O teu passado já passou. Foi-se.
O teu futuro está intacto!
É como um tapete limpo aguardando seus novos passos.
Feliz 2010 à todos!
Tom Capella
Textos para quem precisa e esteja realmente disposto a sair da convivência da grande hipocrisia que circunda o mundo. Aqui falamos de assuntos sérios, obviamente que não teremos tantos leitores. Tambem não temos a pretensão da verdade, mas estamos longe da hipocrisia e da mentira.
Sendo o ser humano um ser de relacionamentos e um crítico por natureza. Insatisfeito por egoísmo. Vítima quando na verdade muitas vezes é o algoz propriamente dito. Não percebe que no relâmpago que é a vida o que vale é o que ele cultiva no campo dos bons relacionamentos e na paz que conquista de forma gradativa no seu dia a dia.
Paz é para poucos.
E paz por vezes é a felicidade que tanto almejas.
Quando você posiciona-se na vida. Poderá ser confundido com ou rebelde. Poderá por vezes fechar portas que pensou estarem abertas. Mas na verdade as abriu.
Abriu não portas, mas comportas para novas possibilidades e avanço no campo não somente do conhecimento da vida, como no aprendizado contínuo e superação dos problemas que por hora parecem gigantes mas são pequenos, porque nascem no campo do egoísmo e da mediocridade mesquinha do ser humano egoísta por vezes.
As atitudes sempre dizem mais que as palavras. Somos aquilo que demonstramos no dia a dia, através de atos, pilares, princípios bons ou não. Palavras perdem-se ao vento quando não são permeadas de sinceridade, autenticidade, firmeza.
Muitos vivem uma vida de vítimas. Coitados de plantão, negativos por natureza, colocam suas frustrações em tudo que vivem ou tocam. Reclamam o dia inteiro e tornam a vida dos que lhes compartilham o dia a dia, seja marido, mulher, filho ou filha um inferno.
Outros ao bem do silêncio não tomam as atitudes necessárias por vezes com medo de saírem da zona de conforto ou terem que enfrentar as mudanças, vivem pelos cantos em um sofrimento interno, jogando o que tem de mais precioso fora que é a própria vida.
Porque nós temos tempo de validade aqui. Salvo a religiosidade de cada ser, nós partiremos.
Não permita que pessoas que não abastecem o campo dos sentimentos por nobres virtudes, envenenem seu coração.
Posicione-se e avança!
Segue adiante e estabeleça tuas metas. Por vezes determinadas fases que passamos na vida é apenas uma chuva.
O tempo sempre soberano acaba por vezes colocando cada coisa no seu devido lugar.
Tom Capella.
O ser humano é como um “iceberg”.
Mostra apenas 10% do que realmente é.
Poucos são autênticos!
Outros ao critério em dizer a verdade, não pensam antes de soltarem seus petardos venenosos, sem terem a noção exata do terreno em que pisam ou das destruições que geram no campo dos relacionamentos.
Doentes de plantão. Mentes vazias e focadas somente na matéria ou nos objetos, sem a compreensão que o que vale são as boas virtudes, atitudes de amor, carinho e em não somente serem conquistados, mas em conquistar.
Uma grande maioria das pessoas, independente em que grau estejam na vida, não ocupam a mente procurando a evolução pessoal, a transformação diária em suas virtudes, adquirindo novas virtudes e pré-julgando situações, fatos e pessoas sem conhecê-las.
Lobos em pele de cordeiro, sustentando verdades no limite do que enxergam, quando o universo é infinito.
Outras vivem pertubando outras pessoas e colocando a culpa em doenças que não existem, apenas para encobrir a maldade que por vezes possuem e a sagacidade em não permitir que muitos que são obrigados a conviver com elas em terem a paz.
Tem veneno na língua, ferem, machucam depois chegam com rostinhos de anjos, colocando a culpa em neuras que não existem e tentando agradar com uma mesa farta, sem perceber que a fartura maior está na beleza da alma, no gesto de amor e carinho. (sincero)
Outros acabam sendo vítimas de uma simbiose que não lhe permite a liberdade, a paz e a tranquilidade que almejaram após anos e anos de trabalho.
Julgam. Pisam. Analisam. Tiram conclusões de outras pessoas sem as conhecê-las. Sem saber a história de vida dos outros e sem perceberem que além de serem conquistados, devem também conquistar. (reiteramos)
Devem também fazer sua parte para serem amados.
São esses os resultados de grupos que se encontram para julgar e falar mal de ausentes.
Atire a primeira pedra se você não tem pecado ou se não foi vítima por vezes das dores do mundo!
Muitos batem no peito e justificam seus atos. Outros confundem amor com posse.
Não é quem cria que é mãe ou quem gera que é mãe.
“Mãe é aquela que dá amor”. Mas isso é para poucos.
É aquela que compreende a condição de mãe, mas respeita o limite dos filhos. E vice-versa. Mas aceitar frustrações e agressividades seja em que campo for e de que lado for é inaceitável.
Pois se não temos paz, não temos o direito de tirar a paz dos outros.
O que comumente acontece. Depois colocam a culpa na idade, sem perceber que boas virtudes e ato de amor, não envelhecem.
Ser mãe é para poucos. O que vale não é se você frequenta essa ou aquela instituição, é a tua conduta, o teu caráter é como você age não somente nos ambientes que frequenta familiares ou não e sim, tua responsabilidade perante a sociedade, a coletividade que você convive.
A grande maioria dos seres humanos vive uma depressão muito grande, agressividade no lar, palavras ao vento, sem perceber que muitas vezes quem bate esquece, mas quem apanha jamais esquece, porque as feridas piores são as feridas do coração.
Egoístas. Mentes desocupadas e negativas. Vêem o mal em tudo. Julgam. Precipitam e destróem relacionamentos e julgam uma verdade permeada em hipocrisisa e egoísmo. Por isso acabam sós.
Faça tua parte. Não prove nada para ninguém. Prove para a tua consciência. Mas quem vive no bem, não precisa provar nada porque ele já é uma continuidade da sua conscientização humana na terra.
Aos porcos ao que é dos porcos e aquele que julga o sapato furado, a solidão.
Porque por vezes por não enxergar perde-se a grande oportunidade em ser amado, querido e fazer parte de uma nova éra de amor, união e espírito fraterno.
Muitas vezes quando pensamos que analisamos é quando nós estamos sendo analisados, por nossa postura, conduta e principalmente não somente pelo amor que queremos ou pensamos receber, e sim no amor que estamos dispostos a doar.
E a doação, a sinceridade é para poucos.
Tom Capella
Somente na tua força e na tua fé você avança. Mude as pedras da vida e toca com a tua esperança.
Mesmo que teus pés sangrem, acredite você vai vencer.
Vida é uma colcha de retalhos de pequenas vitórias. Dores são boas porque nos mostram o melhor de nossas almas.
Nós já somos ontem. E nem percebemos isso. O que vale da vida, da sua vida é o que você vive.
Viva a vida sem depender de outras pessoas, naquele sentido só seu, do que buscas lá fora o que tens aí dentro.
Eu acredito na vida, jamais eu desisto nem um pouco de mim. Então minha voz tão suave por vezes tão forte lhe diz, vença a vida.
Dê um grito que sempre estarei. Sempre estarei aqui, na ausência presente orando por ti.
