quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Minha Planta

A Minha Planta

Palavras podem seduzir. Palavras podem criar paisagens. Palavras podem trazer cores e até nos conquistar. Mas com atitudes, podem nos ganhar ou nos perder.

As pessoas pensam muito em dogmas, vivem de glorificações vazias mas não mudam as crateras imundas que possuem nos pensamentos, nas atitudes e a postura perante os outros.

Outras são como chão vacilante. Fortes, presentes, sempre dispostas. Mas no primeiro lance das dificuldades tomam atitudes que em momento algum se esperava de uma pessoa sólida e que sempre levantou uma bandeira, que em verdade não lhe pertencia.

O que realmente demonstrará, dirá sobre você é sua postura, sua atitude, nem teu lado positivo, nem teu lado negativo e sim a tua autenticidade e firmeza de caráter.

Isso é para poucos.

Tom Capella

sábado, 6 de fevereiro de 2010

É Tudo Vaidade

É difícil por vezes tranqüilizarmo-nos quando temos fome de anseios, realizações pessoais, conquistas diversas ou quando algo não está indo de acordo como almejamos.

Mas devemos tomar cuidado para não confundirmos determinadas coisas com a vaidade. A soberba. A ganância predatória e o egoísmo do eu sou, eu quero.

Quando compreendermos de fato que o que mais necessitamos, o que mais almejamos mesmo sem saber é o estado de paz de espírito, é quando estamos realmente aptos a receber.

A lapidação pessoal em relação ao ódio, ao sentimento de ingratidão daqueles que ajudamos e nos feriram, o auto-controle no sentido de que não podemos mudar muitas coisas, mas poderemos mudar a nós mesmos, mudando o fim da história, através de novas atitudes, postura, posicionamento, auto-valorização, auto-respeito, ética, princípios e acima de tudo, dinâmica constante e firme no avanço gradativo da estrada que nos predispomos a seguir.

É a única certeza que temos em relação a vida de que as maiores conquistas estão no campo pessoal do sentir e do que realmente somos. (seres)

Pisa com força no chão que você se auto-determinou a seguir.

O que faltam muitas vezes em relação a muitas pessoas é firmeza, constância e fé naquilo que busca, não uma fé cega, mas uma fé raciocinada, aquela que pode sempre enfrentar a razão face a face e pisar na hipocrisia com a força de que contra fatos não há argumentos.

A grande maioria daqueles da turma do “oba-oba”, que dizem que irão fazer, (o que nunca fazem) vivem dizendo Senhor, Senhor, que vivem de glorificações vazias, (porque não mudam a si mesmos), desistem no meio do caminho, ou voltam a ser os lobos algozes, quando recuperam na vida o que perderam.

Esses são os piores. Chegam com voz mansa, mostram-se de bons samaritanos, dão sorrisos (que não saem do coração), são planejadores astutos!.

Usam a mansuetude nas palavras, mas são lobos (feras) enrustidos e personagens diversos da escuridão que habita nos limites do que o pior o Homem possa ter. (seu nome é Legião, hoje compreendemos)

Todos já erramos, todos já ultrapassamos os limites das palavras, seja por meios eletrônicos ou pessoalmente, telefone que seja.

Mas esse supra-sumo que buscamos, essa nata, essa essência do justo, em dinamizar cada vez mais as ações focadas a transformação do Homem, a transformação pessoal de cada um de nós em um ser integral, um ser consciente de que não devas fazer ao outro o que não quer que lhe faça é de fato o que nos consolidará a existência, conquanto aqui estivermos.

O resto é tudo vaidade.

Tom Capella

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Soberba

Estamos vivendo uma desagregação muito grande em relação ao convívio social. Compreendemos que problemas, violência de ordem social ou moral sempre foram presentes na sociedade. Hoje com a velocidade em que uma informação trafega entre os pontos do planeta, parece que muitas coisas nunca existiram.

Isso podemos agradecer a tecnologia, justamente no sentido de que possamos no amadurecimento da sociedade e mudança das leis, pensar mais na coletividade do que na individualidade.

A falta de caráter, ética, postura em que muitos trafegam nos convívios sociais, muitas vezes escondidos atrás de suas crenças, com vozes de anjos e rostos de candura, escondendo feras insaciáveis nas conquistas terrenas e poder passageiro.

Outras não pensam duas vezes em prejudicar pessoas que estão trabalhando de forma correta e justa, apenas para terem facilitações pessoais nos mais diversos ambientes.

O ser humano parece que tecnologicamente avança e não pára. Mas moralmente regride à passos largos direto para a éra dos selvagens.

Feliz o que mantém a lucidez e o senso de realidade dos fatos e não cai em conversinhas mansas, e analisa com alto senso crítico as ações.

Como as pessoas se portam no dia a dia.

Outros quando necessitam de alguém ou algo, apresentam-se na mais profunda humildade e com voz serena.

Na primeira conquista, esquecem o senso de gratidão, que não se expressa em coisas materiais mas na dignidade humana.

Ouça quem quer, acesse esse espaço quem quer, quem não quer, é só mudar de página.

Se estiver insaciável seja em que sentido for, existem muitos psicólogos e psicoterapeutas por aí que podem ajudar. (aos que querem ser ajudados)

Não estamos aqui para elogios, ou para agradar ninguém.

Não somos auto-ajuda, apenas enxergamos a realidade como ela é.

Infelizmente ainda temos que usar destes textos no sentido de tentarmos acordar um pouco, ou tirar a soberba ou enfrentar a vaidade e hipocrisia de muitos face a face.

O que dirá muito de você é a sua conduta. O que você fala, pode fazer um efeito por um tempo. Mas a tua atitude (inclusive a minha) é quem dirá sobre você. Sobre quem você é. Isso você sempre saberá (nós) quando nos olharmos no espelho de nossas consciências.

Tom Capella