domingo, 30 de maio de 2010

Imagens

Quando compreendemos o valor da paz por vezes já a perdemos.

É quando você compreende de fato o verdadeiro significado da felicidade. Do sucesso. E da vida realizada.

A paz é  a felicidade verdadeira que tanto almejamos e por vezes confundimos com o que comumente vivemos procurando mas que nos levará a caminhos vazios.

Algumas pessoas pensam que nos enganam. Algumas outras até enganam por algum tempo.

Mas este tempo diminue quando nos aprimoramos.

Céticos de certa forma no sentido de buscarmos a realidade verdadeira do que está por trás de tantas balelas, conseguimos assim nos preservar, nos proteger e vivenciar de fato essa felicidade de um estado de espírito que está além das hipocrisias humanas e seus vis interesses.

Até prevemos o próximo passo de algumas pessoas. Conseguimos ver o posicionamento das mesmas como em um jogo de xadrez, quando falam uma coisa, mas seus atos são outros.

Quando o silêncio diz algo. Poucos são realmente autênticos. A grande maioria é previsível. Uns iludem-se com o que vêem mas não conseguem enxergar, porque estão tão aplicados em ingenuidade ou dogmas, preconceitos que tornam-se cegos ao que existe de fato por baixo imagens.

Livre-se sempre que possa dos corvos de plantão. Daqueles que lhe tratam como pedras ou objetos para o interesse próprio, mas em nada querem lhe oferecer seja no campo dos sentimentos, fidelidade, lucratividade. Não pensam em somar. Mas apenas em subtrair.

Cada vez que nos envolvemos nesse mundo materialista e frio, sentimos mais e mais a necessidade de nos espiritualizar, de ir de encontro à paz.

Em dados momentos temos que ignorar, desprezar, mas sem deixar de trabalhar no silêncio dos nossos atos e a falar a quem de fato estiver preparado para ouvir, aprender ou evoluir.

E isso nos serve. Isso nos basta. E isso nos permite também os próprios avanços.

Isso nos dá a paz.

Tom Capella

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Você se conhece!

Procrastinação, do latim: postergar, atrasar, demorar, adiar, delongar.

É cada vez mais comum percebermos o quanto essa condição do ser humano é cada vez mais natural.

Seja em rotinas pessoais, profissionais, no campo do conhecimento e da saúde. Percebemos que muitas situações que atravessamos na vida, foram no decorrer dos anos através da nossa procrastinação nos causando problemas sérios e perdas irreparáveis.

Deixamos para depois muitas coisas que poderiam ser resolvidas antes e assim evitar problemas futuros.

Muitas vezes notamos que a palavra toma a frente de atitudes que poderiam eliminar de vez alguns problemas. Apenas empurramos tais problemas para frente até o momento de termos que enfrentá-los ou quando nos deparamos com a dor ou prejuízos morais ou financeiros.

É muito importante ficarmos atentos a esses deslizes humanos, e desenvolvermos uma reeducação para que o  “nosso tempo” seja melhor aproveitado na busca dos nossos objetivos.

Muitas vezes queremos algo, mas fazemos justamente o contrário para o atingirmos.

Fora aqueles que nada constroem no campo pessoal do conhecimento, das experiências, vivem batendo no peito que fizeram a coisa certa quando na verdade apenas cumpriram com a obrigação e responsabilidade que assumiram.

Agem com olhar de bom samaritano, quando na verdade não somente levam suas próprias vidas em eternas desculpas e empurrando com a barriga, como sempre possuem a desculpa para seus fracassos na ponta da língua e um olhar certeiro para alguém que lhes imputou tal derrota. (segundo eles)

São rebatedoras por natureza. Possuem justificativas para tudo que não deu certo em suas vidas. Vivem as mentiras próprias até o momento em que terão que se olhar no espelho da própria consciência.

urso

Em verdade se observassem esse espelho da própria consciência, notariam que, quem mais os prejudicou em relação a tantas coisas que se julgam vítimas, foram eles próprios.

Preguiça mental. Mentiras. Deslealdade. Infidelidade, seja no campo dos relacionamentos amorosos ou na amizade. Dupla personalidade (consciente). Instabilidade nas amizades. Fraqueza de caráter pelo próprio egoísmo e desejo de pilhar o que não lhe pertence, e não precisa ser no campo material e sim nas energias também.

Cuidado, tem muito mais vampiro de energia solto do que imaginas. Cuidado com os ambientes que frequenta e com as amizades que lhe compartilham o dia a dia. E cuidado maior ainda para não vampirar outras pessoas.

As pessoas sempre se revelam quando você está sintonizado com o melhor de você, de Deus.

Outros só conhecem a palavra EU.

Eu sou. Eu faço. Eu fiz. Eu ganhei. Eu quero. Eu posso.

Afirmações positivas bem o sabemos. Mas esquecem por vezes que somente através da coletividade, poderemos de fato construirmos um mundo melhor para se viver.

Não somente o mundo do Eu.

Outros vivem dizendo que fulano os decepcionou. Ciclano os prejudicou. Vítimas.

Os coitados, quando na verdade são lobos egoístas. Sem tolerância. Sem amor, sem espírito de doação.

Enganamos por pouco tempo. Em outros momentos enganamos em segundos porque existem pessoas que sabem ler pessoas. Sabem separar as atitudes de fato das palavras.

Projetos

Evite sempre que possa os projetos que jamais sairão do papel. Construa de forma gradativa uma vida lúcida, estável e justa. Discipline sempre que possa suas atitudes para que as suas realizações tornem-se realidade.

volta

Construa sem “empurrar com a barriga” sempre que possa e não use as pessoas como trampolim para o seu sucesso, porque trampolim as custas da dor e da mentira alheia, sempre lhe retornará com a mesma força de um bumerangue.

 

A cada um o seu merecimento.  Não há efeito sem causa. E não há bumerangue que não volte para seu próprio dono.

Tom Capella

Obs.: Os meus sempre voltaram e quando adquiri o entendimento das coisas sofri menos, porque apenas recebi do que plantei.

Ele vive o ontem

Quando aprendemos a viver um dia de cada vez. Compreendendo que o passado não existe mais. Que hoje é o momento da renovação. Que precisamos eliminar todos os sentimentos negativos, sentimentos de fracasso.

Elevar o que temos de melhor para o bem e no bem. Observar com maior atenção o sonho daqueles que nos convivem a vida, os relacionamentos, na sociedade como um todo.

vds

Analise o que você tem falado. Dito. Feito. E terás sempre a  resposta que busca lá fora, a resposta que você sabe sobre seus desencontros, sobre o que você deixou de fazer, de cumprir e a resposta dos seus vazios.

Muitas coisas em sua vida tem dado errado, porque você deixou seguir. São resultados dos laços que você formou ao longo de sua vida.

Não administrou seu tempo, seus relacionamentos, alimentou pensamentos negativos, confianças extremas sem checar a realidade e verdade dos fatos.

Confiou em palavras e sorrisos sem observar se essas palavras foram de encontro as ações.

Depositou confiança em pessoas erradas. Apaixonou-se por pessoas erradas. Depositou seus sonhos vazios e perdeu madrugadas inteiras em situações que apenas potencializaram seus vazios.

Escolha para você o que você quer. Saiba também o que você não quer mais para sua vida. O que não quer mais que lhe façam. O que não quer mais ouvir. O que não quer mais ser submetido.

Coragem de falar e buscar novos caminhos.

Posicionamento requer por vezes sacrifícios. Pare de viver pensando no que pensam de você.

Se lhe julgam seus sucessos ou fracassos por aquilo que sabem apenas 10% sobre sua história de vida. Siga em frente e construa gradativamente novas possibilidades.

Se lhe agradeceram por coisas que você fez. Se foram ingratos. A cada um seu próprio quinhão, sua própria vida.

Revitalize todos os dias seus pensamentos. Não permita em seus pensamentos a super valorização de situações efêmeras e sem valor.

Qualquer coisa apite! Pare de achar ou pensar o que não existe. Viva cada momento por vez e procure sempre valorizar a tua vida, a tua saúde, os teus verdadeiros amigos, os que ama e é amado. O mundo não vai parar se você morrer hoje.

Mas você pode morrer todos os dias para as coisas ruins e algumas pessoas,  e renascer quantas vezes possa para as novas fases, que complementam-se através da luz das experiências, construindo sempre um chão mais forte que lhe permitirá um novo passo, cada vez mais firme na busca de você mesmo.

Deixe as novas possibilidades chegarem.

As vezes elas não conseguem chegar, porque você ainda é “ontem”.

Tom Capella

Exercícios

Existem diversos caminhos que levam a justiça. Sempre é muito importante que cada ser no campo da individualidade própria que lhe assiste, desenvolva sua marca pessoal e autêntica na busca de uma vida melhor em equilíbrio aos princípios da cidadania.

Evite sempre que possa viver de hábitos repetitivos que sempre darão em nada. Mude sempre que possa a sua forma de interagir com o mundo e pessoas. Exercite isso sempre que possa.

Atitudes diferentes, resultados diferentes.

liberdade

Cuide sempre que possa da sua saúde mental. Espiritual naquilo que você acredita. Mas evite os dogmas. Acredite mas procure saber porque você acredita. Permita a você através da linha do tempo que determinadas situações que por hora não consiga enxergar saídas, que o tempo possa lapidar e permitir a ordem das coisas.

Até o que não tem solução já está solucionado. Não tem solução. Momento esse que lhe obrigará a olhar para cima e seguir em frente. Faça as mudanças necessárias. Pessoas quando necessário, ambientes quando necessário. Abra as janelas de sua mente e permita que o sol das transformações lhe ilumine para uma nova vida, um novo recomeço quando necessário.

