sábado, 31 de janeiro de 2009

No boleio da vida do nordeste de mim

 

É com esse que vou no boleio da vida. É quando você pode bater forte e vê que sacode a poeira e segue naquilo que quer para você ou não quer.

Quem muito por vezes manga ou quer mangar sai mangado. Onde o grande barato das coisas por vezes é evitar as arengas.

O azougue daquilo que você atrai para você lhe trará assim aresias ou não.

Faço que estou com um argueiro, finjo que não vejo e sigo como um brocoió evitando assim borréias que não me pertencem no espaço meu que não há.

001

Existem pessoas que agem como um bruguelo, tentando superar o bufento da dor, no vazio que lhe habita naquilo que ele pensa que sabe que sabe, mas não percebes que daquilo nada sabe.

Vejo tanto caboré por aí. Também já o fui em momentos meus.

Mas mesmo assim vou dar o grau na vida de forma que possa assim, permear o que de belo há nos momentos meus.

Tom Capella

 

sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

O Jogo das palavras

 

Quando o jogo de palavras envolve os sentimentos das outras pessoas, cabe o zelo. O cuidado. Tanto do lado de quem joga quanto do outro lado que joga sem saber que estão jogando.  A vida e os acontecimentos seguem uma própria dinâmica de acordo como foram os fatos gerados.

A condição do Homem em busca das suas realizações pessoais em que muitos momentos ele se defronta com seus medos pessoais, inseguranças, irritabilidades, desconfianças o que gera por vezes uma blindagem fria sobre o que possa advir do externo sem que por vezes possa permitir que esse advento possa cercear-lhe a confiança com a verdade e a sinceridade.

Isso porque já está em um processo de descaso devido a tantas máscaras que conviveu ou convive.

Isso por vezes torna-se algo nefasto porque a dor da alma é a que mais machuca. Porque mesmo na dor do corpo físico, quando a mesma é superada, a dor da alma fica. Basta um perfume, uma música, uma imagem, uma frase, e lá se retorna novamente a reverência aos fatos.

O que cabe a cada um de acordo com suas experiências, notáveis posturas em relação a sua fidelidade pessoal, íntima com a própria forma de encarar tais fatos separando-se friamente o que condiz do que não condiz observando assim de uma forma panorâmica a dinâmica de todo o processo.

 

palavras_by_ahahahlena

Não seria aí um jogo matemático ou um quebra-cabeça, ou um diálogo mudo com o somar ou o deduzir. Seria apenas o cuidado prático em relação ao que lhe é cabível nos seus próprios pro - formes internos no sentido de que não caia em melancolias gratuitas por um jogo de palavras que não condiz com a realidade dos fatos. E não tem aí um compromisso moral ou imoral ou imaturo, ou resultado do próprio processo de aprendizado, que o seja.

Ou maduro em relação aos empilhos que se possa criar no coração de outras pessoas. Levando-as aos abismos internos de suas próprias dores.

Então compreendemos que não é o caminho da passividade somente que poderá assim zelar pela ordem pessoal de cada um, sendo uma arte muito cuidadosa, zelosa em saber discernir sem o ofusco dos sentimentos o que de fato acontece por trás da cortina dos acontecimentos que por vezes escondem outros fatos reais que ocorrem nas mais profundas ordens do ser individual de cada um.

Cuide de seu templo interior, cuidando assim das suas energias em relação a tua vida. Note que a cosmologia nos aponta um infinito de possibilidades que saem dos limites do planeta em que habitamos, compreendendo-nos perante as galáxias e o universo como um todo, de forma que possamos assim nos posicionar em relação a essa nossa condição humana na terra, buscando o melhor de nós.

Sempre digo que viver mecanicamente e com uma venda nos olhos de acordo com o ambiente que se vive. Apenas diferenciando dos animais em relação ao raciocínio, pois os animais ainda amam de uma forma melhor que nós os pensantes, porque sentem. Não acumulam mágoas e ainda são nossas vítimas das crueldades e desejos.

Tudo nessa dinâmica, nesse jogo da vida segue como um jogo que possue seus tempos, suas marcações, seus torneios, treinos e tempo para o início e término das partidas.

Vivemos por vezes ofuscados em situações que não enxergamos e não compreendemos que uma hora teremos que soltar libertar o que pensamos que temos posse.

Quando você não antecipa determinadas situações em que a própria panorâmica da situação está lhe mostrando onde isso vai chegar, a vida lhe antecipará. Como um diagnóstico da medicina, quando você apresenta um determinado sintoma, cabe a avaliação médica, ou por meio da tecnologia hoje disponível no planeta, para que assim o médico possa detectar o que está fora da normalidade e assim buscar as ferramentas para que possa restabelecer a ordem.

967560-8489-atm17

Nossa vida é assim. Nosso dia a dia é assim. O mundo é envolto em muito mais energias do que imaginamos. Note a tecnologia, a precisão matemática de toda lei da física, a concepção, o nascimento. O desenvolvimento de todas as peças que compõem a formação do ser e de tudo que o rodeia.

Amor, condescendência, fidelidade, lealdade, respeito, postura em relação ao outro, desenvolvimento do humanismo, da preocupação em relação à coletividade, não vivendo apenas seu próprio mundo pessoal de satisfações individuais no preenchimento de uma vida simples, como eu disse diferenciado dos animais apenas no raciocínio e mal uso dele.

Descubra-se a cada novo momento. Procure ver o que tem do outro lado da cortina, ou crie coragem para isso, porque você já é um processo de transformação queira você ou não. Tua própria dinâmica irá conduzir-te. Então abasteça o máximo que você puder de sentimentos nobres.

Sem deixar a porta descuidada. Afinal de contas pode não fazer mais parte do jogo de palavras. Mas pode conhecer o truque da vida.

A grande sacada da vida…

E você sabe quem é a grande sacada da vida ?

“você”

Tom Capella

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

O Paletó azul

 

Paletó azul marinho escuro. Mal cabia em mim com apenas 25 anos. Tirei a gravata. E ali estava eu enfrentando minhas primeiras ventas. E por vezes seria eu ali apenas um lapso, pois nem das armas que tinha sabia utilizá-las. As palavras.

Bastava um bom sorriso para que dissesse, aquele ser é bom.

Não sabia ainda de forma direta o que seria a verdadeira expressão das máscaras.

Do baile de máscaras que poderia envolver-me. E não tinha noção que o baile em que eu participava estava forte. Um ambiente político, poder, vaidades, jogos.

Após a primeira demissão, já era corajoso e sabia mesmo sem esta formatação do amadurecimento o que queria ou não.

clip_image001

Mas tem cenas que jamais esquecemos.

Ao retirar minhas coisas das gavetas. Meu porta retrato na mesa. Meu quadro a Sala dos Municípios. Um prefeito ou outro ali chegando sem entender porque eu estava indo. Levei tamanho susto. Padre Plínio Toldo, na época prefeito de São Simão, Gino Corbussi, prefeito na época de Avanhandava, Mosquito, Ariranha, Sinoel Batista, Penápolis, Mauro Brito, Andradina, Santa Cruz da Conceição, Tambolim, São José do Rio Preto, Figueiredo,  entre tantos outros..