Tom Capella.
São tantas histórias que fico olhando no céu.
Observando essa testemunha silenciosa de tantos acontecimentos.
Nem tão belos nem por vezes tão serenos. Tudo passa, com uma uva, passa.
Mas passe com elegância, com nobreza de espírito e com firmeza.
Pois mesmo que vc não queira o tempo já está mudando tudo para vc. Aproveite então cada momento e transforme teus dias e verás tudo diferente.
Da dor e do amor, sempre tão próximos aprenderá vc a seguir no equilíbrio.
O melhor de vc é sempre o que de melhor vc esteja disposto a mudar, a doar.
Escolha quem lhe convive a vida, não seja uma vitrine e cuide do que tens.
E do que tens é o que lhe vale a alma, nos teus mais nobres sentimentos e das tuas virtudes que vc renova, como portas que vc constrói para que possas assim de fato mudar tantas coisas em tua vida e principalmente em tí.
O que tens feito de tua vida?
Tom Capella.
Dê seu grito na vida quando você precisa mudar.
Posicione-se sempre na vida e não tenha medo de olhar para frente.
Segue adiante e pare de achar que está tão sozinho (a), acredite por favor, em você e permita seguir sempre em frente.
Da tua vida só você sabe o que é melhor para tí. Se tens medo de mudar.
Mude antes que a vida mude tudo para ti. Faça de teus dias um manifesto verdadeiro de novas mudanças.
Eu acredito em vc e sei que vc poderá vencer. E de pequenas vitórias se faz uma vida cheia de momentos.
E dos momentos tão belos, tão tristes e sinceros se faz um história.
Tom Capella.
Se de melancolias tenho assim aprendido a transformá-las em alicerce.
Mesmo assim nas noites geladas ou nas tardes intermináveis, dos medos e aflições, assim tenho feito minha própria estrada.
E das estradas que passei, senti sair virtude de mim. E das virtudes me fiz um
Eu gigante. Me fiz um Eu grande. Me fiz um eu simples, por vezes escondido. Mas sempre um Eu.
Um ser integrado com a realidade das coisas, consciência da minha presença no universo e consciente a cada novo dia de minha passagem rápida pela vida em relação aos milênios passados e aos milênios que possam ainda acontecer.
Disso tudo compreendemos sempre que por vezes deixamos de viver a vida por coisas tão pequenas quando na verdade nosso tempo é o verdadeiro e real tesouro que temos, que desperdiçamos e de nossos templos (nosso corpo) que não cuidamos.
Cuide de sua mente, cuide do que falas, cuide de sua alimentação, mas nunca se esqueça que a alimentação da alma é a q verdadeiramente irá lhe suprir das carências tuas no campo dos sentimentos
O grande mal do século além do egoísmo e falta de fé envolvida nas conquistas materiais e ilusórias que são passageiras é o vazio que as pessoas encontram no dia a dia.
Muitos realizados profissionalmente ou com a sua vida no básico resolvida como moradias, alimentação, mas sem a moradia ou o alimento da alma com o aconchego de um lar.
Isso porque buscamos o preenchimento de nossas vidas em lugares que nada tem a oferecer.
Amizade, sentimentos são vias de mão-dupla. Somente damos valor ao bem quando nos defrontamos com o mal ou a dor.
A fé quando inabalável enfrenta tudo, tempo, vazios, perdas, e assim cria os pilares mais fortes e indestrutíveis das nossas melhores virtudes. Solte um sorriso. Vença o mundo.
Eu venci o mundo.
Tom Capella.
Determine em sua vida o que buscas de fato e saia do campo das palavras.
Crie uma dinâmica e pague o preço para as mudanças necessárias.
Amigos escolhemos, família toleramos e nos transformamos sempre e a cada dia no campo individual de cada um de nós.
A vida por vezes é como a janela de um vagão de trem ou carro.
Pessoas, acontecimentos, caberá sempre a cada um de nós saber interagir.
Ao final tudo passa e nós somos ontem.
O que vale de fato são os sorrisos mais sinceros e a firmeza de caráter.
Tom Capela
A questão de aprender a viver é quando compreendemos que a conquista da paz interior dependerá sempre de nós mesmos.
Muitas pessoas vivem vidas instáveis e em desequilíbrios ou momentos de estabilidade que se rompem na primeira adversidade, porque muitas vezes o que permeia a intimidade do ser é o egoísmo. Em querer mais receber do que doar.
Tudo isso impregnado muitas vezes pelo preconceito, sectarismo seja religioso ou não e a não aceitação do que é diferente.
O ser humano vive constantemente uma busca, em seus vazios, anseios, buscas, complemento, mas o que vale sempre é a simplicidade de um momento sincero, singelo e autêntico!
Tom Capella
Persistência é uma coisa.
Teimosia é outra.
Quando compreendemos que devemos mudar a nós mesmos e não aos outros.
Quando essa compreensão nos permite a tolerância em relação ao tempo de cada um. É quando a firmeza nos abastece as novas possibilidades.
Cada um vive seu próprio tempo na linha das próprias transformações gerando mais dor individual ou vida plena.
Mas mesmo uma vida plena se constituiu através de encontros e desencontros e a forma que encaramos isso e o que fazemos disso para nossas vidas.
A libertação pessoal em relação aos dogmas, preconceitos, egoísmo, materialismo fútil, é o que realmente nos permitirá galgar novos voos, novas paisagens e aproximação de outras energias positivas. A cada um sua própria venta.
Tom Capella
Quando você compreende que você não é o centro das atenções, e que a vida segue seu próprio rumo sem que você esteja presente ou não.
Você compreende que o que faz a beleza do mundo são as diferenças de culturas, conhecimentos, erros e acertos.
Não existe castelo que sobreviva no alicerce da ilusão. Pessoas muitas vezes vivem de seus próprios momentos e esquecem que a base maior na consistência daquilo que você realmente é são seus atos. Blá, blá, blá passa.
Você pode me conquistar temporariamente com o que diz, mas suas atitudes podem fazer com que você me ganhe ou me perca.
E assim seguimos cada um no compasso pessoal da vida. Atitude, dinâmica, respeito às idéias, diferenças, crenças, é o que realmente dirá muito de você.
Tom Capella
Mil novecentos e setenta e três
Tanto tempo faz que ele morreu
O mundo se modificou
Mas ninguém jamais o esqueceu...
E eu, sou ligado no que Ele falou
Sou parado no que Ele deixou
O mundo só será feliz
Se a gente cultivar o amor...
Hey irmão, vamos seguir com fé
Tudo que ensinou
O Homem de Nazareth...(2x)
Reis e rainhas que esse mundo viu
Todo o povo sempre dirigiu
Caminhando em busca de uma luz
Sob o símbolo de sua cruz...
E eu, sou ligado no que Ele falou
Sou parado no que Ele deixou
O mundo só será feliz
Se a gente cultivar o amor...
Hey irmão, vamos seguir com fé
Tudo que ensinou
O Homem de Nazareth...(2x)
Ele era um Rei
Mas foi humilde o tempo inteiro
Ele foi filho de carpinteiro
E nasceu em uma manjedoura
Não saiu jamais
Muito longe de sua cidade
Não cursou nenhuma faculdade
Mas na vida Ele foi doutor...
