sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Elis Regina (Corsário)



Estava esses dias (todos) assistindo e "ouvindo" uma gravação de Elis Regina, interpretando.

Dá até vontade de chorar ouvindo-a interpretar "Corsário".. (gravação original)

Só de ouvir Elis, a vida já valeu à pena. Estava olhando o vídeo, que rostinho lindo, boquinha, que delicadeza escondida atrás daquela personalidade forte e firme.

Não tem como não se apaixonar.. pena que ela partiu.. e maior pena ainda que temos uma diferença de 20 anos.

Elis, sempre Elis..

À pouco tempo, namorei uma cantora, uma das maiores intérpretes.. quando terminamos fiquei um ano sem ouví-la.. depois separando a mulher da interpréte, voltei a ouvir.

Mas  "Elis" .. me toca demais.. chega a doer.. aflora meu espírito, mostra-me que estou vivo.

Tom Capella

Obs.: Estive na despedida dela, no seu último Adeus, no Teatro Bandeirantes..

Composição: João Bosco / Aldir Blanc
Meu coração tropical está coberto de neve,
mas ferve em seu cofre gelado,
a voz vibra e a mão escreve mar
bendita lâmina grave que fere a parede e traz
as febres loucas e breves que mancham o silêncio e o cais.

Roseirais, nova Granada de Espanha,
por você eu, teu corsário preso,
vou partir a geleira azul da solidão e buscar a mão do mar
me arrastar até o mar, procurar o mar.

Mesmo que eu mande em garrafas mensagens por todo o mar
meu coração tropical partirá esse gelo e irá
como as garrafas de náufrago e as rosas partindo o ar
nova Granada de Espanha e as rosas partindo o ar.

Vou partir a geleira azul da solidão e buscar a mão do mar
me arrastar até o mar, procurar o mar.

Mesmo que eu mande em garrafas mensagens por todo o mar
meu coração tropical partirá esse gelo e irá
como as garrafas de náufrago e as rosas partindo o ar
nova Granada de Espanha e as rosas partindo o ar.

Mesmo que eu mande em garrafas mensagens por todo o mar
meu coração tropical partirá esse gelo e irá.



Link para assistir ao vídeo: http://letras.terra.com.br/elis-regina/91012/clipes-videos.html

"tome um remédio antes, porque é muito lindo"

quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Nº 288


Uma das maiores barreiras para nossa paz, são nossos pensamentos.
Ele é como um cavalo selvagem.. dizemos páre, ele anda.. Ande ! Ele para.
Algumas pessoas são movidas pelo orkut, msn e outros sites.. (olhe eu aquí nesse blog)
Mas a diferença é que existem pessoas que "pensam" com os dedos.. teclam por horas à fio no msn que chega uma hora que misturam os assuntos que falaram com "outras" pessoas..
Oras.. vai pisar na terra.. na areia.. vai ver peixinhos.. beijar de verdade e andar de mãos dadas.. ou procure um bom psicanalista se tiver condições de pagar.. Algo não está indo bem.. e a vida passa rápido.. derrepente a morte bate na porta.. ou se esqueceu que seu corpo tem data de validade.. e o pensamento as vezes morre antes.. note as doenças que assolam a humanidade..
E não me venha com lorota se você é das castas superiores. (castas ?)
O mundo é o que é.. o que move o mundo é a dinâmica da vida, das ações, das histórias que se vivem no dia a dia e o resultado gradativo e silencioso da destruição do planeta.
As pessoas como em colméias, vivendo suas vidas..
Lógico que fico muito feliz por aqueles que conseguiram encontrar "gente" de verdade atrás dos monitores. Difícil, mas existe.
Essa procura desesperada do ser humano em ser feliz, mas que egoísmo.. felicidade é momento, ou vc acha que tem mais direito em ser feliz perante DEUS, do que as crianças que são esquecidas no asfalto, calçadas e nas praças ? Ou você tem direito de ser mais feliz do que as mulheres que em outros países são vítimas de violência ao corpo de forma que possam assim fazer prevalecer a cultura do país que na verdade são resultados de algum lunático que achou que as mulheres deveriam ser privadas do prazer, quando de alguma visão que teve ao olhar para um pedaço de pedra.
A prosmicuidade digital em uma procura nefasta de vazios que somente permitirão desencontros e lágrimas por vezes.. porque muitos abraçam-se à zumbis e não percebem..
Quando certas pessoas possuem determinado interesse em atingir seus objetivos, elas muitas vezes permitem-se uma trégua a moral. E na imoralidade de seus atos, com uma cara de boa pessoa, saem por aí, satisfazendo seus próprios vazios e semeando espinhos por onde passam.
Muitas vezes.. aquele que fere esquece.. mas quem feriu-se não se esquece da dor que lhe foi infringida pela ingratidão, por uma traição moral, ou uma prosmicuidade digital.
Por isso, no momento estou em descanso dos sites de relacionamentos como o orkut, de um msn, que imagino a ficha corrida que deva estar.. as pessoas até perdem-se.. tive vários casos no passado quando utilizava essa ferramenta (ou ferramente ?) (ou fera mente ?) com mais frequência, que haviam pessoas.. (mulheres) que me adicionavam.. eu aceitava para ver onde isso ia.. (nunca quando estava namorando) e em semanas acontecia (haviam situações) a desfacatez em receber uma mensagem off da mesma.. "quem é você"? A lista deve ser tão grande que muitas vezes esquecem-se que elas mesmas adicionaram.. (ou eles para outros casos.. não o meu, rs)
Eu morria de rir e aceitava as vezes só para ver a história repetir-se.. ela me adicionava.. e em dias mandava uma mensagem, de quem eu éra, ou sou.. rs.. eu respondia.. ué.. eu sou eu.. e vc é vc.. imediatamente eu éra excluído.. Ou seja.. as pessoas não sabem o que buscam.. estão perdidas e isso é triste.. e sinto muito por aquelas puras de coração, pq tem muitas pessoas.. por isso deve-se tomar cuidado com os lobos.. aqueles que são capazes de iludir, enganar, dizer que amam, mostrar a fotinho da família para convencerem.. e que muitas vezes mesmo sendo realizados profissionalmente, são urubús. Só querem uma noite de prazer e depois te esquecem e partem para outra vítima. Pensam que gostam de "mulher" e precisam colocar seu instinto animal à prova.. mas na verdade não gostam de mulher.. o homem que gosta de mulher, respeita a mulher mesmo desrespeitando-a.. ele gosta da figura da mulher.. da imagem, da presença.. da alma feminina e vibra ao tocar uma mulher.. o resto é como sempre digo, lixo e balela.
Veja não digo isso para todas as pessoas.. e sim falo da dinâmica.. da loucura que isso está e as pessoas dentro de suas próprias regrinhas morais, ou imorais, acham que isso é perfeitamente normal.. ou seja.. o cidadão é casado, está fora.. e a mulher conversando virtualmente porque isso é "normal", e que grandes amizades são não é ? Na hora da dor.. todos devem aparecer para dar uma força..
Enfim.. esse tipo de situação cansa.. e estou totalmente imune a isso.. porque não vou mais ser usado, colado, tomado, e perdido no tempo atrás de um msn, em que eu poderia estar andando em uma praia, vendo o mar, sentindo a brisa no rosto e fazendo novas amizades; infelizmente as vezes somos interpretados como frios.. muito ao contrário.. amo o ser humano e compreendo a sublimidade e bons gestos.. e mais ainda.. amo viver.. e vejo a vida de uma forma realista.. mas não gosto de ser o número 288. Minha concepção de "felicidade" mudou.. como por exemplo, ouvir os pássaros no céu.. andar ao lado e amar, uma mulher que seja simples como eu.. e que não viva nas nuvens.. que chore.. que pise na bola.. mas que saiba usar essas ferramentas.. porque ela se dá valor.. uma hora escrevo um manual de boas maneiras.. na net.
E vamos em frente..

Obs.: Ví uma entrevista da saudosa Elis Regina, onde ela comentava sobre as mascarazinhas.. de acordo com os interesses.. isso em uma época que orkut devia estar em projeto ainda em algum planetinha habitado por Saint Exupéry. (vou levantar essa entrevista dela e transcrever aquí)

"Dê valor nos amigos e amigas que você tem.. nos que ligam para saber como você está (de verdade), no seu cachorro se tiver, no chão que vc pisa. .no seu coração que bomba teu sangue no corpo sem você pedir, na tua saúde, na tua capacidade de pensar.. dê valor no teu espaço, nos minutos que fica sem fazer nada.. e pode ouvir uma música, ler um livro.. não ler nada.. tomar uma água.. viajar.. amar.. ser amado ou amada. o que você mais quer ??

Não foi seu velório hoje.. e quando você morrer (teu corpo) ninguém vai querer "morrer" com você.. ou vai ?
Acorda e viva.

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Não fere fera !! Não fera ! Fere ? Então em fera me faço..



