sábado, 1 de agosto de 2009

Foco

 

É muito importante “centrar-se” em relação aos próprios objetivos, tomando muito cuidado para não perder o foco do que buscas. Não parar no meio do caminho e se assentar perante uma boa sombra ou uma conversa fiada, que tem seu valor na parada, mas após tal parada, seguir novamente em frente. Pensando no foco, na força do que buscas, mesmo que tenha que deixar para trás o que lhe pesaria enquanto o rumo de sua viagem.

Sempre analise o quadro de suas emoções ocultas, teus sentimentos e paute ou aprenda a pautar-se no crivo da lógica. Não permita que seu coração domine o racional, a lógica das coisas. Pois somente quando estão em harmonia conseguem atingir de fato o que mais buscas para você.

Não estamos dizendo aqui para esquecer os sentimentos, sendo que o ser humano é um ser de sentimentos, relacionamentos, conflitos internos, incertezas e muito mais egoísta do que imagina.

A preocupação maior é manter-se lúcido para ver as coisas como realmente o são, no realismo, na autenticidade e melhor aproveitamento do tempo, mesmo que passe uma tarde inteira pescando sozinho, mas se fez bem feito, teve assim, seu tempo muito bem aproveitado. O seu tempo é você que faz.

Desilusões, decepções, sempre farão parte de  nossas vidas enquanto não compreendermos que cada um tem seu tempo, seu limite e seus dias de sol ou dias de lua, que devemos colocarmo-nos no lugar do outro, seja em que campo dos relacionamentos o for, para que possamos assim, desenvolver a arte dos relacionamentos como uma orquestra que não pode perder-se nas notas.

Cada momento nosso é como uma nota musical, um tempo, uma escala, por vezes atingimos o vibrato, em relação ao som da vida.

Cuidado com os manipuladores emocionais aqueles que agem acham que são melhores, ou que estão em algum nível seja lá qual for, nas denominações humanas, mas não agem como falam, não agem como escrevem e com os lábios em sorrisos, soltam fel quando são contrariados.

O mundo está cheio de heróis, magos, mestres, ser, ser, ser. Eu sou, eu fiz, eu, eu, eu.

Nunca, você. Como você está? Quais são seus anseios? Está feliz? Sente-se bem aqui conosco? (quando em algum grupo) Podemos somar?

Estamos vivendo a Era do Eu.

E quando compreendemos que unidos somos fortes e divididos somos fracos, como sempre falamos aqui, é quando realmente estamos prontos para “voar”.

Mas tudo isso vem do amadurecimento, da “fase” madura em que se encontra na sua vida, não importa os medalhões que carrega, ou tua posição na sociedade.

Por vezes o amadurecimento moral e em relação a vida, não acompanha o intelectual ou o que representa na sociedade. Ou o intelectual não traz consigo esse desenvolvimento mais humano, em compromisso com virtudes, ou maior compreensão em relação a coletividade ou sentimentos.

A cada um sua consciência! E nela a própria dor ou amor.

E os caminhos que possam atingir de fato o coração dos homens é deveras difícil, em outros devido a brutalidade da vida são quase que inatingíveis!

Tom Capella.

Dê o salto!

 

É necessário que se encontre as “chaves” em nossas vidas, para que possamos abrir no momento certo, as portas que nos conduzam a novas fases, virando alguns capítulos e iniciando outros para que possamos seguir sempre em frente na busca maior da felicidade no campo particular de cada um.

Compreendendo que sempre podemos transformar nossas vidas em uma ordem crescente de amadurecimento, crescimento, maior compreensão dos fatos, das situações, interação em relação as situações, e não ficarmos estagnados por anos, em um processo decrescente de decadência, transformando-nos em trapos humanos porque não soubemos por vezes utilizar da palavra, no sentido de dizer não, de mudar de rumo, enfrentar os medos pessoais e colocar o rosto na rua e pisar forte e ir a luta.

Desenvolvendo critérios, cuidados, zelos e também assumindo riscos, quando necessário.

Em alguns momentos de nossas vidas temos que ter e assumir a “coragem” em transpor certas pontes. Devemos analisar sobre um crivo totalmente diferente do que é negativo, focando para o que é positivo, com o cerne lógico da certeza de cada passo, e saltar.

xse

Muitas vezes nesses saltos, deixaremos muitas coisas para trás. Outras nem olharemos, outras ignoraremos por força até da sobrevivência pessoal no sentido de jogar longe de nós tudo aquilo que não tem solução, nunca teve, (porque não mudamos as pessoas) e deixar o vento resvalar no rosto e cair do outro lado da ponte, que nos permitirá então ir em busca dos nossos novos anseios ou da complementação dos antigos que sobreviveram para os mais seguros, fortes e sinceros.

