sábado, 30 de maio de 2009

Vitrines Vazias

 

Procure a cada dia de sua vida começar a desaprender uma série de coisas que não lhe fizeram bem e prendem-te nas amarras dos dogmas que em nada irão acrescentar em suas vidas, ao contrário roubam-lhe o precioso tempo porque cada dia é um dia à menos na sua estada aqui no planeta.

Cada minuto é um minuto a menos no tempo de validade de sua vida aqui. Ou seja, vida é prática. Não é auto-ajuda, é realidade.

Muitas coisas que hoje damos valores e já estamos cansados de ler ou ouvir sobre isso, amanhã serão tão insignificantes que nem daremos visada.  Começe a cada dia de sua vida livrando-se dos preconceitos e permita que as pessoas escrevam suas próprias histórias de vida assim como você o faz da sua. Não jogue a sujeira de sua vida embaixo do tapete da falsa moral e dos falsos discursos vazios e perfumados que em nada tem de base.

Procure apenas ser você. Pare de querer achar que as pessoas tem que gostar de você, tem que aceitar você ou compartilhar suas idéias.

fragile__by_l0ndon_boulevard

A cada um suas experiências, aprendizados, amadurecimento, lapidação, avanço, ou própria prisão dentro do egoísmo que persiste no coração de muitos, como pequenos reis de avelâs em seus pequenos impérios que criaram no decorrer da vida e que serão seus próprios túmulos de vaidades e desdém em relação ao próximo mas que ao final ficarão esquecidos em suas tralhas nas lápides que envelhecem e são por vezes até pilhadas por estranhos.

O que vale é o trajeto e as marcas que você deixar nesse trajeto no sentido de como tratou as pessoas. Principalmente aquelas mais difíceis e que não pensam como você.

Ninguém é obrigado a gostar, sorrir para você. Seja como disse, o que você é, não se esconda atrás de máscaras para ser aceito nessa ou naquela coletividade. Faça sua parte e compreenda que quando nos posicionamos na vida teremos os méritos correspondentes ou não, mas que na verdade caracterizará o que realmente somos e onde podemos chegar quando desenvolvemos esse espírito de coletividade e o traçado de nossas vidas no sentido da vida plena, que é na verdade a paz individual de cada um.

Tudo isso aqui é colorido, é como um doce. O Homem encanta-se com o parque encantado da vida ou perde-se no pesadelo dos sofrimentos, muitos causados por ele mesmo.

Não procure culpados por vezes nos seus desencontros da vida porque muitas vezes foram causados por você mesmo. A própria violência que vemos hoje nos mais diversos campos da sociedade é nossa própria culpa porque não saimos de nossa zona de conforto e culpamos o governo, as instituições, enquanto estamos preocupados em nossas aquisições e posses materiais.

Tudo isso o tempo dará a resposta. Tudo é ação e reação. Nosso planeta clama. Nossa sociedade pede cidadania.

As periferias continuam cada vez mais criando seus guetos e linguagens pessoais onde a educação está esvaindo no ralo da hipocrizia.

Pare para pensar. Pense antes de falar. Faça algo mudando em primeiro lugar sua vida. Seus pensamentos e a forma em que encara tudo, porque você faz parte desse processo todo.

É como um labirinto cheio de minotauros desprovidos do espírito de misericórdia ou cidadania que uma hora ou outra iremos encontrar enquanto vivermos no nosso mundo egoísta como telespectadores do que ocorre na sociedade como um todo.

Arrogâncias a parte, orgulho bom é o orgulho de servir.

Tem orgulho que é como o mal colesterol. Esse é vazio e não é a imagem de um castelo de ouro que irá me surpreender, porque eu vejo a essência das pessoas, suas obras e a forma como elas tratam seus semelhantes e conduzem suas responsabilidades.

O resto é apenas um reflexo de vaidades e vitrines vazias.

Tom Capella.

 

Obs.: Que máscara usaremos hoje?

 

f7fb29e4d29e4a57

Condutor de almas

 

Juntos somos fortes! Divididos somos fracos! É quando compreendemos que o sentimento de coletividade é o dínamo que realmente poderá impulsionar o Homem no desenvolvimento e aprimoramento de sua relação com o mundo em que vive.