Na sala ao lado da assessoria executiva do interior, lá estavam elas e eles. Sim. Todos ali. Uma verdadeira roda viva.

Mensageiros, mordomos, faxineiras, todas. Com um presente. Nunca vou esquecer-me o rosto dela. Uma senhora de idade. A que sempre entrava em minha sala e dizia. Com licença doutor. Eu sério nos meus afazeres dizia. Não sou doutor. Fique a vontade.

Juntaram um dinheiro e deram-me um presente que até hoje guardo comigo durante todos esses anos. Uma bíblia.

Engraçado que sem melodramas. Todos choraram. Mas não perguntaram nada. (os simples)

Eu abracei um por um. E fui lembrando com eles cada dia. Cada tarde que lá iam e em algum momento ganhavam um doce, de muitos que eu ganhava de prefeitos, ou uma lata de doce de coco, uma agenda, um pernil quando do natal. E assim com pequenas coisas que eu mesmo aos 25 anos nunca percebi criei ali uma rede de boas vibrações.

E assim. Fui. Deveras a seguir meu caminho.

João Leiva

Obs.: 1 mês depois fui chamado de volta (1 hora da manhã por telefone) pelo Senhor Secretário (Dr. João Leiva – in memorian)

E falar do Dr. Leiva, deputado estadual, secretário de obras, é falar do que há de melhor.

Um ser de luz. Correto! Justo e sensato. Muito do que sei aprendi com ele.

E não é balela, ou blá, blá, blá.. eu emociono-me mesmo ao falar desse ser, aliás tenho um amor muito grande de amigo, colaborador com o mais puro zelo e respeito e admiração, fidelidade, lealdade, tanto que não continuei no meio.

(E sei que ele está em paz em algum lugar desse universo porque Dr. Leiva é e sempre será um ser de luz. )

Eu conhecí na terra pessoalmente um homem de caráter de verdade.

Conhecí outros, mas como ele confesso que não.

Nunca vou te abandonar amigo.. até meu último suspiro na terra..

Off. (sem palavras)

23_semana01

10 anos de tanta saudade!!

Morre o ex-deputado João Leiva


O presidente do diretório municipal do PMDB, João Osvaldo Leiva, morreu no domingo 18 vítima de câncer no estômago. Ele estava há um mês internado no Hospital Santa Catarina (São Paulo). Leiva foi deputado estadual, secretário de Obras no governo de Orestes Quércia (1986-1990) e disputou a Prefeitura em 1988. Destacava-se pela capacidade de articulação política. (1999)

       “Ser de luz”

Força estranha

 

Uma força estranha me leva a escrever! E assim a cada nova palavra é como um novo horizonte. Uma nova paisagem. Um novo perfume que sinto. Quando sinto uma brisa bater em meu rosto e minhas esperanças renascem de uma forma imensurável.

Por isso escrevo. Escrevo para fazer-te sorrir. Escrevo para fazer-te levantar-se, escrevo para que o sublime possa assim se aconchegar junto a nós.

Escrevo para que eu possa assim reviver alguns momentos de quando ainda menino, mas escrevo também para que você reviva seus momentos de menino ou menina.

E assim sigo escrevendo sem parar. Escrevo desde criança. E assim sigo. Às vezes eu paro para tomar uma água, ou ouvir um cabano, ou observar uma cena, ou viver uma experiência, ou sentir uma transformação de mim mesmo nos meus… diversos teus.

Tudo parece por vezes assim tão confuso quando na verdade está tudo tão simples.

Essa força estranha que me faz escrever é tão tamanha que de mim faz sanha, para que dela possa eu criar abrigos meus.. e teus.

Não a sanha da dor, mas a sanha quente que te cria o aconchego que procuras.

cabana_balea_lac_by_MiSumiTz

Aquela que te espera com o copo cheio de café ou leite quente quando de seu adentro, ou do seu quedar em suas redes quentes para que possa assim habitar de forma proeminente o teu ser.

O melhor do teu ser.

E dessa sanha eu lhe faço uma sanha. Para que possa assim, desta força estranha ter força tamanha que novos horizontes nos relevem o ser.

O nobre ser.

 

Tom Capella

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Feliz Ano Velho! A vida e a fita métrica!

 

 

866f850d3116984b

Já mediu sua vida partindo do ponto em que você nasceu até o ponto que você morreu?

Não entendeu nada?

Bom, então vamos lá. Hoje dia 27 de janeiro de 2009, agora são, 17h08min (bom veja agora aí seu relógio e data) e vou lhe dar uma boa notícia: – Se você está lendo isso agora é porque a sua fita métrica da vida ainda não encerrou.

Não sabemos até onde irá.

 

1 centímetro = 1 ano

régua

Vamos colocar uma régua da vida de 110 anos, 10 anos à mais aí de chá.

Não!! Eu sei, eu sei,  que nos 100 você chega.. claro! Ué!

Então.. mediu sua vida agora?  Hummm

(Tom gritando!! Você não morreu ainda, caramba!!)

Essa frase de cima: copiei do Walter Sandro (www.waltersandro.com.br), risos..

Agora se você gosta de sofrer e fica aí se lastimando, oh céu, oh vida.. então amigo ou amiga.. se você não está fazendo mal para ninguém além de você, tranque-se no quarto e fique se lastimando e comendo salgadinhos, pizza e bebendo coca-cola .. e chorando.. mas.. mas.. (toma pelo menos Coca Zero poxa, pow) porque eu tenho certeza que você não quer morrer naummmmmmmmm.. Você só quer atenção, então toma Coca Zero poxa.

Quando doer mais você vai sair e vai procurar (eu sei disso) ajuda porque geralmente isso é atitude de quem quer atenção do universo.

Agora voltando a fita métrica da vida; até onde você irá colaborar para que ela fique muito bem esticada e que demore em chegar até o fim. Louco não é?

Não.

Louco é quando a gente vive e não sabe porque vive.

Te garanto mais ainda “louco” não é burro!! Ele quer viver; mesmo que loucamente!

A grande maioria das pessoas:

Respira e não sabe porque respira. Porque tudo é automático. Bebemos, nos alimentamos, dormimos, falamos mal dos outros sempre que puder, criticamos quando temos oportunidade.

Existem pessoas que você vê caminhando nas ruas ou shopping centers que se você assoprar caem de tanto pensamento ruim e cara de quem já morreu porque vivem em depressões profundas com problemas mal resolvidos e sempre defrontando-se com seus próprios fantasmas. Aqueles que eles criaram para eles.. e não tenta soltar, estão tão agarrados que se você chegar perto apanha.

É amorrrr.

Cumprimentamos e somos educados apenas para cumprir formalidades sociais.

Quando amamos não amamos a figura humana e sim a beleza candeada em um azeite que possa assim brilhar o rosto torneado de belezas passageiras.

Nossa forcei!

Mas, o que quero dizer é que nossa vida é como um vento. Estamos tão cegos às vezes dentro do nosso meio de vida que não notamos que assim como uma árvore nasce da sua semente, cresce, vive por vezes centenas de anos, dificilmente nosso corpo humano passará dos 100 anos. E note o tempo da humanidade. Onde estão as gerações de 100 anos atrás, salvo alguns sobreviventes. As de 200 anos atrás. As de 300 anos atrás. As de 400 anos atrás. As de 500 anos atrás.