Quando eu ancorar..
Talvez seja a hora..
São assim..
Nestes momentos em que paramos para respirar o ar da paz..
Sentir assim o verde azul do mar..
A brisa no rosto..
O silêncio dos pássaros que cantam sobre nossos sonhos..
Assim repousam nossos bons momentos..
Tempo.. pedí-lhe..
Sua intercessão não me aliviou os sentidos..
Pois a força interior superou-se..
Aliás.. o desejo cristalino em superar as névoas que planam no mundo na cabeça do Homem..
Quando sentí a brisa tua..
Meus pés na areia..
O silêncio de mim mesmo..
Sentí uma inefável força e vontade de viver..
São assim essas duras sementes..
Mas aqueles que ferem foram os que vieram mesmo em maior silêncio e dizendo ser em paz..
Celeiros meus.. fogos meus.. dores minhas.. silêncios meus.. guerras minhas.. força.. levante necessário da fera adormecida que se fez fera viva.. com seus olhos de fogo..
Com pedaços da vida..
Não houve fogo que segurou.. nem multidão que me ofuscou..
Nem pedras..
Nem mãos..
Nem pernas..
Somente asas..
Em um rasante na fundura do poço..
Sem máculas..
Mas sujando as próprias mãos, nas máculas desses que vieram no silêncio dos inocentes e arrasaram celeiros e todo um sentir..
Meus olhos.. meus olhos.. te enxergam.. e isso me dói.. não machuques.. não quero ser fera..
Porque ele vê a essência da inocência..
Porque sabe que nas margens dos normais, existem os seres que feras tornaram-se..
Um corpo sem alma..
Sem amor.. e sem o respeito pela alma humana..
O que acontece ?
Não podemos mais .. apenas .. viver na paz.. sem ter a fera.. que precisamos vivenciar..
É momento de fera tornar-se..
Para feras transformar.. que respeitem um homem que nasceu fera..
Existe fera do bem ?
Fera que não fere ?
Mas sim.. preciso é proteger os celeiros..
Apagar o fogo.
Virá assim como guerra.. essa mensagem que é a terceira, ele pensa na fera que o começa a devorar..
Há então necessidade de então "ser fera" !
É preciso proteger os celeiros.. as crianças.. os puros de coração !




Então sou fera..
Transformo-me em fera.. para que as feras.. não destruam os sonhos de quem não quer ser fera.

"Que me venham as feras"

"Conheço os caminhos.. os labirintos.. cada passo.. cada detalhe.. cada tocaia.. cada fera, cada dor"

Obs.: Olhem por essa gente.. por favor !

(a partir dessa data começo a assinar nesse blog como Tom Capella)

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Guarda Costas




Minha guarda-costas..
Se você é um come dorme.. esse não é seu espaço..
Mas se você é um come dorme consciente, em processo de regeneração, está lendo os livros direitinho, não amolando as pessoas com suas repetitivas conversas..
Não se achando deus.. isso deus.. porque cansa..
Bom.. qualquer coisa converse com minha guarda-costas..
Mas cuidado !

*risos.. 


Pobre escrita II




Muitas pessoas vivem como na imagem acima, prisioneiras delas próprias..
Prisioneiras de seus dogmas..
Sem ter uma visão ampla das coisas, acham que o mundo gira ao redor delas..
Esquecem que todos estamos morrendo aos poucos todos os dias..
Que cada dia de nossa vida é um dia a menos no limite de nossas vidas propriamente dita.. morremos quando não exercitamos as possibilidades que temos em vivermos a felicidade no sentir.. no ver.. no compreender.. no despestar de nossas sensibilidades.. no semear..
Quando compreendermos que as diferenças são necessárias..
Que nem todos observam o mundo sobre a mesma perspectiva que nós observamos..
Que ontem muitas vezes fizemos pior dos que hoje criticamos.. protegidos pela maturidade, amadurecimento através dos próprios erros.. na visão do mundo que vivemos.. enfim..
Não consigo conceber, por vezes, críticas seja ao povo de outras regiões.. porque muita gente fala sem conhecer a história de cada um..
É que nem o caso de tudo se fala mal de Caetano Veloso, Caetano aos 20 anos de idade, já éra muito mais do que muitos que hoje estão com seus 5o anos e não são "nada".. porque só comeram, beberam e dormiram e encheram o saco dos outros e muito o que fazem é ler algo e criticar..
Esses dias mesmo eu estava conversando com um amigo que começou a criticar João Gilberto, porque ele é mal educado (tá bom), blá, blá, blá.. oras ele sempre respeitou o público, por isso é mal educado, porque sempre se preocupou com a qualidade..
E Caetano, dispensa comentários.. que bom que o Brasil tem gente como ele..
Posso imaginar a melancolia que por vezes deva bater nessas pessoas.. pois como eles possuem uma visão ampla e são pedaços vivos da nossa história.. devem sofrer.. porque as vezes eu penso que seja melhor não saber, e viver na ignorância, na alienação do que ver que atrás da cortina tem muita miséria, seja moral, fome educação e que está ocorrendo uma inversão de valores, blá, blá, blá.. rs..
Hoje ocorre um crime, a mídia divulga.. e derrepente explode crimes semelhantes em diversos pontos do país.. ou seja.. onde vamos chegar ? Onde isso vai parar.. ? Pensei que havia visto de tudo nessa terra, e hoje ví que em um assalto, tiraram os olhos da pessoa.. (Afeganistão) Meu Deus.. na hora pensei.. isso foi para a mídia.. hummm.. não dá mais...
Oras.. se o cara é baiano, falam mal, se é sergipano, falam mal, se é do interior, falam mal, se é do sul, falam mal.. e o pior.. quem critica é vítima de suas próprias limitações.. porque vivem presos no quartinho da ignorância, porque não sabem nem onde fica o Oiapoque.. Chuí então.. por isso abaixo eu postei o Brasileirinho.. tem gente que nem sabe o que é isso..
Uma pena.. penso o que será do Brasil se continuar assim..
Teremos como história... o msn, orkut.. ?
Pense nisso..
Sobre minha escrita ?
Ahh.. sou simples.. leio e escrevo com muita dificuldade.. mascarado eu ? Pode ser.. afinal de contas tenho me refletido em muitas pessoas..

"Só falta o chip na cabeça"


Chegou a hora da caça ? Mata-se princípios e passa-se por cima de muita gente para garantir o alimento ?

E outra coisa.. frases de efeito, as pessoas nem pensam mais.. elas pegam uma frase que expressa alguma coisa que sempre está relacionada a própria incapacidade de pensar e coloca-se no msn.. opaaaaaaaaa Tom.. não falo isso para todas as pessoas.. mas vamos usar o cérebro um pouco.. as vezes "serve"..




"Brasileirinho"

Primeira composição de Waldir azevedo - a maior expressão brasileira do cavaquinho, instrumento limitadíssimo, mas do qual conseguia extrair um som extraordinário -, "Brasileirinho" aconteceu por sugestão de um sobrinho seu, menino de dez anos: brincando com um cavaquinho que só tinha uma corda, o garoto pediu-lhe que fizesse uma música que pudesse tocar, nascendo daí, em 1947, a primeira parte do choro.
Ademilde Fonseca
Contratado pela Continental, Waldir estreou com "Brasileirinho", que rapidamente alcançou um grande sucesso, sendo escolhido para fundo musical da propaganda de diversos candidatos em campanha eleitoral na ocasião. Esta composição que lhe rendeu o suficiente para comprar um apartamento à vista, abriu-lhe as portas para a sua carreira, tornando-se peça obrigatória em seus shows. Na esteira do sucesso, Ademilde Fonseca gravou-o em 1950, com letra de Pereira Costa, acompanhada pelo próprio Waldir. Daí em diante, "Brasileirinho" seria gravado por dezenas de artistas, no Brasil e no exterior, podendo-se dizer que um espetáculo de choro não estará completo sem esta composição, de preferência no final.


domingo, 26 de outubro de 2008

Borboletas no estômago

(repostagem)


Ouví essa frase de uma pessoa.. amiga.. que tanto estimo e amo.. e fiquei pensando..como podem existir no mundo pessoas..que mesmo nos seus enfrentamentos diários..são lúcidas, sustentam o que dizem à qualquer tempo e momento.. sustentam os sonhos que cativam.. porque conheço várias pessoas que só vivem do oba-oba.. aprendí que se uma fada madrinha me abrir uma porta e com mel e jasmim tentar seduzir-me.. consigo hoje olhar nas profundezas da alma da pessoa..aprendí a observar: princesa ou ogra ?

E posso complementar que ultimamente tenho admirado muitas pessoas de verdade.. e também mulheres de verdade,guerreiras e batalhadoras.... e sou homem de uma mulher só.. e assim seja.. espero que logo esteja eu no aconchego quente de um coração cristalino.. e sempre disposto à triplicar todos meus sonhos e sentimentos em retorno à essa luz..

Não procuro um corpo.. aliás nada procuro.. porque sigo intinerante no meu caminho, firme do que quero.. firme dos meus passos.. coerente com meus erros.. tolerante com os erros dos outros.. mas sem perder mais meu foco.. e consciente que não terei todos os abraços, nem todos os sorrisos.. e que muitas vezes muitas coisas poderão dar errado.. mas consciente.. que posso mudar o rumo do meu navio.. ou meu barquinho.. e consciente que minha energia trará até mim as virtudes que procuro.. a vida plena.. e complementando que dos poucos amigos que a vida tem me presenteado.. são novos amigos que se tornarão antigos companheiros.. (Shalon)

Cuidado.. não entrem em encantamentos que não possuam sustentação de caráter ou firmeza de ação..

Então voltando à essa amiga querida.. quando disse-me que sentia umas borboletas no estômago ao ver o premiado pretendente a ser dono daquele coração e estômago cheio de borboletas.. pensei.. vale acreditar nas pessoas e olhar as vitrines em uma noite de natal, como se não houvesse amanhã.