Cada ser traz dentro de sí sua própria visão seja do universo, das pessoas ou do meio em que convive. Alguns não são muito diferentes de lápides ambulantes, fechados em seu mundo egoísta e hipócrita acreditando que vive em um mundo de poder e superioridade por algumas pequenas medalhas que adquiriu por meio do decorrer da vida.

Outros denominam-se mestres (de avelãs), outros arrogantes na própria postura mas humildes na primeira queda, enrustem a arrogância e soltam as garras na primeira oportunidade quando conseguem superar suas próprias dificuldades, essas criadas por seus próprios méritos.

Não tente ser bom, principalmente nos ambientes em que lhe são propícios porque fácil é agir em ambiente em que a sintonia e harmonia vão em direção aos nossos próprios princípios. Difícil é postular-se no dia a dia perante as próprias dificuldades ou na arte de conviver com pessoas difíceis e que não mudarão nessa vida.

Faça a sua parte e procure ser justo. Nem bom nem ruim A bondade você expressa de acordo com a sutilidade que a vida lhe apresenta determinadas situações, isso é algo que virá ou vem de você no trato do seu dia a dia perante os que você ama ou admira.the_pastor_by_violettQueen

Seja justo. Procure fazer o que é o certo dentro das razões, lógicas, porque a fé verdadeira é a que encara a razão face a face.

Não passe a mão na cabeça de ninguém mesmo que seja alguém de alta estima, porque você estaria incentivando essa pessoa a ir de encontro um dia com seu próprio sofrimento, porque vida é ação reação. As vezes pensamos que ajudamos, mas não, acabamos desvirtuando a própria experiência individual da pessoa.

O imediatismo muitas vezes faz com que muitos desistam no meio do caminho quando estão a um metro de suas conquistas. Não mudaremos o mundo mas poderemos mudar o nosso mundo, uma célula, o mundo que está ao nosso redor, no círculo dos que nos convivem o dia a dia e isso se expande.

Ao final de contas se você está lendo esse texto agora é porque hoje não foi seu velório!

Acorda para a vida e veja que nós já somos “ontem”. Viva o hoje.

É o pensamento da coletividade partindo das pequenas coletividades, sendo que no exemplo, na postura poderemos mesmo sem o sabermos mudar, transformar vidas e conduzir almas.

Tom Capella.

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Teu dia

 

Estressado? Cheio de contas para pagar? Planilhas? Pessoas te cobrando? Pressão?

Tente viver um dia de cada vez. Não antecipe o futuro e resolva cada coisa de uma vez.

Até o que não tem solução já está resolvido: – Não tem solução.

Compreenda que independente do dia de amanhã, estamos de passagem aqui e não somos donos de nada. Muito pelo contrário tomamos como empréstimo até as coisas materiais que adquirimos, conquistamos.

O mais importante por vezes é compreendermos que à pouco tempo a luz ainda éra de velas. Isso se comparado ao tempo da humanidade.

E que tecnologia ainda arrastava-se no campo das pesquisas e dúvidas.

Note suas mãos, observe-se no espelho e perceba como o tempo lhe arrasta.

Procure compreender a cada dia o sentido de sua própria vida.

Analise e transforme de forma gradativa tudo aquilo de que não admira em você mesmo.

Afaste-se de amigos ou pseudos amigos que somente lhe vampirizam as energias ou apenas lhe procuram quando precisam.

Amigos escolhemos, lembra-se?

Faça de cada dia um dia único para a busca verdadeira da sua felicidade que é o teu bem estar, a tua paz e a tua vida plena naquilo que se propôs a viver.

A partir de hoje procure-se programar de forma melhor. Analise sua vida e a forma que você se desenvolve em cada dia e interage com as pessoas.

Procure aos poucos ir reconhecendo suas más virtudes e eliminando-as aos poucos. People_by_mr_electricocean

Controle, vigie seus pensamentos e não crie fantasmas que não existem.