Tom Capella.

Universos Paralelos!

Em todas as diversas nuances da vida, é importante que haja sempre o dissenso, de forma que consigamos então ficar libertos, distantes de tudo o que possa nos limitar aos novos conhecimentos e não viver uma vida inteira dentro de dogmas e conceitos que muitas vezes caem por terra.

A diversidade em relação as opiniões e a forma de ver o mundo, a vida, as pessoas e interagir com todos esses círculos, é critério pessoal de cada um. Que assim vai através de suas vivências por vezes despertando novas razões, novas possibilidades, opiniões, enfim, indo de encontro sempre ao seu aprimoramento pessoal que nunca tem fim.

A forma de se interpretar um texto principalmente se ele é subjetivo, assim como todos os textos do Universos Paralelos, é como se fossem vários rios, com suas vertentes e caminhos diversos procurando o mar.

Nossos textos possuem muitas camadas que levam sobre  vários prismas a um entendimento que possa ser muito mais profundo do que possas imaginar, sempre sobre a observação das pessoas, como agem, situações da vida, e principalmente diversas vividas pelo próprio autor.

Por vezes o significado literal possa não expressar ou se fazer compreender onde queremos chegar.

PrtScr capture_4

Em momento algum, pretendemos com esse trabalho no Universos, sermos arbitrários, longe disso. Apenas tentamos inclusive em nós mesmos, apontar o que por vezes fica escondido nos mais profundos abismos do ser em relação a sua postura perante a vida, pessoas, sobre o circo armado, personagens, atos, ou seja, o objetivo maior é sempre estancar o sangue da hipocrisia. (como ela própria)

O mar do conhecimento, da vida, do melhor que podemos fazer, receber por vezes, mas sempre na premissa maior que é na coletividade.

Não há fim. Mas como o asseio pessoal de cada um, ou da necessidade da alimentação de nosso “corpo”, essa luta é infinita em suas mais variáveis vertentes.

Mas se pararmos, perdemos terreno.

“Não desperdiçe sua existência!”

Tom Capella.

sexta-feira, 31 de julho de 2009

De você

 

Somente cai em si o homem quando encontra-se de joelhos por sobre uma perda irreparável.

É quando vemos poderosos portarem-se como crianças. Seres com orgulho demasiadamente em excessos em relação ao que poderiam fazer de melhor e sim enaltecer o que pensam ser ou que são que é estender as mãos aos que ainda não chegaram aonde conseguiram chegar. Seja na condição das conquistas pessoais, intelectuais ou das experiências, essas que são mesmo os nossos alicerces.

Valorize cada momento de sua vida e tranqüilize-se sempre que possa, mantendo a postura perante as dificuldades ou pressão que enfrente.

Cópia de jesus

Quando você sente-se fraco, é quando você está mais forte e por vezes não percebes.

Não permita que tirem de você o que tem de melhor, tuas esperanças ou tua fé na vida, no mundo, nas pessoas e aonde poderemos chegar.

Confia e desenvolva esses alicerces e não pense duas vezes em colocar quem quer que seja no devido lugar, com critério e sabedoria.

As pessoas não são obrigadas a gostar de você. A aceitar tuas idéias, porque justamente a beleza de tudo isso está nas diferenças e principalmente no respeito as diferenças.

Pena que o homem ainda não compreendeu isso.

Viva e deixe viver!

O que nos enobrece a alma, o melhor de nós é justamente o brilho dos olhos. Aquele brilho que leva sempre as marcas das lembranças melhores, dos dias melhores e principalmente vivendo ou criando a possibilidade de dias melhores.

Vai! Segue em frente! Confia sempre e retoma sempre teus projetos, teus sonhos e mesmo que teus pés sangrem, não se decepcione no meio do caminho. Feliz o homem que sorri com um pouco de tristeza nos olhos. Feliz dele porque ele sabe o quanto vale cada momento. Como vale o que cultivamos no coração das pessoas.

Tenha fé.  Cai e levanta. Somos seres em constante processo de regeneração em todos os sentidos da vida.

Note você, nesse universo. O que procuras?

O que pedes?

