terça-feira, 28 de abril de 2009

Que rei sou eu ? (reino de avelã?)

 

São tantos mestres na terra que eu até me sinto sem graça em falar. Um simples mortal e ser em processo constante de regeneração moral, espiritual e como ser humano.

Mas mestre mesmo é aquele que sabe viver na sua simplicidade respeitando os limites do outro, o tempo do outro, a experiência dos outros e muitas vezes nem um livro ele leu.

Apenas vive sua vida e consegue sorrir e ser feliz com o pouco que tem. Pouco para nós porque para ele é muito porque sabe valorizar sua choupana, seu capim, seu pequeno colchão de trapo e ainda consegue te dizer que estrela (o nome de cada uma) que tem nas noites estreladas. Enquanto isso.. nós nos achamos o máximo.

Somos nada. (somos o que construímos)

Somos ontem. Somos o que fazemos, o que plantamos e o que construímos para a coletividade. O resto é ossinho que conquistamos e não largamos nem que uma boiada venha em cima da gente.

Vamos crescer, amadurecer e sofreremos menos na vida. Viva a vida.

E use seu cérebro. As vezes "serve". 

 

Rodrigo_Troitino_Art_by_rodrigotroitino (1)

São tantos rótulos na vida que muitas pessoas vivem uma vida mal passada e de segunda.

Ao final a terra o que é da terra e aos valores o que é dos valores. (humanos)


Amigos escolhemos, família não. Mas permita-se a cada novo dia tua libertação diária no sentido de não viver uma vida frustrada e amanhã quando estiver no final do tempo de validade dizer que poderia ter feito isso ou aquilo, observado coisas que não observou.

Enfim, o que ficará são nossos atos, aquilo que fazemos. Nunca esquecerão como tratamos as pessoas.

Mas esquecerão muitas vezes o que dizemos ou escrevemos. Isso tudo aqui é independente de religiosidade, filosofia, paganismo.. ou não, tudo passageiro.

Vaidade, egos, egoísmo, tem endereço certo. Dê uma volta na sua cidade e você verá.

Geralmente esses lugares ficam em avenidas de nome avenida da Saudade. Salvo que além de tudo isso nessa maravilha do universo, na matemática perfeita de tudo é impossível não aceitar a existência de Deus.

Cada um o enxerga de uma forma. Eu o vejo como Amor.

 

pomegranade_with_family_by_PaulaFrade

Não permita que na sua vida pessoas que estão comprometidas com o próprio egoísmo e em receber tirem de suas energias, aquelas que você conquistou e conquista através da lida diária das experiências.

Existem pessoas que acordam para perturbar outras pessoas. Egoístas, avarentas, não se reciclam na vida e ainda acham-se o máximo.

Trabalhe diariamente e ouça as críticas. Analise. Fuja dos dogmas.

Pense pela razão e seja justo. A verdadeira fé é aquela que encara a razão face a face. E verdade é atitude.

É como você age no dia a dia perante as situações que lhe apareçem. O resto é conversa para boi dormir e nem sei mais se boi dorme.

Enfim. Faça o melhor a cada dia e viva cada momento com valor.

Não sabemos se amanhã estaremos aqui, do jeito que anda o mundo, nessa violência e era do Eu. Cuide-se e faça o melhor.

Tom Capella

terça-feira, 14 de abril de 2009

A Vida é Bela

 

Sim. A vida é bela! Porque você está aqui.

Porque todos nós nesse planeta vivendo cada um sua própria história e deixando a cada um segundo suas experiências o que poderia ser um rastro para que outros possam encontrar o caminho de volta para sua casa interior.

O caminho de volta para casa é deveras difícil. Para aqueles que perderam-se nessa estrada por vezes escura, por vezes na aurora pós um plenílunio prateado ou não.

Notamos muitas vezes que muitos ficam pelo caminho. E justamente aqueles que desbravam o lamaçal e sem medo ou receio do que poderiam encontrar lá na frente, seguem firmes abrindo caminhos para que os mais fracos possam chegar ou tornar-se fortes.

Dor. Amor. Amor e Dor. (vida) O que fazes você da sua dor? O que fazes você do teu amor?

Valorize o que você tem a sua volta. O que você tem. Quem você tem. Teus amigos. Tuas amigas. Tua família. Filhos. Companheira. Companheiro de jornada.

Valorize o que você já conquistou. Seja no campo das conquistas materiais ou morais ou do coração.