Essa amiga.. amiga mesmo.. fico zeloso.. distante.. como um farol distante observando e torcendo para que ela encontre realmente alguém que goste de borboletas..porque prezo pessoas de escol.. e daria minha vida por essas pessoas..que ainda tem o brilho nos olhos.. e acreditam.. no brilho da estrela.. a vida vale à pena.. não importa.. pessoas valem à pena..

Sabendo que existem pessoas que acreditam em borboletas no estômago..não tenho como reclamar da vida.. e não deixar de tornar-me um dia, um dia.. um ser de luz..

PS.: Por essas pessoas que nos tornamos luz.. e por vezes feras, pois não mexam com meus amigos (as).. pois apesar da paz.. estamos sempre alertas. (rs)

Modo de usar (leia a bula ?)


Não dependa psicologicamente de ninguém para que você seja "feliz"..
Os relacionamentos vem e vão.. mas também podem ficar..
Poucos exemplos como de Dorival Caymmi com Stela Maris, ou Jorge Amado com Zélia Gattai.. entre diversos outros..
O que estraga os relacionamentos são as pessoas.. e suas manias, egoísmos, ignorância e promiscuidade seja digital ou outras..
Tenho notado o desespero de muitas pessoas em encontrar um relacionamento, como se vivêssemos o Day After das conquistas do coração..
Em primeiro lugar seja fiel à você mesmo.. com esse advento do msn, que abomino, a não ser para fins realmente úteis.

(como jogar conversa fora com amigos de verdade, e sem filosofia, é falar besteira mesmo, rir, brincar.. sermos sinceros.. o resto é firula)

Já comentei sobre isso.. a pessoa tem um relacionamento, mas mantém uma lista de 50 homens ou mulheres no msn, sendo que colocam o "codinome" de "amigos", mas no primeiro convite, de amizade não tem nada. Vivem falsos moralismos e perdem-se nas suas constantes buscas do agora tem que dar certo. O que tem que dar certo ? Vida é feita de momentos.. cada relacionamento seja ruim ou não, tem seus bons momentos e sua própria marca.
Fácil procurarmos culpados, sempre somos as vítimas.. enfim.. mas se analisarmos temos que soltar.. não ter medo e sinceramente.. não depender de nada e ninguém para que nosso psicológico fique bem.. e isso não é perda de sensibilidade ou capacidade de amar.. muito ao contrário.. você torna-se uma pessoa mais seletiva e vive muito mais cada momento, cada situação..
Mas se é feliz na promiscuidade digital, apenas não conduza para suas lides quem está em outra sintonia.. porque mentira não dura por muito tempo. (confesso que estou vacinado.. conheço os tipos)
É como se deixassem na geladeira determinados contatos para caso seus envolvimentos atuais não dêem certo, não percam esses tais contatos. Isso é podre.
Por isso, tenho notado que cada passo que dou.. cada não que digo.. cada tempo que ganho em não perder meu tempo com msn, orkut (mais) é um passo a verdadeira felicidade que é momento.. se você se ama.. se você cresce, é impossível que você fique sozinho.. mas você busca qualidade..
Ser mais um comum ? Rotina.. ? Nascer, comer, beber, beber, assistir apenas tv e morrer ? Não dá..
O gostoso da vida é essa liberdade em falar com quem quer falar, responder o email que quer responder ou não.. não perder tempo com bobagens.. sem deixar de respeitar o momento bobagem de cada ser.. e não deixar-se contaminar por pessoas ocas.. vazias.. e cruéis.
Não escrevo para agradar ninguém.. apenas quero dizer que a vida passa rápido demais.. vamos viver um pouco o toque, o olhar, a conversa jogada fora.. gestos de ternura, carinho.. não vamos ser escravos do orkut, msn.. e de relacionamentos virtuais.. saiba usar.

". Príncipe encantado não existe.. nem princesas.. podemos sim de acordo com o que fazemos e conduzirmos nossas vidas.. vivermos grandes e maravilhosos "momentos" inesquecíveis.. e assim.. talvez.. nos transformemos de sapos para .. quem sabe..

"Não procure relacionamentos se estiver carente.. poderá levar para casa o que não precisa"

Ps. Se esse texto serviu para você, psiuuuu.. silêncio.. olhe para os lados.. ninguém te viu ? Ok.. continue.. foi só um toque..

sábado, 25 de outubro de 2008

Senza Una Donna


La tua danza è stato un bene ..
Ho notato la bellezza e quindi candidamente che miscela sono diversi colori ..
Il tempo è stato un lieve aroma, un morbido tocco di sensibilità ..
E proprio dimenticare il mondo .. dimenticare il passato, presente e futuro possibile ..
Solo lì .. in quel momento e il secondo incentrato i miei occhi si .. la musica .. vedere i colori della musica come energia scintillant ..

Ilha da Coroa


As vezes é necessário esperar, matizar a vida.. os momentos e o próprio tempo..
São por vezes assim, devais assim.. nos teus pertences..
O que te pertence ?
A quem pertences ?
O que fazes assim desses seus devaneios ?
Por assim seja..
Viver de amor ?
Não creio que possas..
São assim nessas ilhas..
Ilhas suas.. só tuas..
Mentiras tuas..
Impuras ou puras..
O que interessa isso hoje ?
Nada mais.. nada mais..
São assim.. a festa acabou e vejo os copos vazios..
Apenas resquícios das vozes..
Resquícios .. meros feitiços..
Ou apenas o imaginário humano..
Não sei..
O que sei.. é que foi assim.

Obra em Progresso (Blog do Caetano Veloso)



FAROL DA BARRA

Pedras Portuguesas

QUE PAÍS É ESSE ?

- Será que um dia as gerações futuras conhecerão nossa história através de fotos ? Não é ser provinciano.. realmente o caos instituiu-se !!

(Tomiello)

Segue abaixo:

http://www.obraemprogresso.com.br/2008/08/17/bahia/

O prefeito de Salvador cometeu um crime ao substituir a calçada portuguesa do Porto da Barra por cimento e granito polido. Aliás, está cometendo. Obra em preogresso. Estamos em posição de apanhá-lo em flagrante e impedir o assassinato. O estilo cafona deve ser semelhante ao do que foi feito na Praça da Sé pelo governo municipal anterior. E o prefeito então era Imabssahy, que é, até segunda ordem, meu candidato para as eleições que vêm aí. Mas a Praça da Sé era, havia muito, um lugar destruído. Talvez tivesse sido desmoralizada quando se derrubou a Sé para facilitar o trânsito dos bondes, bem antes de eu nascer. O que ficou tinha se transformado num terminal de linhas de ônibus muito feio. A arrumação luzidia que Imbassahy admitiu que lhe dessem é vulgar e perua, mas sobressai a impressão de que alguém limpou a sala. Foi uma madame tola e inculta, mas cuidou. No Porto da Barra, pode ser que qualquer trato dê a impressão de ser melhor do que nada a algum comerciante austríaco que tenha um barzinho lá. Mas o Porto da Barra é um ponto nobre do urbanismo de Salvador. Precisa ser cuidado. Jamais desfigurado. A calçada portuguesa é tesouro nosso, de povos que falam português: são parte de nossa estrutura anímica. Em São Luís se mostrou que a recuperação de calçamentos com pedras portuguesas (que não precisam ser portuguesas, como o desvisado prefeito chegou a julgar) pode ser feito com firmeza e precisão. No Rossio, em Lisboa, também. Sei que em Copacabana (não na praia, claro, porque aí até a Dysney ia protestar) mas na Nossa Senhora) fez-se algo parecido. Resolveram atribuir ao tipo de calçamento os desconfortos que advêm de descuido e maus tratos. Rua com chão que parece shopping center também esburaca se não há cuidado. O Porto da Barra é uma enseada pequena e parece um anfiteatro perfeito para se ver o pôr do sol, ladeada pelos fortes de Santa Maria e de São Diogo. A balaustrada e as pedras portuguesas (ensombradas por árvores) complementam o equlíbrio estético de um lugar que é a praia do povo da Bahia. Um luxo cool e popular. Pois o prefeito está retirando as pedras portuguesas e já derrubou oito árvores! No dia em que morreu Dorival Caymmi, protesto (e conclamo baianos natos e opcionais a protestarem) contra essa ação estúpida. Vamos repor as pedras portuguesas.

| Assuntos: , , ,


  1. Tomiello disse:
    Outubro 16th, 2008 at 3:22 am

    Em relação ao assunto e sobre sermos ou não sermos tão provincianos, (SP) o fato não é somente a origem e sim a história, é preservação da história de um povo, o que independente do advento da tecnologia, ela é uma linha paralela ao advento da moral do Homem que é sempre Imoral, pois ao esbarrar-se nas volúpias da hipocrisia que submerge as suas falácias, essas esbarram na plenitude do materialismo que transforma os sonhos de muitos em resquícios e sobras do que um dia foi algo ou alguma coisa. Quando estive em Salvador, e na minha ignorância, ao defrontar-me quase de surpresa com o Farol da Barra, sofrí um choque profundo e uma forte sensação.. que bom.. sou brasileiro.
    Tomiello

Espelho meu..



Já aconteceu com você de uma pessoa te ligar.. e você não lembrar-se quem é.. mas sabe que a conhece e permite que a conversa role ?
Aconteceu comigo..
Aliás sempre acontece.. (isso quando deixo meu telefone ligado)
Quando comecei a prestar mais atenção nas pessoas isso começou a diminuir..
É que não gosto de conversar com personagens.. ou máscaras..
Quando quero algo assim vou ao teatro..
Mas a diferença é que no teatro você assiste e aprende alguma coisa..
Na vida real você pode ferir-se..
Lembro do diálogo mudo de Érico Veríssimo com seu espelho, na hora onírica em que ele passava pelo rosto o aparelho de barbear..
A idade lhe foge homem.. (?)