Ele modificou o mundo inteiro
Ele modificou o mundo inteiro
Ele modificou o mundo inteiro
Ele revolucionou o mundo inteiro...
Hey irmão, vamos seguir com fé
Tudo que ensinou
O Homem de Nazareth
Muitos procuram os títulos. Os benefícios. Os louros das conquistas. Mas poucos estão realmente dispostos a sujar-se de lama quando necessário no caminho rumo a essas conquistas.
Muito mais fácil viver na sombra dos outros.
Viver de desculpas e dentro de um crivo de razão sem merecimento de crédito.
Muito mais fácil as buscas mais fáceis. A grande maioria desiste na primeira dificuldade ao enfrentar os verdadeiros embates que lhe permitirão o respiro suave e verdadeiro do chegar lá.
Perdem muito tempo procurando quem os prejudicou. Quando foram vítimas. Porque a vida não deu certo. Porque vivem infelizes se podiam ter sido felizes.
E na verdade nós fazemos de nossa vida um inferno astral ou não.
São nossos pensamentos. Nossa inércia e falta de coragem em mudar por vezes até porque temos interesses que nos amarram em situações penosas e que na verdade nos matam aos poucos.
Nosso egoísmo devastador.
Nossa falsa sensação de donos da verdade, quando em verdade a verdade é o que você é, como você age. Sua postura. Teus pilares. Atitudes e conscientização em relação à sua própria vida e pessoas.
Você exclusivamente é o responsável pela tua conquista ou por tuas derrotas.
Procure mudar tua vida. Use teu livre-arbítrio. Mude de bairro, cidade, país se preciso for. Mas aproveite teu tempo.
Afinal de contas, nós já somos ontem.
Tom Capella.
Em muitos momentos de nossas vidas atravessamos determinadas fases, como se uma mudança de chão, de ares, de sentimentos, de vibrações, de maior tolerância e compreensão das coisas.
Em outros momentos despertamos uma sensibilidade muito mais apurada em relação ao que realmente deva ser compreendido na mais sutil forma do ser.
Aquele momento em que o sentimento de compaixão nos envolve no campo pessoal do amadurecimento.
Cada um atravessa sua própria história, permeada pela cultura própria que lhe cabe. Cada olhar uma janela. Cada ser um mundo. Cada mundo uma experiência, uma história e assim a humanidade segue em seu livro manuscrito por dizeres de ouro, outras de sangue.
Pontue teu tempo. Analise se realmente o que você vive é o que busca. Busque as oportunidades e deixe de procurar a felicidade e sim a satisfação pessoal em bons momentos.
Somos o que pensamos, mas obtemos muito mais resultados quando realmente agimos.
Tom Capella
Existem medidas que você pode tomar em sua vida no sentido de que possa assim longe da hipocrizia que ronda os relacionamentos seja em que campo for, profissionais, pessoais ou outros, na utilização de máscaras de ovelhas, proteger-se!
Pessoas ingratas sem sentimento ou que estão permeadas por uma artificialidade dão sempre sinal dessa deficiência de caráter. Caberá sempre a você determinar até onde certas pessoas poderão chegar em perímetros particulares de sua vida.
Existem muitos lobos disfarçados em pele de cordeiros e vítimas, que na primeira oportunidade das conquistas materiais mostram a verdadeira face.
Ingratidão, frieza, egoísmo, falsidades, mentiras, mas vivem com a bíblia na mão, de forma demagógica e galgados na ignorância da não compreensão verdadeira que o que vale são as atitudes, é tua conduta não somente perante seu próprio umbigo, mas aos que rodeiam e principalmente aos que nos estenderam as mãos.
Caberá sempre a cada um desenvolver o olhar certeiro para que possa assim proteger-se desses seres de voz serena, mansa mas com corações vazios.
Por isso nunca tenha pena, dó de muitos que alegam sofrimento na vida, porque Deus não dá asas às cobras, e muitas vezes quando você abaixa-se para ajudar alguém assim, ao virar suas costas se não estiver imune, eles lhe imundiciam a alma com o veneno da traição.
Segue adiante e compreenda que bonzinhos o mundo está cheio, precisamos de homens justos.
Tom Capella
Obs.: Muito cuidado com muitos que dizem Senhor, Senhor, e vivem com a religiosidade ou religiões como estandarte, falam uma coisa, mas suas atitudes são sempre focadas para o egoísmo e a si mesmos.
Contradizem o que pregam por aí. Lobos vestidos em pele de cordeiro e ingratos de plantão, sabem pedir, pedir, mas nunca ou quase nunca sabem doar de si mesmos ou apenas cumprir o que prometem.
Irônicos por natureza, quando necessitam descem a humildade ao extremo, quando no cumprimento do que pregam, fingem-se de mortos e mostram que não compreendem.
Mas ao fundo sempre compreendem e muito bem.
Mas por conquistas materiais matam e morrem.
Mostrando a verdadeira face do que os levaram ao buraco uma vez.
A esses o desprezo e a compaixão, porque dessa vida somente levaremos o que de melhor possamos semear.
Não podem dar o que não possuem, amor e respeito aos que lhe estenderam as mãos.
Não merecem nem um pensamento.
Por isso, segue sempre adiante e afasta-te dos hipócritas e dos vasos belos por fora, mas por dentro cheio de rapina e iniquidade.
Qual o seu título? Teu número? Tua história de rotina? Os problemas de rotina?
A segunda versão de sua vida que sempre observou do lado de cá!.
Aquela vida que sempre tentou viver mas não teve coragem em sair da sua zona de conforto ou se acomodou na própria incerteza em não acreditar na tua capacidade em mudar.
Anos. Tempo. Passado.
Paixões. Medos. Tristezas. Sensibilidade e exposição de sentimentos.
Mas de fato o que você busca? O que você busca de você nas pessoas? Teus sentimentos! Teus projetos! Teus sonhos? Sexo apenas?
O que preocupam-se com você de fato. Você? Objeto? Satisfação? Medos?
Bom! Você sabe de você!
Antecipe-se, uma hora o tempo antecipará você!
Valorize-se e compreenda que muito mais do que a presença de um homem em sua vida, busque um companheiro. Parceiro.
Os opostos não se atraem no campo dos sentimentos.
Tom Capella
Se você ainda se surpreende com as pessoas!
Talvez você seja um peixe fora d'água.
Se você ainda acredita nas pessoas. De fato você é diferente.
Mas se você não acredita mais nas pessoas, você ainda continua muito diferente!
Se você não tem fé. Você de fato é diferente!
Se você tem fé, então você continua diferente!
“Sempre seremos diferentes uns dos outros.”
Tom Capella
Que silenciem os sinos dos que atuam nas arestas e nas mentiras!
E que silencie todos os que dizem que você não conseguirá!
Nós criticamos a violência nas metrópoles (eu fui vítima) mas não vemos como essas pessoas foram criadas, o ambiente em que se formaram e de que lares desajustados foram vítimas.
Não justificamos, mas muito pouco é feito para que as coisas mudem de fato, sem que saiam dos discursos perfumados e que substituem as ações.
Algumas pessoas vivem nos enviando mensagens de sabedoria, mas não permitem de forma alguma qualquer manifestação de idéias que sejam contrárias as suas próprias idéias ou conceitos.
(muitas escrevem de fato do coração)
(ou preconceitos)
Todos os livros já foram escritos! Foram escritos?
