza das coisas.

Seja então mesmo que solitário nos teus territórios mais íntimos o capitão dessa nau.

Mesmo que tudo pareça romper-se. Acredite. Siga em frente e vença o mundo.

Posso assegurar que vencí.

Tom Capella.

O temporal e nós!

 

Em algumas fases de nossas vidas parecemos um pequeno navio feito de folha de papel sulfite, solto na escuridão do mar nervoso com suas ondas gigantes jogando-nos para todos os lados.

Sem a presença momentânea de um farol que possa assim nos direcionar a uma ilha segura.

Vida é assim.

 navegar em mar de letras - jean-sebastien monzani

Cabe sempre salientar que a experiência inabalável do capitão dessa pequena nau de papel sulfite, barquinho esse solto nesse oceano da vida, consegue direcionar-se pelas pequenas estrelas quase que ofuscadas pelo temporal noturno.

Isso chamamos de fé.

E fé é a certeza, fé é a garantia de que estaremos em breve sobre o plenilúnio em direção as manhãs das auroras que virão.

Tom Capella.

sábado, 7 de março de 2009

Pise forte

 

O triste de mim mantém-me no rumo certo.

São assim, nos caminhos que necessitamos por vezes atravessar que compreendemos o quanto vale a pena transformarmos nossas vidas, nossos pensamentos, atitudes e atos em uma possibilidade nova não somente para nós, mas para os outros.

O caminho da paz é guarida segura para que todas as dores pessoais ou não sejam amenizadas. E a paz pessoal se constrói através do trabalho diário no desenvolvimento das melhores virtudes.  There_are_days_by_vampire_zombie

Ao mal o mal. Ao bem o bem. Porque por vezes nas atitudes do que ainda caminham na rapina, na iniquidade e na blasfêmia, caberá a eles sua própria venta, sua própria cruz e seu próprio encontro com suas melancolias no momento certo. Faça sempre o que de melhor possas para que amanhã não seja você cobrado pela dor da consciência.

Paz é uma conquista. Felicidade é um estado de espírito.

Teu pensamento é força motriz que te conduz as conquistas pessoais que ao final são sempre as conquistas do sentir, do viver, do amadurecimento e lapidação que te permitirá a guarida segura no farol que te conduzirá ao que de melhor você busca para você e aos que ama.

Ou no exemplo aos que ainda não ama. Faça de cada dia um tijolo, para que possa construir tua capela. Que assim seja o que busca.

Que assim seja cada passo teu. Seja na dor, seja na alegria, seja na tristeza, seja na incompreensão ou nas despedidas. Faça assim que tua vida ao menos seja para você um marco de que você conseguiu vencer o mundo. O mundo do egoísmo, da vaidade, da mentira, da ironia, dos sarcásticos e dos que não pensam antes de falar.

Pise forte. Avança forte.

Seja então teu próprio soldado, teu próprio guerreiro e te conduza assim no forte seguro que há na tua fé que constrói na tua fé que te solidifica cada vez mais o teu encontro com Deus.

Em todos os momentos da vida aprendemos que o bom sorriso, o bom momento, a sinceridade, a lealdade o amor, o respeito, o carinho, o saber ouvir e compreender as pessoas em suas respectivas fases e momentos é saber.

Um saber que nos aproxima cada vez mais do que de melhor a vida possa estar nos preparando. Não há mal que vença o bem. Seja em qualquer lida da humanidade, tempo.

O próprio Einstein, quanto mais estudava as leis da física era levada a crença maior da existência de um Deus.

E Deus é infinito, assim como nós o somos. Agradecemos então todos os dias por esta escola chamada Terra. Que nos acolhe.

Vença o mal. Não permita que o mal lhe destitua do caminho a seguir.

As pessoas fazem com você o que você permite que façam.

Não cerceie sua paz para submeter-se a ignorância alheia.

Tom Capella.

terça-feira, 3 de março de 2009

O pensamento e o planeta!

 

Tudo que deixamos seguir pelo fluxo normal da vida sem direcionarmos as coisas de acordo com o que acreditamos e buscamos, pode por vezes seguir a dinâmica de acordo com a ação e reação no circuito que lhe é próprio, mas que não condiz com o que buscamos de fato.

Necessitamos efetuar o zelo de nossas necessidades diárias sempre prontos para uma nova etapa, seja na alimentação, no cuidado com o andamento da máquina humana, roupas e em tudo que nos é disponibilizado de acordo com o advento da era moderna no sentido dos meios de transporte, habitação, entre outros.

Ou seja, a manutenção necessária para que as coisas funcionem.