Sempre é tempo para um recomeço. Uma nova oportunidade e um olhar com força sobre o que nos rodeia. Vai chora. Sorria. Grita. Corra. Pare. Ande. Senta. Coma. Ame. Faça. Construa. Destrua (opa digo o que é ruim calma lá).Morra em vida. Renasça em vida. Viva e deixa viver. Muda o padrão de seus pensamentos. Pare de falar dos outros na sua ausência. Quando achar que está falando a verdade porque você fala a verdade doa a quem doer. Cuidado para que esse doer não volte para você devido as contradições do que você fala, mas não faz.

Quando tivermos consciência verdadeira que somos mais frágeis do que imaginamos. Uma queda nos tira de campo. Um baque, um vírus, uma bactéria, uma infecção, um resfriado, um AVC, sério. Sem catástrofes. Somos mais limitados do que imaginamos em relação a nossa força física. E se algo dá errado então. Xeque mate para nós.

Então, porque sofrer por antecipação se um dia nós teremos que dizer. bye, bye.. Se der tempo ainda. Porque geralmente nem tempo dá.

Tudo passa. Tudo é tão rápido. Viva o agora. E vamos parar de achar que isso aqui é auto-ajuda. Não é. É real. Verdadeiro. Nasceu de uma receita muito simples. Vida. Dor. Melancolia, depressão, vaidades, ilusões, alegrias, bons momentos, dores, certeza de que era à hora de partir, ameaças, sobrevivência das ameaças, simplicidade e principalmente vontade de viver.

clip_image001

Fica meditando a vida toda sem agir.

Dá um tempo! Poupe-me, por favor!

Tudo se complementa.

Então acredito muito que se você estiver com fome e sozinho em sua casa e se jogar no sofá.

O alimento não vai vir andando até você. Se você quer encontrar alguém e não sai, não procura. Ninguém vai passar na frente da sua casa olhar para ela e dizer: – Nossa!

Acho que nessa casa aí tem uma pessoa especial. E nada de achar que os opostos se atraem.

Os opostos não se atraem pare de justificar o erro dos outros.

Mas eu amo ele.. nem se fala mais eu o amo. Eu amo ele.. mas não se amaaaaaaa.. (apanha todo dia, engole sapos, é traido ou traída, mas não soltaaaaaaa.. parece osso)

Pára com isso!! Para amar tem que se amar.. e amor não é posse.

O que atrai é a sintonia, harmonia, porque quando os presos saem da cadeia em horas já estão com seus afins? Digo isso para os reincidentes. Sem generalizar.

Porque é sintonia. Você percebeu que muitas coisas sempre acontecem na sua vida porque você vive comentando que entrou bem, que fulano te fez mal, que não consegue ficar bem, lógico, você está plasmando isso.

Notou que até na sua casa se você sintoniza um rádio, um pedaço de matéria, ele capta frequências matematicamente proprietárias? E nesse nada que você não enxerga segue ondas de rádio, com sons, melodias, imagens. Até?

O universo não depende de que você acredite nele ou não!! Ele vive sem você.

clip_image002

Então?

O que você está esperando para fazer uma baita mudança na sua vida?

Não foi seu velório hoje. E quando você morrer, ninguém vai querer morrer com você.

( eu não vou querer, nem você comigo)

E um ano após você ter ido dessa. Tua fita métrica estar esticada te garanto que a virada de ano com os fogos estarão garantidas pelos próximos anos.

Feliz ano novo todo dia.

Melhor..

Feliz Ano Velho! Corre que dá!

Boa sorte e corra, ainda dá tempo. Você tem 50% de chances. Vai.

Tom Capella

Infinitesimal, será que foi assim?

 

É muito importante que a paciência seja muito bem elaborada em sua vida, no sentido de não agir com imediatismos. Por vezes se a impaciência lhe visitar tome cuidado para que ela não lhe atrase mais ainda em seus objetivos.

Saiba escolher quem poderá usufruir de sua amizade. Afaste-se de pseudo-amigos que somente aproximam de você para tirar a sua energia.

Pessoas que não desenvolvem as suas próprias energias e vivem das energias dos outros. Amigos escolhemos. Eu tenho escolhido os meus e sido escolhido por eles e posso afirmar que estou satisfeito hoje.

Pare de procurar culpados e jogue o sentimento de culpa longe de você. Procure a cada novo dia suprir mais suas energias de boas fontes. O mundo não vai parar porque você está feliz ou triste.

Salvo se um cometa trombar com isso aqui novamente e aí, puft.. internet.. MSN.. tecnologias.. vão tudo para o espaço em forma de fragmentos.Infinito_by_naradak

E aí amigo.. serão bilhões e bilhões de anos até formar-se novamente uma plantinha.. e olhe lá. Aí quando surgir um ser humano, se surgir, é aprender a andar novamente com duas pernas.. tentar aprender a falar.. descobrir o fogo.. uma pedra lascada não acha? Hum.. uma longa jornada de novo?

Você fala? Pensa? Tem conforto? Toma banho? Pode ler? Está enquadrado na sociedade que você vive? País ? Nossa!! Então você está bem adiantado!

Tem um Deus só para você?? Uma religião só para você??

E ainda fica reclamando que sua vida não é legal e que um dia será muito feliz?

Hummm..

Você tá com “pobrema”.

Com “muito respeito” o que digo é sem acepção gente de religiões, religiosidades, e sim a prática dos ensinamentos que muitos líderes deixaram para nós, nós que nos arrastamos há milênios no campo da moral, do amor. Particularmente eu sou fã de Cristo. Ele é misericordioso.. isso basta..

Então! A construção de seu equilibrio interior ou paz é gradativo, não é imediato. Tudo vem de uma forma lenta de acordo com os passos que você se permite dar.

E olhe que muita gente fica dando passos em círculos por anos e anos.

Sofrimento faz parte e sempre fará, se não o da dor do corpo o da dor moral, despedidas, enfim. Mas alegrias também farão parte.

O que nos dará a guarida certeira é a reserva de energias boas que mantermos em nossos depósitos.. Não a energia dos churrascos.. a alimentação que é outro departamento.. a energia do amor próprio, sem confundir com o egocentrismo.. do auto-respeito, do auto-controle.

Muitas vezes pensamos como nos envolvemos com determinadas pessoas em determinadas épocas de nossas vidas. Não pense assim. Nós somos um personagem em cada momento ou fase de nossas vidas.. é quando compreendemos que há necessidade da consolidação desse personagem em um ser real de fato. Pois somos hoje a soma de experiências.

Muitas vezes vimos sim, mas permitimos tais aproximações por determinadas carências ou até interesses sim. (De nossa parte mesmo)

E recebemos a consequência disso.

Segue em frente. Procure então não cometer mais os “mesmos erros”, seja de relacionamentos, amizades (que são relacionamentos), família, enfim.. por vezes é necessário termos um ouvido surdo.. sim.. um ouvido surdo e por vezes uma boca muda. (falando em ouvido surdo tenho um)

Mas nunca pararmos de caminhar. Mesmo mudos, surdos ou até cegos.. traçar o caminho e não parar, nem que os pés estejam sangrando.