Viva e deixe viver, as diferenças sempre devem ser respeitadas!
Não queira pregar nada aos outros que não aplique a você mesmo.
Atitudes sempre falarão mais que palavras.
Tom Capella
Muitos pensam que todos os livros já foram escritos. Que todos os poemas já foram declamados. Que todas as músicas já foram cantadas. Que todos os sonhos já foram sonhados. Que todos os grandes nomes já foram escritos em manuscritos de ouro e que todos os intelectuais ou reis da escrita e da sabedoria já foram coroados.
O que as vezes acaba criando redutos, limbos, becos onde nós que aqui estamos e por vós esperamos, vivemos dessas migalhas por vezes ou de fragmentos.
A pior vaidade é a vaidade intelectual ou quando você através de tudo o que já leu, viveu e pautado em sua cultura pessoal, repudia qualquer manifestação de cultura, de conhecimento ou de nascimento de novas sementes.
Sejam elas apenas sementes que nunca irão florescer.
Mas são sementes.
Deixe-as tentar florescer!
Tom Capella
“E se não observássemos a beleza dos astros, se não nos emocionássemos com os poemas, se não viajássemos com o encanto dos livros, se não ouvíssemos as músicas e as cantássemos juntos, seriam assim como pérolas desertas e solitárias.”
Preserva-te contra a tua soberba.
Afasta-te dos teus egoísmos.
E que dessa paz faça-se a ponte. E dessa ponte seja ela balizada nas melhores virtudes dos bons princípios humanos.
Segue então você no teu caminho. Sacode tua poeira e jogue ao chão o que não lhe pertence. Liberta-te do ódio ou da mágoa.
Esquece as frustrações e não permita que delas faça um castelo de dor.
A cada novo dia repensa sobre tua conduta. Sobre você mesmo e o que de melhor fizestes na construção das tuas pontes.
Acenda tuas luzes para que possas assim por vezes observar o avanço das sombras.
O tempo não volta. E nós já somos ontem.
Tom Capella
Por vezes das suas amizades, no âmbito da aceitação, privas você do que acreditas para não debater com aqueles que não lhe permitem a tua fé ou tuas crenças. Em receio de não ser aceito cala-se para preservar tais amizades.
Amizade ou companhia?
Por vezes amamos os que nos desprezam. Batemos palmas para os que não concordamos ou toleramos o que não condiz com nossos princípios talvez por algum interesse ou até o que se refere à sobrevivência.
Muitas vezes vivemos em desertos. Falamos aos surdos. Amamos as pedras. Choramos lágrimas secas e silenciosas.
Por vezes não consegues criar novas possibilidades em tua vida, talvez penses que o peso das tribulações são o que tens em escolha definitiva para seus dias.
Mas pode sempre criar o elo da liberdade, o elo que lhe permite criar novas possibilidades. E compreendendo que nunca teremos tudo, nem todos os abraços, nem todos os sorrisos, não seremos completos porque nossa jornada é infinita nas descobertas do universo, nos sentimentos, nas virtudes, na dor e no amor.
Tom Capella
Para todo homem sensato. Para todo homem justo. Para esse o peso. A carga mais pesada em seus ombros do senso de justiça e clareza das coisas.
O homem respeitável não se expressa por meio dos holofotes e sim no silêncio daquilo que realmente sustenta o seu caráter.
Tom Capella
Se de tua insensatez ainda se fere com as falhas humanas. Se dela nada podes esperar. Não das falhas. Mas das intenções. Poucos realmente cumprem o que prometem no campo das palavras. Poucos ainda são de fato sinceros quando lhe observam e fazem cantar as palavras.
Poucos realmente sentam na tua mesa, tomam da tua água e ainda lhe querem um tanto bem.
Insensato o homem que confia no homem. Mas sábio o homem que tira proveito das boas virtudes. Que consegue enxergar o supra-sumo das boas intenções exercidas. Não na militância da caridade e sim na espontaneidade em saber que poderá fazer com que a coletividade avance. Cresça. Progrida.
Seja justo!
Não há pastor sem rebanho. E não há rebanho sem pastor. Seria apenas um grupo de rebeldes ou selvagens perdidos.
Como não há amor sem doação. Não há amizade em mão única e não há amor entre duas pessoas sem equilíbrio e sem ponte que possa fazer ir e vir o que de melhor temos.
Assim, preserve-se sempre que possa da dupla face de muitos que ainda não compreenderam que personagem verdadeiro é aquele que somos realmente nos bastidores da nossa consciência.
Tom Capella
O que seria então dos brilhos teus, se dos meus olhos ou de outros, não te observássemos?
O que podes você esperar dos Homens? O que podes você depositar em confiança naqueles que são falhos?
E daqueles que lhe batem as portas todos os dias querendo que lhes ouçam. Mas de você nada querem ouvir?
Ou dos que levantam bandeiras e mais bandeiras, mas nem sequer querem saber das tuas bandeiras?
E nesse sectarismo, nessas vaidades intelectuais, sendo que muitas vezes levam-se anos e anos em cima de conceitos pré-concebidos e rótulos permeados por preconceitos, racismos, diferenças, onde todo aquele que não pensa como nós é banido?
Justamente o que faz que esse dínamo se mova, que essa fábrica de conhecimento avance, são justamente as diferenças.
O respeito pelo conhecimento do outro, por onde ele já conseguiu chegar. O respeito pelas idéias alheias. Enquanto muitos intelectuais, catedráticos, letrados, não saem de suas tumbas solitárias, egoístas, egocêntricas, apenas apontando o dedo para aqueles que ele julga serem inferiores ao que já acumularam em conhecimento. Ou que não pertencem as suas castas que em verdade são como matilhas de cães.
Mas até o cão tem seu valor, porque ele cumpre seu papel de cão na terra, quando muitos homens igualam-se a selvagens disfarçados em seus carpetes ou possantes.
Viva e deixe viver!
Tom Capella
Assim como alguns animais precisam subir até a superfície para respirarem. Sou daqueles que precisam ir até o Farol da Barra para respirar, olhar a Baía de Todos os Santos, sentir a brisa no rosto e assim reverenciar a presença de Deus.
Tom Capella
Algumas pessoas perguntam-me porque nunca respondo ou porque estou sempre ausente.
A resposta é:
E como disse um grande sábio!
“Palavras até me conquistam “temporiariamente”, mas com as atitudes:
Ganham-me!
Ou perdem-me!”
Tom Capella
Não fique dependente de fantasias que não expressam a realidade do que você realmente busca para você.
Na segurança das madrugadas e vagando de site em site noites adentro nos MSNs da vida, se não sabe utilizar dessa ferramenta, o cuidado é necessário para que não acorde do lado de um sapo ou sapa.
Muitas pessoas querendo navegar pelas estrelas acabam caindo nos precipícios dos pesadelos.
Felicidade se constrói sobre alicerces. Sobre verdades e atitudes. Não há árvore má que possa produzir bons frutos. E não há árvore boa que possa produzir maus frutos.
Muitas pessoas solitárias acabam por vezes vítimas de suas próprias carências e ficam à mercê de pessoas inescrupulosas e mentirosas que vivem um mundo de fantasias e nesse jogo da sedução ou da malandragem, acabam por ferir pessoas que realmente acreditam e sonham em realizar-se.
