domingo, 13 de abril de 2008

O observador do mundo

Tenho notado no meu dia a dia no tocante aos relacionamentos sejam eles de que nível o são.. a abordagem as pessoas.. sejam conhecidas.. estranhas.. ou no contato diário nas obrigações da sociedade.. o quanto as pessoas estão carentes.. de serem tratadas com atenção, respeito e por vezes zelo.
Outras nem conseguimos mesmo educadamente chegar se quer perto.. de tão agressivas que já se tornaram por suas próprias histórias ou seus complementos de formação de caráter..
Noto que a violência humana ainda como nos tempos antigos avança.. onde a misericórdia.. o sentido de compaixão.. pausa no tempo.. estão de forma inconsequente até em atos que semeiam dor e discórdia.. perdas..
Compreendo que as religiões.. religiosidades estão aí cada uma de sua forma.. que admiro.. ceifando digamos assim almas.. que por fim.. acabam tornando pessoas melhores na sociedade de convivem.. se o resultado é bom.. e uma vida é salva quando se salva um Homem.. vale a existência da mesma.. vejo também no campo da cidadania... o que se falta.. ontem mesmo.. fui conversar com uma pessoa na rua.. apenas orientando-a que o procedimento dela não éra correto.. recebí como resposta.. um argh.. que nem em um animal consigo perceber.. visto que os animais não pensam.. mas sentem.. e são bons em sua maioria por natureza.. e notei que o trabalho é mesmo lento.. que devemos trabalhar a criança.. e penso o que estou fazendo de minha vida.. se há tanta oportunidade de ao menos sem demagogias ou querer ser bonzinho.. porque ninguém para mim é bonzinho desde que algo não os chateie.. o certo é ser politicamente correto.. não agir como não gosta que ajam com você.. (sempre cito isso)
Mas que se sou bom em algo.. então não importa a instituição.. vamos fazer algo.. cada um sua parte para pelo menos uma alma.. um ser.. ensinarmos a não dizer argh.. em uma situação lastimável que ví.. no sentido de que possamos assim cumprirmos nossa responsabilidade na sociedade..
Gosto muito dos que distribuem alimentação nas ruas.. respeito.. eu mesmo fiz isso anos a fio.. mas hoje prefiro fazer parte da equipe.. de forma singela.. dos que trabalham a criança.. mesmo que em lares desajustados.. não importa.. é nossa obrigação saírmos um pouco do mundo virtual.. ou de nossos monitores de lcd, para quem os tem.. vaidades.. conquistas acadêmicas.. e tentarmos fazer algo.. sem firulas.. sem demagogias.. que seja algo pequenininho.. ou até em nossas profissões procurarmos agirmos melhores..
Não adianta dizermos que não irá acontecer conosco ou que não faz parte de nossa vida.. eu ví uma enfermaria de hospital.. todo machucado.. de uma noite de terror que passei.. e sobreviví.. e notei que somos nada.. e somos tudo ao mesmo tempo quando saímos de nosso egoísmos.. não é ser bobo.. distribuir dinheiro.. nada disso.. é compreendermos que todos somos um... que podemos..
E não nos esquecamos que temos uma rede de familiares.. amigos.. amigas .. pessoas que amamos que estão também na sociedade..e assim como nós.. ao dispor dos acontecimentos..
Gente.. somos responsáveis pela maioria de nossos problemas.. porque somos muito vaidosos.. esquece isso de filosofia.. eu leio filosofia.. eu repenso todo dia minha vida.. não sou chato.. procuro me analisar.. e ver se posso melhorar em algo.. e todo dia descubro um novo Homem.. uma pessoa que está apenas na porta.. no início do grande portal que é a lide do conhecimento do universo e humano..
A verdade é ser bom.
Tomiello

Nenhum comentário:

Postar um comentário