Cai, mas levanta. Chora. Mas seca as lágrimas e segue.

Perdoar é difícil. E como é difícil.

Mas se ainda não consegue, coloque então uma pedra no fato. Mas não esqueça o fato.

Não?

Não ué!

Para que possa assim ter a vacina da experiência para não cair na mesma situação novamente.

Procure estudar, ler, desenvolver novas aptidões. Note que o mundo vai passando e o céu continua oras lindo, oras chuvoso, oras temperado.

E assim é nosso humor. O importante é a base. É a estrutura. A frieza necessária por vezes sim, para tomarmos determinadas decisões.

Peace_by_kalani1980

E toda decisão tem seus prós e contras. Todo posicionamento nos trará mais coisas ou nos tirará coisas, mas nos permitirá ter ou vivenciar outras.

Aprenda que certas coisas se você não antecipar, elas te anteciparão. Já são marcadas para acontecer de acordo com a própria dinâmica dos fatos, situações.

O importante é que você saiba onde quer chegar.

Uma dor no rim pode te derrubar e você pode estar envolto em ouro e perfumes.. você sucumbirá a dor.

Teu corpo tem data de validade. Teu espírito não. Tua mente segue.. Porque é inaceitável a não concordância na relação do Homem com algo misterioso quando seu próprio planeta levita em meio a milhões de galáxias.

Engraçado que até a pouco tempo o Homem nem sabia falar.. E agora quer ser superior ao Universo. Piada né?

E o Universo,  não foi desenvolvido por nenhum programador de computador ou mecânico industrial. Você está sabendo algo que não sei??? Humm me conta então.

O nada?

Tá bom!! .. vai que eu acredito.

Ouça os pássaros!

Me ensinaram e eu aprendí.

 

Tom Capella

 

PS: Toda vez que vejo um pseudo-intelectual querendo ser mais que algo que o concebeu, eu observo em silêncio um panorama como uma paisagem da natureza mesmo atrás dele.. e comparo o tamanho dele com a natureza atrás.. e olhe que só vejo uma parte.. Ou imagino esse pseu-intelectual em uma cama com um CA terminal.. É onde todo mundo repensa.. suas crenças e fé. Não ia comentar isso.. comentar o próprio post.. mas nunca disse que sou totalmente normal disse? risos..

Abraços!

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Não tenho palavrinhas..

 

ATcAAABQt12NgjQFmnXzOJ0wTIWsOVFzorug8IfV-3Vq1ZQ3s6dXRIELhwlYAXMSz7-88Qg9a12kqyKwdBRqSidvrLPAAJtU9VCVg8GztlIbnLfi_3ZqPTDYKru0Ew

(as 03:11 veja os olhos)

 

Saudades.. de você Elis..

 

 

Berimbau

 

Quando você pensa que o lance se perdeu de vez.. é quando vc descobre que tudo tá no embolado jogo da vida..

E assim vc descobre que tudo foi uma grande sacada.. uma grande jogada do universo.

Tom Capella

 

Universo_by_lex_shadow

Discernimento!

raja

Discernir é entender a essência, é diferenciar o ouro autêntico do falso. Sempre que tiro alguma coisa de seu contexto, deixo de entendê-la e começo a distorcê-la. Todas as situações tem suas raízes históricas, seus efeitos presentes e suas implicações futuras. Discernir é considerar as inter-relações de todos os ingredientes de uma situação. Sem essa perspectiva sou impelido a proteger meus interesses, sou consumido pelo calor do momento, deixo de ver as conseqüências dos meus atos.


Brahma Kumaris (Raja Yoga)


(para se pensar, o que muitas vezes mudamos o rumo de nossas vidas.. queimamos relacionamentos, amigos.. por um momento de irreflexão ? )

Teu tempo!

 

A cada novo dia que estou aqui, recomponho-me e sigo em frente com uma força inabalável que me acompanha.

Sinto muito quando por vezes haja a necessidade de tornar-se fera.. seja para espantar certas feras.. ou ensinar as feras a deixarem de ser feras.. See_Saw___surreal_mag_cover_by_noistar

É quando compreendemos que se o bom, o bem não mexer-se o mal propaga-se..

Acreditar nas pessoas e aceitá-las como são sei bem que não é fácil, mas esse é um dos melhores aprendizados que colhemos que levaremos conosco para nossas histórias, contos, livros pessoais.

O mais importante é isso mesmo. Aprender, errar, reaprender, realinhar os passos. Enfim. E tudo isso é bom.

Noites_por_dormir__by_Pathy

Porque conseguimos assim nos encontrar cada vez mais através justamente nessas descobertas em relação a nossa verdadeira condição humana na terra.

Ah.. Os valores maiores são esses do olhar sincero, do ouvir o outro, respeitá-lo em sua ausência e ser zeloso com seus sonhos.

Acredito que até os que estão no caminho da promiscuidade seja ela moral, tecnológica, ou nos seus momentos de dor em que se entregaram as bebidas, drogas, noitadas vazias que o seja. Que tb de certa forma estão procurando o próprio caminho..

E torço para que encontrem. Enfim. O que me faz seguir em frente é justamente isso. A fé.

sábado, 24 de janeiro de 2009

A Capela no alto do morro

 

Aquela capela no alto do morro!
Aquela capela no alto do morro!
Tem um monge! Tem uma pétala. Caída no chão.
Tem ali o melhor de mim. Tem o meu mister.

Tem o seu mister!
Tem sua virtude.
Teu orvalho de mel.paz


Aquela capela no morro. Tem uma casa no silêncio de mim mesmo. No silêncio de nós!

Onde a dor não mais corrói o corpo. A tristeza não habita. A solidão não se encontra. Mas a paz.
Ali na casa do morro. Poderás tomar água.
Sentar, descansar antes de partir.

Vem. Senta-te. Come da minha comida. Toma da minha água. Sinta do meu abraço. Recebe do meu amor e carinho. Do meu respeito por ti. Da minha reverência aos teus sonhos.

Abastece-te e segue. Ajudo-te novamente a descer o morro. E assim. Seguir em frente.

Vai!

Se precisar estarei aqui.
Na capela do alto do morro.


Tom Capella

São resquícios assim!

 

Meu tempo passou. Nos compassos das ilusões.
Meu tempo seguiu. Por vezes deixou-me para trás.

E nas estradas que seguí. Nas noites que caminhei.
Nos frios que senti. Nas tardes que vacilei.

E assim. Na multidão misturei-me.
Quantos personagens eu vivi. Em que sonhos esbarrei-me.
E assim.
Segui no que havia ainda desses traços da vida.

Resquícios de lençóis incomodam-me de fato.
Não há o que tirar de melhor de mentiras sinceras.
O que incomodas? É aquilo que esperas você dos vazios. Das tardes vadias. Nas noites frias. Dos perfumes mais doces que podem assim permear teu coração nos vacilos teus.

Tão somente teus. Tão sós.
Mas não fique nos resquícios.
Não fique nos resquícios.

Tom Capella

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Da escrita

 

Escrevo porque gosto. Escrevo porque expresso minhas experiências no dia a dia e com pessoas.