Mas justamente no campo dos sentimentos internos, nossos pensamentos, nossa capacidade de superação em relação aos problemas diários buscando a solução necessária sem que isso nos tire a postura do equilíbrio ou nos faça perder o rumo do que buscamos.

Hoje não vivemos mais em cavernas e não precisamos mais sair para caçar a própria alimentação.

 

Zelar por seu “pensamento”  images  é a primeira premissa que deverá haver em sua vida.

Procure manter os pensamentos que nada lhe trarão de melhor longe de você.

Pensando ou não pensando em determinadas situações e fatos em nada irá melhorar a situação. Muito pelo contrário. Às vezes criamos uma situação inexistente. Essa apenas existente em nossas mentes, inseguranças e medos.

A vida está aí, independente do que pensamos ou não.

Pensamento é força motriz desde que direcionado para o objetivo correto.

Por vezes acabamos nos perdendo na rotina da vida, vivendo apenas como cópias uns dos outros, seguindo padrões pré-concebidos e tornando-nos uma máquina propriamente dita sem a liberdade do agir, sem a visão real das coisas como elas realmente são.

Impregnados por dogmas e permeados por ilusões.

Tua hora é agora. É nesse momento. Temer de nada adiantará porque um guerreiro jamais foge a luta e até aqueles que temem a guerra serão chamados. E as guerras maiores são as guerras que combatemos em nosso fórum íntimo.

Aquele em que nós realmente sabemos quem nós somos ou fomos e onde queremos seguir.

imagesd

Se tuas conquistas são no campo das conquistas dos objetos materiais ou apenas nas posses, compreenda que isso é da lei da evolução e progresso e avanço da sociedade, mas essa lei não te acompanhará no túmulo.

Todos os dias temos chegadas e despedidas.

Somos parte do processo.

Chegamos e partiremos e a humanidade continuará até que “realmente o planeta seja destruído” por nossa ignorância, egoísmo, descaso, desprezo.

Ficará apenas um vácuo (vazio) no espaço do que restara de uma orbe que chamamos um dia de “Terra”.

Há poucos dias cientistas terrenos disseram que já estão sendo afetados os eixos da terra em relação a essa ação predatória que estamos fazendo contra a ordem da natureza.

Assim como o corpo, um veículo, um avião que antes de levantar voo, precisam ser checados quanto sua segurança, zelo e possibilidade na continuidade do que foram desenvolvidos para atuarem, é nosso planeta.

Então seguindo pelo campo dos pensamentos, vemos que grande parte do que achamos que não deu certo em nossas vidas foram apenas frutos, resultados de como formatamos nossos pensamentos.

O pensamento é como uma folha. Uma nuvem. Ou um cavalo selvagem que você pede pára, ele anda. Anda, ele pára.

Tua vida é você quem faz. Note que em muitos países ainda existem regras que permeiam a liberdade dos povos, seja em sua forma de pensar, em suas crenças ou liberdade de expressão.

Não viva apenas por viver. Liberte-se um pouco de seus dogmas.

 

Parando de achar que você é melhor que os outros porque todos somos uma única raça.

A raça humana.

E cuide não somente de sua casa interior, mas de seu planeta!

Teu planeta é tua casa.. um reflexo de você.

Pena que ainda não compreendemos isso!

Mas em breve compreenderemos e não irá demorar muito.

 

 

A tua paz!

 

Somente compreendemos o valor da paz interior quando a perdemos. Existem pessoas que vivem em mundos tão deturpados em suas mágoas, rancores e ignorância moral que já estão solidificadas por dentro em seus dogmas, preconceitos, conceitos, maldades.

Cabe a nós deixarmos esses à sua própria venta.

Esse tipo de pessoa somente começa a repensar suas atitudes quando são visitadas pela dor, pelo abandono, pelas cobranças de ordem pessoal em suas consciências se é que possuem.

Por isso sou adepto da atuação junto as crianças. Onde o terreno ainda está fértil.

Amigos escolhemos. Família não. Mas isso não determina seu futuro. As pessoas fazem com você o que você se permite.

Não tenha piedade de atos maldosos e pessoas que vivem no escárnio, na língua felina da maldade e que por não viverem em paz, tentam tirar tua paz.

Sem renovação e ainda sobre o prisma de serem os donos da verdade e os representantes de Deus.

E Deus é amor. O que vale é renovação de atitudes e virtudes como sempre falo.

Difícil mantermos nossa paz interior em meio ao convívio com esses lobos do escárnio, sem o revide.. o uso da força das palavras e manter-se firme em seus propósitos e apesar de sermos alvo dessas linguas, possamos assim construir nossas vidas de forma gradativa.