Poderíamos falar, falar e acabar seguindo por um caminho de auto-ajuda, mas é realidade. A realidade é a nossa verdadeira janela sem riscos, sem sombras e sem barreiras. A que nos possibilita ter um maior entendimento da vida e das coisas.

Não perca seu tempo com energias erradas, com problemas alheios de pessoas que jamais estejam de fato preocupadas em mudar. Use essa energia, essa força para as transformações, você transformando-se de forma gradativa, será peça importante para a mudança dos que lhe rodeiam, através de exemplos, ações, atitudes.

Deixe as firulas de lado. Evite os farofeiros de plantão e siga em frente. Pise com força no chão das possibilidades. Se sofrer sofra com dignidade e com fibra. Tenha auto-respeito.

Não se anule para que seja amado. O amor é conquista e enquanto você depositar isso nas mãos dos outros será sempre um ser incompleto.

Mãos à obra!

Tom Capella

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Bem vindo a bordo

Quando possuímos amor próprio, respeito pessoal, vontade de mudar as coisas, de enfrentar tudo que temos de pior. Quando compreendemos que muitas vezes quando achamos que estamos arrasando estamos em verdade é fazendo papel de ridículos. Porque permitimos isso.

Existem elementos em nossas vidas que podemos usar a nosso favor. Momento de lucidez. Decisão. Energia moral e auto-respeito. Não se permitir ser escravo de sentimentos, pessoas negativas, pessoas perversas e falsas ou com personalidades dúbias ou situações diversas.

É quando você começa além de ouvir as palavras, “a ler atitudes”.

Enquanto você não se encontrar, você não terá paz. Não permita que sua vida seja como um barco em uma tempestade noturna sem rumo.

Algumas pessoas aprendem pela auto-observação, outras jamais enxergarão. Outras de tanto perder acabam compreendendo de fato os verdadeiros valores de suas próprias vidas. A paz.

Com paz você avança. Com auto-amor, você cresce. Seja responsável por sua vida. Deixe de encontrar desculpas. Ser vítima. Quando na verdade, você foi o algoz.

Esteja pronto para seguir o mapa de navegação de sua própria vida, através das percepções que ele permite que você desenvolva.

Bem vindo a bordo.

Tom Capella

Obs.: Uma pessoa equilibrada nada espera de ninguém, analisa as situações de forma justa, sabe amar, sabe chorar, sabe perder, sabe ganhar. Faça o que é certo. O justo. O restante confia, a lei de ação e reação se mostrará para você.

“E Conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.

João 8,32”

Isso já nos basta.

Preste atenção no que você anda pensando

Não alimente um mal hábito. Seja no excesso. Seja no descontrole dos seus pensamentos. Pare de pensar em coisas que não mais retornarão nem  que se passe 4 bilhões de anos. Já passou. Foi-se. Não volta mais.

Permita-se sempre um novo recomeço. Uma nova vida. Uma nova etapa. Mas não leve para sua nova vida ou possibilidades  a poeira do passado. A não ser que você goste de sofrer. Então sofra.

Desaprenda sempre que possível mentiras que se tornaram verdades no decorrer de sua vida e não seja em hipótese alguma escravo de ninguém, situações, relacionamentos.

Se sofre por amor. Então não é amor. É paixão.

Amor é doação. Somente quem está pronto para doar de si e amar, poderá de fato estar pronto para ser amado.

Mas não confunda com submissão. Ilusões. Doenças do amor.

Muitas pessoas vivem anos e anos em sofrimento com imagens mentais que criam de situações que já passaram. Com mágoas de 20 anos atrás. Onde muitas vezes os envolvidos no processo já nem lembram mais que você existe.

Acredite, nem todos estão ou são obrigados a gostar de você. A lembrarem de você, e vice-versa.

Você cria sua tranquilidade ou seu inferno mental. Você cria a tua rotina através dos pensamentos, atitudes impensadas, pessoas erradas que se relaciona, ilusões passageiras, acredita por vezes em mentiras. Vive de imagens.

Todo relacionamento, tudo na vida é uma troca. Você dá na medida que você recebe (mesmo que inconscientemente).

Seja até em um trabalho voluntário. Não receberá e nem queira receber a gratidão ou um muito obrigado. Mas sempre receberá a satisfação pessoal inerente ao teu ato de doar-se. A vida é troca. Se você semeia, você colhe.

Cuidado então com o que você planta. Vai colher.

Se você pensa em outras pessoas à cada 5 minutos e sofre com isso, é uma doença.

E se você não antecipar essa situação, ela irá se antecipar a você em um determinado momento.

Lhe deixará de mãos vazias.

Viva e deixe viver. Permita-se viver.

Deixe o tempo lhe mostrar, depois nos conte.

Tom Capella

Obs.: Pare de viver a vida dos outros. A viver criticando e falando mal dos outros. A ver o que os outros conquistaram e você não. Ou se conquistou fazer comparativos. Olhe para seus próprios pensamentos e sentimentos. Observe que uma grande maioria do que se passa em sua cabeça muitas vezes foram situações que nunca existiram, problemas que você mesmo criou para você e que em muitas vezes em que se achou superior aos outros, fora você mesmo mais um número da grande manipulação das massas. Liberte-se e aprenda a enxergar as coisas como realmente são.

Basta ser justo

(Com os outros e consigo mesmo)

Pensamento positivo de nada valerá se não houver uma ação. Um propósito que você busca. Determinação. Auto-incentivo. E principalmente metas.

Auto-ajuda de nada valerá se você não estiver disposto de fato a mudar a mentalidade limitada que possa ser a verdadeira razão para a situação em que se encontra hoje.

Quanto tempo/horas de sua semana você gasta com situações e coisas sem importância?

Em quantos diálogos você envolveu-se e em projetos que deram ou darão em nada, porque era só uma euforia sem comprometimento de fato com esses projetos?

Já analisou quantas pessoas lhe procuram apenas para tirarem algo de você mas nunca estão disponíveis a doarem algo para você? Ou aqueles que falam e falam de suas vidas, mas nunca estão disponíveis a ouvirem você ou saberem dos seus projetos?

Acredite, existem muito mais pessoas instáveis do que você possa imaginar. Não embarque em barco furado.

Lute por aquilo que você acredita. Procure sempre que possível analisar não somente o lado positivo das situações mas os negativos também. Não confie na sorte. Sorte é quando você faz as coisas certas, e mesmo assim sempre haverá risco.

Mude de objetivos e terá resultados diferentes. Propósitos. Valores. Acrescente novas virtudes.

Analise os seus vícios de comportamento, analise porque muitas vezes os personagens mudam, mas as experiências que você enfrenta são sempre as mesmas. O problema não está nos outros e sim em você ou no que permite que lhe façam.

Tua casa é a tua casa. Feche a porta. Se preserve sempre que possa.

Não mostre o que possue, não diga sobre suas conquistas, se você não é um artista.

Até o artista deve sentir por vezes um peso enorme e uma imensa vontade de ser um anônimo por vezes e andar em meio a multidão.

Não fale das pessoas em sua ausência apenas para ser aceito em grupinhos. Acredite, existem muito mais reinos de avelãs por aí que se observássemos com maior detalhamento, são como pequenos reinos dentro de caixas de sapatos jogados por aí.

Amigos escolhemos. Não busque relacionamentos na carência. É como se você fosse ao supermercado com fome. Poderá levar para casa coisas que não precisará.

A grande maioria das pessoas confundem bondade com ingenuidade. Não perca a crença nas pessoas, mas analise sempre que possa atitudes. Note que muitos falam, falam, prometem, mas as atitudes não correspondem ao que dizem. Cuidado com esses. São os que usam de palavras que você gosta de ouvir. Porque sabem de suas fraquezas e possíveis vaidades.

Auto-ajuda?

Não. Realidade. Vida sempre será ação e reação. Causa e efeito.

E o que poderá nos dar acolhida na vida, em relação a nossa paz interior é quando tentamos ao menos sermos justos.

Livre-se dos corvos! (e também não seja um)

Tom Capella

Obs.:

E quanto mais observamos a natureza perfeita, o planeta na órbita que lhe é própria, a lei da física, isso tudo nos leva a acreditar e aceitar de forma lógica que existe uma força superior. Um soberano, um Eterno. Um dia aprenderemos e compreenderemos os recados que a natureza nos está sinalizando. O Homem tecnologicamente cresceu, mas no campo da moral e do amor retrocede a cada dia. Por isso não consegue voar.

Ainda somos como um pássaro de uma asa só.

sábado, 22 de maio de 2010

Que sujeito é esse?

Qual é o sujeito da sua vida? Qual é o elemento principal da sua vida?

É você em primeiro lugar. Tudo o que se passa, ao redor de você, são os resultados que advém do sujeito que é você. Para que você esteja bem ou em equilíbrio com tudo que está ao seu redor, você antes de tudo precisa estar bem com você.

Temos que parar com essa sensação de adoção. Que devemos ser adotados pelas situações ou por pessoas ou pela própria benesse da vida. O caso de muitos que vivem negociando com alguma crença que se ficarem bonzinhos (como crianças ao querer um doce) na vida, terão os benefícios dos brinquedos que tanto almejam. Brinquedos esses de bons relacionamentos, empresa, bom emprego, casa nova, roupas.

O homem é um negociador nato mesmo. Negocia por vezes até a fé.

60811_thumb

Mas esquece do sujeito. O sujeito que poderia ser uma pessoa melhor. Mais consciente dos seus deveres e seus direitos. Do que não gostaria que lhe fizessem, mas vive fazendo para os outros e vira uma fera quando alguém age da mesma forma com ele. O Sujeito.