Não dependo dos puristas da língua para seu deleite no sentido de utilizar da perfumaria coloquial para o agrado de poucos.

O que para mim rege a língua é o que é determinado pelos falantes. Não sou intelectual.

Não sou um detentor do melhor da cultura intelectual do mundo, mas sou detentor da cultura verdadeira do dia a dia essa que sai da realidade das coisas pequenas ou grandes e segue para os livros, palcos, filmes.. sou apenas um observador do mundo.. externo e do meu interno propriamente dito e tento assim, situar-me em algum ponto do universo.


Não escrevo para o agrado, para que os ouvidos possam agradecer ou os olhos reverenciar o que escrevo.

 

Escrevo sobre os desencontros que a fantasia permite, a dor, a melancolia, a motivação, a saudade, o amor, o ceticismo, agnotismo por vezes, sobre a fé, sobre a conduta maior do ser humano em sua proximidade com o humanismo.

Enfim, o que ofusca acaba por cegar.

Talvez seja isso unicamente o que tenho de melhor.


Tom Capella

domingo, 18 de janeiro de 2009

Teus limites

 

Assim como em tudo em nossas vidas é necessário fazer uma reorganização, limpeza cuidando assim do bem estar pessoal, é também nosso pensamento. Assim por dizer, faz-se necessário que cuidemos de nossos pensamentos e possamos assim reavaliar se nossos procedimentos de integração diária com o mundo e pessoas que nos convivem a existência estão atingindo o resultado que almejamos.

Tudo na vida é ação e reação como sabemos. Se você quer comprar uma BMW, e do seu salário você utiliza-o apenas com suas despesas pessoais, e mesmo que faça as contas levaria 100 anos para comprar uma, então de nada adianta você utilizar da força do pensamento conforme vemos diversos livros e filmes sobre o assunto, se você não buscar novas fontes de renda.

A força do pensamento deve caminhar com ação e planejamento.

A necessidade então do aperfeiçoamento pessoal, a busca de novos conhecimentos faz-se necessário para que você inicie uma nota etapa.

E para que possamos ver novas paisagens. Devemos fazer novas e diferentes coisas.Cidade_by_roxanneross

O que falo aqui não é novidade. Assim também funciona em nossas vidas pessoais. Muitas pessoas estão acomodadas em seu dia a dia e para não perderem por vezes o conforto pessoal que sua realidade lhe proporciona, vivem infelizes com medo de dar um passo novo a outra direção. Oras, quando você determina o que você quer e o que você não quer para sua vida, você começa a planejar. Os riscos, o que deve fazer para dar cada passo com segurança, o que terá que abrir mão, o que poderá levar com você. Ou fique parado e seja mais um que durante os próximos vinte anos por exemplo, irá ficar dizendo que não é feliz, que gostaria de ter feito tal coisa mas não fez, e será apenas mais um número nas estatísticas dos que pereceram perante seus próprios limites.

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Pois é.. ilha da Coroa! E blá, blá, blá.

 

Quem ama cuida.

E assim é a vida seja nos diversos campos dos relacionamentos.

Não adianta você parar sua vida por causa dos problemas.

O maior bem que você tem na terra é sua vida.

Enquanto você fica vivendo por seus problemas, tua vida está passando e você não está vendo.

Até o que não tem solução, já está resolvido.

Não tem solução. As pessoas vivem 10, 20 anos de suas vidas morrendo em vida, porque vivem sofrendo devido os problemas que muitas vezes são do outro e não seus. Cada um tem seu livre-arbítrio.

Você exemplifica dentro das suas responsabilidades até aonde dá. Existem pessoas que precisam vivenciar suas próprias experiências.

Se humanizar mais, eliminar o egoísmo, vaidades que são como o mal colesterol. Se você espera do "outro" para vc ser feliz.

Não será. Tua vida passará. Dependa de você e some (de somar) com os outros. A somatória de aprendizado e amor é justamente o que a vida nos dá de melhor.

E isso não vem fácil.

Vida é muito mais simples do que imaginamos.

Cuidado tem muito lobo ou loba em pele de cordeiro na internet pregando aquilo que não fazem.

Um café para daqui à 200 anos, topa?

 

Cuidado se vc fere outras pessoas.

Cuidado. Pense no que vc faz e para compreender melhor o mundo.

Coloque-se no lugar da outra pessoa.

Tem muito mais gente egoísta e fria no mundo do que se imagina.

Mas são doentes que precisam de apoio ou dos embates que a própria vida lhes irá conferir de forma que tenham assim seu próprio encontro pessoal com suas consciências.

E quando é assim, a dor é inevitável. Apenas cuidado para não se ferir nas mãos dessas pessoas.

Que não pensam duas vezes se precisarem lhe ferir. Enfim. Segue e avança.

E nada de filosofia barata, blá, blá, blá. Vida é isso.

Afinal de contas onde você estará daqui a 200 (duzentos) anos?

Podemos marcar um café em um shopping.

Mas tem que ser daqui a 200 anos, vamos?


Acorda e viva.

Teu encontro

 

Quando você programa seu estado mental, sua mente para coisas boas e vai atrás disso, a vida lhe ouve.

Pare de achar que é coitado, que sofreu que fulano te ferrou.

As pessoas fazem com você o que você permite.

Ajude a você, se auto-cure. Relacionamentos? Quem não tem problema de relacionamentos?

Às vezes vc está do lado de uma pessoa 20 anos e não a conhece, não é? Pare de construir sua tal felicidade nos outros.

Quem muito espera dos outros acaba decepcionando-se quando o outro não está preparado para lhe dar o retorno que espera.

Faça sua parte e mantenha-se firme.

Ser firme não é ser frio, mas é saber dizer não quando necessário.

Ser bom não é ir para o poço com a outra pessoa. E cada um vive sua fase.

Seu momento e seu próprio encontro com as experiências.

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Violetas perfumadas

 

As violetas de tão belas acabam por vezes nos envolvendo entre elas. De tal forma que o perfume possa assim. Espalhar-se pelo palco das emoções.

Bailarinas_by_Sheyblondy

O lenço caído no palco, com uma leveza suave de violeta no ar.

Notei assim a bailarina silenciosa em um gesto suave tocante mente suave tocando de leve no lenço violeta.

Em seus movimentos perfeitos no toque ao espaço o perfume suave espalhou-se pelo palco.

E assim na platéia em silêncio.

Reverenciando o próprio tempo. Sensível. Suave. Tocante mente suave. És belo. É a violeta, seu perfume que exalava suavidade na leveza do ser.

Venha.

Está na hora.

Pega tua roupa. Vem.

Chegou a hora de partir.

Sei que brevemente não sentirás mais o perfume suave. A leveza desse ser.

Porto.

Ponto de chegada.

Ponto de partida.

E lá se vão novos cabanos.

Não gosto de despedidas.

E assim. Cabeça baixa. Silenciosamente e tocante mente suave perante a mais inefável beleza do ser.

Do leve ser.

Tom Capella

Armário de Máscaras!

 

Abriu a porta do armário da vida!
Começou a revirar para ver qual máscara "adaptava-se aquele dia".
Procurou no meio a centenas de máscaras.