As vezes mais vale uma boa noite de sono, do que um cochilo no computador muito mal dormido e pasme, baseado em mentiras.
Bom, a cada um a mentira que queira acreditar!
E depois cada um colhe o sonho ou pesadelo que buscou para si.
Tom Capella
Eu hoje tenho paz. Eu dou paz. Eu recebo paz!Sempre teremos no campo individual problemas existenciais, por vezes, preocupações em relação a sobrevivência, os sonhos, a ética, o preço de manter-se na ética em relação as conquistas materiais, mas teremos a guarida da consciência tranquila.
Nessa extensão de minha personalidade, noto o quanto simples sou.
Um homem simples.
Na simplicidade em achar que sou ou que poderia ser algo além do que se é.
E das culturas minhas, que foram desenvolvidas ao longo das calçadas do Bixiga.
Sinto então que nos meus mais vastos sonhos, procurei deixar de ser simples.
Foto: Fundação Jorge Amado – Pelourinho – Salvador-BA
Por alguns momentos pensei ser de fato alguém longe da singeleza passando a ser um título.
Uma rara nobreza de ser alguém que “se não é”.
Ou se tentou ser.
Do meu lado simples, conheci então apenas uma mistura de momentos.
Se das dores minhas posso então dizer que são como as cores mais belas ou mais tristes dos que não são simples.
Tenho então construído assim meu próprio auto-retrato.
Tom Capella
“No que me toca então já que sou ‘ontem’, permito-me então ficar no meu próprio esquecimento e assim recolher-me nas cinzas retornando à terra o que é da terra”.
O que realmente vale, são os amigos.
Reserve um dia somente para você! É quando você se respeita. Tire o medo de sua vida sobre coisas que nem aconteceram e que talvez nem acontecerão.
Tire esse dia para preservar seus pensamentos de tudo o que é produzido externamente de forma negativa e que você não permita o acesso.
“Acess Denied”
Foto: Ela tem 80 anos. Ela sonhou. Ela fez.
Tire um dia para você para andar de bobeira. Compre algo para você pode ser algo singelo.
Dê um sorriso. Treine e encontre um. Mas verdadeiro. Guarde as máscaras em casa. Ou jogue-as longe e você. Por vezes a vida ou a necessidade da sobrevivência nos transformam em vários personagens.
Faça uma viagem se possível. Abrace de verdade e ouça mais as pessoas. Acredite! Elas tem sonhos como você.
Acredite em você!
Eu não desisti de mim.
Não desista de você!
Tom Capella
Seu Dedé é daquele tipo de ser humano que parece que Deus fez e jogou a forma fora.
Daquele tipo de colaborador em uma empresa ou equipe que na sua simplicidade além da competência e sabedoria nos pequenos atos de simplicidade, nos ensina através do tempo o quanto não sabemos da vida.
Seu Dedé é daquele tipo que prefere calar-se do que emitir uma frase negativa sobre algo ou alguém. Sonhador. Homem de fé, simples, humilde e professor.
Mesmo sendo injustiçado ou subjulgado na vida, prefere por vezes retirar-se e tocar sua vida nos sonhos que acredita.
Um artista em sua arte e acima de tudo um amigo.
Quando aprendermos na vida que sermos um pouco do Seu Dedé em alguns momentos é a nossa verdadeira salvaguarda e nossa sabedoria em ter a certeza de que nossa vida foi construída em alicerces.
Tom Capella
Um dos maiores estados de paz que o homem pode encontrar é quando ele compreende que não é o dono do mundo.
Que é apenas uma folha perante os bilhões e bilhões de vidas que por aqui já passaram.
Seremos apenas resquícios do passado no decorrer e avanço do tempo.
Filhos crescem, pessoas que amamos partem.
Preciosidades que guardávamos se desfazem.
E nós sempre estaremos de frente a nós mesmos, no espelho de nossa consciência.
Em um mundo de diversidade, em culturas diferentes, pequenos universos, onde o homem ainda delimita superioridade pela posse, pela conta bancária, o que não corresponde por vezes ao saldo moral, perante a sociedade em que vive.
Outros de tão insistentes em pregar suas próprias crenças, esquecem que crença maior está no exemplo, na conduta e não nas sombras da sociedade e nas margens do ato predatório de sobrevivência ou da pregação vazia.
Pensam que enganam. Mas muitos enxergam no escuro. Pois conseguem perceber atitudes e não discursos perfumados.
Todos os dias vemos alguém querendo nos converter, mas não observam a própria conduta e poderiam aplicar melhor o tempo, não sendo bonzinhos, porque não existem bonzinhos e sim sendo justos. Corretos.
Afinal de contas muitos querem ser ouvidos, mas nunca estão prontos para ouvir ou em aceitar aos outros ou realmente compreenderem que o que faz o mundo é justamente a diversidade em culturas ou religiosidades.
Afinal de contas tem muito ateu por aí que possue conduta moral muito melhor que muitos que pregam discursos que não se sustentam pois são cheios de rapinas e podridão.
Não jogue sua vida ao vento. Ele poderá te levar onde você não queira.
Não conviva com pessoas por mais que você ame, que só lhe sugam, vampirizam o que tem de melhor, realidades ou sonhos.
Amor e amizade se sustentam em atitudes e são como uma estrada de mão-dupla.
A cada um seu próprio tempo, mas não percas você do seu tempo com pessoas que vivem na jactância do que pensam que são mas não passam de seres oprimidos e fracos. (moralmente)
A cada um seu amadurecimento e sua libertação em relação as portas que permite-se fechar ou abrir.
Afinal de contas nossa prestação de contas sempre será no campo íntimo de nossa consciência; espaço esse pessoal e único em que conviveremos com nossas boas virtudes ou nossas piores melancolias ou pesadelos.
Nunca se esqueça! Está cheio de gente por aí que não criam nada, não se esforçam nem para se levantar da cadeira para ir atrás dos próprios sonhos, vivem na sombra dos outros, ingratos de plantão e que se você bobear ainda tiram do que você tem e ainda revertem a situação dizendo que você não foi bom para eles.
Entre! Fique a vontade! Faça seu show!!
Não seja bom.
Seja justo.
Faça a tua parte e procure em primeiro lugar ajudar a você sem confundir isso com egoísmo.
Somente quando você estiver pronto, estará apto a ajudar alguém, mas ajude na coletividade, em um asilo, em um orfanato, mas sem ser piegas e não saia dizendo a quatro ventos e batendo no peito o que fez.
Se formos justos já estaremos fazendo muito pelo mundo; tem muito bonzinho por aí atrapalhando tudo.
Tom Capella
Deixe para amanhã o que você pode fazer hoje! Não lute pelos teus sonhos e nem por teus objetivos! Fique vivendo às margens do que você sempre sonhou para você e caminhe pelos rodapés da vida, ou na sombra das outras pessoas.
Quando encontrar alguém ou algum conhecido fale de todos teus projetos.
Conte toda tua vida. Nunca diga não quando alguém lhe pedir algo que não possa cumprir.
Nunca dê um abraço forte nos que você ama ou nos seus idosos, afinal de contas somos eternos.
Quando chegar em algum lugar nem olhe direito para as pessoas e cumprimente-as apenas para cumprir uma condição de educação.
