É para o nosso bem analisarmos em quais influências (pessoas) estamos envolvidos em determinados momentos e fases de nossas vidas.
Observar sempre que possa de forma crítica a grande maioria das coisas. Quais são os argumentos que sustentam as atitudes de muitas pessoas.
O que advém de fato da nossa capacidade racional em discernir o que nos acontece em dada fase (momentos) e o que nos influencia como uma magia para decisões errôneas, interpretações destoadas da realidade, ilusões em projetos, relacionamentos e envolvimento com pessoas que em nada condizem com a nossa verdadeira realidade, com o que somos, o que buscamos.
Um piloto não pode assumir o comando de uma aeronave sobre a influência do álcool, de problemas neuro-psíquicos ou sobre desgastes emocionais advindos de crises pessoais, sem que não coloque em risco a responsabilidade em se conduzir e conduzir as vidas sobre seu comando.
Não deixe a vida te levar (só na música)
Muitas vezes isso ocorre na vida de muitos que deixam que os acontecimentos moldem os resultados. Pois tudo sendo o resultado de uma ação, sempre teremos a reação de tudo. Seja de uma ação irresponsável ou responsável, mesmo que elas cruzem entre si advindas de várias outras ações que por vezes possam ficar além do nosso controle. São esses os próprios riscos da vida.
Planos
Se você não tem planos, você não tem esperanças, então você de fato está condenado às melancolias próprias que lhe assistirão em momento oportuno. Um Homem sem metas é um Homem vazio e o vazio é o oposto à vida.
Liberte-se
Se você não se organiza, não se disciplina, não combate seus vícios morais, físicos, mentais, teus pensamentos negativos e por vezes egoístas, criando situações que não ultrapassam os limites da sua própria mente e impressão que traz com você em relação à vida, você fica preso.
Doenças silenciosas
Isso é observado facilmente nas doenças que plantamos em nosso corpo no decorrer dos anos. Muitas coisas não se manifestam de forma imediata. Chegam em nossas vidas aos poucos aproveitando-se de nossa irresponsabilidade de como conduzimos nossas vidas. Seja ela no campo dos sentimentos ou nos demais campos da vida.
Me diga com quem você anda
Mas se sobre a influência de suas fraquezas, você se envolve em situações de risco, você cairá. Cair e ter a capacidade de se reerguer faz parte do processo de aprendizado e evolução. Mas cair por irresponsabilidade que é o que mais comumente observamos, é energia perdida.
Muitas pessoas vivem envolvidas com determinados problemas que se analisarmos são sempre os mesmos no decorrer da vida. Mudam os personagens. Mas isso ocorre porque a pessoa é o problema. Ela vive em influências próprias sempre focadas para o que é negativo. Envolve-se sempre com seus afins. Não muda. Não abre mão de valores que já estão ultrapassados e somente lhe prejudicaram a vida inteira. São críticos vorazes e vivem em um mundo em que a intolerância persiste. Sofrem as consequências do próprio pensamento e de suas ações dogmáticas.
Os fachadas
Tem muita gente por aí se achando o que não é. Fachadas de plantão não vivem o que dizem. Enganam por algum tempo, mas você através do amadurecimento e de seu preparo e pré-disposição em ler pessoas, não será enganado por eles.
Poderá até tolerá-los, assistí-los em seus shows e atuações diárias, mas sempre saberá como se vacinar contra esses seres.
Eles fingem que são o que pensam que acreditamos que eles são. E nós fingimos que acreditamos que eles de fato são. (os ilibados, os que dizem Senhor, Senhor)
Quando os reconhecemos até rimos em silêncio e ficamos prontos para assistir aos seus patéticos atos de ombridade. (vemos intenções)
Mensagens
Um detalhe muito interessante e temos que tomar cuidado para não cairmos na tentação do ridículo, são marmanjos que vivem mandando diariamente dezenas e dezenas de mensagens nas caixas postais das pessoas, de forma ordenada e organizada com o intuito de “evangelizar” as outras pessoas, como se os outros não tivessem suas crenças.
Mas eles mesmos não agem com o que pregam. São do grupo dos fachadas.
O Santo Ofício fez isso, foram mais de 9 milhões de pessoas queimadas vivas, decapitadas ou enforcadas por terem outras crenças. Mas a crença ali foi uma desculpa para o interesse de oligarquias, domínio do mundo e pilhagem dos bens das vítimas.
São nessas demagogias que você deposita sua fé?
Conscientize-se
Todos nós temos a consciência de quando cometemos erros ou não na grande maioria dos casos, mas empurramos a sujeira para debaixo do tapete e continuamos em nossos grupos, atuando como benfeitores, pessoas de bem, conduta ilibada. (fiz mas preciso sobreviver, se prejudiquei alguém e daí?)