Não havia nenhuma para “aquele dia”. sss
Começou a ficar preocupado.
Ele procurava a máscara da sinceridade!
Engraçado que seu rosto vazio não tinha uma modelagem que talvez pudesse receber tal máscara.


Ficou preocupado e procurou outros mascarados.
Um deles disse algo que ficou estarrecido!
Sinceridade não é máscara amigo.
Eu já tive isso há anos.


Hoje meu rosto está igual ao seu.
Vazio e oco.
Ou seja, quando surgiu uma oportunidade única para que ele fosse sincero.
Ele não tinha rosto.


Perdeu uma grande oportunidade em conhecer alguém especial.estrada
Sentou-se a beira da estrada e ficou por anos solitário.
E assim é nossa vida.
Cuidado com as máscaras.


Menos máscaras. Reduza o estoque.
E quem sabe.
A vida dará outra oportunidade.
Quanto mais máscaras se usa.

Mais mascarados se atrai.


"Essa oportunidade ele perdeu".


Tom Capella

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Noite de Reis [ pra você ]

 

Gosto de ovos de Páscoa.
Gosto de chinelos, apesar de preferir ficar descalça.
Gosto de maçãs.
Gosto muito mais de maçãs com mel.
Gosto de Papai Noel e Santos Reis...
Porque este ano eu não deixei meus sapatos na janela, mas ao acordar Ele me enviou você...
*
*
*
'Há ainda gotas de mel,' o tom, o som, a cor.'Nesse universo. A espalhar a candura permeada pela beleza da alma humana.' Contidamente. Sempre. Juntos.

Esse texto recebí de uma pessoa já muito especial, Mel.. minha amiga querida.

Por pessoas como ela que ainda estou nessa terra.

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Saint Exupéry estava certo em morar em planetinhas sozinho?

 

Está parecendo que o mundo está normal. Que a violência moral ou urbana são fatos já incorporados no dia a dia da sociedade, que ao acessar uma notícia nos meios de comunicação é como se nós estivéssemos em uma redoma de vidro observando os acontecimentos que jamais aconteceriam conosco. Mas esquecemos que como em um labirinto vivemos em um mundo em que uma hora poderíamos cruzar não com o minotauro, mas os minotauros que estão espalhados pelo mundo.

Fala-se muito de religiosidade e isso é perigoso, porque muitos querem dizer sobre suas crenças, mas não querem ouvir das nossas. E a cada grupo cada um segue dentro de sua fé e dividem o Deus. Dividem a fé e questionam uns aos outros como se fosse uma verdadeira torre de babel e verificando-se a postura no dia a dia de muitos são como vasos vazios. Vivendo em uma hipocrisia e em suas mentiras.

 

Seus travesseiros que o digam. Mas por vezes criam fantasias clip_image001nas mentes de tal forma que ficam cegos quando sacaneiam alguém e sempre dão uma razão para isso em nome de Deus.

Usam a religião para as conquistas materiais, mas não usam a religião para as conquistas morais. Cultuam, glorificam isso ou aquilo, mas cultivam rapinas dentro de si, e ai de quem mexe com eles.

Não compreenderam o verdadeiro sentimento que os grandes líderes que passaram pela humanidade tentam fazer por compreender.

Note as guerras sangrentas. E as guerras ocultas, morais e divisórias. Sendo que o praticante de determinada filosofia ou religiosidade, não pode ter amigos de outro segmento porque será apedrejado.

Outros não aceitam outros de outras denominações que não a deles.

Porque só eles são bons.

Cada um com sua própria verdade, vivendo dentro de seus estandartes, mas se colocados todos juntos são tão iguais, mas tão iguais que dá para notar São os verdadeiros cordeiros de Deus, mas no dia a dia a grande maioria das pessoas seja o campo que frequente, são as mesmas pessoas mesquinhas, mentirosas, falsas e cheia de máscaras.

“Que delícia seria ver se houver ou houvesse uma “porta do céu” e um Homem com uma extensa lista nas mãos dizendo: - Podem voltar seus hipócritas”

Não compreenderam nada que os líderes pregaram uma vida sem máscaras, sem barganha para conquistar ossinhos, ou que nós aqui não somos guardadores de carros ou santos casamenteiros e sim semeadores do amor, da paciência, do respeito às diferenças, da aplicação prática no dia a dia, não nos grupinhos onde vocês colocavam suas melhores roupas para ostentarem suas vaidades e suas barganhas com Deus. Que, aliás. Não quer ver nenhum de vocês.

Desçam e recomecem tudo de novo.

Que delícia seria ver isso! clip_image002

(imagine a fila enorme com bilhões de pessoas, imagine a cena, parecendo turistas, com seus carrões (que Deus deu), empresas (que Deus deu), esposas (que Deu arranjou), e os hospitais com crianças com câncer, esqueceram delas? Ahhh gente marmanja, vão ser melhores.

Parem de ser assim e sejam melhores. pessoas melhores.

Confundem o que é ser bonzinhos.

Agora um bonzinho hipócritazinha é complicado.

Pare de falar da vida dos outros (sempre a bem da verdade e sempre por trás), parem de segurar ódio, rancores e acharem que foram vítimas e que sempre alguém te ferrou.

Powww gente. façam um 2009 diferente.. risos..

Interessante que um amigo me disse: - Tom. Você pode fazer escrever o que for. Ser correto. Honesto. Mas se não frequentar o que frequento.

Nunca será um cordeiro de Deus. Ele não te dará os bens da terra. No que respondi: Eu lá quero os bens da terra. Quero os bens do caráter.

Uma semana depois outro me questionou. Tom. Você precisa ir comigo em tal lugar.

Eu disse: - E você vem comigo em tal lugar?

Ele jamais. Meu Deus é melhor. (o cara é tão bom que ele tem um Deus só para ele)

Mas fulano me disse que se eu não for aonde ele vai não serei cordeiro. (eu disse)

Ele disse: - Mas se ir lá não será também.  (note onde começam as guerras)

Aonde vou que é o certo. E lá, Deus lhe dará muita riqueza.

Eu disse: - Riqueza espiritual? Ele disse não grana mesmo.

Eu pensei: Prefiro o trabalho honesto.

Eu respondi:  (não podemos contrariar)

Sim. Peço que me desculpe.

Respeito-te e um dia quem sabe eu serei como você. Ele estufou o peito de alegria e saiu andando feliz sabendo que um dia poderia me resgatar. Fiquei até feliz.

No que ele com o peito cheio disse. Orarei por você. No dia seguinte esse mesmo estava lesando uma pessoa comercialmente.

Eu disse: - Mas isso está certo? Ele disse: - Sim. O Homem é mal. Eu faço isso pela sobrevivência. No que pensei.

Hum.

Prefiro então comer batatas assadas. (risos) 

Se isso é ser bom ou mal, prefiro seguir na paz da minha consciência e não fazer aos outros o que eu não gostaria que me fizessem.

Note.

Estou apenas postando uma observação de que gente. Hipocrisia cansa. Vamos parar de nos esconder atrás de mentiras e poupar nossos travesseiros.

Engraçado que a pessoa leva uma vida de coisas danadas, prejudicam centenas e depois quando são pegos, se convertem.