O que fazes você de tua vida e de teus pensamentos? O que faz no sentido do abraço verdadeiro, do sorriso verdadeiro, da tua tolerância, do teu perdão, do teu amor?

O homem justo é aquele que segue na fé das suas próprias atitudes.

Temos no mundo muita gente dona da verdade e batendo no peito o que não fazem no dia a dia.

Pessoas falam, falam, falam, mas nas pequenas bobagens da vida, parecem crianças rebeldes e rebelam-se contra seus afins, sem compreender que assim somente criam entraves para suas próprias realizações.

Eu confio. Eu não desisti de mim.

Não desista de você.

Tom Capella.

 

Ps.: Esse “cara”, (Antônio Marcos)eu o observava em um bar chamado Nosso Ranchinho e tentava compreender o que se passava na sua mente. Ele absorto nos pensamentos.

Engraçado que nossas vidas se cruzaram por um tempo.

 

 

 

O que pedes da vida quando ela não tem para te dar a não ser o que de você deixa em teus rastros por onde passar?

Vale sempre as virtudes. As palavras perdem-se no ar.

Atitudes e com você trata as pessoas. E na marca que deixar quando compreende que desse mundo, só levaremos os sentimentos.

No mundo fica o que é do mundo.

Enquanto isso, aproveite sempre cada momento. Olhe com força. Pisa com força e sorria com sinceridade. Mas quando abraçar alguém, abrace com força! De verdade!

O sentimento torna-se um vibrato, uma harmonia, uma energia que sempre lhe dará retorno em sensações de paz.

“O mundo só será feliz se a “gente” cultivar o amor”.

Tom Capella.

 

 

A janela e teus olhos

 

Compreendendo que tua janela para o mundo são teus olhos e tuas percepções, por vezes não percebes que muitas pessoas enxergam através de vidros embaçados por anos devido suas dificuldades em desenvolver uma percepção maior que não seja a do egoísmo o que não lhes permite enxergar verdadeiramente as paisagens do mundo com as janelas da mente abertas.

 janelas

Quando compreendemos que nossa felicidade sempre dependerá da felicidade do outro, que o amor é uma renúncia pessoal em diversos pontos de forma que ocorra o equilíbrio, principalmente no campo das diferenças, estaremos aptos a amar.

O amor é soma. Parceria. Fidelidade e lealdade. Sem esses atributos é apenas companhia, por vezes possessiva, mas que mesmo mostrando o cenário da felicidade, encobre o verdadeiro conteúdo do que acontece nos bastidores da intimidade do ser e assim no desgaste gradativo dos relacionamentos.

Existem pessoas que não sabem amar.  Não aprenderam.

Confundem com paixão. E paixão passa.

Preocupação com  o outro além dos resquícios das fronhas de seda, ultrapassa os limites das comédias de vida privada, seguindo além da rotina na convivência a novas descobertas sempre.

O segredo dos relacionamentos por vezes é a mudança gradativa do que é comum ao dia a dia para momentos novos. É auto-observação constante e não permitir que se caia em uma rotina até a hora derradeira.

Como se estivéssemos condenados a sermos demarcados com os números das estatísticas em relação ao grande vazio que sonda o homem. E esse grande vazio são justamente seus conflitos interiores em relação ao mundo exterior que por vezes o limita naquilo que verdadeiramente gostaria de viver, de falar ou sentir.

 

freud

Permita-se então abrir as janelas, sentir o cheiro do ar, ou buscar o ar puro. Pense antes de tecer qualquer comentário pois isso não lhe complementará em nada. Apenas lhe desgastará e se precisa de terapia, não alugue seus amigos toda hora. Vá de fato em um bom psicoterapeuta. Existem boas opções.

Mas de nada adiantará você viver 20, 30 anos de sua vida lamentando-se e sempre culpando a sociedade, o governo ou os teus mais próximos sobre as coisas que você não conseguiu na vida. Pois muitas vezes só em competir já é a vitória em si.

Renove-se todos os dias e acredite em você, sem cessar o trabalho.

Respeite-se mais.

Perdoe-se mais.

Permita-se a paciência e tolerância de forma que possa assim aguardar em caminhada (sem parar, no silêncio dos teus passos), o resultado que é uma matemática inevitável do que tens plantado para você.

Mas nunca dependa do outro para o preenchimento de seus vazios. Complemente-se com o outro. Some. Reeduque-se! Aprenda a amar para não perder.

E aprenda a perder para poder ganhar. Pois muitas vezes quando você pensa perder é onde você ganhou. E quando pensa que se achou é onde se perdeu. E vice-versa.

