sábado, 22 de novembro de 2008

Essas mulheres..

 

 

Quer ver e "ouvir" alguém que canta como os pássaros ?

 

gi3

Kate Bush  (acesse essa página e encante-se !!)

 

Além de tudo está cada vez mais linda.. só de (re) ver já apaixonei-me..

No words..

Senhor e Senhora Fantástico !

 

Você ainda importa-se com o que as pessoas pensam de você? Está preocupado em agradar e fazer uma boa presença?

Vive anulando-se por preocupação com os holofotes sociais? Tem vergonha de demonstrar tua sensibilidade e ser tachado de piegas?

Só vive atrás de um computador e esquece que cada dia é contra você. Cada minuto é um minuto a menos na sua contagem de vida?

Esqueceu que boa parte do teu cálcio e vida vem das energias que são criadas no espaço devido ao grande mistério do universo?

Você pensa!

Você respira!

Você não teve um AVC, pois está lendo isso. Você conseguiu chegar até aqui.

Vive dizendo que foi vítima disso ou daquilo? Que foram injustos com você?

Hoje é sábado!

Pense em algo diferente.

rapel1

 

"Se for me matar, mate-me logo, pois tenho rapel, não posso faltar!"

Faça algo diferente. Não consegue compreender o que digo. Não sei onde está, mas perto de você deve haver algum campo sagrado. Vá até ele. E comece a ver as fotos, os anos. Não gosta? Hum. Tem medo de ver a realidade de todos nós é?

Repensa. Felicidade é o simples fato de que o universo que você tem dentro de você. Seu sangue. Sua capacidade de pensar. Respirar. Andar. Viajar. Amar. Chorar. Sorrir. É a tua maior felicidade.

Ouvir as pessoas. Saber mais sobre elas. Seus sonhos. Ouça-as. É algo fantástico!

Vá, saia, dance. Grite. Deixe o suor fluir. Não se preocupe muitos que lhe vêem dançar também não sabem.

Mas se você sabe dançar. Então. Não perca tempo.

Bom sábado!

The_office_by_KiddiesandKitties

Obs.: E afaste-se de pessoas que são o pólo negativo, seja quem for. Aquele tipo de pessoa que você fala. Nossa o dia está lindo e a pessoa diz, não acho. Ou vamos vencer. A pessoa diz: - Não! Acho está tudo muito difícil. Você não precisa dessas pessoas na tua vida. Se puderem estender as mãos para ajudar, faça-o. Mas não permita que te levem junto no abismo. Verifique os itens de segurança sempre!

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

É Doce Morrer no Mar

 

 

 

Pois assim seja! Por vezes é impossível atravessarmos determinados abismos que habitam o coração de certas pessoas..

Mostrar que vidas aprisionadas dentro de pensamentos que não levarão à nada..

São ancoradouros da dor e do distanciamento dos que amam..

Pois assim seja! Deveras deva ser assim.. Que o seja no caminhar de novos horizontes..

Segue então.. Em frente na caminhada e deixa que o tempo assim resolva..

Que possa assim ser.. A dor que lhe visita a noite.. Tua alma vazia em um mundo que você mesmo se aprisionou.. No teu rancor, na tua mágoa.. Que te conduz a nada..

Que assim sejam então teus desejos.. Tuas dores..

Liberta para que sejas libertado também..

A felicidade é um gesto simples.. É a sinceridade.

Queres mesmo assim a dor? O triste de ti?

Então segue no caminho da dor.. E não reclames depois se quando perceberes estiver só na tua dor.. No teu silêncio.. Na tua solidão..

Cuide de sua mente.. Cuide de sua casa interior enquanto há luz..

Não permita que vampiros humanos lhe tomem tuas energias.. Porque relacionamentos que iniciam na horizontal, geralmente não dão certo..

Necessário se faz a base na vertical.. Amizades também.. Antes de partirem para o número 5 ou seis, nas intimidades de sua vida.. Pare no um e no máximo chegue nos três.. Não conte sua vida para os outros.. Teus zelos.. E não alugue as pessoas, pois elas não estão nem aí com seus problemas.. E sim com os delas.. E não se esqueça.. O ser humano logo quando acorda.. Primeiro pensa nele.. Não é?