Quando os brinquedos lhe são retirados. Torna-se bonzinho. Humilde. Mais tolerante. Mais acessível e sem a “soberba”.

Após novamente os brinquedos serem devolvidos, torna-se novamente o que sempre foi. Porque não se transformou. Não mudou a forma de agir. De sentir. Não conseguiu semear dentro do coração o amor, o sentimento maior em relação ao próximo.

Por isso comumente vemos pessoas sós e de mãos vazias. Pois ao final, basta uma visita no domingo nos Campos Sagrados e teremos de fato a consciência da nossa real condição humana na terra.

Tom Capella

Deixe tudo a vontade e colha

Muitas vezes devemos (somos obrigados) a desenvolver sempre a questão da articulação nos relacionamentos, principalmente quando depende nossa sobrevivência.  Essa articulação por vezes advém de situações que não deveriam.

Porque mesmo estando com seu procedimento de vida em ordem, dentro das ações que desenvolva, não podemos nos esquecer ou cometer a imprudência em observar do outro lado.

Que nem todas as pessoas agem dentro da boa fé, da ética e atuação que por vezes nós atuamos.

Se o objetivo maior é o desenvolvimento e a busca pessoal seja intelectualmente, espiritualmente e nos anseios pessoais, é necessário termos a consciência real que existe muito mais pessoas de má índole do que imaginemos sobre a ótica de nossa própria forma de ver a vida.

Um grande erro que grande parte das pessoas cometem é quando pensam consigo mesmas que por não serem capazes de agir com certas atitudes com os outros, que não agirão com ela. Agirão. Por isso não pense mais, se tiver que ser será.

Você tem um livre-arbítrio e uma gama de ferramentas à sua disposição, seja no campo do conhecimento, esclarecimento para compreender as coisas como de fato são, independente de como se apresentem tentando lhe confudir a lógica verdadeira e realidade das coisas.

Uma das grandes certezas que possuo quando vejo e sinto que o que vejo é de fato verdadeiro é quando observo a Baía de Todos os Santos e sinto  o que não vejo, mas sei que é real e existe, a brisa. (bom humor)

pqd4

(mas existem ainda mais coisas ali, em cada detalhe da natureza e nas profundezas das águas, mas já é outro mistério)

Mas do homem e tudo o que advém dele, temos que fazer a leitura de pessoas. Desenvolver e aprender. E tolerar também, como muitas vezes também nós fomos tolerados por muitos.

Dessas muitas pessoas, uma grande maioria delas, estão dispostas a ultrapassar os campos da ética, para que possam atingir seus objetivos mesmo que para isso, prejudiquem as pessoas que não jogam sujo.

Mas a movimentação no campo da articulação sempre exigirá o crivo da razão e a frieza cuidadosa para não cometer os mesmos erros dos que devemos nos proteger.

Uma grande maioria das pessoas ainda não possuem ou não adquiriram a ética, o respeito ao próximo, mesmo estas sendo altamente capazes nos campos em que atua.

Não confunda a sabedoria intelectual de um homem, com sua evolução moral.

Também seremos responsáveis por nossas tragédias pessoais, quando nada fizermos para mudar as coisas.

Tom Capella

La Passion e a Passionalidade

Quando existe a passionalidade em relação aos relacionamentos, na maioria das vezes interrompe-se as possibilidades de estabelecer novas possibilidades de resolvermos a grande parte dos problemas que nos limita, que causa mais dor, que causa desequilíbrio seja nas relações comerciais, profissionais e em nosso círculo de amizades.

É importante que desenvolvamos sempre que possível o amadurecimento psicológico, a frieza necessária para deixar fluir de fato os sentimentos, quando esses chegam de forma leve, autêntica e consciente dos riscos que advém do amor e de qualquer ação que façamos na vida.

Observemos a condição de um salto livre, em voos que necessitam das regras de segurança necessária, quando da utilização seja de algum equipamento mecânico, todo o processo de segurança que existe nessas dinâmicas; o que a leva também que não podemos permitir em certos momentos de nossas vidas que a a vida siga a seu bel prazer, nos envolvendo por vezes em campos em que os quesitos da prudência não foram observados.

Mas não há emoção que possa ser descrita aqui quando estamos exercendo o momento desse salto por exemplo. Nesse momento e mesmo com os riscos advindos desse salto, fizemos nossa parte em relação a segurança e pagamos o preço por esse momento único. Exercendo assim esse contrato de risco que é a vida. Viver. Interagir. Divergir por vezes, mas sempre, aprender, renovar e lapidar-se para novos voos.

É importante que aprendamos a separar as emoções da razão para que possamos mesmo que no ímpeto das mais acalentadas discussões tenhamos sempre o crivo do justo, do olhar sobre uma janela não embaçada, pois evitaremos sempre que possa quando depender de nossas atitudes, uma dor menor, um sofrimento menor, um engano menor, uma porta gigante aberta para que possamos amanhã vivenciar um momento melhor.

Aprenda a separar nesse crivo de razão quando estiver em discussões divergentes, separando suas impressões pessoais seja de quem quer que seja, do que é o certo, permitindo ao outro quando certo, manifestar suas ideias. Essa é a postura do justo, do ser que aprendeu a transitar na arte da convivência.

Quando buscamos o conhecimento gradativo, esse que advém seja de um diálogo informal seja com o executivo, com o cabano ou com outro personagem que possamos encontrar em qualquer campo da vida, estamos exercendo a nossa possibilidade de esclarecimento, entendimento e compreensão da vida em suas mais amplas vertentes que levam ao conhecimento que é infinito.

Quando exercemos a paz interior, na consciência tranquila de que mesmo perdendo a um primeiro olhar, estamos ganhando a própria liberdade em recomeçar e permitir um novo rumo para nossas vidas.

Tom Capella

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Das frentes

Aos humildes a humildade. Aos arrogantes, a severidade. A denotação da força por vezes não exclui o sentimento de amor. O bem é soberano. A única força que temos em relação a toda indiferença que existe perante os desamparados. Aqueles puros de coração, submissos a interesses dos ímpios somente poderá um dia prevalecer se os pilares da justiça, do amor, tornarem-se por vezes a espada necessária para se colocar a ordem no caos. O poder somente teria valor para essa condição.

raja_thumb

Para que morramos se necessário, na frente de batalha para a proteção dos humildes.

Ou defesa de um ideal. E dos que ainda se mantém puros de coração.

Um homem por vezes só compreende que a verdadeira felicidade na terra é a mistura do amor e da dor.

Esse é o equilíbrio, é quando você torna-se, amável e resistente e acima de tudo, integral.


Tom Capella

Obs.: Poucos saem dos seus redutos para defender um ideal, enquanto o caos permanece lá fora, longe dos seus próprios interesses.

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Leitor de pensamentos

Se pudéssemos ler pensamentos.

Se os pensamentos pudessem ser visualizados por todos. Se quando você está com aquela que se diz sua amiga, seu amigo, seu parceiro, seu mentor, seu representante político ou de sua comunidade, pudesse “assim ler” o que tem de fato aquela pessoa no pensamento, o que ela realmente pretende fazer em relação ao que pede para você.

Ou o que ela lhe promete.  Apenas no campo das palavras. Sentir por cores o coração das pessoas.

Se pudesse, compreenderia de fato uma das frases mais profundas e marcantes que já se falou na face da terra: – Conhece a verdade e a verdade vos libertará.

Mas muitos preferem viver sem este esclarecimento ou entendimento, sem libertação.

Talvez porque não querem sofrer, ou já são resultado esses de outros manipulados.

Acredite! As pessoas dizem muito mais a você através do silêncio, da ausência e atos do que pelas palavras propriamente ditas.

Não há necessidade em se receber um telegrama informando a realidade das coisas.

Reiteramos, as pessoas lhe dizem muito mais sobre o que pensam de você, de uma situação ou se estão satisfeitas com você ou não através da forma que elas agem.

Mesmo quando nesse silêncio ou ausência e principalmente quando interpretam as coisas de acordo com a limitação pessoal do próprio universo ou ignorância sobre a realidade de determinadas coisas.

E com comida na mesa a vida já basta.

Mas isso é uma história meio surreal. Algo de ficção científica e a realidade é grande e escancarada à nossa frente, mas como nos satisfazemos com a barriga cheia, esquecemos o quanto somos manipulados e enganados, quando o permitimos.

Barriga cheia, televisão na sala e computador na mesa. Fora a cervejinha de final de semana e um bom jogo de futebol para assistirmos e a empregada (nossa esposa) nos servindo algo ou no horário do programa dominical passando nossos trapos para segunda-feira, com nosso barrigão cada vez maior estarmos exercendo a decadência humana de uma vida de mentiras e manipulação em meio a multidão que em verdade é gado. Desculpa. Serve se não para uns, para muitos.

Quando entendermos isso, saberemos sempre separar as coisas e pessoas.

Existem homens que pensam que gostam de mulher. Não gostam. São machistas e vivem em seus mundos de avelãs. Em seus conceitos e preconceitos esquecem que amor é parceria.

Voltando

Mas como a grande maioria esquece que já foi criança. Posso assegurar que uma boa base de educação, princípios ou gestos simples ainda quando somos esponjas, se do coração, se com amor a marca. Nos delimita entre o que fomos, recebemos e o que decidimos ser, ou o que nos tornamos por meio das desesperanças. Mas sempre marcam.

cs 

Imagem: Enciclopédia o Mundo da Criança/Delta/Eu acreditava e esse era meu mundo, meu vídeo game, meu microcomputador.

Hoje

E justamente nessa condição estamos exercendo a marca da esponja suja, imunda por vezes por impressões que passamos para uma nova geração que enxerga injustiças, dores, desagregação, violência, até porque independente da classe social, olhe nós aqui falando de classe social, quando essas desagregações, desequilíbrios estão em todos os lares.

