terça-feira, 13 de julho de 2010

Deixe o ateu em paz

Não sou ateu. De alguma forma acredito. Acreditamos aqui em uma força maior. Soberana. Como compreendemos em nossa grande sabedoria de bolinha de gude de que o planeta é redondo e flutua no universo. Como um balão.

Mas não sou ateu. Acredito na manifestação das forças que estão além do conhecimento humano. Acredito no manual de conduta moral que foi escrito por Jesus, como um manual de sobrevivência. Como também acredito em outros líderes que apareceram de tempos em tempos tentando trazer e ensinar o sublime ao homem ainda tão selvagem.

Mas para mim nada comparado ao sentimento que sinto, a sublimidade da vida quando leio algo sobre o Nazareno.

Asa do amor pequena. Asa da tecnologia gigante.

Power_by_Bateri

Mas as perseguições continuam. Não se consegue de certa forma leve dizer no que se acredita. Seja no homem, no princípio humano, na lua ou no sol.

Confundem por vezes conduta e postura com crença que por vezes é até cega porque certas pessoas acreditam, freqüentam essa ou aquela instituição mas são seres de grande lástima na conduta social. Enganam, matam sonhos, usam do bom sorriso e da fala mansa, mas são algozes.

Mas existem os ateus. Aqueles que não acreditam nem na vida após a morte. Não acreditam em igrejas, em religiões e nem em religiosidade, mas acreditam em caráter. E até dão suas vidas (que é única) porque não acreditam em outras vidas, para salvar uma criança ou povos por exemplo.

Esses talvez em muitos casos estejam muito mais próximos de Deus de muitos que vivem batendo no peito, mas traindo a mulher. Sendo um péssimo pai, um péssimo marido ou uma péssima mulher.

Um sócio escuso. Um parceiro mentiroso ou um ser que no domingo é todo sorrisos, mas na segunda-feira nos negócios lhe passa a perna nos que lhe compartilham os negócios e trabalho. (conheci vários, e pasme continuam em suas igrejas como representantes do Cristo)

O que nos vale é aquilo que somos. No dia a dia. Agindo com as pessoas como agiríamos com aqueles que amamos.

Não é ser todo sorriso, mas ao menos a conduta da justiça. Do certo. Do autêntico.

O mundo já tem muito bonzinho. Muita gente levantando bandeirinhas da hipocrisia fazendo parte do time dos bonzinhos mas que lhe matam por um grão de arroz. Avarentos e egoístas.

Afaste-se sempre que possa de pessoas assim, sua saúde interior, espiritual e mental agradece.

Não ouça conversas fiadas. Sorrisos falsos e não aceite nada de ninguém sem antes checar se aquilo que sai da boca de fato vem do coração.

Tom Capella

Nenhum comentário:

Postar um comentário