Existem pessoas que nem lembram que você existe e outras que pensam em você e você nem lembra que elas existem.

Dê valor no que você tem. Lute para suas conquistas e não desista da luta.

Pare de reclamar e coloque-se no lugar de outras pessoas que ainda não atingiram nem o teu básico.

Ainda dá tempo.

Tom Capella.

segunda-feira, 25 de maio de 2009

O que é um Mapa Mental

 
Criado no fim dos anos 60, pelo inglês Tony Buzan, os Mapas Mentais são utilizados por milhões de pessoas de todas as idades, em todo o mundo.

Um Mapa Mental ou mapa da mente (Mind Map) é um diagrama usado para representar palavras, idéias, tarefas, imagens, ou qualquer itens ligados a um conceito/tema central e dispostos radialmente a sua volta. Segundo seu criador, Mapa Mental é uma ferramenta para organizar o pensamento.

Onde se aplica ?
  • Gestão de informações, de conhecimento e de capital intelectual.
  • Compreensão e solução de problemas.
  • Memorização e aprendizado.
  • Produção de manuais, livros e palestras.
  • Ferramenta de brainstorming.
Do que precisamos ?
  • Folha de papel em branco;
  • Canetas e lápis coloridos
  • Imaginação
  • Cérebro

Fonte:  http://koruja.org/blog/244

O Homem cansado

 

Podemos não conseguir mudar o mundo. Talvez em alguns momentos encontremos Homens cansados e justificando suas vidas em não poder mais nada fazer.

Mas quando compreendemos que podemos mudar a nós mesmos é quando não desistimos de nós. Não desista de você. Eu não desistí de mim.

O Homem pode fazer um processo de mudança interior no sentido de sua integração com a sociedade e meio em que convive, onde passará a ser uma célula viva no que torna-se um exemplo para que outros o tenham como modelo.

O trabalho é lento. É um trabalho de construção e reconstrução gradativa assim como cada tijolo tem sua representatividade em um arranha céus.

Note o que teve que acontecer para você chegar até aqui. Não foi somente na concepção.

Foi no encontro, no conhecimento de seus pais que por vezes poderiam ou não nunca terem se encontrado na vida e você não estaria aqui hoje.

Muitas vezes o que derruba o Homem é sua imensa vaidade e orgulho achando-se como um Deus. Galgando por vezes na linha dos conhecimentos próprios que adquiriu, colocando-se acima dos que ainda não conseguiram ou nem tiveram a oportunidade em passar pela linha básica do que você já possa ter alcançado há 20 anos atrás. (hj 2009)

Multidao_by_lonelydeadsun

Conhecimento bom é conhecimento aplicado.

Vaidade boa é vaidade que nos amansa o que de melhor temos quando conseguimos passar um pouco do que sabemos para que outros possam também seguir.

Somos eternos aprendizes. Mesmo nos achando superiores. Podemos ser peritos, experts mas tudo será vazio e perdido se isso não espalhar.

Cada um de nós em seu campo de conhecimento arregimentando multidões. Cada um em seu nível de conhecimento e atingindo um determinado nível de pessoas para que possam assim desenvolver-se.

Uns intelectuais através dos seus livros, palestras, exemplificações, outros no campo da auto-ajuda até, que também devem ser respeitados, outros no campo da ciência e alguns como eu no campo da vida do dia a dia no exemplo simples, apenas colhendo um pouco de cada passagem da vida e colocando aqui no sentido de mostrar que divididos somos fracos,  unidos somos fortes.

Tom Capella.

domingo, 24 de maio de 2009

Desistir ou não! Eis a questão!

 

Desistir ou não! Eis a questão

Eu não desisti de mim.

O que permite-me que eu diga para que não desista dê você. opa

Existem coisas nos eixos da vida que por vezes permitimo-nos dizer ou não dizer, em um monólogo as vezes de nós para nós mesmos na consciência que nos aprimora de acordo com a forma que recebemos as experiências da vida e a forma em que devolvemos isso para o mundo no sentido da lapidação de cada ser em uma pessoa melhor

 

Por vezes notamos nas pessoas (certas pessoas) independente da forma que encarem a vida ou não ou de sua cultura pessoal ou das medalhinhas que ostentam no peito, a arrogância enrustida, o preconceito escondido e a vaidade que na verdade é o que lhe permeia o avanço.