Notemos as drogas.

Se as vendem é porque existem (os) consumidores. E vamos na droga moral da corrupção, não somente são políticos, vemos a corrupção no dia a dia, na postura, na conduta de profissionais que agem as escuras, de pessoas que tomam a frente responsabilidades de grupos privados ou residenciais, ou instituições religiosas que não satisfeitos com seus proventos ou causas, tornam aquilo um negócio em paralelo, um desvio, uma posse indébita de recursos que não lhes pertencem mas tentam beneficiar-se através das benesses que disponibilizam por meio de sua autoridade.

Fugindo do objetivo de suas funções e manipulando-as para seu benefício próprio. E no domingo apontam ao político na tv. Quando são iguais ou piores aos que apontam.

Criticam suas polícias. Mas nunca foram saber como eles vivem, (não somos policiais) se possuem família, bem sabemos que eles escolheram essa profissão, mas em tantos desvios, porque não são bem remunerados, não possuem benefícios como educação, saúde e habitação que lhes garanta a cabeça em ordem quando tem que enfrentar as violências externas que são advindas dos problemas da própria sociedade. E seguimos para os professores. Para os bons profissionais que exercem funções vitais para o equilíbrio da sociedade como um todo. (coletividade)

Também as situações de jovens que sequer receberam o amor na vida. Desrespeitados seja pela sociedade como no próprio lar em que foram criados.

A você que joga pedra e por vezes mesmo falando dois, três idiomas e um curriculum acadêmico exemplar, não consegue uma colocação.

A você que sempre teve acesso ao melhor da vida, ao carinho, educação e encontra-se em penúria moral?

Outros, profissionais bem colocados e com cargos representativos na sociedade, mas fracassados nas vidas pessoais. Vemos isso na mídia todos os dias.

Expressamos aqui uma observação panorâmica das coisas, pois sabemos que pessoas de má índole existem em todas os lugares. Inclusive muitas vezes ao nosso lado e nem percebemos as vezes.

A expressão do mano

Quando nós da sociedade em verdade, criamos monstros de forma indireta porque nada fazemos para nosso bairro, nossa cidade, nossa educação, porque deixamos tudo a sua própria venta, porque passamos a acreditar apenas em nossa liquidez pessoal, nosso patrimônio e o que podemos fazer no exercício do poder pessoal do que o dinheiro que temos nos permite fazer.

É comum quando deixamos nossos carros em casa e saímos pelos transportes urbanos, notarmos uma língua que está se proliferando. Muitos jovens sentados ao nosso lado com seu aparelho celular, ouvindo músicas em alto e bom som. Sem importar-se com o direito do cidadão do lado seja na altura ou até sobre o que ouvem.

Fora que quando dialogam segue mais ou menos assim:

- E aí mano? Qualequeé? (sic)

- Então, nóis (sic) foi na fita. Nóis (sic) viu a situação lá e sábadão tem movimento. (nesse caso notei que dialogavam sobre uma “balada”).

Essa forma de comunicação, que é muito mais profunda do que expresso aqui, teria que ser objeto de um estudo mais atento (que já deva ter em algum curso acadêmico), tem sido comum.

Fora os dialetos que tem aparecido na internet.

Notamos aí a degradação de muitos de nossos jovens. O sentimento vazio da impiedade, pois outra observação é que mesmo que um idoso esteja em pé, as chances de que continue em pé durante todo o trajeto da viagem é 80%, pois os mesmos (em sua grande maioria) sentados no lugar reservado aos idosos não se levantam. Mas isso já é mais abrangente, ou seja, não são somente esse grupo de jovens que desrespeitam.

Isso tudo é um “termômetro” real, verdadeiro de quanto anda nossa sociedade e do quanto isso irá proliferar-se na sociedade como um todo.

Se nos doe, se nos fere, se nos deixa marcas, melhor aprendermos a ler pensamentos, pessoas e analisar de fato não somente as atitudes alheias mas as nossas mesmas.

Assim, tenho certeza que teremos uma sociedade melhor e mais justa.

Tom Capella

O que representas? A quem representas? Ao que vem?

A condição hierárquica seja qual for de qualquer indivíduo frente as instituições que ele esteja inserido, não representa em momento algum  seu grau de evolução moral, exercício dos princípios básicos da postura cristã, caso seja a que ele representa, mesmo em total antagonismo e na representação hierárquica e base da instituição.

Notamos que muitas vezes um indivíduo mesmo representando um órgão que vise a melhoria de um grupo de pessoas, situações que envolvam a sociedade, este indivíduo não age de acordo com o que representa e muitas vezes, grande parte, são em campos religiosos.

Outros alegam estarem em profundo estado Pineal quando na verdade precisam mesmo é de bons psicanalistas ou de uma boa dose de sofrimento moral que é um bom corretor (ajuste) para mentes doentes pelo egoísmo e ignorância (racional) consciente das porcarias que fazem na vida e para os outros.

Assim, muitos sem exercer de fato as transformações ou ao menos deixando de ser peso na vida de outras pessoas, maledicência, causadores do sofrimento alheio, ainda levam as devidas honras de bons cristãos. Que jamais foram, porque em verdade estão preocupados consigo mesmos, barriga cheia e a conta bancária.

Outros não vivem. Vivem as conquistas dos outros. Não falamos aqui sobre a conquista dos pais para com seus filhos, ou seja, a vibração e alegria em ver aos que amam felizes e realizados.

Falamos dos que funcionam como verdadeiros “Zecas Pimenteiras”, que tudo se balizam entre o sucesso (dos outros) e o fracasso pessoal.

Que nunca assumem. Pois se assumissem, seria o primeiro passo para as próprias transformações.

Que geralmente é resultado do próprio egoísmo, da soberba, da dupla face e mascaramento em exercer personalidades diferentes em situações diferentes, focadas ao interesse pessoal, acobertamento das mentiras pessoais, desvios de conduta, interesses escusos, corrupção em muitos casos e principalmente a justificativa que se o mundo é, injusto, se muitos agem assim, porque estariam errados?.

Obviamente que acobertados por esse anonimato. Mas sempre sabemos o que tem por trás das duplas faces quando fazemos a leitura de condutas, pessoas e comparativos entre suas palavras e suas ações.

Mas confiamos sim, que teremos uma grande melhoria em relação a tantas condutas e muitas instituições cairão por terra, quando os cupins que estão em suas sustentações que não o amor e o bem pela coletividade começarem de fato a serem observados por olhares mais “atentos”.

Torcemos que seja por uma juventude que está chegando com outra mentalidade e espírito de transformações e mudanças.

Pena que uma grande parte dela está em lares desajustados e amparados por uma sustentação falida e envolta nos desvalores pessoais e sociais, principalmente humanos.

Mas cansado de sofrer. Cansado de tanto perder, o Homem um dia se voltará novamente ao que o preenche o vazio interior compreendendo então que o amor, a fraternidade e respeito ao próximo serão de fato um dos pilares da constituição de um homem integral e melhor.

Tom Capella

segunda-feira, 17 de maio de 2010

O teu roteiro

 

Vemos vidas desperdiçadas, vivendo vidas que não são suas. Momentos que não são seus.

Com pessoas que não são as que gostaria de conviver. Escrevendo histórias erradas.

Sem um roteiro definido e sem aproveitar o talento que possui de forma que busque novas oportunidades em relação ao que quer viver.

Por vezes e quantas forem necessárias é necessário que reaprendamos.

Que desaprendamos tudo o que nos limita e possamos assim rever nosso roteiro, nossa vida e o que realmente queremos e nunca tivemos coragem para buscar.

E por vezes das buscas é necessário perdas. Quando compreendemos que em determinadas fases da vida perder é o ganhar.

É o remédio amargo que tenhamos muitas vezes que tomar para que possamos de fato ter a sensação de bem estar e satisfação dos resultados que estas mudanças possam trazer.

Pare de querer mostrar aquilo que não representa o que você é realmente. Não ature pessoas que não lhe preenchem apenas pelo fato de ser social.

Valorize sempre que possa as pessoas que realmente mereçam essa sua atenção.

Por vezes aquele idoso que se arrasta perto de você e você nem liga, é a história propriamente dita e uma luz de aprendizado e conhecimento e por vezes somente espera de sua parte um gesto de amor, atenção e carinho.

Aprenda sempre que possa a utilizar suas energias para o bem.

Esteja mais disposto a doar de você, no espírito maior da justiça e da coletividade para a construção de um bairro melhor, uma cidade melhor, um país melhor, um mundo melhor.

E tudo isso é muito simples, a partir do momento em que você faça a sua parte. Que você consiga assim, não através de suas palavras mas de suas atitudes envolver a muitos que estejam ao teu redor. Ensinando-os através de atos, nobreza de caráter e mesmo nas incertezas da vida, o quão bom é simplesmente sermos sinceros, autênticos e justos.

É um combate sem tréguas ao egoísmo. As máscaras. Mentiras. Dualidade nos gestos do relacionamento e principalmente contra a maldade que destrói ausentes, de interesses do homem frio e calculista.

A força do bem, sempre irá superar o mal, quando realmente o objetivo do bem para a coletividade e equilíbrio das coisas, faça presente através de ações. Atitudes.

Tenha atitude.

O restante das páginas ainda está em branco.

Reescreva sempre que possa a sua história de vida.

Tom Capella

domingo, 16 de maio de 2010

Não divida a conta

Dias desses, um amigo meu me ligara nervoso.

Marcara um encontro em um sábado com uma mulher.

Estava muito radiante dias anteriores com uma nova possibilidade de relacionamento baseado em sinceridade.