A vida é um contrato de risco, mas não temos medo do risco. O que fácil vem, fácil vai e gostamos do que é difícil, não é?

Se caímos mortos no chão. Se ninguém nos retirar, ficaremos por anos.

Observe essa figura. Ele “éra poderoso”. Falava de todos. Imortal. Sábio. Arrogante. Caiu em cima do teclado e estava só porque espantou todos os amigos. E agora? Sempre precisará de alguém para retirá-lo de lá.

Assim somos nós!  Sozinhos somos nada!

windows_by_TKD_Queen

Ou seja, acorda para  vida e note que chegou a hora de dar valor ao que realmente mereça ser dado.

Dependemos uns dos outros e divididos somos fracos!

Desatenção para um monte de coisas e situações que você pensando ou não seguirão seus próprios rumos e em nada lhe resultarão em benefícios e você sofreu a toa.

Mude de rumo se precisar, use de seu livre-arbítrio e pare de se colocar por vezes abaixo. Mas não pise muito com força nos que estão por baixo, pois poderá sofrer a dor da queda.

Humilde com os humildes. Arrogante com os arrogantes no sentido de defesa, de auto-estima e proteção.

Porque existem pessoas que valem a pena.

Outras? Que nem vale que lembramos que existem.

Não tente ser bom. Procure ser justo e já estará ajudando.

Tenho dito. O tempo urge. Risos.

Tom Capella.

Teu tempo

Uma das maiores problemáticas humanas em relação aos seus próprios embates no campo da evolução pessoal é a inconstância!

Notamos que entre as fileiras das boas virtudes, temos de um outro lado uma fileira ou quase um exército das virtudes más, ou dos vícios de comportamento que na verdade são os maiores limitadores de nossas buscas por tudo aquilo que almejamos em relação aos nossos sonhos e projetos.

Algumas pessoas envolvidas pela forte emoção criam projetos que são abandonados em meio ao caminho ao sinal da primeira dificuldade.

Outras envolvem-se de forma fácil em problemas que não lhes pertencem, com o intuito de demonstrar uma verdade que nem praticam para si mesmos em suas vidas.

Observamos que o ser tem preocupado-se muito mais em tecer comentários sobre a vida das outras pessoas sem perceber por vezes a grande mentira que tem pregado perante a si mesmo em relação  as suas atitudes perante o círculo em que vivem ou perante a sociedade.

Feliz do homem que não comenta sobre a vida de outras pessoas e preocupa-se apenas com a sua própria vida. Aquele tipo de homem (ser) que somente fala frente a frente, face a face e não permite em hipótese alguma participar de rodas que apenas fomentam a vaidade e fome de alguns em criticar de forma voraz o ausente.

O mundo está cheio de pessoas assim, que vivem em seus pequenos castelos de avelãs, sem perceberem que perante o universo possuem (todos) o tamanho de uma ameba.

Vale o  que somos. O que fazemos e construímos. Teu limite termina quando inicia o limite pessoal do outro. A tua responsabilidade perante ao que você fala, ao que você semeia no coração do outro ou como você trata o outro sempre sofrerá as consequências negativas ou positivas de acordo com tais atitudes.

Outros vivem procurando os culpados por problemas que resultaram de sua própria falta de procura em acertar ou errar, pois o que vale na vida é a participação, não importando se em dado momento você levará os louros da vitória ou não. O dinamismo. A fé em tua trajetória e tua insistência em conquistar teus sonhos.

E teu sonho é tua paz. É teu espaço interior e teu espaço no círculo de sua família, que são aqueles que lhe convivem a existência e pensam como você, tem sonhos como você ou sobre aqueles que chegaram ao mundo por suas mãos e dependem de tua força e equilíbrio para que eles se desenvolvam e levem uma vida plena.

L_O_V_E__by_LullabyOfLilly

De tua clara, tua garra. De tua garra tua clara. Que és assim, tua força e tua alegria.

E somente assim compreendemos as mudanças que ocorrem em nossas vidas quando compreendemos nossa condição humana na terra, que é viver os momentos de felicidade. Compreender os de infelicidade. Tirando deles o melhor proveito.

4

Porque o mais importante não é ter problemas. E sim o que fazemos deles. Até o que não tem solução já está resolvido. Não tem solução. E do fundo do poço não passamos.