Quando caem ou se arrastam, tentam novamente o alento da fé que o seja, ou que o valha e com suas caras de anjos tentam assim ainda fazer prevalecer não sua lapidação interior que ao final será o que de melhor ele fará dele para ele mesmo, mas sim a ostentação de suas vaidades o que por vezes pensam assim estar restabelecendo a ordem pessoal das coisas.

Ao tempo o que é do tempo. A dor o que é da dor e aos que ainda ostentam o ar de superioridade o desalento pessoal.

Vida é apenas um sopro. Por isso temos as histórias e os arquivos históricos. Sendo que também faremos parte dessa história ou seja, mesmo na era da 3G e das tecnologias, elas ficam e nós finitos que somos indepente da religiosidade de cada um, uma hora vamos. Ou seja. Nós somos ontem.

Faça do dia de hoje o melhor que você puder de sua vida. Permita-se avançar. Permita-se ser feliz.

Permita-se perdoar-se e permita-se ficar longo do egoísmo que corrompe, da verdade que não existe, porque verdade maior é ação, é a forma que você interage com a sociedade que você convive. São virtudes.

Deixe de ser arrogante e egoísta porque leu uns dois livros à mais ou externou um pouco de conhecimento a mais que os outros, ou escreve melhor, ou fala melhor.

Não se esqueça que até ontem nós nos arrastávamos e nem sabíamos falar.

Nossas salas éram cavernas.

E com certeza absoluta nossa espaço já está em algum lugar reservado para o recebimento do nosso corpo físico.

É onde notamos que o que é da terra.

Na terra fica.

Então?

Construa, deixe obras, trabalhe e pense na coletividade porque ao menos poderemos deixar um mundo melhor para as gerações que virão.

O mundo está perdido? Noticiários? Políticos e politicagens? Corrupção? Faça sua parte. Seja uma célula.

Jesus venceu o mundo!

Vença você também e como eu disse, não desista de você!

Eu não desistí.

Tom Capella.

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Frases soltas

 

Céu azul, noite estrelada, montanhas, mar, prédios, metrópoles, luzes longe na estrada noturna, pequenas cidades, ruas, avenidas, casas, prédios, casebres.


Procure situar-se a cada novo dia em uma paisagem que possa assim lhe trazer guarida em seu coração de forma que você possa compreender que o tempo ainda não passou para você.

Que você ainda pode.

Que ao final de tudo sempre estamos no início de novos processos.

Segue então reticente e permita-se o sorriso e a vibração (o tal vibrato musical) para que sua vida possa tomar o rumo que você almeja.

Nunca seremos completamente felizes na terra, mas podemos sim viver momentos, anos, uma sequência deles de grande sentimento de felicidade. Divididos somos fracos.

Juntos somos fortes.

Palavras_Areia_Mar_by_Itah

Evita a cada dia dizer que a vida não foi boa para você quando por vezes você (nós), não tivemos a maturidade ou sensibilidade para vislumbrar as novas possibilidades, paisagens e seguir assim por elas.

As vezes temos que seguir em frente sempre e nos recolher para fortalecer.

Tuas portas

 

As tuas portas você pode abrir.

Ou você pode fechar de acordo como você encara os fatos de sua vida.

Independente de qualquer fenomenologia da vida o maior fenômeno é tua presença aqui agora.

Para você chegar até aqui passou por todo um processo de anos. Aproveite cada momento de sua existência, porque muitas vezes nós já somos ontem.

Não perca seu tempo com bobagens no caminho.

3_portas_by_FBarella

Renove-se, enfrente os desafios. Se te jogarem de um abismo na vida, diga que bom, eu gosto de alturas.

Vá! Cai levanta cai levanta, cai levanta, cai levanta.

Segue e não procure culpados. Nem sinta-se vítima.

O grande problema muitas vezes somos nós mesmos com nossos pensamentos e forma como encaramos tudo.

Tom Capella.