Mas estava sem esperança. Disse-me que por problemas pessoais, não me citou quais, precisou desmarcar o jantar de última hora, e que após o desmarque nunca mais conseguira falar com ela e não entendia porque ela não aceitou seu pedido de desculpas.

Eu simplesmente falei:

– É fácil saber.

Bom, ela deve ter passado o dia inteiro no salão de beleza, gastou uma nota preta, comprou roupas novas provavelmente, investiu, mesmo correndo o risco de a noite você ainda “querer” dividir a conta e de última hora você vai lá e desmarca o encontro?

Existem coisas na vida, disse a ele, que nem tudo o que vemos expressa de fato a realidade, os bastidores de todo um acontecimento para que um encontro dê certo.

E isso me fez lembrar um outro amigo, que ao tirar férias, reclamou porque a mulher não ficou tão satisfeita como ele ficou. Eu respondi:

- Você tirou férias.

Ela se bobear vai ter que fazer sua comida, lavar a louça, arrumar a cozinha, se arrumar para você, enquanto você fica tomando cerveja, barrigudo cada vez mais, gritando feito um troglodita quando seu time de futebol fizer gol e ela ainda por cima olhando os filhos.

Enfim.

Por isso que os relacionamentos não duram.

Por isso compreender um pouco mais o que significa a palavra OPI, pode por vezes ser uma das bases do equilíbrio de qualquer bom relacionamento, onde exista doação e troca de forma que os dois sejam um.

Tom Capella

sábado, 15 de maio de 2010

Perdas relativas

Aprenda a dizer não para você quando necessário.

Quem mais impede suas conquistas seja em que campo for é você mesmo.

Muitas vezes a sensação de frustração e desesperanças acabam por fazer com que muitas pessoas fiquem estacionadas em relação ao que buscam.

Não procuram uma maior sustentabilidade, melhor aproveitamento do tempo, busca do bem estar, melhor saúde física, mental e mudança de hábitos e pensamentos.

Inclusive pessoas quando necessária. Pois amigos escolhemos. Muitas pessoas estão mais propensas a tirar algo de você do que fazer algo para ou por você.

A vida é troca e não há demagogia nisso. Ou seja, muitas pessoas estão mais preocupadas no que irão receber, do que poderão de fato doarem de si mesmas.

As mudanças por vezes nos exigem sair da zona de conforto. Escolher uma vida que realmente gostaríamos de viver, compreendendo a diferença de riqueza e valor.

Mude sempre que necessário. Mude pensamentos. Hábitos. Ambientes. Pessoas. Sempre no que possa. No que tenha condições.

Mas mude principalmente você, e notará o quanto terá de sustentabilidade para superar os problemas inerentes à própria vida.

As crises que passamos na vida, são ajustes necessários. Caberá sempre a cada um estar com o amadurecimento necessário para usá-la em proveito da evolução e do crescimento pessoal.

A vida passa rápida. Aprenda a viver. A tirar o melhor da vida. E livre-se sempre que possa dos urubús que porventura lhe cerquem.

Principalmente quando possuem algum interesse sobre você. Depois que conseguem, esquecem sua existência.

Mas também tenha com você a consciência de que a cada um sua própria vida. Se gostam ou não de você. Se pensam ou não em você. Se julgam você por 10% do que visualizaram ou sobre comentários errôneos, você está preocupado?

Se estiver, então você está com problema.

Seja você. Faça sua parte e compreenda que muitos dos pesos que você leva com você os carrega de forma gratuita porque a grande maioria das pessoas estão preocupadas com elas mesmas e nem lembram que você existe.

Apenas lembrarão de você quando precisarem de algo ou tirar algo de você. Nese momento elas sabem como chegar em você, o que você gosta de ouvir e acredite também, elas tem um armário cheio de máscaras para cada ocasião.

Aprenda a ler pessoas

A ver a realidade como ela realmente é. E quando estiver ao lado de amigos, saberá o quanto são verdadeiros e autênticos.

As pessoas fazem com você no campo dos relacionamentos o que você permite que o façam.

Tome as rédeas em vez de ficar por fases da vida expressando o quanto fora vítima dessa ou daquela situação ou pessoas.

Não permita!

Perdas relativas são necessárias para manter-se a ordem de sua vida e no objetivo do que você busca para você através dos seus sonhos e desejos.

E quando compreendemos isso começamos de fato a viver cada dia de forma gradativa e conscientes de que a maior riqueza e o maior valor de tudo isso é quando nos conscientizamos de nossa passagem pelo planeta como hóspedes que somos.

Tom Capella

sexta-feira, 14 de maio de 2010

O teu bilhete

Para muitos sucesso é a fama, dinheiro, conquista de bens materiais e a demonstração para todos que estão a sua volta de suas conquistas.

Um arquétipo de força, de superioridade e maior capacidade na conquista dessas coisas.

Para outros auto-realização no campo do conhecimento, sentimentos, amadurecimento em relação a vida, como se relaciona com as pessoas, o que pode e até onde poder ir no campo da generosidade e também do que advém dela, é para eles o sucesso.

Temos notado que o grande mal do século, a depressão, tem espalhado de forma gradativa e silenciosa por diversos ambientes.

O vazio da alma, a insatisfação, a melancolia, a falta de vontade de viver por muitos e como arrastam-se na vida e entregam-se aos vícios.

Sejam os vícios das drogas, que envolvem bebida em excesso, vício da negatividade, da falta de gratidão, da inveja, do excesso em falar mal das pessoas, criticar e o mais interessante que sempre encontram guarida para isso, porque se sintonizam com seus afins.

Notamos  também os bares sempre lotados. Pessoas por vezes adentram com  semblante  sério e após alguns minutos e goles sorriem, exaltam-se e ouvimos o grande burburinho.

Dia seguinte estão novamente frente a frente a eles mesmos. (já fiz parte)

Levantam e vivem sobre suas próprias crenças e bandeiras, sem de fato analisarem de forma fria e imparcial se de fato o que pregam ou acreditam seja de fato a verdade ou realidade dos fatos.

Dogmas. Preconceitos.

Palavras vazias que expressam amizades que não saem do campo das palavras.

Outros vivem dizendo que farão, fazem alianças, desenvolvem parceiros, mas na primeira oportunidade não cumprem o que prometeram e ainda passam a perna nos mesmos.

E nos domingos continuam com a carinha de bons samaritanos em seus grupos religiosos.

Fico admirado como conseguem. Mas hoje enganam por pouco tempo e acabam enrolados na própria maldade e mentiras e novamente na sargeta moral das perdas. Não há necessidade nem de tecer comentários, pois são eles mal para eles mesmos. Se carregam e por agirem como agem, não carecem de inimigos. São eles os próprios para com eles.

Chamamos isso de conduta.

Internet

No campo da internet sites de relacionamentos e madrugadas inteiras no MSN ou outros meios de comunicação em que o contato físico, voz, olho no olho não mais existem, criando de certa forma intimidades que somente se concretizam através das atitudes e posturas diárias do convívio ou até do respeito ao limite de cada um.

Vivendo assim de forma fantasiosa em mundos que não existem. O que não quer dizer que não existam pessoas sérias e realmente procurando novos laços de amizade ou até um amor.

Obviamente que nem toda realidade é essa, mas notamos que não é quantidade e sim qualidade.

E que atrás de toda essa fantasia, dores pessoais, angústias, vazios, o que nos falta é o amor, o carinho, a atenção verdadeira, e autenticidade na troca dessas amizades, amor, colaboração, parceria entre todos nós.

Cuidado então!

Aonde você apresenta o teu bilhete de passagem de forma que não erre o destino.

Reflita sempre que possa sobre suas atitudes e repense o que você estejas fazendo com você mesmo.

Para toda ação, sempre teremos uma reação.

E sempre esteja pronto seja no campo daquilo que construa ou daquilo que possa destruir, que receberá sempre a reação, do que se propôs a fazer.

Posso assegurar que recebí tudo o que plantei, tenha sido no bom sabor ou no gosto amargo das decepções.

Tom Capella

Mudanças. Ações. E principalmente a disponibilidade de cada um em avançar, mudar os pensamentos escuros, viciantes e dominados por tudo aquilo que advém das trevas humanas que o homem ainda insiste em viver.

Aladim o gênio da lâmpada tem sido procurado pelo Homem que vive negociando, é um comerciante nato e acha que se ficar bonzinho, como um cachorrinho, ou uma criança a espera do doce, a vida lhe dará benefícios, um carro zero, uma firminha para dizer a sociedade e mostrar para a família e desafetos que venceu.

Uma casinha com um monitor de alto estilo, mas podre por dentro porque ainda não aprendeu que as maiores conquistas estão nas virtudes.

Tom Capella

Caos

A transformação do homem é gradativa.

Temos observado a decadência moral em que se encontra a humanidade. A destituição de valores é deveras crescente.

Temos notado o avanço da violência urbana e somos obrigados a conviver e aceitar discursos perfumados e hipócritas sem o verdadeiro interesse em trabalhar para a diminuição da grande desagregação que se encontra a humanidade.

O interesse econômico das grandes corporações e muitos governos com suas maracutaias, que escravizam-nos em interesses nefastos onde o básico, a educação, segurança, cultura e saúde são deixados para trás.

Ética1

As pessoas são iludidas nas possibilidades das conquistas materiais em objetos que são triplicados, em prestações pequenas que escravizam.

Mas não alimentam de fato o que necessitamos.

A alma.

“O homem em suas conquistas materiais, continua só. Vazio e perdido”.

Todos os dias somos obrigados a ver alguém que morre em alguma esquina, jovem, uma vida e são deixados caídos enquanto os assassinos fogem, em motos e seguem com suas vidas.