PS.: (mas nunca esqueço-me dos humildes e dos puros de coração)

Abaixo minha oração de cabeceira:

Texto:

Solo de Clarineta 1

Livro de memórias.


     O meu amigo mais íntimo é o sujeito que vejo todas as manhãs
no espelho do quarto de banho, à hora onírica em que passo pelo rosto
o aparelho de barbear. Estabelecemos diálogos mudos, numa linguagem
misteriosa feita de imagens, ecos de vozes, alheias ou nossas, antigas
ou recentes, relâmpagos súbitos que iluminam faces e fatos remotos ou
próximos, nos corredores do passado - e às vezes, inexplicavelmente,
do futuro - enfim, uma conversa que, quando analisamos os sonhos da
noite, parece processar-se fora do tempo e do espaço. Surpreendo-me
quase sempre em perfeito acordo com o que o Outro diz ou pensa. Sinto,
no entanto, um pálido e acanhado desconforto por saber que existe no
mundo alguém que conhece tão bem os meus segredos e fraquezas, uns
olhos assim tão familiarizados com a minha nudez de corpo e espírito.
Talvez seja por isso que com certa freqüência entramos em conflito. Mas
a ridícula e bela verdade é que no fundo, bem feitas as contas, nós nos
queremos um grande bem. Estamos habituados um ao outro. Envelhecemos
juntos. A face do Outro é o meu calendário implacável.
"Os cabelos te
fogem, homem" - murmuro-lhe às vezes - "Tuas carnes se tornas flácidas.
Vejo a escrita do tempo no pergaminho do teu rosto". - "E como imaginas
que estás?" - replica o meu reflexo. Acabamos consolando-nos mutuamente
com a idéia de que conservamos a mocidade de espírito. Mas até onde isso
é verdade? Encolhemos os ombros e passamos a outras considerações e
devaneios, enquanto o barbeador elétrico zumbe, e o incansável calígrafo
invisível continua no seu sutil trabalho de amanuense da Morte.



Erico Verissimo (1905-1975) - Natural de Cruz Alta, RS. Escritor de estilo simples, excelente contador de histórias, uma das grandes expressões da moderna ficção brasileira. Na sua maneira cinematográfica de apresentar as histórias, Erico Verissimo ampliou o romance, focalizando o homem contemporâneo divorciado da religião, na busca de uma solução nem sempre otimista. Filho de família tradicional, mas arruinada economicamente, exerceu várias atividades profissionais: foi ajudante de comércio, bancário, balconista de farmácia e desenhista na imprensa gaúcha. Viveu nos Estados Unidos, onde foi professor de Literatura Brasileira. Sua temática é tipicamente brasileira e, mais que isso, regional, gaúcha. A tentativa de recriação genealógica e social da história do Rio Grande do Sul atingiu seu ponto culminante na trilogia O Tempo e o Vento: O Continente, O Retrato, e O Arquipélago.

Plenilunio

Ontem caí..
Olhei o céu..
Meu corpo não mexia-se..
Dor não sentia..
Olhei de lado com muita dificuldade..
Parecia que estava deitado em um lençol todo vermelho..
Chorar não conseguia..
Levantei uma das mãos até a testa..
Sentia que poderia ter alí um corte..
Minhas pernas.. paralisadas..
Enfim.. não é todo dia que temos a oportunidade em sermos arrastados por uma escada..
Meu peso salvou-me.. e eu que estava de dieta.. (rs)
Não poderia imaginar que ter sido militar em Brasília na Guarda Presidencial, poderia permitir-me um fragmento de um instinto de defesa que me permeou o corpo que lutava inconsequentemente e irresponsávelmente pela vida..
Por vezes nos tornamos feras para enfrentarmos as feras.. ou as próprias feras (?)
Mas desses mistérios que não sei.. não conseguiram disparar contra meu corpo..
O sol da boa aurora.. queria ver-me..
Horas.. após ter sido abandonado naquele lugar horrível..
Sereno eu já estava apenas olhando o céu.. não sei como mas conseguí ver estrelas alí..
Repensei tudo..
Durante a madrugada após horas de abandono.. ainda houveram visitantes noturnos.. que levaram-me os calçados.. rs..
Não podia mexer-me.. e tudo olhava no silêncio de mim mesmo..
Plenilúnio indo.. aurora chegando.. uma boa senhora viu-me..
Derrepente coturnos.. cuidado, zelo, respeito.. e ví anjos da noite.. desses policiais que todo mundo critica mas não vê o quanto são humanos quando estão salvando uma vida..
Depois dalí.. dessa porta .. aquí estou novamente.. lapidado e recomposto.. (rs)
Isso nos aprimora..
Isso nos torna pessoas melhores..
O que vale é isso.. viver.
Mude sua vida.. assim como eu mudei a minha.. ainda dá tempo..
Não estou preocupado por quanto tempo ainda estarei na terra.. mas o que ainda poderei fazer.. para que esse mundo seja um lugar melhor para se viver..
Mesmo que de mim saiam apenas gotas.. gotas ..partículas e que no meu jardim eu consiga plantar apenas uma flor.. uma árvore.. se uma vida eu salvar.. já valeu.
Vem comigo ?

(quase 2 meses sem andar.. mas no final ficou tudo bem..fato ocorrido em Sampa)

Um lapso.. um passo.. uma matéria solta..

A tarde ficou para trás..
Parei na passarela e ví o prédio imponente.. uma simbologia do capitalismo..
A mala lotada..
Os sonhos turbilhando na cabeça..
No check-in, o tim tom de aviso dos vôos..
A voz lapidada e perfeita seguida de um inglês límpido..
O avião imponente.. aguardando-me o embarque..
Com lágrimas nos olhos do espírito, com medo e esperança de uma vida melhor..
Em minutos observava pela janela as esquinas que passei..
Pequenas de tão elas..
Alguns minutos depois observava o céu tão azul..
As nuvens..
O que seria de mim..
Não sei..
Meus pensamentos tão vivos.. tão sós..
Os sorrisos que deixei para trás.. aquilo me permitia a dor do encontro com as despedidas..
Apenas com os carinhos da turbina e as asas possantes que me conduziam por mim mesmo..
Entre os meus afins.. e nos meus horizontes..
No mergulho seu.. sentí a ausência tua.. nas mentiras desvalidas do teu ser..
Nas meras expectativas dos universos paralelos entre o real e o irreal..
Teu irreal sou eu..
O vento.. a revista que lí.. à bordo..
O suco.. que não tomei..
As pessoas que ví..
O solo que pisei.. o ar que respirei.. o mundo que conhecí..
As ruas que seguí.. como um ser totalmente fora de seu mundo..
Um estrangeiro.. um imigrante um itinerante.. um louco qualquer, um poeta, um comum, um rico, um pobre, um perdido ou um homem em busca de sí mesmo..
Entre só.. nos passos meus..
Saí pelos horizontes..
Seguí.. e você lá estava..
Na minha frente..
O céu de tão lindo.. o mar, há o mar..
Ví crianças nas ruas..
Ví uma linha paralela separando os desvalidos da sorte humana (?)
Deixei o pensamento de lado.. e apenas deixei fluir o sentimento mais nobre..
Pois seria a paixão morando na filosofia (?)
Parece que tive um encontro marcado..
Reticente.. como um susto.. saindo de uma rua qualquer.. notei na minha frente .. fora de mim..
Ví.. a Bahia de Todos os Santos.. na minha frente..
Parecia que nasceram asas em mim...
Sai pelas ruas.. sem medo.. sem receios.. sentei nas calcadas e enquanto havia espaço e corpo.. sentei-me com as crianças de rua.. e comemos em pleno Farol da Barra, "hot dogs", e notei que a própria situação te protege.. ou seja.. eu conseguí ver naquelas crianças abandonadas.. ternura quando com ternura são tratadas..
Acredito que de tão alegre que eu estava.. ria sozinho.. mesmo que triste por tudo o que mexia com meu coração..
Seguí e comecei a andar.. e andei.. andei.. conhecí pessoas..
Depois com conhecidos estive nas periferias.. fui conhecer de perto.. as linhas..
E sinceramente.. a vida passa rápido.. estamos aquí de passagem..
Uma jornada..
Um segundo no relógio do universo..
Somos o que fazemos.. o que exemplificamos..
Enfim..

Obs.: Pense na fera que irá lhe devorar (não permita ou permita.. melancolia.. sei lá ?) Mude sua vida, até o que não tem solução já está resolvido, por vezes com pedaços da vida.. com a dura.. semente.. quebre os pensamentos que não lhe condizem com suas esperanças.. mude.. mude de rumo.. mude de ar.. não temas.. enfrente.. enfrente-se.. aflição e coragem.. afastado da terra.. não pense na fera que o começa a devorar.. não permita.. não permita.. os anos irão se passar.. mas tenha a certeza.. que teremos novamente as esperanças nos olhos.. e a ternura de um cantador..

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Que susto !


Que susto !
Entrei em uma galeria de "arte" e achei isso !!
rs..

Por isso que ví um zumzumzum na rua.. ao sair da galeria olhe o que ví ..

Não está certo.. gosto do anonimato ! Sou uma pessoa simples gente ! Não precisava !!