Lógico que amo a história do encontro de Saulo com Cristo na estrada de Damasco que para mim é uma das passagens mais belas e lindas. Pois sou cristão. É que nem o cara que ficou 30 anos sem falar com a mãe que lhe carregou por 9 meses.

Quando está no leito da morte ele diz: - Mãezinha perdão.. eu poderia ter sido uma pessoa melhor. Pense nisso gente.

Saulo, Saulo! Porque me persegues?

E toda vez que agimos assim, estamos perseguindo Jesus. Com nossas hipocrisias e atitudes egoístas. Acorda gente.

(Deixa Deus em paz genteeee.. olhas as guerras.. crianças perdendo braços, pernas.. olha os hospitais, os asilos, os orfanatos.. melhor que eles sejam salvos primeiro eu espero)

Vai trabalhar estudar e batalhar por aquilo que você almeja.

"Use seu livre-arbítrio. Sua vida é você quem faz. A tua consciência quem lhe dará paz ou não. As verdadeiras conquistas são ocultas e ninguém precisa ver."

Esses dias fui questionado se também não uso máscaras para sobreviver. Há. Não, não uso. Tenho minhas próprias armas de defesa. Que são minhas bases.

Sim poderemos jogar e perder. Mas não. Não perdemos quando nos afastamos do que não presta. Ganhamos. Porque quando pensamos que estamos perdendo. Estamos ganhando propriamente dito.

Não falo muito de religião, falo de transformação do Homem. São as mesmas pessoinhas que matam por um palito de dente. Matam no sentido de matar sonhos, ideais, passam por cima de qualquer um se preciso for para conquistar o monitor Full HD.

Quando alguém dá sinal de sabedoria e se rebaixa, pisam e destroem não compreendo o gesto nobre do outro.

Eu acredito sim, na transformação do Homem. Mas quando alguém perde sua vida nesse canibalismo urbano, tiram-se da pessoa os seus natais, possibilidades de sonhos, vivência. E sempre é o outro porque nós pensamos que estamos tudo observamos de um tubo de TV ou monitor.

"Vida sem máscaras e paz aos travesseiros"

Aqui ninguém é depressivo ao contrário, amamos a vida.

O que dispensamos são os hipócritas de nossas vidas.

Sou adepto do pensamento, melhor só, ou em um parapente no vento, voando do que mal acompanhado e com pessoas que só nos sugam as energias e tiram tudo de bom que cultivamos. Afinal de contas sua paz é como um jardim. Cuide dele. E não permita que lhe roubem o que de bom você conquistou. Zele e limpe o cristal.

Seu travesseiro agradece!

clip_image003

"E vidão esse dorme tranquilo. Eles não pensam. Mas eles sentem."

O sono dos inocentes.  

Por isso dou valor às pessoas SIMPLES e IGNORANTES que frequentam essa ou aquela filosofia, mas tem limpo o coração.

O resto é como digo: Balelas e Ababelados.

Coloque o dedo na ferida, quer ver como funciona? Pare de achar que tem que usar máscaras para sobreviver.

  • Não minta.
  • Não traia, nem no real nem no virtual.
  • Seja uma pessoa leal.
  • Não maltrate as pessoas, principalmente seus filhos ou quem você ama.
  • Não se venda. (escondidinho)
  • Não pague comissões fraudulentas nos negócios. (não conta nada para ninguém não é?).Tua consciência sabe, ela sabe.
  • Pare de julgar os outros. (olhe eu aprendendo também)

Faça suas três perguntas.

Aquelas que temos que fazer de tempo em tempo. São sempre 3 perguntas para o momento certo, a fase certa, mas temos medo de perguntar.

E acorda para a vida.

Antes que a vida acorde para você. (ou você)

Ela às vezes parece ser cega.

Mas derrepente ela diz para você: - Chega.

E aí meu querido ou querida.

Você será apenas uma lembrança no dia de finados.

E olhe lá.

Tom Capella

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Lembranças

 

Hoje me lembrei de quando criança, aos cinco anos. Do nada em pleno outubro tive vontade de comer ovos de páscoa. Um problemão para minha mãe, pois como poderia ela conseguir um ovo de páscoa em pleno mês de outubro para uma criança de cinco anos?

Mas havia um segredo! Toda época de páscoa lembro-me como se fosse hoje aos 4.3 anos, o pequeno corredor que interligava a sala até a porta de entrada do pequeno apartamento, número 54, iluminado por uma leve luz prateada que na verdade era um reflexo da lua que vinha de fora por uma janela que vivia entreaberta.

Seguindo até a porta na época da páscoa, tentava eu pegar de surpresa o coelho de páscoa que acreditava eu ir ali levar os ovos e deixar nos sapatos que minha mãe com delicadeza lá colocava. Nunca conseguí. Mas ao acordar e chegando lá, os ovos de páscoa estavam levemente colocados nos sapatos pelo coelhinho que já não mais ali estava.

Minha mãe rindo chegava e fazia-se de boba e entrava na onda comigo.

E nesse mês de outubro ela disse-me: - Tomtom, onde vou encontrar o coelho de páscoa em pleno mês de outubro? Eu não queria saber. Queria o meu ovo de páscoa (cinco anos).

Enfim. Como estamos no Brasil.. Rs..

Ao acordar fui até a porta.

O que lá encontrei?

Fiquei meio chateado, mas contente porque compreendi que ele o Coelhinho devia estar muito ocupado fazendo os ovos.

Então aceitei na boa o que tinha no chinelo, nem sapato ele colocou.

"lindas maçãs" dentro de chinelos.

Engraçado que reconheci aqueles chinelos e fiquei encafifado. Imagine um menino de 5 anos encafifado.

clip_image001

Depois fiquei falando uma semana inteira que ele não me deixou na mão.

Então?

O que está esperando? Aprenda que a paciência por vezes é a tua guarida garantida para que você faça de sua vida uma vida melhor. E aprenda a gostar não somente de ovos de páscoa. Mas cultivar as maçãs tão belas na tua vida que muitas vezes você não vê.

Interessante que nunca mais fiz isso depois de adulto, óbvio, mas fiz isso ao acessar um email, procurando maçãs. Encontrei mel. E assim compreendo que no mel da vida a gente nota que vale a pena o caminho que por vezes seguimos, com as responsabilidades que temos com o melhor de nós.

E o melhor de nós. É aquilo que não vemos. Mas que os outros enxergam.

Hanibal às portas

וכך adante .. הבא קדימה. הקסדה שלך כסף לנגוה בשמש ... הדלתות שלערים. Hanibal. Hanibal .. אתה נמצא הדלתות של העיר. אז. תן את הבגדים שאתה לכסות. לתת לזה להגן על הבסיס. וכך. כל מי נכנס לתוך הטוב ביותר של עצמו. אל תשכח להגן על גבולות העיר הפנימית שלהם. אז זה לא בין Hanibal. תשמור על החיים שלך. תשמור על המחשבות שלך. תשמור על החברים שלך. תשמור על מה שחשוב לך. תשמור את הצמחים ואת "valos" הפנים. וללכת קדימה. כי לא Hanibal. זה erodes את הבשר או את הנשמה. למה היא תמיד על הגג. המלאכים של אלוהים. Hannibal .. "לא לפחד" .. (טום Capella) Hannibal המודעה הדלתות. Hannibal היא מול שערי העיר. ■ אויב מאיים עלינו. ■ האויב שלנו. ● Hannibal לפני הדלתות. ראה: ● Hannibal המודעה cum esset הדלתות.