Mas se eu agir assim eu vou perder muito?
Para que tenhamos credibilidade nossas palavras devem harmonizar com nossa conduta. E esse é um preço alto a pagar aos que vivem uma vida autêntica sem jogos, sem trapaças, sem duplas personalidades que são exercidas de acordo com o ambiente em que estejam, pessoas e seus interesses. A grande maioria das pessoas chama isso de “sobrevivência”.
Atuação
E de fato é necessário sim que possua a atuação da sobrevivência. Mas isso necessariamente não precisa ser o exercício da dupla personalidade ou personalidade predatória. Notamos isso no dia a dia com pessoas que nos tratam muito bem, ou agem de forma robotizada ao nos cumprimentar ou sobre determinados interesses, mas em oportunidade própria nos joga a matilha de lobos. Isso pode ser algo complexo.
A tua postura, a tua atitude, a tua forma de enxergar o invisível ou o que está atrás do púlpito das cores mais suaves que lhe apresentam quando querem algo de você, sem de fato corresponder a intenção que possuam em relação a você ou ao que podem tirar, furtar ou roubar de você. Seja tempo. Sejam ideais ou esperanças.
Observe uma campa (lápide) e você compreenderá o quanto importante é o seu tempo e você vive perdendo-o com pessoas vazias por vezes ou em situações que darão em nada.
Afaste-se dos corvos
Fuja de relacionamentos subtrativos.
Aquele relacionamento que ao final lhe deixa noites e noites sem dormir, quando sente-se usado e enganado por esses lobos de plantão. Por isso é necessário a negação quando necessária a essas ilusões. Dizer não.
Ou perguntar em alto e em bom som:
- A que vem?
A grande maioria das pessoas ainda mesmo na era moderna não sabe dizer não. Ou tem medo de dizer não devido a não arriscar que o outro saia de vez. Siga. Ou que o outro lhe tire algo que busca em troca dos relacionamentos.
Mas isso sempre servirá também para os que não querem conviver com você.
Sempre falamos, ninguém é obrigado a gostar de nós ou lembrar de nossa existência.
Se querem partir, deixe-os partir. Liberte-os. Nosso ego por vezes não permite. É egoísmo (de nossa parte) e não amor. O desprendimento também é uma forma de evolução, crescimento e aprendizado.
Percepção
Não é necessário ir muito longe por vezes quando estamos desenvolvidos nesse segundo olhar em relação a determinadas situações e pessoas para compreendermos que certas situações não irão muito longe. Nos enganamos por vezes e continuamos e depois reclamamos.
Não se esqueça que muitas vezes a maldade tem um rosto belo e atraente e uma voz de seda. Mas por trás é um vaso cheio de vermes.
Tenha fé
A questão da fé é necessária porque se você não tem fé, não tem motivação, não acredita, você não continua. Mas se você sai na madrugada para uma viagem você deve ter a certeza dos riscos em se pegar uma estrada à noite e conhecer as dificuldades dessa estrada. Você tem o livre-arbítrio.
Mas nesse caso a fé, o desejo, a crença deve estar segura por meio de um conhecimento prévio da estrada, das condições de segurança que devem ser tomadas e a responsabilidade que tem com você se outras vidas e sonhos seguirão com você por essa jornada noturna.
Você é o responsável
Sempre seremos responsáveis por uma grande maioria de acontecimentos que nos aguardam. Ou seja, o que queremos dizer é que não permita que a vida lhe conduza sem que você saiba onde está indo, aonde quer ir e quem possa estar te levando através de influências que não expressam de fato a verdade dos fatos, das situações e principalmente das “intenções” dos que lhe conduzem sua vida.
Defesas
Afaste-se sempre que possa de pessoas que em nada lhe acrescentarão seja no campo do amor, do carinho, da amizade, companheirismo e estrada. Não se envolva em relacionamentos que são uma firula e um colorido que ao chegar perto você se depara apenas com manchas do que seria de fato a cor que você procura. Isso é garantia para a melancolia, decepção, vazios e quedas gigantescas seja no campo moral, espiritual ou na perda de bens adquiridos.
Observe com força
Quando começarmos a aprender a observar o que faz a pessoa, como ela exerce de fato o que ela diz, não haverá mais necessidade em saber no que ela acredita, pois o que ela acredita e o que ela faz, estarão em harmonia.
O restante são dogmas. (e dogmas podem estar a serviço do interesse dos homens, nunca de Deus)
Tom Capella