Tudo bem !!
Irei falar à nação à noite !!




Eu me divirto !!

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Caos

Irei fazer alguns comentários aquí, sobre minha observação em relação ao caos que estamos vivendo na sociedade.
Uma imensa inversão de valores. Hoje mesmo fiquei pasmo ao ver que estão querendo instituir o "Seguro Sequestro", e isso vem lá de cima (SUSEP). Gostaria de saber que forças ocultas são essas que não resolvem de vez o problema do menor na rua ? Sendo que o país arrecada mais de 35% de tudo o que se produz ?
Também dos grandes nomes da cultura de nosso país ficarem pasmos e assustados quando o Pedro Cardoso citou e com razão sobre a banalidade da nudez ?
Enfim..
Ví também que o "Lindemberg", o sequestrador homicida, de Santo André, segundo sua advogada, está "chocado" com a perda da vida da menina. Esse tipo de notícia não deveria nem ser veiculado, daquí à pouco esse rapaz homicida vai ser chamado para dar entrevistas e fazer novelas.. grande exemplo para nosso país.. essa imprensa irresponsável que ví na cobertura do fato, a insensibilidade dos envolvidos, o cuidado e o zelo com os direitos humanos dele, sendo que o meu direito humano termina quando começa o direito humano do meu próximo. Coletividade pelo amor de Deus !
Está difícil, sinceramente, muito difícil. Tudo invertido, a vida humana não vale mais nada, se saímos nas ruas se olhamos para alguém, podemos perder a vida.. amanhã tudo continua e nos esquecem.. enfim.. todo mundo preocupado em conquistar seu carro novo, ou seu lcd, montar sua home teacher.. eu, eu, eu, eu.. cansei disso tudo.. Temos que mudar isso.. Nas religiões e na sociedade "cidadania".
Saúde ? Educação ? Periferias ? Berço de ouro sem cidadania, ensinando muitas vezes o filho ou filha a ser arrogante, não digo todos os casos, mas alguma coisa está fora da ordem.. fora da ordem.. social ?
Não é sentimento de revolta, é sentimento de vergonha.. eu estou com vergonha de ser "civilizado".. sinceramente..
E dezembro está aí, natal, ano novo, champagne, retrospectiva.. e vamos em frente.. afinal de contas.. enquanto não foi conosco, com nossa família.. estamos nos lixando não é ? (que vergonha gente)
Vou escrever e reescrever com calma.
É tanta firula, tanta hipocrisia.. que no fundo todo mundo está é preocupado em enxer a barriga nas cantinas italianas e tomar um bom vinho do que preocupados mesmo com o país e as crianças.

Toda nudez será castigada ?

Eu digo: Toda ostentação será um dia extirpada da face da terra.

Do que jeito que estou vendo como "estamos" tratando nosso planeta, sendo que a devastassão é muito pior, noto que não estão pensando nas novas gerações. É um desespero em conquistar lodos que parece que vão morrer amanhã, tem que ter, conseguir, fazem teatros, personagens, choram.. que gente, que povo !! Que ser humano, somos imagem de Deus ? Ele deve estar com "vergonha"..

(e digo mais.. prefiro meu cachorro)

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

terça-feira, 21 de outubro de 2008

Orkut e Eu (Repostagem)


Tenho notado que muitas pessoas.. são no orkut o que gostariam de ser no mundo real.. e não sabem utilizar essa ferramenta..

Eu mesmo gosto em fazer parte dessa rede de relacionamentos (meu perfil foi abandonado, não estou mais) e sei perfeitamente que atrás de máquinas temos seres humanos.. com tudo aquilo que ele carrega em sua psique..

Sempre quando termino de arrumar minha horta.. corro para a cidade e procuro uma dessas casas de internet.. e acesso esse tal de orkut.. não confunda com yagurt.. ou yakut.. isso me faz lembrar uma vez que uma conhecida lá do sítio me disse: - Tom.. eu queria que você me ajudasse a entrar nesse tal de "yakut".. eu ví no bigbódi.. uma pessoa dizer que é bão.

Mas existem pessoas que não sabem.. como eu disse.. utilizá-lo.. e até lí matérias à respeito que muitos relacionamentos acabaram ou se desgastaram devido à sua má utilização. E faço a pergunta que não terá resposta.. você sabe usar o orkut ?
O mais engraçado é que muitas pessoas, ao arrumarem namorados ou namoradas.. é um tar de deleta.. exclue..bloquea (a) .. ou quem é esse ? Quem é aquela.. tú tá mi traindo tatú.. acredito que amizades verdadeiras como já falei são inabaláveis e não terminam quando se está com alguém.. basta ter postura.. saber se portar..

Acredito que minha rede é pessoal.. mesmo com a impessoabilidade que nos deparamos em nunca termos em muitos casos ter ao menos ouvido a voz de alguns amigos (virtuais).. tento imaginar daquí à 100 anos.. agora postura.. é algo que admiro em um ser humano.. e noto que mesmo nessa miscelânea de tecnologia.. que podemos aprender algo com isso.. e na verdade é que possamos não somente nas experiências da vida, mas na experiência que as pessoas nos passam.. aprender com elas.. para que possamos nos tornar pessoas melhores.. Viva o Rei !!
"E um salve para o orkut é claro !"

Mãe Gentil





Muitas pessoas confundem que ser bom é dizer sim, sim.. ou ser bom é ouvir blá, blá, blá e manter-se de forma espirituosa..
Temos que ter a consciência que por vezes temos que agir como professores de um jardim de infância.. em outras como um oficial frente à um batalhão rebelde.
Vida é assim.. as pessoas fazem com você o que você permite que elas façam.. é muito difícil bem o sei manter a linha da ternura.. da tranquilidade quando somos chamados a luta.. o que me lembra uma das frases mais belas que temos em nosso Hino Nacional, lembra-se dele ? Aquí é tua terra.. tua mãe terra.. (em azul)

"Mas, se ergues da justiça a clava forte,Verás que um filho teu não foge à luta,Nem teme, quem te adora, a própria morte. "

É belo demais.. e digo mais.. nosso Hino não é somente um Hino.. é um Poema.. que podemos aplicá-lo também às nossas vidas..

Valorização de nossa terra.. desse país maravilhoso.. dessa terra tão gentil.. que nos dá oportunidades, liberdade, direitos em através do nosso livre-arbítrio desenvolvermos nossas próprias conquistas.. fazendo nossa parte.. pois é fácil colocarmos a culpa nos governantes.. se muitos em seu a dia agem como determinadas políticos que criticamos.. prejudicando pessoas.. mas longe dos holofotes.. nos bastidores da vida.. do dia a dia..

Existem pessoas que se você permitir lhe enganarão.. mentirão para você.. e ainda usurparão.. seja sua paz.. suas conquistas.. ou seja.. nem todas as pessoas estão na sintonia do que é princípio.. misericórdia.. respeito.. cidadania.. religiosidade.. preocupadas que são só com elas mesmas..

Pare de reclamar e desenvolva suas virtudes.. suas defesas.. em todos os campos que conseguir.. não seja joguete nas mãos de ninguém.. seja por falta de organização pessoal, ou passividade; e siga em frente.. problemas existem em todos os lugares.. e isso não nos cabe a passividade.. mas faça alguma coisa.. ou seja.. faça a sua parte.. pare de procurar culpados.. dê exemplo.. preocupe-se com a imagem que passa, com seus exemplos e passe isso sempre para um jovem.. um adolescente.. ou uma criança.. o trabalho é longo..

Somos livres.. já estivemos piores.. e note o mundo como um todo.. fácil ficarmos em casa com o controle remoto na mão.. a vida não é um controle remoto.. vida é ação..

palavras..


Faça um análise de sua vida.
Pare de procurar culpados..
Principalmente porque o que vale é o que você faz, o que você doou de você para o mundo, o que você procurou fazer para que sua percepção sobre o mundo, pessoas, seja mais aprimorada.
Não conviva com pessoas que possam tirar de você sua paz, ou o que conquistou no sentido de sua grandiosidade em relação as mais diversas conquistas em relação a esse mundo.
Pare de reclamar e procure agir. Não alugue os ouvidos das pessoas, se comentar algo, comente apenas uma vez.
Não permita que sua vida se torne uma mediocridade apenas para poder aproveitar o conforto que por vezes tem por manter uma situação em que você no fundo não é feliz, e que lhe trará doenças futuras.
Não deixe a vida te levar.. conduza-a.
Mesmo que tenha que tomar determinadas decisões, tome-as, não olhe para trás.. mesmo que essas decisões lhe faça atravessar por vales solitários por alguns momentos..
Não tema !
Até o que não tem solução já está resolvido.. cada ser tem uma percepção da vida.. uma janela pode ser visualizada em um dia de festa ou de tristeza.. a paisagem por muitas vezes é a mesma..
Pense antes de falar e procure compreender o outro lado.
E afaste-se de relacionamentos problemáticos ou situações em que o sentimento de posse pode tornar um desequilíbrio, enfim.. ninguém é dono de ninguém ou de nada.
As pessoas fazem com você o que você permite que elas façam.
Períodos da vida em que estamos em processo de reequilíbrio pessoal, de encontrar-se, de enfrentar por vezes coisas mal resolvidas do passado, faz parte da vida de qualquer um.. mas se você quiser avançar.. segue adiante.. sem medo.
Olhe o céu.. ouça os pássaros, ouça uma música.. converse com seus amigos e jogue conversa fora.. pegue um dia, vá até uma praia, ande descalço na areia.. (veja se não tem um vidrinho,rs)
Molhe os pés.. grite.. dane-se o que pensem de você.
Você ainda se preocupa com o que pensam de você ?
Dá muitas satisfações e fica justificando-se à toda hora ?
Hummmm.. vc tá com pobrema.. (sic) rs..
Enfim.. o que levamos dessa vida é a vida que aquí "levamos"..
Olhe o mundo.. não é um filme.. é real.. muitas coisas ainda não sabemos o que iremos passar..
Valorize-se..
Valorize os amigos que você tem..
Não feche portas.. abra-as (eu já fechei muitas)
E agradeça todos os dias por você estar tendo esse exato momento em respirar, viver, falar, ouvir.. sentir e ler isso.
Tomiello

domingo, 19 de outubro de 2008

Sem palavras !