O desarme.. O perdão.. A compaixão.. O respeito.. A libertação de dogmas..

Fé só é válida se for raciocinada.. Não cega.. Pois ela pode aprisionar-te em mundos paralelos da ignorância, a mesma que acompanhou quem desenvolveu a bomba atômica.. Porque a ignorância está na raiz da alma humana..

Se não é feliz.. Não destrua a felicidade dos outros..

Aliás.. Não conviva com pessoas negativas.. Destrutivas.. Falsas.. Obscuras e que vivem no irracionalismo dos preconceitos.. Dos fantasmas que criam na mente como se todo o mundo estivesse contra elas..

Afaste-se de pessoas assim.. Porque não tenha dó.. Elas sabem exatamente o que fazem e são ruins por natureza própria.. E só aprenderão quando a dor de verdade a visitarem..

Mas tenha compaixão por elas.

Mas assim é fácil.. Certas pessoas criam guerras psicológicas, destroem outras pessoas.. E quando a doença visita.. Tornam-se cristãs da noite para o dia e desenvolvem personalidades de tão humildes que nos dão compaixão..

A convivência com o ser humano tem sido cada vez mais difícil.. Não sabemos por vezes quando estamos conversando ou convivendo com gente de verdade.. Porque muitos são zumbis ambulantes..

Se vendem.. Na sua frente é uma coisa.. Por trás.. São deveras falsos.. Agem pelos cantos..

Outros de tão cegos pensam que amam.. Não sabem o que é o amor.. Vivem perambulando por aí.. Desfilando suas fantasias e vivendo seus mundinhos senis..

Mantenha então tua lucidez.. Mantenha tua paz interior nem que pague o preço.. Pague.. Mas paz não tem preço.. Companhia sincera não tem preço.. Um relacionamento lúcido.. Sem firulas.. Não tem preço..

A liberdade não tem preço.. A liberdade da alma..

Bye

O poeta, o político e eu..

 

Tom..

Você não sabe o que descobri! Um lugar chamado Centro Cultural Vergueiro (nome na época).. Lá tem bibliotecas e mais bibliotecas, mas com revistas.. Periódicos diversos para leitura e de "graça".

Existem mesas enormes e o lugar é um silêncio fantástico! Tudo de graça.. E ainda dá para descolar alguns ingressos de teatro. De graça.

Ta brincando?

Onde fica isso..

E assim comecei a seguir pela outra margem do rio..

Então vou te contar outra.. Descobri outro lugar que dá para a gente ler todo o tipo de livros de informática e tecnologia de graça também.

Há Tom.. Brincou?

Sério mesmo.. O livro é lançado. Está na Livraria Cultura, você vai lá e já tem um exemplar na prateleira.

"Mas tem uma dica"

(ele) Hummmm..

Não.. Nada errado. Só que ao passar pela recepção você tem que dizer que é aluno lá. (huauauauauuuaa)   (sempre leve uns cadernos universitários para não desconfiarem da gente! Sempre discretos e invisíveis.. e o mundo nos aguarda.. biblioteca com acervo novo de graça)

("Vivendo e aprendendo a jogar, vivendo e aprendendo a jogar.. nem sempre ganhando, nem sempre perdendo, mas, aprendendo a jogar..) (Elis Regina)

Mais.. Dá para tomar um café ou cappuccino de graça também. Mas vou dar a dica lá. Descemos um lance de escada. Passamos e dizemos bom dia ou boa tarde. Seguimos direto para os fundos do corredor.. (He, He)

Bolachinhas e café, chá à vontade.. Mas não pode ir toda hora para não queimar o "filme"..

E assim foram anos de estudo de graça.. (RS) (e muito café e bolachas)

"E assim partirmos para a outra margem do rio.."

"Não tem como não dizer que começamos a "concorrer" para quem lia mais e mais livros.. quando encontrávamos outros como nós, passávamos horas e horas discutindo todos os assuntos.. todos"

Depois.. Agora tem outra. Ele qual?