Permita a cada dia a tua felicidade.

Faça de cada semente uma nova possibilidade.

Se cair. Se sentir o fosso da escuridão. A lama gelada. Ou a sede que parece matar. Se sentir que não tem mais saída no fim do túnel. Se olhar para cima e só ver escuridão. E um manto que lhe adormeça o coração. A mente. O seu porvir.

Grita!

Grita. Mas grita para despertar tua fé. Tua energia. E que tuas mãos mesmo sangrando. Possam assim. Enlamear tudo. De forma que você possa ir através da própria lama, criando assim a passagem para cima.

E assim ao chegar no topo novamente joga uma água no rosto e não permita que o sofrimento e as dificuldades lhe tirem a tua ternura mas que te fortaleçam cada vez mais para que você possa estender tuas mãos para que outros que lá no fosso estejam, possam assim subir também.

Confio em você e nas suas novas possibilidades. No teu silêncio e na tua paciência em seguir sempre em frente sem a perda de seus valores ou sem dizer que o caminho da honestidade possa ter lhe tirado a guarida da paz. Não tirou.

Honestidade é quando você não faz ao outro o que não gostaria que o outro lhe fizesse ou aos que você ama.

Honestidade na verdade é algo de você para com você mesmo. A verdade maior é aquela das atitudes, do exemplo.

Acende teu farol.

Frio?

Escuridão?

Perda da vontade de viver?

Não faça isso!. Estou aqui. Do teu lado. Me abrace e receba de mim o melhor de mim.

Se sangro?

Jesus_of_Nazareth_by_shimoda7

Não tenhas medo.

Não lhe sujarei com meu sangue.

Nem com minhas mãos feridas.

Se estou sem as melhores vestimentas?

Não preocupe-se!

Não te envergonharei.

Guardei o que eu tinha de melhor para tí.

Acredita e segue.

Tom Capella.

A tua parte

 

O silêncio em determinados momentos é uma necessidade da alma.

Quando nos recolhemos para a recomposição de energias e um preparo maior para os avanços.

O mundo não permite espaço para aqueles que desistem ou vivem reclamando da vida ou que dizem que foram vítimas dessa ou daquela condição mas aprisionam-se a essas questões e não permitem mais a evolução ou desenvolvimento de novas oportunidades e possibilidades.

Atua em todo momento através do melhor de você.  Esta a fonte soberana de tua insistência.

Anota em cada semana as vitórias que permitiu-se ter.

Joga para longe de você as inseguranças porque temos o que temos ou conquistamos e não temos o que não temos ou que pensamos ter.

Mas poderemos ter muitas outras conquistas.

Conquista maior em sua vida são as virtudes que você desenvolve em cada fase e virtudes maiores são aquelas que nascem das dificuldades, não permitindo acesso as negatividades que poderiam ter nascido dessas dificuldades, mas sim o lado bom desses momentos.

Tudo o que vem fácil, fácil vai. O que vem difícil é onde nascem as melhores plantas, as árvores mais robustas e firmes.

Tua vida é uma oportunidade de você desenvolver então o melhor de você através da linha do tempo permitindo-se a tua felicidade e dos que lhe convivem.

Faça sua vida valer.

Procure sempre no meio da lama, o melhor diamante. A melhor jóia. O melhor de você.

Ao final de contas sua prestação de contas será sempre no fórum íntimo da própria consciência!

Tom Capella.

Diamante_by_lucasNDI

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Embates

 

Todos na vida enfrentam momentos em que acham que não há soluções! Com o peso das responsabilidades nas costas e por vezes não encontrando uma luz no fim do túnel, desesperam-se.

Não permita que o medo, a insegurança, a preocupação em ver seus sonhos ruírem e sentir a lida da solidão ou dos vazios da vida, lhe cerceiem as novas possibilidades.

Não seja imediatista. Mas não pare. Não permita que a situação faça de você algo estático.

Quando você pensa que nada mais tem solução é justamente onde a sua criatividade começa a procurar novas possibilidades.

E vida é isso. Vida é possibilidade. Vida é oportunidade.

Seja visível.

Power_by_Bateri

Procure sair do local onde encontra-se por vezes envolvido nas dificuldades e em primeiro lugar acredite em você!.

Nossas vidas são compostas de fases.

E cada fase possue sua própria marca.

O importante são os pilares somatizados ao trabalho constante na busca de novas possibilidades.

Acredite em você! E faça algo diferente.