Mais uma vez reitero que está no momento da sociedade pensar na coletividade e não mais na individualidade. Será que ainda teremos que assistir a morte da cidadania, pois se não educamos nossos jovens como poderemos ter um país digno no futuro; basta não ir muito longe, vá nas periferias, de qualquer cidade, seja ela grande ou pequena e note a quantidade de crianças que correm no meio dos veículos e muitas vezes vindas de lares totalmente desajustados.

Justamente na formação do caráter, na sua integração com a sociedade, eles são desenvolvidos em um ambiente que por imagens, apesar de não compreenderem os fatos, sentem.. e notam não somente a impunidade muitas vezes, quanto as injustiças sociais.

Seria necessário uma força política e uma coragem muito grande, desvencilhada de forma total da vaidade pessoal de cada um, do egoísmo, das honras ao mérito e pensar.. fome é fome, falta de acesso a cultura, educação, com barriga cheia é fato real. Noto que nos noticiários de tv, quando de fatos que exigem a atenção do país, muitos gabam-se de serem especialistas nisso, especialistas naquilo, formados em anos de faculdades tais, e com meu segundo olhar só consigo em muitos casos enxergar um verdadeiro abacaxi podre pendurados (olhar invisível) no pescoço de alguns, porque estão tão preocupados em aparecer na mídia e com suas próprias carreiras, mas não com quem de fato está em sangue e no leito de um hospital que poderia, (olha a velha frase) ser um filho, uma filha, ou nós mesmos.. então tomaríamos outro rumo.

Também em criticar-se as forças públicas, um professor fala a linguagem da educação, um advogado do direito, um polícial não pode ir atuar com a mesma paz de espírito que muitos outros profissionais o façam, reitero que acredito que os professores hoje também estão nesse patamar.

Temos que ter mais ação ! Tenho conversado com vários amigos e amigas que atuam na área da educação, e a grande preocupação do jovem do momento é mp3, mp4, etc, etc..

Éra do orkut, éra do msn.. informações tão rápidas e precisas.. palco para a elaboração de personagens, sendo que vejo muitos adultos que parece que voltaram a ser criança, com atitudes impensadas e hostís, envoltas em máscaras que procuram apenas atender seus próprios desejos.

Devemos saber o se passa com nossos jovens, de uma forma não rotineira uma forma de acompanhamento de vida.

São tantos absurdos que não acredito e fico decepcionado com o ser humano, seja ele detentor de altos cargos, porque castelos suntuosos e belezas extremas não me iludem em hipótese alguma.. temos que pensar na coletividade como eu disse.. se eu sou um risco para a sociedade eu tenho que ser tirado do convívio. Direitos humanos terminam quando começa o meu direito humano. Se o outro lado do direito humano (que tem a posse de tal) está colocando minha vida em risco, prevalece o meu direito humano.

Não tem sentido algum ocorrer um fato com um filho nosso e ver estampado no noticiário de tv a imagem externa de tudo o que acontece, como um circuito fechado de televisão aos dispor de um indivíduo totalmente desequilibrado, sem noção do que é cidadania, sem educação moral, espiritual que o seja, religiosa que o seja e cego.

Pena que existam ainda muitas mortes "anunciadas".. Tirar uma vida é tirar seus natais.. tirar seus sorrisos, sua forma de sentir o vento, a brisa, o toque familiar.. tirar uma vida é matar sonhos.. é tirar a noite de sono.. a possibilidade de amar e ser amado, é tirar o sorriso e fechar as ventas.

Então se tiramos uma vida.. é claro que devemos ficar perpetuamente longe do convívio da coletividade.. sou contra a pena de morte, mas acredito eu que se cortei perpetuamente a vida de alguém.. que a minha vida seja perpetuamente cortada também, no sentido de que eu deva ficar em cárcere privado. Perpetuamente.

Ou seja.. é inadimissível, tanta falácia.. tanto figuramento de letras, abuso de colocações jurídicas, sendo que é simples.. uma violência machuca.. eu mesmo fui vítima disso e sabemos que muitos desses locais onde não foram em muitos casos investido em educação e cidadania, moral, respeito.. existem alí vasos ocos.. vazios..

Mesmo em lares suntuosos, se não haver essa instituição de cidadania, e moral e acompanhamento de onde nossos jovens frequentam, com quem frequentam e onde vão não teremos paz no futuro.

Maioridade penal para 16 anos não vai resolver o problema, mas vai limitar, determinar muitas mudanças.. infelizmente sabemos que a violência é difícil de ser eliminada, seja no campo do crime, quanto nos desajustes familiares.. mas é abstrato, todas as medidas preventivas que tomamos não saberemos o resultados individuais, mas saberemos como um todo a redução de tanta coisa.

Enfim.. a reforma deve começar em cada família, em cada lar..

Por isso não sou contra as religiões nesse sentido, prefiro ouvir determinadas pessoas falarem besteira, do que saírem por aí matando umas à outras.

Hoje é meu aniversário mas nada tenho para comemorar.

Tomiello


"Que Jesus te abençoe querida Eloá, que você seja recebida por muita luz, amor.."

Não beijem o sapo (sapa)


O beijo é ..
Como uma inefável força que é capaz de mesclar dois sentimentos em um só.. como se dois seres transformassem duas energias em uma única energia.
O beijo tem que ultrapassar os limites do materialismo e desejos, como se fosse assim a verdadeira manifestação do que há de melhor no ser..
Um beijo não pode ser disposto em uma noite qualquer em um lugar qualquer com uma pessoa qualquer..
Um beijo é ..
A sensação mais nobre entre um homem e uma mulher..
A sensação de que tudo está novamente em ordem..
Sem apegos.. sem posses.. sem energias ruins..
A sublimidade quando nos tornamos um..

Universos paralelos !


Sentimentos..
Nobres.. quando sublimes nos tornamos.. começamos a observar com maiores detalhes o outro lado.. e desenvolvemos a tolerância em estender nossas mãos para as mãos que querem sair do lamaçal dominado pelas sombras do que se pensa que vive.. do que se pensa em viver..
Talvez pudesse usar uma camisa de força ou de vênus..
E assim nessas pudesse lhe beijar..
Vem comigo e sinta o que há de melhor em sentimentos puros e nobres.. sem apego.. sem cobranças..
Meus vinte anos.. Freud explica..
No mais estou indo embora..
Em paz estou indo embora..
No mais estou indo embora..
Em paz estou indo embora.. criança.. baby..
Vou-me..
Que perfume é esse, tal jasmim forte que me toca o coração..
Que sensação de vida é essa ?
Brisa vem, brisa vem.. abraça-me..
Vento vem.. vento vem.. leva-me ..
Povo marcado povo feliz..
Ohh.. vocês que fazem parte dessa massa.. que projetos ? Que futuro ?
Mostre sua coragem.. a margem do que possa parecer..
E ver que toda essa engrenagem.. já sente a ferrugem.. do teu ser..
Não seja feliz na mesmice do dia a dia.. não faça nada que possa um dia arrepender-se..
Tudo parece confortável..
Na vida dos que se acomodaram..
A velhice te absorverá Homem !
Não fiquem contando o que sobrou..
Não levem uma vida de gado..
Não sejam felizes como objetos que lhe transfomaram, dando lhe milhagas..
Não esperem novas possibilidades.. não deixem seu mundo se acabar..
As asas que você não tem não podem te limitar ao chão..
Abra seu coração e siga.. vem..
Venha e compreenda que felicidade é momento.. faça seus momentos.. seja você.. liberte-se..
Grite.. chore.. sorria.. dance.. ria.. fale besteira.. mas fique atento.. atento às suas próprias transformações..
Não sinta-se o centro do universo, você não é..
Não sinta-se seguro.. você nunca estará..
Seguro apenas se firme estiver em seus princípios..
Espalhe coisas sobre o chão de giz..
Não se torture com devaneios tolos..
Fotografias recortadas em jornais.. são fotografias recortadas .. são reflexos do que se foi.. ou se há de ser..
O toque, o respiro.. nada é inútil..
Seja, seja.. seja você.. amenize.. seja sublime..
Boa semana !

Obs.: Textos malucos ? Sim.. aquí é o universo paralelo ! Mas a linha tênue que separa os dois universos.. ou demais.. é a linha da lucidez, do amor e do que há de melhor do ser humano e para o ser humano.