Paz, como digo é cara. É renunciar, abnegar, silenciar, mas acima de tudo.. caminhar.. avançar.. trabalhar em silêncio e construir os novos caminhos para a conquista dos novos mundos.

Vencer o vendaval. Superar os vales. Subir os morros. Chorar por vezes. Suportar, mas nunca parar. Não permitir que seus sonhos sejam atingidos. Cuide de suas asas ao cair dos precipíos, mesmo que elas ainda não estejam em condições de voar.. mas cuide-as.. para que quando você for alçar seus voos, você possa assim sentir o vento na cara, o vento da paz.. da libertação.

domingo, 1 de março de 2009

Farol da Barra – Pedras Portuguesas

 

Abaixo segue um texto que escreví e aceito no Blog de Caetano Veloso!

 

FAROL DA BARRA

Pedras Portuguesas


QUE PAÍS É ESSE ?


Será que um dia as gerações futuras conhecerão nossa história através de fotos?

Não é ser provinciano, realmente o caos instituiu-se!!

Tom Capella.


Segue abaixo:


http://www.obraemprogresso.com.br/2008/08/17/bahia/

O prefeito de Salvador cometeu um crime ao substituir a calçada portuguesa do Porto da Barra por cimento e granito polido. Aliás, está cometendo. Obra em progresso. Estamos em posição de apanhá-lo em flagrante e impedir o assassinato. O estilo cafona deve ser semelhante ao do que foi feito na Praça da Sé pelo governo municipal anterior. E o prefeito então era Imbassahy, que é, até segunda ordem, meu candidato para as eleições que vêm aí. Mas a Praça da Sé era, havia muito, um lugar destruído. Talvez tivesse sido desmoralizada quando se derrubou a Sé para facilitar o trânsito dos bondes, bem antes de eu nascer. O que ficou tinha se transformado num terminal de linhas de ônibus muito feio. A arrumação luzidia que Imbassahy admitiu que lhe dessem é vulgar e perua, mas sobressai a impressão de que alguém limpou a sala. Foi uma madame tola e inculta, mas cuidou. No Porto da Barra, pode ser que qualquer trato dê a impressão de ser melhor do que nada a algum comerciante austríaco que tenha um barzinho lá. Mas o Porto da Barra é um ponto nobre do urbanismo de Salvador. Precisa ser cuidado. Jamais desfigurado. A calçada portuguesa é tesouro nosso, de povos que falam português: são parte de nossa estrutura anímica. Em São Luís se mostrou que a recuperação de calçamentos com pedras portuguesas (que não precisam ser portuguesas, como o desavisado prefeito chegou a julgar) pode ser feito com firmeza e precisão. No Rossio, em Lisboa, também. Sei que em Copacabana (não na praia, claro, porque aí até a Disney ia protestar) mas na Nossa Senhora) fez-se algo parecido. Resolveram atribuir ao tipo de calçamento os desconfortos que advêm de descuido e maus tratos. Rua com chão que parece shopping center também esburaca se não há cuidado. O Porto da Barra é uma enseada pequena e parece um anfiteatro perfeito para se ver o pôr do sol, ladeada pelos fortes de Santa Maria e de São Diogo. A balaustrada e as pedras portuguesas (ensombradas por árvores) complementam o equlíbrio estético de um lugar que é a praia do povo da Bahia. Um luxo cool e popular. Pois o prefeito está retirando as pedras portuguesas e já derrubou oito árvores! No dia em que morreu Dorival Caymmi, protesto (e conclamo baianos natos e opcionais a protestarem) contra essa ação estúpida. Vamos repor as pedras portuguesas.

| Assuntos: Caymmi, pedras portuguesas, Porto da Barra, Salvador

Texto de Tom, sobre a pedras portuguesas! Quando citaram os paulistanos como provincianos em relação a preocupação com a descaracterização da história do Brasil por certos políticos.

  1. Tomiello disse:
    Outubro 16th, 2008 at 3:22 am

    Em relação ao assunto e sobre sermos ou não sermos tão provincianos, (SP) o fato não é somente a origem e sim a história, é preservação da história de um povo, o que independente do advento da tecnologia, ela é uma linha paralela ao advento da moral do Homem que é sempre “Imoral”, pois ao esbarrar-se nas volúpias da hipocrisia que submerge as suas falácias, essas esbarram na plenitude do materialismo que transforma os sonhos de muitos em resquícios e sobras do que um dia foi algo ou alguma coisa. Quando estive em Salvador, e na minha ignorância, ao defrontar-me quase de surpresa com o Farol da Barra, sofrí um choque profundo e uma forte sensação.. que bom.. sou brasileiro.
    Tomiello (texto publicado)