Não aguentamos mais ver isso e a sociedade não fazer nada e colocar mais um número na estatística.

Você já viu alguém agonizando na hora da morte após a violência que sofreram por esses anjinhos protegidos pelos Direitos Humanos? 

Vamos pensar na coletividade e não mais na individualidade. Eles não vão parar e não tem conserto porque não podem dar o que não receberam. Amor.

 

Quase que conscientes da impunidade e quando pegos com um código penal ultrapassado.

Policiais nas ruas, envolvidos em uma energia que somente lhes expurga o que possuem de melhor trabalhando por míseros salários, com a responsabilidade também de concretizarem não somente seus sonhos, se é que ainda tem, mas de suas mulheres, filhos, filhas e mães.

Somos responsáveis sim, enquanto egoístas que somos.

Não nos mexemos e somente saímos de nossos guetos quando acontece conosco ou com quem amamos.

A sensação de que as coisas são assim mesmo. Que nada vai mudar. Que violência tem no mundo todo. Que somos divididos em ignorantes e não ignorantes. Católicos e evangélicos. Espíritas e Umbandistas. Esquerda e de Direita. Alfabetizados e Não alfabetizados.

 

São esses preconceitos, essa ignorância maior, esse mal que é um câncer na humanidade, essa sensação de inutilidade em não poder mudar as coisas.

E nós podemos mudar. Podemos mudar nossa conduta. Nossa postura.

A nossa pequena ação pode amanhã ser o dínamo da grande reação que precisamos para sair das palavras e partirmos em definitivo para as ações de tal forma que nossas palavras e nossas ações tornem-se apenas uma.

Nunca havia deparado-me tanto no dia a dia seja no campo profissional ou pessoal com pessoas tão vazias e perdidas.

Precisamos de amor.

Tom Capella

Se for da paz pode entrar

Muitas coisas na vida dependem do ângulo em que as enxergamos.

E assim também o é para os lugares visitamos.

Épocas, histórias, personagens, dia a dia.

Acredito que existam milhares de olhares para o mesmo lugar.

No caso do Mercado Modelo, na Bahia, não tem como simplesmente chegarmos lá, como meros turistas e não cerrarmos por momentos, frações de segundos os olhos do presente voltando ao passado, imaginando a rotina quando Camafeu de Oxóssi, capoeirista, tocador de Berimbau, compositor, mantinha ali uma barraca comercializando colares de contas, anéis e mil pulseiras. jaz

Esse, amigo de Jorge Amado e Zélia, mas não cabe aqui expressar conhecimento nesse sentido que hora não temos e sim a leveza em voltar a um tempo, em que possamos sentir o lugar em que não somente essas pessoas estiveram, como uma tarde em que Jorge Amado e sua Zélia, ali passavam em uma rotina comum do dia a dia, uma tarde qualquer.

 carybe

Tentar voltar ao tempo e ter a dádiva em sentir ao menos no que temos de melhor em respeito aos valores que nos antecederam e nos permitiram ter uma história, fragmentos e a consciência de que a vida segue seu próprio rumo.

Não tem como ir no bairro do Rio Vermelho e não imaginar Carybé andando por aquelas ruas, ou quando da procura da casa pelo nobre casal, hoje conhecida como a Casa do Rio Vermelho, onde antes no mesmo endereço era conhecida como Sonata e assim, refletir sobre uma época, em que a história seguia seu rumo.

Enfim, não dá para passar por tantos e tantos lugares sem conhecer um pouco da história local e seus personagens ilustres ou anônimos.

O que mais nos lapida, o que mais nos permite a verdadeira sensação da vida são de fato os sentimentos, o que despertamos de nós, na ternura, na pureza mesmo que impura do coração.

Se for da paz pode entrar!

Tom Capella

sábado, 8 de maio de 2010

Escolhas erradas

Tudo o que fazemos na vida deve estar sintonizado ao que estamos dispostos a dar de nós mesmos para conseguirmos atingir nossos objetivos.

Estes dias assisti a uma palestra sobre “clientes”, em que o palestrante disse algo que achei muito interessante, não vá abrir um botequim para vender cachaça para depois ficar xingando o bêbado de cliente chato, não escolha obstetrícia se você não gosta de acordar de madrugada.

(Waldez Ludwig/agradeço por existirem pessoas como ele no mundo, realista, competente e verdadeiro)

Ou seja, analise em sua vida quais critérios devam ser atendidos para que você possa atingir o que você se propõe a fazer.

A confiabilidade é a habilidade de cumprirmos com o que prometemos, e a confiabilidade ainda segundo Waldez Ludwig, constrói através do tempo a credibilidade.

A palestra estava focada para a gestão empresarial. O que tranquilamente podemos focá-la para a gestão pessoal.

E podemos através de uma rápida auto-análise de como temos agido em diversas situações da vida, o quanto somos ou não somos levados à sério em diversos níveis dos relacionamentos sejam profissionais ou pessoais.

Esse é o gráfico real de como nos encontramos em relação à vida, mas principalmente em relação ao âmbito pessoal da nossa consciência que é de fato o raio x verdadeiro do que somos, do que pensamos, de como enxergamos as coisas e o que fazemos para que de fato nossas vidas sejam melhores.

Muitas pessoas pensam que pulando 7 ondas, indo em instituições, acendendo uma vela, lendo algumas palavras sagradas, recitando mantras, meditando que a vida deva por si mesma tomar o rumo que esperam.

E ficam em estado de inércia apenas pedindo, sem ação, sem determinação, sem esforço pessoal e organização no sentido de colocar a mão na massa.

Depois quando algo sai errado, alegam a perda da fé. E o que é fé?

Sem entrarmos no âmbito da questão: - Fé é acreditar.

Outra grande maioria focam a fé na materialização de benefícios materiais.

Não em benefícios de virtudes, de reforma pessoal em tornar-se uma pessoa melhor, menos intolerante e dona da verdade.

Somente pensam em seus direitos e nos dividendos que terão, mas esquecem de “investir”.

Para se atingir a liquidez, a segurança, a estabilidade é necessário que “geremos recursos”.

Que invistamos de nós esses recursos de forma que não somente nos tornemos fortes, mas o grupo em que estamos envolvidos se torne mais forte.

A tua vida está em tuas mãos, independente do curso natural que ela siga ou sofra interferências externas por esse ou aquele motivo, os grandes vazios que muitos de nós vivemos no campo pessoal, foram criados por nós mesmos, seja pela inércia, pela falta de dedicação, organização, disciplina e em não saber dizer sim ou saber dizer não.

Por vezes temos que ir contra o que o coração manda, seguindo as regras da lógica para a nossa própria sobrevivência, seja ela material, moral ou espiritual.

Mas há de ser lógico, sem deixar de sentir amor.

Confuso não é?

Muito mais simples do que imaginamos, as vezes confundimos do que sente o coração com o egoísmo que forja de fato o que poderíamos fazer de certo, justo e de coração.

Tom Capella

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Pessoas difíceis

Quando você consegue libertar-se da convivência de pessoas difíceis, sente a liberdade de um pássaro no céu.

xf

É quando você consegue exercer a plena força do seu livre-arbítrio em busca de paz.

Existem pessoas que vivem infernos mentais e infelizmente são resultado da própria ignorância pessoal no sentido de não aceitar, não querer ouvir, não enxergar a realidade dos fatos.

Sempre que possível evite pessoas assim. Afaste-se sempre que possa de pessoas que não somam, não equilibram e apenas procuram-lhe para tirar algo de você.

A Hora da Limpeza

Em muitos momentos de nossas vidas é necessário uma limpeza geral. Uma mudança de ares e pessoas.  Pare de permitir que determinadas pessoas levem vantagens sobre você.

fax

Não aceite derrotas. Muito pelo contrário colecione-as sim, de forma que possa a cada novo passo, aperfeiçoar-se, melhorar, lapidar-se.

Pare de ter a dependência de que as pessoas “gostem” de você ou não diga o que pensa em determinados grupinhos para que possa ser aceito.

Mas esteja preparado também para receber da reação do que você disser, sem realmente ter a plena certeza do momento certo do que deva dizer e se deva dizer.

Muitas decisões em nossas vidas tomamos em cima de ilusões e imagens que vemos, mas que não expressam de fato a verdadeira realidade que há por trás das coisas.

Procure desenvolver a sua percepção sem emoções no sentido de que possa ter uma visão geral das situações e pessoas e das relações que você esteja envolvido.

Personagens

Observe sempre que possa tudo como um palco.

Onde cada um é um personagem.

E acredite!

Na sociedade como um todo existem mais personagens do que pessoas reais propriamente ditas.

pers Pensam algo sobre você. Falam de você.

Mas na sua frente lhe toleram, aturam ou agem de forma diferente, apenas pelo fato de manterem as aparências.

 

Valorize sempre as pessoas autênticas. Que não falam somente o que lhe agrada.

Que são na sua frente o que são na sua ausência. Que possuem de fato uma concepção firme sobre a relação que possuem com você e não representam personalidades duplas, triplas.

Valorize sempre que possa uma amizade sincera, ou uma relação sincera.

Jogue limpo mesmo que isso lhe custe coisas que você segura como ossos.

A experiência no desenvolvimento dessas percepções somente nos chegam quando estamos de fato preparados para recebê-las.

Treinamento

Quando treinamos aprendemos e não estendemos o mal.

Os boatos e a forma que nos comportamos na ausência das pessoas, situações e fatos. Tudo é um treinamento e um aprendizado constante.

Cuidado com tuas sintonias, porque você é uma fonte viva de energias boas ou más.

Você sempre trará para você o que recebe. (e isso mesmo que entendeu)

E pensamento positivo é lâmpada apagada se não houver a ação em se apertar o interruptor;  e pagar a conta de luz.