O paraglide e eu



Quando senti meu corpo solto no ar. Senti o vento bater no meu rosto. Como um bebê em meus braços. Senti a força da vida e a capacidade infinita em amar. E sentir o universo. Senti a força da estabilidade da física, meu corpo solto, sem destino. Sem rumo. Sem um ponto certo para pousar. Senti assim meus deuses e meus demônios internos tornaram-se apenas resquícios de algo. Sendo que a sensação sublime desses universos paralelos. O céu. A terra. O mar.. O ar. O vento. A natureza. O Homem. Lembrei-me de quando ainda menino. Nas esperanças e temperanças. E na satisfação que eu tinha já aos sete anos em existir. Interagir com o universo ao meu redor e descobrir que poderia superar meus próprios limites. Enfrentar tais dragões. Por vezes misturar-me à multidão de forma a resguardar minha própria segurança dos fantasmas meus. Noites dias e tardes. Tenho observado assim as diversas nuances dos medos, das inseguranças de muitos. São assim. Amiúdes. São assim. Uma linha entre a dor e o amor. Vi sorrisos. vi sonhos. E morri e vivi por eles. Notei rostos que amei. Vozes que me tocavam o coração pelo simples toque das notas ao ar. Ao invisível. Aos meus ouvidos. Senti a capacidade infinita avançar rumo a esse embate. Esse posicionamento, essa escolha dos caminhos. A certeza dos passos e para onde devo seguir. Permitiu-me abraços e também despedidas. Poderia eu voltar atrás. Mas não mais poderia meu corpo já estava solto no céu azul.

A Terceira Lâmina


É aquela que fere

Que virá mais tranqüila

Com a fome do povo
Com pedaços da vida
Como a dura semente
Que se prende no fogo
De toda multidão
Acho bem mais
Do que pedras na mão...

Dos que vivem calados
Pendurados no tempo
Esquecendo os momentos
Na fundura do poço
Na garganta do fosso
Na voz de um cantador...

E virá como guerra
A terceira mensagem
Na cabeça do homem
Aflição e coragem
Afastado da terra
Ele pensa na fera
Que o começa a devorar...

Acho que os anos
Irão se passar
Com aquela certeza
Que teremos no olho
Novamente a idéia
De sairmos do poço
Da garganta do fosso
Na voz de um cantador...

E virá como guerra
A terceira mensagem
Na cabeça do homem
Aflição e coragem
Afastado da terra
Ele pensa na fera
Que o começa a devorar...

Acho que os anos
Irão se passar
Com aquela certeza
Que teremos no olho
Novamente a idéia
De sairmos do poço
Da garganta do fosso
Na voz de um cantador...

Heiá! Oh! Oh!
Heiá! Oooooooh!
Oh! Oh! Oh! Oh!

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Apite !!



Se você continuar a desenvolver sempre as mesmas coisas..

Viver sempre com os mesmos pensamentos.

Não começar a fazer as coisas de forma diferente, sua vida será sempre a mesma coisa.

Lógico que se és feliz com o modo de vida que levas.. não deve mesmo mudar.. mas se não está totalmente feliz com sua vida.. "apite".

Isso mesmo!! Apite !!

Começe a fazer as coisas de uma forma diferente das que costuma fazer, desenvolva novas habilidades e comece a visualizar as coisas sobre outros ângulos. A vida dá para você o que você pede para ela .. a vida.

Não sinta-se na obrigação de ser bonzinho todos os dias ou estar sempre sorrindo.. não sinta-se na obrigação em ter que ir em determinadas festas ou eventos, se naquele dia não está a fim.. seja você mesmo.. mas não torne-se um chato.

Amigos verdadeiros são como bumerangues.. você os solta.. se voltarem é porque são realmente seus amigos..

Procure acreditar mais em você e pare de se justificar procurando elogios externos de forma que possa assim ter certeza de que está no caminho certo.. o resultado de seus atos responderá para você.

Avança e segue adiante e comece a notar que muitas vezes atrás de muitas coisas que parecam ser reais para você são apenas contos.. objetos de personagens que por trás trazem o interesse de muitos que você nem sabe que existe.

Mude sua vida.. e apite sem parar quando necessário for de forma que possa assim manter-se na linha da lucidez quando necessário para que assim possa.. mudar sua vida..

Boas apitadas !!

Bye


Obs.: e pare de amolar as pessoas.. com seus problemas não resolvidos.. note que você vive em uma coletividade e os problemas sociais (que vc nunca tem culpa) são muito maiores se quando alguém te bloqueou ou não no msn.. me poupe.

O triste de mim ? não sei..


Segue assim nessa partícula diária de suas próprias ilusões..
O triste de mim não sei..

O que posso dizer é que ontem nos corredores de mim mesmo.. postei-me sobre as ventas..

E nas arestas que me restavam procurava assim o respiro profundo para que assim pudesse novamente postular; postar-me no que poderia ser assim.. do que pudesse assim ferir me nos empilhos que me tocavam..

Não há de ser assim..

Não há de ser por assim.. dizer o que não se poderia dizer.. apenas sentir..

Nesse refúgio interno procuramos escapes externos..

O triste de mim não sei..

São desses atos que lhe permeiam a alma..

Onde em seu refúgio ilusório encontrou suas próprias razões..

Justificativas bem o sei.. sobre a essência verdadeira do que se verdadeiramente é..

Assim segue a vida..

E a cada um seu próprio refúgio..

A cada um sua própria venta.. (Tomiello)

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Palco da Vida (Fernando Pessoa)

VOCÊ pode ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes, mas não se esqueça de que sua vida é maior empresa do mundo. E você pode evitar que ela vá a falência. Há muitas pessoas que precisam, admiram e torcem por você.
Gostaria que você sempre lembrasse de que ser feliz não é ter um céu sem tempestade, caminhos sem acidentes, trabalhos sem fadigas, relacionamentos sem desilusões.
Ser feliz é encontrar força no perdão, esperança nas batalhas, segurança no palco do medo, amor nos desencontros. Ser feliz não é apenas valorizar o sorriso, mas refletir sobre a tristeza. Não é apenas comemorar o sucesso, mas aprender lições nos fracassos. Não é apenas ter júbilo nos aplausos, mas encontrar alegria no anonimato.
Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver, apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise. Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história. É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis no recôndito da sua alma.
É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida. Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos. É saber falar de si mesmo. É ter coragem para ouvir um não. É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta. Ser feliz é deixar viver a criança livre, alegre e simples que mora dentro de cada um de nós. É ter maturidade para falar eu errei. É ter ousadia para dizer me perdoe. É ter sensibilidade para expressar eu preciso de você. É ter capacidade de dizer eu te amo. É ter humildade da receptividade.
Desejo que a vida se torne um canteiro de oportunidades para você ser feliz . . . E, quando você errar o caminho, recomece. Pois assim você descobrirá que ser feliz não é ter uma vida perfeita. Mas usar as lágrimas para irrigar a tolerância. Usar as perdas para refinar a paciência. usar as falhas para lapidar o prazer.
Jamais desista de si mesmo. Jamais desista das pessoas que você ama. Jamais desista de ser feliz, pois a vida é um espetáculo imperdível, ainda que se apresentem dezenas de fatores a demonstrarem o contrário.
Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo. .

Fonte: Blog gattors

domingo, 12 de outubro de 2008

A fada azul


Por vezes o que me acalma o coração e lapida-me ao caminho da luz, é quando compreendemos que os puros de coração existem !
O que me torna por vezes um diamante bruto em constante processo de lapidação é quando olho o luar e noto uma fada, uma fada azul..
Essa mistura de cores, sonhos, sons, sentimentos e amor.. é o dínamo que nos mantém vivos..
Que nos mantém como viajantes nessa longa jornada em busca de nós mesmos..
O que vale na vida são os sorrisos, os sentimentos que deixamos, que fizemos florescer.. e que se refletiram na lua íntima de cada um nos seus mais profundos sonhos..
Ficaria eu, horas observando esta imagem.. uma mensagem subliminar de que a vida vale à pena, quando aprendemos realmente a viver.
Somos todos reflexos uns dos outros e interagimos com a natureza que nos rodeia.. e temos ainda a jóia mais nobre que é a capacidade de amar..

sábado, 11 de outubro de 2008

Gosto dos que se mantém simples..


Gosto dos que são simples..
Que são o que são.. e que gostam de olhar os pássaros no céu..
Gosto dos que ainda não foram "contaminados" pelo verme da hipocrisia ( e não permitem-se)..
Gosto dos que são chamados de ignorantes, mas que na maioria das vezes são mais sábios, porque sabem realmente o que é viver..
Gosto dos que não sabem escrever, não que eu saiba.. e dos que moram em casas simples.. mesmo que em palacetes, mas com a simplicidade de coração.. porque também há os que orgulhos carregam em casebres físicos e não se tornam diferentes dos que criticam.. apenas não tiveram a oportunidade em estar lá para também pisarem..
Gosto na verdade dos simples de alma..
Gosto dos que amam a vida.. e ainda acreditam na recuperação do ser..
Quando eles mesmos estão ainda perdidos em suas estradas íntimas.