Descobri um lugar que dá para usar a tal de internet por 15 minutos.. De graça. Ele hã? Ta brincando?

Enfim.. Esse cara que falo. Não vou citar o nome. Mas é um dos maiores conhecedores de tecnologia e ainda tem livro publicado. Um poeta.

Ele me ensinou a trafegar nos dois lados do rio.. Humanas, exatas.

Sem perder o brilho.. A sensibilidade e a esperança em um amanhã melhor onde o Homem desenvolverá não somente a asa da tecnologia, mas a da moral.

E assim conseguirá um dia "voar"!

Um grande amigo que não vejo há mais de 15 anos..

* (lembro-me também de uma situação muito legal.. Tom.. vc não sabe o que estou lendo.. o quê? Um "tal" de "Kant".. eu meio desconfiado.. um tal de quê? Kant.. Tom.. Kant Tom.. humm. Você fica lendo esses caras desconhecidos aí?

Tom.. Leia!

E Tom foi ler.. Sem palavras..  rs..

Immanuel Kant

Depois vieram muitos e comecei a compreender o que Clarice Lispector quis nos passar com a sua obra "A Hora da Estrela" e comecei a achar que poderia ver o que havia atrás da outra margem do rio.. Dar um pulo lá para conhecer e assim.. Descobri que a vida é maravilhosa apesar de suas dores.. E das dores que essa viagem nos proporciona.. Mas sempre vale à pena.. Assim como li ontem.. De uma pessoa querida.. Que se alguém lhe empurrar do "penhasco", você poderá dizer: _ adoro voar.. (Uma miscelânea de Clarice e uma querida nova que conheci.. rs.)

Só concluindo, comecei a aparecer nos diálogos meio melancólicos e tristes.. Acho que comecei a compreender mais minha condição humana na terra.. Foi onde ainda muito novo.. Apareci na "Serra da Bocaína",(Serra da Bocaína) iniciando por São José do Barreiro, e comecei a viajar com um novo grupo de amigos, para outros lugares que ainda não conhecia.. Muitas vezes, sem rumo.

  Serra da Bocaína

clip_image001

Não parava em Sampa, nos finais de semana e feriados prolongados.. Seguindo por lugares que meus olhos nunca irão esquecer.. E tudo isso aqui no Brasil..  precisávamos manter aquilo.. Então para isso tínhamos que de alguma forma a "aprender" a ganhar dinheiro, quando comecei a ler sobre tecnologia, compilar as informações, ler tudo sobre negócios..

João Leiva (In memorian)

Acabei virando um assessor executivo de um Secretário de Estado (João Leiva - in memorian) um exemplo de pessoa.. Caráter e conduta.. Um espírito de luz.. Que me ensinou a dignidade e caráter em manter-me sempre.. (Longe de tudo o que é ilícito mesmo que pague o preço alto disso no sentido de determinadas conquistas materiais).

Pena que na época tínhamos muitos "ratinhos" que conviviam conosco na Secretaria de Energia, desses ratinhos que vivem às margens da política tentando ciscar aqui e ali.. Ainda hoje ainda encontro sem querer com outro deles, daqueles que eu convivi, antes de pedir demissão da Sabesp e ir tocar minha vida..  desses que vivem com carinhas de anjo.. Pulando de galho em galho, seja na Assembléia Legislativa, ou outros ambientes políticos.. (onde tem cargo, comissionamentos) (verba que se ganha quando é funcionário estatal e fica disponível para outro órgão),  tentando pegar um restinho de alguma coisa de coisa nenhuma para manterem-se "vivos".. Órgão público não é cabide de emprego e nem sustentação desses que vivem as margens do ócio,  não suporto ainda hoje rato de gabinete!!

E o mais interessante, muitos nem tem compromisso com o candidato deles.. Se o cara enfraquece eles amarram o burro deles em outro poste.. (um dia ouvi isso, não vou citar nomes de dois caras, inclusive foram candidatos há pouco tempo ao cargo de vereador em São Paulo) em uma festa disseram, é.. Vamos amarrar nosso burro em outro poste.. Por acaso ouvi e disse: - Isso mesmo.. Vocês não valem aquilo que vocês comem.. Obviamente que me perseguiram depois lá dentro.