Afinal de contas você sempre é o principal centro das atenções, ou é sempre superior ou melhor que as pessoas. (principalmente os que não pensam como você)
Cerque-se de pessoas sangue-sugas e ingratas. Não leia nada. Não busque a evolução e alimente-se sem critérios.
Não se preocupe com o que acontece com teu país, tua comunidade ou com as pessoas do teu convívio. Afinal de contas o que importa é tua zona de conforto pessoal.
Mude a cor de teu rosto de uma serenidade para uma cor vermelha de ira quando alguém não concordar com o que você pensa ou não acredite nas mesmas coisas que você.
Afinal de contas a tua opinião sempre é a que prevalece.
Alimente teus pensamentos com negatividade e sempre culpe as pessoas por coisas que só dizem respeito a você mesmo no que você permitiu acontecer ou errou.
Viva do passado!
Sempre encontre justificativas para a tua falta de coragem em lutar de verdade por aquilo que sempre quis ou acredita.
Reviva sempre situações e pessoas que não lhe fizeram bem na vida e se aproveitaram por vezes da sua falta de maturidade em determinados momentos de tua vida.
Acredite que você possa comprar o céu, (sic) sem melhorar o que você realmente é.
Fale mal das pessoas pelas costas. Não guarde segredos. Ore apenas para que tua conta bancária melhore.
E tenha certeza que agindo dessa maneira você não precisa temer teus inimigos ou aqueles que pensam ser teus inimigos ou os inimigos da sociedade.
Você já estará muito bem acompanhado por você mesmo.
Tom Capella.
PS.: Anote teu número de telefone e ligue para você mesmo sempre que puder.
PS.: 2 Paz é uma conquista pessoal e o único real e verdadeiro tesouro que levaremos para a posteridade.
No momento em que você realmente decida o que você busca em sua vida, no momento em que tenha analisado a estrada em que já passou, os momentos em que já viveu, as pessoas em que você acreditou (fora os que acreditaram em você e você falhou) e até sonhou e com o tempo viu que era farelo, areia; nesse momento em que você enxugou tuas lágrimas, em que se posicionou em relação ao que verdadeiramente buscas, você já deu início a uma nova era para sua vida.
Passado é passado. Deixa o passado no passado. Analise sempre agora os novos caminhos, as pessoas que lhe conviverão a vida, seja no campo pessoal ou profissional.
Não acredite em tudo o que lhe dizem, não acredite em todos os sorrisos, mas não perca tua fé nas pessoas que realmente valham a pena e acredite sim, nos que verdadeiramente são sinceros e autênticos, com o tempo você descobrirá.
Diz um ditado de sabedoria que mesmo que estendas tuas mãos, você devas antes checar aquele que também lhe estende as mãos, de forma a não se enforcar no gesto da hipocrisia.
As pessoas em sua maioria nunca mostram o que são realmente, acredite e por vezes de sua bondade você não enxerga a maldade do outro.
Acredite, considere, respeite, mas sempre esteja alerta para o que realmente mostra o que um ser é: Conduta.
Não existe mentira que se sustente por muito tempo e as pessoas costumam mostrar quem são realmente quando estão longe de você e o tempo sempre mostra.
Mas cuidado em não deixar isso a própria sorte, porque quando você descobrir já possam ter feito um estrago em sua vida e seus projetos.
Lembre-se!
Relacionar-se é uma arte. E a destreza é a tua proteção.
Rejeite 9 verdades, mas não viva uma única mentira que poderá causar-lhe um desastre seja no campo profissional ou pessoal.
Mas isso é para poucos.
Não permita que o mal movimente-se pelos bastidores de forma a destruir tudo o que você construiu.
Seja organizado, planeje e tenha sempre em mente que se tiver o controle de tua vida, dificilmente poderá esse mal lhe destruir, pois você não dará a ele chances. Ele deverá ser muito ágil.
Cuidado com as máscaras pois relacionar-se é uma arte como dissemos, mas cuidado para não fazer parte do jogo da hipocrisia.
Transite entre os hipócritas se necessário for, mas enxergue no escuro.
Nem sempre o que sai do seu coração é o que reflete no coração das pessoas.
Afinal de contas o que vale na somatória final de nossa consciência e do que presenciamos são de fato as atitudes.
Essas sim poderão dizer quem são e o que somos nós, perante o espelho de nossas almas.
Disso ninguém escapa!
Tom Capella
Da saúde de tua alma é assim a fonte que você busca através dos tempos no que lhe tange a felicidade.
Nunca te esqueça de que hoje possa ser indubitavelmente teu último dia na terra. Assim como hoje é o início de uma nova vida para muitos que chegam, hoje foi o último dia para muitos que aqui viveram.
Amaram, choraram, construíram, destruíram, avançaram, aprenderam e assim de uma forma ou de outra deixaram suas marcas por aqui.
Retira de tua frente o véu que lhe encobre as possibilidades de enxergar a vida com outros olhos. De forma que você possa assim libertar-se dos dogmas e conceitos que muitas vezes lhe impossibilitaram em seguir em frente.
Liberta-te do ódio, do passado e do pré-julgamento de situações que já nem mais representam em nada para a tua vida.
Muitas vezes trazemos conosco ódio, rancor e mágoa que somente nos fazem mal. Nos tolhem as novas possibilidades de vislumbrar um mundo novo.
Desenvolva sempre que você possa, uma harmonia de forma que realmente atraia para você o que você busca muitas vezes em seu coração, mas não consegue atrair, porque seus pensamentos estão focados para o que é negativo.
Cuidado com a ilusão dos bens provisórios e estabeleça limites entre o teu ser interior em relação ao que pensas que domina no campo da matéria, visto que quando em sua campa, tudo ficará para outros.
Aprenda a amar baseado em virtudes e não apenas em aparências.
Não acredite em tudo que lhe falam e nem caia nas lábias de um sorriso, observe atitudes.
Mesmo teu pensamento sendo como um cavalo selvagem onde você diz, senta e ele se levanta, procure filtrar e elevar teus pensamentos para situações úteis, afastando de você tudo aquilo que não lhe pertence e lhe suga tuas energias. A cada um sempre será dado segundo suas obras.
Ame. Respeite, Ao doar algo, “cheque”.
Observe de fato se o que estás fazendo de bom serve realmente para a edificação de alguém ou de algo.
Mas nunca se esqueça que ao manter a saúde de tua alma, de teus pensamentos e tuas atitudes, será então a garantia maior de tua paz interior.
Tom Capella
Tendo em vista que somos ontem.
Tendo em vista que podemos através de nosso livre-arbítrio efetuar uma grande mudança em nossas vidas quando necessário.
Tendo em vista que só “depende de nós”.
Notamos o quanto o ser humano tem regredido moralmente e em sua vida levando uma rotina artificial, pautando sua felicidade em conquistas de pequenos ossos que um dia deixarão por aqui.
(esse é o Pedro)
A cada novo dia temos mais consciência que desse mundo não poderemos pautar nada mais além do que os bons momentos.
São tantas idéias, religiões, religiosidades, questionamentos, dúvidas, guetos e falsos profetas.
Fora os intelectuais de plantão com seu egoísmo arrogante e vaidade, essa pior que um câncer.
A simplicidade no trato por vezes tem sido a filosofia maior e verdadeira de que o que vale de verdade são os pequenos, esses, gestos de amor e sinceridade.