Somos guerreiros, somos seres com uma infinita capacidade de aperfeiçoamento interior, aprendemos no dia a dia e sabemos muito menos do que imaginamos.

As pessoas poderão esquecer, como sempre falo aqui, o que você disse e o que você escreveu, mas nunca esquecerão como você as tratou.

Faça então de tua vida tua melhor história. Viva cada momento e aproveite para compreender que o que você tem hoje ao teu lado e em mãos por vezes é algo tão inestimável que você só valoriza quando perde.

E quando perdemos, por vezes não há nada no mundo que possa preencher os vazios da alma, esses por vezes causados por nós mesmos.

Siga em frente, ainda dá tempo.

Tom Capella.

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Células

 

Enquanto o homem é melhor dentro do seu círculo de relacionamentos, ele torna-se melhor em relação ao macrocosmo do mundo, do planeta. Somos criados para sermos seres completos em relação a sociedade. (cuidando do seu microcosmo)

Notamos em qualquer ambiente onde exista um ser humano, um falante, sempre uma necessidade dele em falar dele, dos anseios e conquistas pessoais. Por vezes nem observa o outro.

O presente. Porque a preocupação maior dele é com ele mesmo. Sobre ser melhor que o outro. Sucesso. Conquistas materiais que ostenta sobre o outro. Vaidades sobre sua participação em grupos.

Em todos os momentos da vida o homem depara-se com seus conflitos. Suas dúvidas, suas crenças, suas diferenças. Notamos que existem pessoas que fazem de tudo na vida, mas sempre estão vivendo situações de batalhas pessoais onde a vida não anda.

As coisas não acontecem e sempre encontram-se em problemas semelhantes aos problemas do passado ou nos relacionamentos que mudam os personagens, mas o cenário com algumas modificações sempre apresentam os mesmos temas das histórias de vida.

Desencontros, vazios profundos, depressões, decepções que se propicia ao outro, decepções em relação ao outro.

Notamos que na grande maioria dos problemas humanos o cerne está nele mesmo, e que muitas vezes ele poderia ter alterado os fatos como possibilitasse uma segunda versão de sua vida no decorrer dos anos.

Muitos vivem anos e anos em um processo de auto-destruição seja no organismo em relação ao não cuidado com a alimentação, o lado sombrio dos pensamentos fomentando tudo que é ruim, críticas em relação aos que não pensam como ele, vícios de diversas naturezas, palavras impensadas, falta de organização pessoal, indisciplinas, desinteresse na busca de novas fontes de conhecimento, e ao final da vida quando enfrenta uma doença física, torna-se um ser dócil e perceptivo e até converte-se em idéias, filosofias que condenaram a vida inteira.

liberdade

Quando analisamos o gráfico de nossas vidas, nossa posição em relação ao mundo, percepções, conexões em relação ao que verdadeiramente buscamos para nós, desenvolvimento das dinâmicas e uma suavidade muito mais tranquila em relação a nossa própria paz pessoal.

A paz pessoal é a guarida segura para que possamos desenvolver o melhor de nós.

E o melhor de nós está em nossas atitudes, atos, pensamentos e como direcionamos nossas vidas e como nos relacionamos em todos os ambientes, fazendo inclusive uso de nosso livre-arbítrio que nos permite mudar de rumos sempre que possível nessa busca incansável pela evolução.

Existem grupinhos que vivem falando, julgando, criticando pessoas em sua ausência, mas não buscam o aprimoramento individual ou no todo.

Na busca da organização, da auto-disciplina, do respeito ao outro, do limite do outro, e principalmente do uso da força de forma certa para que possa manter os pilares em segurança e assim avançar, nas células maiores do pensamento humano, na reformulação do homem em um ser melhor e assim conquistando por células a sociedade como um todo, porque o segredo é justamente, se é que há segredo, sermos melhores em nossos círculos e isso vai se espalhando, porque somos ligados a todas as pessoas, por meio de cada pessoa que conhecemos ou nos relacionamentos e cada um tem seu próprio círculo e assim de forma subsequente.

O homem saudável ou que procura assear-se em relação aos pensamentos e não aceita em hipótese alguma comentar sobre outras pessoas com o espírito da sagacidade ou sorrisos nos lábios que apenas disfarçam o fel da língua, o homem que consegue seguir de forma autêntica em sua vida, errando, acertando, caindo, levantando-se, sem compromisso algum com as hipocrisias do dia a dia ou de instituições, ele torna-se mais leve e mais consciente do resultado de suas próprias ações.

Tom Capella.