E posso dizer que conheci um político honesto e muito mais.. Trabalhei com ele por muitos anos.. Lembro-me ainda quando lhe visitava no escritório, não mais secretário de estado.. Não mais deputado estadual (mais votado), via ali um homem cansado.. Meio que triste e com uma sabedoria plena.. Uma hora vou postar sobre ele.. Tem coisas na vida que são afinidades.. E além da afinidade havia o respeito, a admiração e o exemplo! Afinal de contas..  a moral ou o imoral está em todo lugar..

E falar de João Leiva, é acreditar na esperança e que podemos..

terça-feira, 18 de novembro de 2008

Queira !!

 


 

As vezes de tão envoltos que estamos na rotina da vida como se tudo fosse eterno..

De forma que acreditamos inconscientemente que o tempo pode parar para nós, que não há limites para nosso dia a dia, justamente no sentido de que nos achamos meros espectadores dos jornais que lemos, das notícias televisivas, e de tudo o que nos rodeia, como se nós estivéssemos à margem de tudo e testemunhas assim da história cotidiana de cada um que nos convive o dia a dia e do mundo ao nosso redor.

Esquecemos que somos de carne e osso.. que temos tempo de validade, e que muitas vezes por diversos problemas, a dinâmica da história de cada um de nós, diretamente ou indiretamente abreviamos nossa estada na terra, no planeta..

As vezes ficamos cegos por nossas medalhas conquistadas e em outras acabamos colocando as máscaras que tanto abominamos, no sentido da sobrevivência..

Feliz daquele que fala sem preocupar-se em agradar.. aquele que consegue ter a lucidez de compreender, sacar a vida em volta de sí e não tem rabo preso com ninguém e nem medo de represálias.. (assim como ela)

Elis para mim, é uma luz única.. uma estrela eternamente "brilhante" .. triste e solitária e feliz ao mesmo tempo, nos sorrisos mais belos que um ser humano pudesse ter nos semeado..

E assim, quando a vejo.. quando a ouço.. eu liberto de mim.. o melhor de mim.. o triste de mim, não sei.. mas habita-me !! Assim  como Clarice Lispector me ensinou que a vida pode sim ser alegre, mesmo nos momentos de tristeza.. (também ensinou-me a sorrir chorando, e a chorar sorrindo)..

Elis Regina me faz acreditar na existência de um Deus bom e justo, não alguém atrás de um notebook, ou atendendo pedidos materiais .. um Deus da sublimidade, da ternura.. do amor.. porque nos permitir a música.. nos permitir tantas belezas que sinceramente não temos merecido..

Sabendo do submundo dos interesses, que nos permite receios.. mundos esses que a grande maioria da população não conhece.. não compreende..

Muitas vezes corremos atrás de coisas, situações e pessoas que não irão dar em nada..  e esquecemos de olhar realmente nos olhos das pessoas que realmente preocupam-se conosco !

"Costumo dizer que quando vou ouvir Elis, preciso estar em silêncio ! É um momento de pura meditação.. um encontro com aquilo que tenho de melhor"

Clarice Lispector - Parte 1 (Entrevista)

domingo, 16 de novembro de 2008

Cada mente.. um mundo !

 

MAR1_1~1

As 13h00 da tarde, ainda não havia almoçado..

Olhei pela janela e notei a Avenida Paulista enfeitada para o natal.. Pessoas andando para todos os lados..

Fui até meu computador.. Acessei o site de uma companhia aérea.. Como se algo automático.. Meus compromissos em dia.. Uma quinta-feira qualquer..

As 16h00 horas, após uma rápida passagem em meu apartamento, eu estava embarcando!

As 17h15 estavam pousando em uma cidade do nordeste!

As 18h15, ainda dia.. E uma bela tarde.. Eu estava exatamente em um lugar como esse da foto acima.

De chinelos..

Segunda-feira.

Novamente eu estava na janela do meu escritório.. A Paulista continuava agitada..

E minha alma.. Meu espírito.. Mais aliviados..

Apenas meu corpo ali..

Já sabia o que queria..

Bye e boa semana..

images