O resto é balela.
Tom Capella
(Sub-título: Nunca te vi sempre te amei!)
O grande brinquedo do mundo adulto tem sido hoje as novas possibilidades tecnológicas. Onde a velocidade da informação consegue atravessar o globo em segundos.
Vemos nos sites de relacionamentos como o orkut entre outros, os palcos, onde os anônimos podem tornar-se reis e rainhas.
Alguns de tão desesperados (as) em mostrar que conseguiram seu grande amor, colocam as fotos dos relacionamentos.
Tive por curiosidade em alguns casos acompanhado alguns desses perfis.
(não nos referenciamos à todos)
Em janeiro vi algumas fotos com o grande amor de algumas pessoas, alguns meses depois, pasme!
“Outra foto com outro grande amor, meses depois, “outro””.
Muitos não preocupam-se nem com a imagem que deixam no ar, e a ponta do iceberg do quanto anda os desequilíbrios particulares e problemas mal resolvidos.
Mas se gostam de agir assim, que ajam.
As pessoas trocam de relacionamentos na velocidade em que trocam de roupas.
A grande depressão humana avança de tal forma em que se torna uma arte quase que predatória conquistar uma companheira ou um companheiro.
Outros ficam madrugadas inteiras no MSN, que se avançasse além do monitor, teríamos uma quase ficha corrida de contatos que chegam à centenas.
Amigo, amiga. Você é lindo. Você é linda. Que foto linda!
E aquela famosa frase: – Tem MSN?
Chega ser algo constrangedor a promiscuidade digital.
E o mais interessante é que estamos vivenciando uma grande depressão. Uma grande inversão de valores e fantasias criadas em chãos frios e perigosos.
Poucos sabem usar dessas ferramentas. Poucos compreendem que para se encontrar um grande amor, devam estar preparadas para serem um grande amor, amor é doação, troca.
E acredite! Os opostos não se atraem.
Se distraem.
Tom Capella
PS: Tem MSN?
O livre-arbítrio segue sempre um propósito daquilo que você procura para tua vida.
Enquanto depositar a tua vida, os teus sonhos,o teu equilíbrio nas mãos de terceiros, você sempre será um ser incompleto.
Seja sempre aquilo que você é.
Diga o que sente e segue tua vida sempre naquilo que você se predisponha a fazer.
Não tenha medo de errar, é errando que aprendemos, que nos lapidamos e exercemos a sabedoria.
Tenha teus objetivos, não perca o foco e compreenda que o que é daqui, aqui ficará.
Não temos o que não nos pertence e muito pouco fazemos para manter aquilo que temos.
Evite envolver-se nos problemas alheios, poderá sobrar para você.
Se cada um passa o que passa, é porque existe um propósito e as vezes cada um quer atravessar seus próprios propósitos sozinhos.
E a cada um sua experiência, sua compreensão, seu avanço e sua libertação no momento certo.
Liberta-se do que o mundo não tem para lhe oferecer. Nota que as paisagens mais belas são aquelas que expressam a sublimidade de nosso coração naquilo que temos de melhor.
Tom Capella
Mudaremos um pouco o formato!
Muitas vezes, os grandes desajustes iniciam no âmbito familiar.
Pessoas despreparadas para ter um filho ou filha são por vezes déspostas de plantão ou exemplos extremamente negativos em relação ao que passam para os seus.
Outros não conhecem o diálogo. Conhecem os gritos, as palavras mal colocadas e posicionadas.
Escondem-se atrás de doenças que não existem (possuem) apenas para justificar as maldades que trazem dentro do coração, por suas próprias frustrações na vida que são frutos na verdade do próprio egoísmo.
Outros acham que passar uma roupa ou fazer uma comida substitue o amor, a amizade, o bom relacionamento.
Por isso dou valor as famílias lúcidas. Que possuem seus problemas, mas não agem como loucos como muitos que vemos por aí.
Sempre vítimas. Cegas por natureza, não compreendem que amor é doação, aceitação e troca.
Esse triângulo humano é por vezes de fato (Segundo Freud) o cerne dos conflitos humanos.
A falta de respeito e conscientização em relação ao espaço do outro, causam guerras familiares muitas vezes sem condições de recuperação ou reequilíbrio.
Personagens na figura de mãe ou pai, por vezes esquecem que amor é algo espontâneo. Não é a cobrança de valores vazios, ou o cerceamento da liberdade de idéias.
Digo isso já no campo do amadurecimento, onde determinados pais frustrados por seus próprios fracassos pessoais vivem utilizando da agressividade, enrusticos em doenças que não existem, apenas encobrindo a falta de amadurecimento como pessoa, espiritual ou em personalidade.
Máquinas de frustrações ambulantes. Não felizes não permitem que o outro seja feliz e pensam que em troca de migalhas são os donos da alma dos que criaram.
Não podem dar daquilo que não tem. Amor.
Outros criam filhos que não foram gerados por eles e vivem de forma frustrada cobrando algo que nunca souberam dar de si mesmos.
Teimosos de plantão, não permitem novas idéias, novas possibilidades e vivem na negatividade, colocando defeito em tudo e todos. Apenas compactuam com as coisas de seu interesse, em seu mundo de avelã e hipocrisia.
Então cuidado com o que fazes de tua vida e não pense você que tem as fórmulas certas.
Porque sabemos que acima de qualquer regra, o amor é o tapete sublime para os bons relacionamentos.
Liberte-se!
Devolva aos loucos o que é dos loucos.
E com certeza a tua paz lhe pertence. Não aos loucos!
Em tempo:
Mas temos os pais, há, os pais que são a ternura, o amor a sublimidade e a raiz verdadeira dos bons princípios. Feliz é aquele que “não” abandona seus idosos.
E em verdade mesmo aqueles que não foram bons pais e mães, devem ser acolhidos, amparados e sempre nessa exemplificação maior de que o amor venceu.
Tom Capella
Falam tanto de violência.Notamos por vezes que as coisas parecem que não terão soluções. Que os problemas sociais aumentam e os discursos substituem ações.
Coonestam e assim vão levando.
O consumo desenfreado, as quadrilhas urbanas nos faróis, os ladrões solitários nas calçadas (e que matam), os morros, os hospitais, a educação, as periferias e o descontrole da natalidade, fora os alcoólatras de sarjeta e os alcoólatras de carpete.
Alguns despostas em família. Outros vivem vida dupla. Outros apenas buscando cada vez mais milhões e milhões sem preocupar-se com a forma em que adquirem esses recursos.
Lembrei-me do dia em que saí e em horas encontrei-me jogado no chão em meio a uma tamanha violência. As vozes do mata, mata. A dor moral e as pernas sem forças para levantar-se após uma intensa luta de sangue e resistência.
Notei o quanto somos nada. Somos fracos e egoístas. Tive um par de tênis roubado. Fora que fiquei horas e horas nas mãos desses seres.
Acredito que na vida não tenha sangrado tanto e apanhado tanto como naquelas horas. O ódio era tão intenso e o desespero em tirar não somente do que poderia eu ter em termos materiais, mas queriam levar minha alma, meus sonhos, esperanças e crenças.
Mas passou.
Hoje isso continua a acontecer e a pouco vimos que um outro não teve a mesma sorte que eu tive e olhe que também reagi.