Tudo no universo segue uma perfeita matemática.  Tudo está interligado.

E toda essa geração que aqui está em 100 anos, restarão poucos.

O outro lado

Mas também existe o outro lado.

Aquele em que a própria vida torna determinadas pessoas difíceis pela idade.

E principalmente aqueles que nos acolheram e passaram madrugadas sempre doando de si para nós. Repensa. Jogue o orgulho longe de você e as receba com amor.

Tua mãe não lhe jogou em um asilo quando criança. Por vezes também devemos aprender a sermos mais dóceis com os que temos um compromisso moral. E acredite, todos morreremos mais cedo ou mais tarde. Amores, família, amigos, amigas, mães, pais, filhos e filhas.

A única certeza que temos é que somos mortais.

E a certeza maior que temos quando observamos a composição do cosmos é que de fato o nada, não teria como compor tão perfeita orquestra.

Agnósticos, ateus, religiosos, não religiosos mas crentes e certos da existência do Eterno?

O que cabe analisar é que quando nos tornamos pessoas melhores, nem boazinhas, nem frias, mas justas, amorosas sempre que possamos, é quando compreendemos que a grande maioria dos sofrimentos morais que passamos fomos nós mesmos os causadores.

Duplas faces

E uma dica: Cada um de nós, no decorrer da convivência, notamos muita gente com dupla personalidade por aí.

Pensam que enganam com suas carinhas bacanas, sua voz mansa e que lhe apontam um caminho, mas sempre que percebe estão seguindo por outro.

Cuidado viu?

Teu tempo é precioso. Único. Não entre na onda dessas pessoas, a tua higiene mental, profissional e estado de espírito agradecem.

Assim compreenderá que sempre que você dispor de você, do melhor de você para alguém o fará sem de fato esperar nada em troca.

Poucos irão retribuir ou agradecer. Mas quando você o faz não faz esperando isso, não é?

Aprenda que por vezes o desprezo e a demonstração de tua parte da inexistência de certas pessoas é medicamento garantido para a tua paz.

Afinal de contas confundem bondade com liberdade.

E confundem demagogias com ação.

Caberá sempre a cada um de nós as próprias escolhas.

Tom Capella

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Self-deception

O egocentrismo tem sido por vezes a garantia da mediocridade daqueles que vivem se auto-justificando, criando mentiras para si mesmos de forma a garantirem uma razão que não possuem de fato.
A capacidade em se colocar a culpa do que não assumimos no outro. A não coragem em assumir os próprios erros de forma que assim inicie um novo processo de aprendizado, novas posturas, condutas, consequentemente com novos resultados.
Temos notado que a falta de memória tem sido a premissa primeira para os que são ingratos. E a ingratidão é ativo constante e operante na vida da grande maioria das pessoas.
Gigantes tornam-se seres simples, humildes, de tal forma a encantar qualquer desavisado que não o tenha visto na soberba e arrogância com que agia quando ainda na era do poder.
OQAAAD-QnkvvLfvQVbBiTbbsKd0gRGE6G-mUecTAjEus4HDxCzYxOiVUt_5g_IG60oioO-TzFa_n2Phpcdn1FUsx5J8Am1T1UJWV9U9lbp_BMFzmk_StQMd0MNfU
Ninguém poderá mudar nada e coisa alguma em si mesmo, se não compreender melhor, não se reeducar, permitir a observar além do próprio umbigo e a abrir mão sempre que possa do que não poderá levar para si, quando de suas decisões, posicionamentos e vontade de mudar.
Muitos levam uma vida inteira em situações que visivelmente aparentam para quem está de fora, situações tranquilas, resolvidas, quando na verdade são incompletos e infelizes. Mas não mudam porque não querem perder os benefícios ou interesses pessoais que poderiam se dissipar quando desse posicionamento.
Poucos estão preparados ou dispostos a abrir mão de muitas coisas para de fato irem de encontro ao que gostariam de viver, ambientes, pessoas, como se fosse uma renovação de espírito, de ar, paisagens.
Em determinados momentos para que possamos de fato atingir o que gostaríamos de viver, teremos que passar por um período de chuva e frio.
Nós podemos sempre mudar o quadro de nossas vidas, mudando as cores de nossos pensamentos, atitudes, forma de interagirmos com as pessoas, saber dizer não, sem olhar a quem, dizer sim quando deva ser dito, mas acima de tudo procurarmos sermos justos.
Sem olhar a quem.
Tom Capella

quarta-feira, 5 de maio de 2010

A tua posse

Temos observado no dia a dia, o quanto pessoas que se habilitam a freqüentar determinadas instituições, ou em ler livros de auto-ajuda, freqüentar cursos de motivação, em sua grande maioria são objetos de zombaria de muitos.

Muitas vezes são comparados aos ignorantes e sem cultura segundo esses.

O que temos que compreender é que devemos de fato “respeitar” todas as formas de pensamento e crenças.

Seja que religião o for, evangélicos, pentecostais, católicos, espíritas, umbandistas, budistas, esotéricos, ateus, agnósticos, judeus, mulçumanos,  ou o que seja.

Não podemos e não devemos, deixarmos de ser prudentes em relação ao caminho que cada um escolha para trilhar a sua fé e seu encontro pessoal com o Eterno.

Respeitemos sempre no que possível for.

Não generalize as posturas e condutas, pois em todas as denominações ou não, existem pessoas de grande caráter, respeito ao próximo e realmente interessadas na melhoria desse mundo para um mundo melhor.

O pior preconceito que possa existir é o preconceito cultural e religioso.

Faça sempre a tua parte. Procure você melhorar.

Evite problemas desnecessários. E saia do campo das palavras sempre que possível de forma que suas atitudes e suas palavras se tornem apenas uma só força.

Tom Capella

Santa ética

Temos observado que cada ser carrega dentro de si sua própria “devoção”.
Alguns compreendem a condição de um santo de gesso, outros uma glorificação por vezes até exacerbada no sentido de fluírem com mais força o enaltecimento interior da auto-motivação; essa baseada em santos profetas ou na divindade como um grande mestre das realizações pessoais de cada ser.
Quase nunca no campo da transformação pessoal.
A restituição quase o sempre o é no campo dos bens materiais.
Um dia entrando em um escritório, notei na ante-sala que me separava da grande figura em que em alguns minutos estaria frente a frente, diplomas e mais diplomas na parede. Fotografias de lugares em que estivera e imagens suas de diversas fases da vida e até uma de quando ainda jovem.
Observando os livros na estante, tentei grafar em minha mente um pouco mais sobre a personalidade pessoal, suas impressões em relação aos diversos campos da vida.
Quando após um pequeno período de tempo em que ali esperei, fui convidado a entrar.
Pode-se imaginar que ali, a matéria prima era muito mais generosa no sentido de me dizer um pouco mais daquela senhora figura em que estava eu frente a frente.
Discretamente atrás do mesmo, vi um quadro e logo abaixo uma  base em mármore.
No quadro li exatamente essa frase:  SANTA ÉTICA.
Bom, não posso dizer que ali permaneci como um falante quase mudo, perante a supremacia e singeleza do meu anfitrião.
Fui direto ao assunto, resolvi o que deveras havia em relação ao objetivo da visita, que dizia respeito ao meu trabalho, sem deixar de notar que cada um de nós cultua seus próprios santos por vezes na vida.
Nesse caso eu notei que o que o protegia era justamente a tal santa.
A Santa Ética.
Dispensa comentários!
Tom Capella

terça-feira, 4 de maio de 2010

Fases

Existem situações na vida que você percebe que quando finaliza uma determinada fase, seja por vontade própria ou por força própria da vida, o quanto leve você se torna.
É como um renascimento, uma nova recomposição de energias o que em grande maioria dos casos afeta a aparência física tornando-lhe com um rosto mais tranquilo, suave e principalmente na panorâmica geral do seu estado físico.
Isso é paz.
Quando se afasta de pessoas doentes do espírito, que não sabem falar e apenas gritar. Que não sabem amar e sim amarrar.
Sem trabalhar para que os laços dos relacionamentos se estreitem através de atitudes, sendo que não somos donos de ninguém.
Nem a nós mesmos possuímos as vezes visto que se cairmos sem vida no chão, se ninguém nos retirar dali ficaremos às expensas do tempo e do que restar de nosso corpo.
O auxílio será sempre bom para quem realmente está predisposto a receber esse auxílio, apoio, força.
Mas poucos estão de fato preocupados em mudar a si mesmos.
Procuram ou compreendem que devem mudar o que está a sua volta nas figuras das conquistas materiais e não nas virtudes.
Somos tão atentos as diferenças que tudo que não nos condiz com as idéias, crenças, descrenças, do que gostamos ou não, torna-se alvo de nossos preconceitos vorazes e bandeiras de nossas verdades.
Viva e deixe viver. Deixe as pessoas acreditarem no que querem. Deixe-as freqüentarem as igrejas que querem ou se nas suas descrenças que se encontrem.
Até nós estamos nos encontrando, até nós estamos gradativamente amadurecendo, descobrindo nosso tempo, mudando nossa forma de interagir com a vida, pessoas e como enxergamos tudo.
Existem pessoas que são cegas, e são vítimas do próprio egoísmo, vaidade e mentiras.
Somente começarão de fato a mudar, quando estiverem no fundo do poço, mas não das posses, mas sim no poço profundo do vazio que terão que enfrentar perante ao que fizeram.
A esses teremos a pena e a compaixão, mas sem passar as mãos na cabeça. Porque deverão aprender por si mesmos a necessidade pessoal da transformação e renovação de valores.
“A vida ensina”
Está aí a dor, para colocar ordem nas coisas quando necessário.
Tom Capella

A face oculta

Evite conviver caso você possa com pessoas instáveis!