Hanibal às portas..

 

E assim adante.. Segue avante. Teu elmo prateado reluzindo ao sol... As portas das cidades. Hanibal. Hanibal.. Está as portas da cidade. Então. Permita-se que tuas vestes te cubram. Permita-se que tuas bases te protejam. E assim. Todo aquele que caminha dentro do melhor de si mesmo. Não esquece em proteger os limites de sua própria cidade interior. De forma que Hanibal não entre. Cuide de sua vida. Cuide de seus pensamentos. Cuide de seus amigos. Cuide do que tem de importante para ti. Cuide das tuas plantas e teus "valos" interiores. E siga em frente. Porque não haverá Hanibal. Que lhe corroa a carne nem a alma. Porque estarás sempre sobre as égides. Dos anjos de Deus.
Hannibal.. "não lhe tememos".. (Tom Capella)
Hannibal ad portas. Aníbal está diante dos portões da cidade. ■Um inimigo nos ameaça. ■O inimigo nos espreita. ●Hannibal antes portas. VIDE: ●Cum Hannibal ad portas esset.

O que te controla?

 

O triste de mim é o que me controla.
O melhor de mim é o que me faz seguir..
O pior de mim é o que combato.
O triste de ti é o que me emociona.
A dor de ti é o que me faz mexer-me para curar-te.
Teu choro não me agrada.
Tua tristeza me incomoda.
O que quero de mim quero para ti.
Então?
Segue adiante e recomeça novamente.
Porque o triste de nós, não sabemos.
Porque o melhor de nós é o que superamos.
Tom Capella

Intocáveis

 

O que me permite ser intocável é a leveza do meu ser.
O que me permite ser misterioso é a melancolia que já levei comigo.
O que me permite viver em ilha, é a beleza dos golfinhos.
O que me permite a serenidade são as lágrimas que já deixei cair.
O que me permite a calma, são as guerras pessoais que já enfrentei.
O que me permite te observar melhor, é a candura dos meus olhos.


Tom Capella

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

O que te controla?

 

  x

 

O triste de mim é o que me controla.
O melhor de mim é o que me faz seguir..
O pior de mim é o que combato.
O triste de ti é o que me emociona.
A dor de ti é o que me faz mexer-me para curar-te.
Teu choro não me agrada.
Tua tristeza me incomoda.
O que quero de mim quero para ti.
Então?
Segue adiante e recomeça novamente.
Porque o triste de nós, não sabemos.
Porque o melhor de nós é o que superamos.

 
Tom Capella

O Caminho é Cor de Mel

 

Enquanto houver o "Mel" da vida. Poderemos sempre seguir em frente com a certeza de que não precisamos ser amigos do rei para irmos até Passárgada. Pois essa Passárgada tão distante por vezes habita dentro do que de melhor temos nos vales verdejantes ou não dos nossos sonhos.

E assim nossos olhos brilham nas vitrines da vida refletidas por um plenilúnio que mantém acesa a chama da virtude daqueles que sonham em um dia chegar até Passárgada.

Oh Passárgada.. Oh Passárgada..

Por vezes fera me fez para que pudesse assim, evitar o vôo rasante de quimera. Que no seu julgo não observou que de mim eu também voava.

Oh Passárgada.. Oh Passárgada.. Vai de mim a melancolia que de longe não passa a ser tal depressão porque nem depressão lhe alcança nas noites infindáveis e das tardes intermináveis que não percebiam o melhor de mim.

Meu sorriso sereno sempre como uma linha tênue do que é de mim e do que não me pertence.

A humanidade pede mãe e aconchego do teu amor Passárgada.. Deixe-me um dia transpor seus portões, sobre o sol ou sobre a noite. No plenilúnio ou na aurora. Faz-me assim que eu não me renda à quimera. Que de tão devassa tenta por vezes roubar-me os sonhos. Os mais belos sonhos.

E assim. No baile de máscaras da vida. Observo por entre do olhar que consigo notar por baixo de tais vestimentas se encontro alguém que não seja uma verdadeira lápide ambulante.

clip_image001

Ilha do Mel - Vila das Encantadas!

Orkut, MSN, enfim.. De tanto eu te adoro, eu te quero, eu te amo. Que peço longe de mim Oh Quimera que me avassala a alma tentando assim fazer com que eu possa recolher-me à estrada silenciosa que me conduz as portas secretas que me levarão até ti. Oh Passárgada..

Não sou amigo do rei. Mas longe de eu querer tal proeza. Porque o melhor de mim é justamente misturar-me na multidão de ti Passárgada. E recolher na areia do mar.. As garrafas que de mim chegarão até ti.

Sim. Bem o sei. Bem o sei. Que há ainda gotas de mel. Nesse universo. A espalhar a candura permeada pela beleza da alma humana.

Existe assim. Os bilhetes silenciosos que chegam até nós sejam por emails ou não.

Mas que trazem uma mensagem em pequenas "gotas de mel", a nos mostrar que estamos no caminho que leva a Passárgada, mesmo que ainda distantes. São como pequenas gotículas que brilham nos dois lados da estrada escura nos conduzindo por uma trilha de luz.. essa cor de mel.. Ah.. Passárgada..

E viva Passárgada.. A cidade sem máscaras.

Prova essa inefável de que o amor.. venceu!

Tom Capella

Obs: O que importa-me ser ou não ser amigo do rei?

Em relação aos empilhos. As flamas chamejantes que saem das quimeras do dia a dia. Aquelas que nos queimam a alma. E nos fazem por vezes nos tornarmos mais frios com preocupação em nos ferirmos em relação às balelas de tantas pessoas ababeladas. E assim. Devais e seguindo.

A cada um sua própria Passárgada!

E a cada um seu "Mel"..

sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

24 Horas

 

 

Talvez eu não tenha mais enquadramento nas coisas do mundo, no sentido de que tenho me distanciado cada vez mais do materialismo que corroe, da mentira que fere, da máscara que engana, do egoísmo que pilha, dos personagens que labutam apenas para atentarem seus próprios interesses.

Sei que uma boa parte das pessoas não gosta muito de ler e que por vezes o que escrevo não toca na alma de muitos.

Mas posso assegurar. See_Saw___surreal_mag_cover_by_noistar

Que mesmo sabendo que meu tempo praticamente já passou em relação às ilusões do mundo e minhas próprias decepções.

Que terei que fazer um rasante. Mas no objetivo maior em semear.

Talvez meu tempo já tenha passado também na terra.. mas o que é o tempo? 10 anos? 20 anos? 200 anos?

Enfim.. está na hora de começarmos a desenvolver o que de melhor temos.

Cada ser é uma ilha e deve ser respeitado.

Seja a religião ou religiosidade que for.. o campo da intelectualidade ou não.

A vida é uma troca de conhecimentos e não uma troca de sangue.