Se é sorte ou não. Nunca mais somos os mesmos. Nunca mais vivemos como antes.
Mas se morto em vida. Vivemos hoje o momento. Vivemos as pequenas alegrias e damos muito mais valor nas pessoas. As que realmente mereçam.
Assim seguimos, nessa jornada de transformações e busca do que de melhor possamos ter perdido na vida, no meu caso, não perdi a esperança na vida, não perdi a poesia em observar o mar e o que de melhor um ser humano possa apresentar na minha frente.
Afinal de contas os olhos da alma, ainda enxergam e bem.
Tom Capella
Se pensas você que a vida destroe sonhos. Anime-se! Mesmo que nas alegrias permeadas de tristezas. Nos momentos breves de alegria percebas por vezes a magia que emana no ar de tua sensibilidade.
Se pensas você que não vale mais à pena lutar. Observa o sorriso de uma criança que acabara de nascer e nem possas assim imaginar onde já chegou a humanidade.
Se não está feliz no país ou cidade em que vive. Acredite! Em muitos casos a solução está em você permitir teu salto, tua mudança e posicionamento em pagar para ver e mudar as coisas.
Observe que a felicidade não é completa e nunca será, mas será completa sempre nos momentos em que ela se manifeste.
Pois somente damos o valor quando perdemos e isso é fato.
As vezes uma falta de abraço nos que amamos, na nossa falta de paciência com parentes difíceis, idosos e que nos deram muito mais amor do que poderíamos imaginar mas em ações.
Enfim, a vida sempre valerá a pena, mediante os milhões de anos que ainda chegarão e nós seremos quem sabe apenas um pequeno resquício de algo que existiu em algum ponto do cosmos.
Tom Capella
Jogue para mim um pedaço de pão para que eu possa me arrastar e assim alimentar dos meus mais egos.
Jogue para mim a gota sarcástica da tua pior virtude de forma que eu possa assim tentar compreender de que veneno vive o homem.
Quero então dessa mentira mais suave a poesia mais perfeita.
Dos meus trapos caio eu no asfalto singelo das tuas decepções.
Do teu adeus o tempo cortou a esperança que havia no peito ingênuo dos olhos mais brilhantes que das luas se vivia.
E assim no copo vazio sobre a mesa, noto a dor mais profunda sem corte e sem faca, sem sangue e sem lágrima, uma dor seca e ungida.
Dos olhos teus quase angélicos, em momentos de fera tentei fazer-me belo.
Mas dos belos, apenas fui fera.
Mesmo que um dia também já me fiz belo e demasiado no que demasiadamente éra belo.
Desse rebento então sinto o nada, o vazio das esperanças e a sensação mais funesta do adeus.
Tom Capella
Em alguns momentos da vida é muito fácil escondermo-nos dentro das mentiras. Sejam elas as mais sinceras ou as mais surrealistas. Permitimos companhias que em nada representam o que sentimos, pensamos ou temos como princípios pessoais.
Até simpatizamos com esses novos convivas e acabamos uma hora ou outra defrontando-nos com o ímpeto forte da divergência não somente de idéias mas no agir. Mas a vida é uma divergência de experiências, mas não cabe a nós vivermos relacionamentos pagãos.
Como um ateu conviver com um certo religioso. O ateu até conviveria mas o religioso, não, ele é o superior. Independente se o ateu em relação à conduta humana seja de fato o verdadeiro cristão. Mas não é esse que objetivo dessa palavras, e sim o quanto nós viveremos uma vida de mentiras. O quanto nos esconderemos nos discursos que nada constroem.
Até as atividades comuns quando nós prestamos atenção, percebemos o quanto podemos melhorar. O quanto podemos tirar da vida. O quanto podemos sermos diferentes e fazer com que nossas vidas valham à pena.
O quanto nos preocupamos com coisas que ficaram para trás, no passado e o quanto a vida nos levou a novas paisagens, e de nosso vagão pessoal, observássemos através das janelas o revoar dos pássaros, as árvores, os campos, a neve, o frio, o sol.
Quantos que amávamos ficaram para trás, nas lembranças dos sorrisos ou das vozes que não ouviremos mais. Muitas vezes onde o silêncio poderia nos ser a guarida da paz ainda manejávamos a espada das palavras, querendo nos defender ou defender idéias que já estavam ou vencidas ou superadas ou alicerçadas em resultados, ou esquecidas.
Se conseguíssemos então enxergar as novas possibilidades e saindo do campo das teorias buscássemos de fato as transformações, em nossas vidas pessoais, na forma de pensarmos, respeitarmos o outro, os limites da compreensão do outro, as paisagens que muitos não viram com nós vimos, talvez assim fôssemos mais sinceros, pessoas melhores e mais autênticas.
Talvez assim compreendêssemos o real valor da paz.
Da nobre e singela paz pessoal.
Tom Capella
A necessidade em transpor-se de um estado para outro, de um lugar para outro, de um sentimento para outro, de uma dor para um momento de auto-controle, de um não esquecimento para um esquecimento de fatos e coisas que não podemos mais mudar ou nem queremos, a libertação de fantasmas do passado, permitindo-nos um transporte seguro, uma transposição saudável ou mesmo que dolorosa, mas necessária.
A complexidade das emoções humanas norteiam o próprio destino de cada um de acordo com o desenrolar das emoções individuais, do que permitimos, auto-controlamos ou deixamos acontecer. Em espaços em que nem a razão mais comanda, apenas os sentimentos.
Mas dessas estradas que se apresentam em seu caminho, quando elas se bifurcarem e você conseguir escolher o melhor caminho, sem a influência dos inlúcidos sentimentos talvez escolha o que melhor lhe conduza ao que procuras, ou que nem sabes que procuras.
Afinal as virtudes são tantas, orgulho, egoísmo, vaidade, obsessão pelo sucesso ou superioridade, auto-compaixão, frieza, idolatrias, os temperos são muitos, bons ou maus. Mas que podem nortear os limites do aceitável ou não aceitável pelo simples fato de o ser humano ser um ser de relacionamentos, anseios, desejos, dúvidas, medos, razões, fé, ou um último telespectador de sua própria história pessoal.
Se isso é bom ou ruim, bom seria que analisássemos as nossas possibilidades, o que podemos fazer para que possamos transpor por vezes o abismo da melancolia para o abismo dos novos anseios, que são infinitos, enquanto houver vida, enquanto houver um respiro.
Tom Capella
O que estou lendo..
Os dicionários costumam definir tradução como “ato ou efeito de traduzir”.
Enquanto ato, leva o tempo que o tradutor emprega no seu trabalho; como efeito, é o que resulta desse trabalho.
E o que é “traduzir”?
O verbo “traduzir” vem do verbo latino traducere, que significa “conduzir ou fazer passar de um lado para o outro”, algo como “atravessar”.
Quando, num livro sobre a Guerra das Gálias, o autor escreve que Caesar omnem equitatum pontem traduxit, o que ele quer dizer é que o imperador conduziu ou fez passar pela ponte toda a sua cavalaria.
E traduzir nada mais é que isto: fazer passar, de uma língua para outra, um texto escrito na primeira delas. Quando o texto é oral, falado, diz-se que há “interpretação”, e quem a realiza então é um “intérprete”.
Fonte: Das páginas do livro: O que é tradução, Geir Campos.