Para que você consiga resultados diferentes, faça coisas diferentes.

Saia da zona de conforto! E pare de procurar culpados.

Em verdade cada dificuldade enfrentada é um ponto positivo na sua realização pessoal que na verdade só você poderá ditar na luz de sua própria consciência.

Tom Capella.

Siga

 

Quando você achar que sua vida transformou-se em um monte de cacos seja de vidro ou não, perceba a sua volta o que você conquistou e permita-se novas possibilidades.

Em tempos de crise, procure despertar sua criatividade e principalmente cuide de sua auto-estima e não seja imediatista.

Planeje e continue mesmo pisando em cacos em pé.

Por vezes são necessárias em nossas vidas determinadas passagens de forma que nossos pilares sejam mais firmes para quando realmente vierem as tempestades que poderiam assim ruir toda uma responsabilidade do qual possamos estar a frente. Seja essa no campo profissional ou familiar.

Somente aqueles que permanecem fortes conseguirão ver o resultado final dos embates que constróem.

Faça de cada problema seu uma nova oportunidade. Utilize de seu livre-arbítrio e gere novas condições para você seguir em frente.

Nada temas.

e8e902ff37237d326e04d9083bae6d25

O melhor de você está em você mesmo e por mais que as situações por vezes queiram determinar seus rumos, quem determinará de fato o rumo que você deverá seguir é a firmeza e constância na estabilidade do que você realmente quer e procura e da sua força para suportar a pressão que poderia lhe tirar do caminho proposto.

Vida é realização.

O tempo é o senhor da razão e da realização e da superação das dificuldades.

Tudo na vida segue uma dinâmica, uma lei da física de ação e reação, causa e efeito.

Colhemos o que plantamos e sentimos a falta do que poderíamos ter plantado e não o fizemos quando nossos celeiros estavam abastados quando pensamos que não passaríamos noites de frio.

Por isso, cuide de você. Pense que somente com a base, o alicerce, a força bem direcionada poderá você enfrentar as dificuldades.

Acredite em você, mas faça.

Ao final, no fim das tempestades e grandes ondas você poderá então sorrir e sentir a candura da paz em você.

É quando descobrirá e compreenderá que a felicidade maior é a paz interior!

Tom Capella.

sexta-feira, 10 de abril de 2009

Não adianta ostentar!

 

Não presto atenção nas medalhas.

Não presto atenção nas honras.

Não presto atenção nas religiões que muitos carregam.

 

Medals_by_dinomottaesmaga

Presto atenção nas atitudes.

Na forma que se conduz a vida e nos princípios básicos. 

Que são os pilares da vida plena.


Tom Capella.

domingo, 5 de abril de 2009

Essa ancoragem

 

E assim nos meus campeios pessoais vou lapidando o que tenho dentro de mim no sentido das buscas e compassos nos sorrisos que um dia perdí.

Ontem na força inabalável e no avanço face a face no combate ao mal.

Hoje no recuo necessário para que possa assim novamente levantar as armas, não mais as das violência nas palavras ou no gesto profano dos que procuram nas noites nefastas a sombra na calçada sobre a fresta da janela dos sentimentos mais tristes.

Vou ancorar.

tom

Talvez eu chegue em um porto ou talvez eu parta de um porto. Mas o que permite-me continuar vivo é justamente as possibilidades em não esperar nada do mundo, mas viver o que o mundo me dá.

Se partirei ou chegarei sozinho são os devaneios que assim seguem nos resquícios das esperanças.

Nas pequenas razões do diário cotidiano do toma lá.

Mas não há solidão quando nosso coração é sereno.

O que posso dizer então se de mim ficou uma sombra ou um nada naquelas noites isso só eu sei.

Os fantasmas noturnos que apareciam por vezes éram apenas as sombras nefastas que me permitiram avançar.

E assim tenho sentido o vento no rosto ou o frio da noite.

Seguí invisível por vezes.

Em outras faço-me ver. Permito-me ver. E fiz-me viver.

Permito-me tocar.

Permito-me amar. Permito-me continuar só mais um dia.

Mais um dia.

E assim no tocante ao que eu poderia um dia brilhar os olhos meus notei que já não mais tinha olhos.

Então nas trevas minhas. Nas escuridões minhas. Tateei no que confiei.

Permiti-me novamente a encontrar meus olhos.

E por assim dizer é o que me toca que me faz viver.

Tom Capella.