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

A pobre escrita

A convivência é uma difícil arte a ser elaborada com o tempo, quase sem prazo, quase sem tempo e com perdas.
A questão não é pensar ou permitir-se ser algo que não é quando você faz parte de todo o contexto do que por vezes aponta.
A tempestade em copo dágua por vezes nos relacionamentos acaba gerando situações que nem perto existiam quando se fora cogitado sua existência. É quando eu digo sobre a necessidade de amadurecimento e o desenvolvimento em passar a enxergar de fato as coisas como elas realmente o são, sem colocar "chifres" na cabeça de cavalo, quando esses não existam.
Gerando-se assim um cenário inexistente que passa por vezes a interagir com a realidade criando-se assim uma devastassão gigantesca na vida de muitas pessoas.
E o triste de tudo isso é que muitas vezes só acordamos mesmo após termos exercido tais desastres em nossas vidas isso quando não o fazemos nas vidas dos outros e muitos que nos amam. (em muitos casos)
Esse egoísmo é o que combato, todos os dias, seja em mim, seja aonde possa eu combater nos outros.
A grande preocupação do eu quero, eu sou, só para mim.. só eu.. um amor para mim.. eu sou o melhor, eu sou.. ou seja, quando muitas pessoas pararem de pensar que são o "centro do universo" e abdicarem de muitas vaidades destrutivas procurando assim descerem um pouco de seu palco, e observarem que as outras pessoas também são pessoas como ela e tem ideais, sentimentos, desejos, talvez tornem-se assim novamente mais humanos.
Existem pessoas que como sempre digo, resolvidas profissionalmente mas no campo dos sentimentos agem como jovens totalmente imaturos e até pior, pois são tão insaciáveis como disse acima, que saem destruindo tudo pela frente.. pois estão desesperadas em encontrar a grande satisfação da felicidade na terra que nunca encontrarão como um todo.
A grande insatisfação humana, insaciabilidade, faz com que muitas pessoas não se contentem com as conquistas que já lhe fazem presença na vida.. e querem mais e mais.. destróem sonhos e ainda continuam suas vidas como anjos de candura na terra, mas a justiça sempre enxerga.. o olho de Deus sempre vê ! Podemos esconder dos Homens.. mas a consciência é como uma lâmina que tudo observa como um corte certeiro da verdade.
Geralmente muitas pessoas são totalmente humildes que até nos toca o coração, quando são visitadas por dores, quando precisam de alguém que em outro momento de sua arrogância passariam por cima sem pensar duas vezes, enfim.. quando as pessoas tem um objetivo ou uma necessidade que dependam de outras.. tornam-se mansas.. pacíficas e extremamente humildes. Após conquistarem o que desejavam, viram algozes crueis.
Pois no silêncio de seus falsos sorrisos e palavras dóceis que não saem do coração, trazem consigo mesmas grandes rancores, mágoas e vales de vingança interior do eu perdoo, mas quero distância, eu perdoo, mas a vida vai ensiná-lo, então não perdoou nada.. aliás eu estive pensando se eu tenho comigo um grave defeito, que é esquecer (eu) as mágoas, ou o que me fizeram.. não consigo levar ódio no coração, defeito ? Bom não sei.. mas tenho o livre-arbítrio em mudar rumos.. você não precisa conviver se puder, mude de rumo, o planeta é grande.
É onde eu me identifico com o Cristianismo e não vejo em outras filosofias que é o espírito de misericórdia, compaixão, em quando sua mão pode abrasar, ela amansa.. ela ajuda o outro a levantar-se.
Nada vale seus diplomas.. ví um caso esses dias de uma pessoa que depende de fraldas, e não consegue ir nem tomar banho, está totalmente em posse de seus dotes morais, intelectuais, e lúcido, mas com um câncer de medula em estado avançado.. ou seja ele está atravessando o vale da morte e uma morte lenta. E tinha títulos, muitos bens, e uma arrogância maior que ele.. segundo ele mesmo diz.
Porque somos assim ?
Só tiramos os enfeites dos olhos quando sofremos ?
Depois de termos prejudicado tanta gente com nossa arrogância, magoado outras tantas.. e nossas ações ferindo sem parar ?
Posicione-se.. pense antes de fazer as coisas.
Se estiver em um compromisso com alguém e está no orkut por exemplo, se exigir que a pessoa mude modos, mude seus modos você também. Pois traição moral machuca e o que vc faz aquí.. você paga aquí.
O que você não quer para você não faça para os outros.. e se errou, corrija e tente não cometer novamente os mesmos erros, pois a palavra fere.. Eu mesmo em dezembro fui praticamente (quase) trucidade em um assalto, escapei, senão não estaria aquí.. e posso dizer que dali em diante minha vida é outra vida.. e porque só acordamos na dor ?
Enfim.. hoje estou mais humano na escrita.. rs..
Uma pobre escrita..
Bye

domingo, 5 de outubro de 2008

O que estou lendo !


Uma Breve História do Mundo

Gênero: História
Editora: Fundamento

Um balanço da fantástica saga da humanidade, magistralmente compilada desde seus primórdios até os frenéticos dias em que vivemos. É como ver a paisagem pela janela de um trem em movimento, afirma Geoffrey Blainey, um dos mais aclamados historiadores da atualidade. Sem jamais perder o foco, Blainey vai mais além: descreve a geografia das civilizações e analisa o legado de seus povos. O leitor deve se preparar para uma viagem inesquecível: saberá como eram as noites dos primeiros nômades; testemunhará o surgimento das religiões; questionará a carnificina das guerras e acompanhará a ascensão e queda dos grandes impérios. Uma Breve História do Mundo vai entrelaçando a história de um povo a outro, de forma didática e vibrante. Distante de formalismos, o livro instiga e envolve o leitor página por página, levando-o a conhecer e interpretar melhor os fatos que nos levaram aos dias de hoje.

*. Esse texto retirei do blog: http://viciadosemlivros.blogspot.com; um dos maiores acontecimentos na internet nos últimos tempos, foi o nascimento desse blog.

Recomendo ! Essa é uma das asas que eu gostaria de ter !

Só sei que foi .. assim.


O aprendizado contínuo tem sido por vezes um bálsamo, no sentido de começarmos assim a enxergar as coisas com uma percepção muito maior de quando estamos envolvidos com nosso orgulho e vaidades.
Em outras épocas poderia eu tentar ouvir os pássaros, poderia eu tentar ouvir o som do mar, mas estava focado em ouvir o que vinha de dentro da minha cegueira, envolvida nas vaidades das conquistas (medalhas) que adquiria na sociedade, como se fosse mesmo que de forma anônima, superior às outras pessoas. 
Como se tudo que ouvisse já soubesse e como se eu pudesse assim prever os passos das pessoas, antecipando os acontecimentos, o que na verdade éra apenas o resultado dos próprios pensamentos que eu emanava, e os meus defeitos que eu enxergava refletido nas outras pessoas.
E na construção de castelo em areia, exigia comportamentos, conhecimentos, diálogos certos e maturidade à todo momento.
Em reflexos notei por vezes de forma inconsciente, até onde dentro da minha pequena compreensão, pode chegar o ser humano. Mas esse limite estava nos meus próprios limites de cegueira em relação ao mundo e as pessoas.
Como se não ouvisse mais as pessoas, porque as enxergava como bonecos, que apenas exerciam de forma mecânica o tagarelar, mas não condizia nada de como realmente agiam no dia a dia, ou na total falta de firmeza nos próprios passos, mudando de rumo ao bater do primeiro vento.. e causando destruições (no sentir) por onde passavam.
Muitas vezes conquistando esse ou aquele conhecimento, eu achava que não éra mais humano; não humano como os humanos, a preocupação constante com as conquistas do conhecimento (e ainda existem) éram tão fortes em mim, que separavam-me dos desertores do conhecimento e me mantinha com repulsa em relação aos arrogantes, que detinham tal conhecimento, mas éram podres como frutas abandonadas nas sargetas..
Qual seria então a resposta para o bem viver ? Em lides religiosas, um colega, ou um conhecido tentava-me incutir suas verdades, que não tocavam meu coração, devido as bases muito sólidas que possuo em relação aos meus princípios morais que são totalmente infinitos em relação à qualquer dogma, o que me aproxima de certa forma mesmo como um ser inferior a certeza de que tudo o que o Homem não explica me deixa uma gota de esperança de que tudo não vai se perder, na morte do cérebro.
Bom, aprendí que o que vale mais são atitudes, atos, exemplos e que se o conhecimento não caminhar com a simplicidade de observar um simples cão em um parque e naquele momento olhar as pessoas como se fosse eu parte delas.. e sou.. não teremos vida.
E viver é a simplicidade em sí, que não tenho, pois isso é uma virtude que tento adquirir. São tantas exigências,  a análise constante da personalidade de quem quer que seja, através de diálogos podem encerrar por imediato uma relação comigo, pois é um defeito grave. Não consigo ser personagem.. e não consigo mais viver de sonhos.. mas adoro o vento no rosto, adoro a boa música, adoro a boa companhia, a presença de uma mulher do meu lado, no toque, no olhar, no perfume, tocar seus cabelos e sentir o aconchego e o meu braço em seus braços.. e também adoro brincar com um cachorro, ouvir os pássaros que aprendí.. o mar.. a cachoeira, o pescador, o horteiro, e também observar pessoas que ainda em amadurecimento atravessam caminhos que já percorrí.. e assim.. procuro viver. 
Bom.. mantenho as responsabilidades e certeza do que deva ser feito e o foco, mesmo que machuque, não é desviado por nada; mas existe um outro lado que é não ligar para mais nada..(coisas pequenas) e deixar a vida seguir seu rumo através da melhor utilização do livre-arbítrio, o resto com sempre digo é balela ! (blás, blás, blás)
Bom domingo à todos.. e boa eleição.
Tomiello

Obs.: Quando deixarmos de pensar que somos o centro do universo e pensarmos antes de falar com as pessoas, procurar compreendê-las (sem passar a mão na cabeça) nos colocando do "outro" lado, com certeza iremos evitar muitas dores, desencontros e deslealdades.