O desequilíbrio e instabilidade emocionais podem por vezes ser presentes em diversos momentos da vida de muitas pessoas, sendo de fato objeto maior de cuidados médicos.

E fato é mais que comprovado que existem remédios que reequilibram e trazem novamente a paz interior para muitos em que essa instabilidade seja resultado de problemas de desordem psíquica, que vergonha há nisso em procurar um médico?

Em outras situações são os doentes da alma.

Aqueles que vivem pregando um encontro com Deus nas profundezas do próprio egoísmo, pois de nada adiantará encontro algum com o Eterno se nós não nos predispomos a mudar.

A auto-análise de nossos atos, o que nossos atos gerou em atitudes de outras pessoas, como as pessoas nos enxergam e a imagem que realmente passamos devido ao que fazemos, o que muitas vezes é muito diferente do que falamos.

É muito importante que sejamos responsáveis com as atribuições do tempo que nos é lícito, mas muito mais responsabilidade perante o tempo que tomamos dos “outros”.

Hoje já não conseguimos enganar por muito tempo.

As atitudes falam por si mesmas.

Tom Capella

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Tua raiz

Cuidado com aquilo que você planta.

Principalmente nas esperanças que criou em outras pessoas.

Nas alegrias que permitiu que outras pessoas atravessassem por dias e horas em promessas que você jamais cumpriria ou teria condições de cumprir.

Mesmo assim prometeu. (serve para mim também, muito já prometí)

No revide da própria consequência de seus atos, de nada adiantará esconder-se entre seus afins como se vítima o fosse quando na verdade foi você o responsável pelas dores alheias.

Nossas vidas seguem como uma empresa que poderá ter uma boa ou má gestão e sofrer os resultados dessa administração e principalmente aos que dela dependem.

Se você como responsável por um voo, permite que um avião siga o caminho por si só, o resultado será sempre catastrófico.

Assim sempre será sua vida quando você deixar a vida te levar.

Bela é essa frase sempre nos campos da poesia e da música.

Mas para os mais atentos será sempre focada no enlace maior dos poemas.

Um carro desgovernado causará danos irreparáveis.

Uma vida desgovernada, atitudes impensadas e quando somente seguimos por nosso coração, poderemos de fato irmos de encontro direto as paredes da desilusão.

Não procure ser o que você não é ou não quer para você apenas para ser aceito.

Saiba sempre que possível, descubra, o que você não quer para sua vida de forma que possa determinar as que quer ou que possa lutar para ter. Se conquistar algumas, já será uma imensa vitória.

Afinal de contas, você sempre receberá da vida aquilo que você estiver disposto à dar a ela, a vida.

O restante é consequência e risco da própria dinâmica da vida.

Tom Capella

Vire a página

Sempre que possível, vire a página. lv

Enfrente com a firmeza necessária qualquer pensamento que lhe conduza a situações que possam lhe fazer retroceder em relação ao seu presente, aos obstáculos que já superou e ao que ainda irá enfrentar através da própria dinâmica da vida.

Supere sempre que possível o medo em efetuar as mudanças necessárias. Esteja sempre que possível pronto para as surpresas da vida, fortificando-se gradativamente em tempos de céu azul, para quando do advento das tempestades que sempre farão parte de nossas vidas.
Não deixe a vida te levar.

Você tem um livre-arbítrio e sempre sofrerá as consequências do que fez, ou deixou que a vida lhe fizesse a seu bom grado e também daquilo que deixou de fazer e quando acordou já éra tarde.

Aprenda a se respeitar. Respeite o que não compreende ou não faça guarida naquilo que você levou anos para conquistar.

Afinal de contas assim como você teve seu tempo, sua maturação, as pessoas também possuem seu próprio tempo.

Ninguém jamais poderá dar o que não tem. Ou o que nunca recebeu.

Outros jamais poderão receber aquilo que não querem ou que não estejam preparados para receber.

“O Universo sempre será matematicamente perfeito na exata lei de Ação e Reação”.

Tom Capella

domingo, 2 de maio de 2010

Tudo passa

Temos notado diariamente a grande crise de valores éticos em que a sociedade como um todo tem atravessado.

Tanto na macro esfera que envolve a coletividade, quanto na esfera particular dos indivíduos que atravessam de forma pessoal suas próprias crises.

Pessoas totalmente focadas em suas rotinas de vida, tornam-se indiferentes à tudo que os circunda como meros espectadores em meio ao caos.

Na grande maioria das situações, somente tomam alguma medida, envolvem-se em algum movimento de mudanças quando são diretamente envolvidos por esse caos.

Milhares de pessoas bem sucedidas profissionalmente, mas em profundas depressões pessoais e isolados em suas casas, apenas acompanhando a tudo sem terem a coragem de enfrentar a si mesmos.

pub

Fonte imagem: http://rasselas.deviantart.com/art/Pub-Irlandes-II-45094625

Outros atravessando madrugadas em bares, embriagando-se de forma gradativa e decadente, vivendo do passado e afogando suas mágoas em ambientes e com pessoas que se em outras esferas da vida, seriam esses os últimos lugares em que pudessem estar.

Desavisados atravessando noites e noites no MSN com desconhecidos em diálogos que darão em nada.

Outros vivem de sorrisos em sites de relacionamentos como o ORKUT, com frases diárias que denotam seu humor diário, sem a verdadeira expressão do amor daquilo que escrevem.

Deixam recados doces, mas déspotas com os seus próprios no campo familiar ou em ambientes profissionais, ou vivem de olás, sem realmente expressarem as verdadeiras virtudes da amizade através de ações que fujam do campo das firulas.

Evite pessoas que somente lhe tiram o melhor de você. Não deposite suas esperanças em pessoas que nada tem a lhe oferecer. E mantenha seus olhos limpos, de forma a não se iludirem pelas cores diversas em que se apresentam horizontes belos, sendo que atrás somente existam árvores secas.

Sempre buscando mais receber do que doar de si mesmos.

Quando de um passatempo até compreendemos, mas existem muitas pessoas que realmente levam muito à sério esses relacionamentos virtuais que chegam nos rodapés da depressão.

A cada nova semana, cada novo mês, notamos a indiferença, o egoísmo, a falsidade, a dupla personalidade, os personagens que somos obrigados a conviver, lendo pessoas, analisando posturas e filtrando palavras, até chegarmos realmente a raiz de cada pessoa que somos obrigados ou não a esse convívio, seja no campo profissional, comercial ou campo familiar em muitos casos.

Personagens

Outros quando em busca de seus interesses, atuam de forma dócil até conseguirem seus intentos, ignorando fatos e pessoas imediatamente após a certeza pessoal do que buscavam.

Aprenda gradativamente a analisar melhor os fatos, pessoas e o que realmente estão dispostas a tirar de você e principalmente no que querem doar de si mesmos.

Afinal de contas somente daremos valor ao tempo que temos, quando realmente nos defrontamos com problemas que arrumamos para nós de forma gratuita, quando analisamos que investimos em amizades, negócios, vida em situações que dariam em nada.

Em vazios imensos e permeadas por balelas.

Analise de forma diária o que você busca, se organize, se discipline, não permita que o sentimento cego, grandes manifestações de motivação lhe envolvam os ideais, sem ter um plano racional, lógico e organizado que poderá ser o mapa que tanto procura no campo da vida.

Não permita que seus preconceitos, sua grandiosidade de idéias, lhe cegue em relação aos novos horizontes que você possa conhecer, trilhar, compreendendo que o respeito às diferenças, as culturas diversas, crenças, é de fato o melhor tempero para a transformação da sociedade como um todo e de cada homem no campo individual das próprias transformações que serão sempre no campo certo do passo firme ou no campo incerto das ilusões.

Essas que poderão lhe deixar de mãos vazias e nas depressões noturnas.

Tom Capella

sábado, 1 de maio de 2010

Olá tentei te ligar!

Para sua proteção!

Não perca teu tempo com preocupações não urgentes.

Com pessoas sem brilho e com idéias aparentes.

Distraia-se dos incompetentes que somente vivem nas vertentes. E assim seguem como sinceros, no campo amargo das próprias mentiras.

Não deixe teu sorriso. (teus sonhos)

Na força dos decadentes. No abraço das serpentes, nem na musa dos sorridentes. Que por vezes são apenas coloridos por tintas que não denotam a verdadeira durabilidade do que realmente aparentem ser.

Permita-se a troca de experiências procurando entender o que há atrás da cortina que lhe separa do que você pensa que sabe e das coisas que nem sabem que você existe. Ou seja, por mais que você tente, não teria tempo para assimilar toda a cultura do mundo. Até porque ela é uma constante.

52_Deep_in_thought_by_anoxas

Imagine-se então quando acreditamos ser o centro do universo.

Talvez até sejamos, pois ocupamos um ponto único no infinito no que não temos como limitar nem geograficamente e nem em relação ao mistério das direções, é infinito.

Talvez sejamos nosso próprio centro, o pensamento, o sentimento e o que fazemos disso em benefício das pessoas, que ao final somos nós. Somos um? Não é?

Afaste-se de pessoas que ao lhe verem só faltam perguntar: – Olá ? Tudo bem? Você ainda está vivo?

Pois como sempre digo. Existem lápides ambulantes que nem vale a pena que percamos nosso tempo.

Além do seu cenário pessoal, você deverá aprender e conviver com o cenário externo da vida.

Nesse em que os personagens por vezes apenas mudam de roupa ou aparência física mas são os mesmos enquanto suas mazelas particulares e vorazes em relação ao olhar que esconde uma farsa em um  sorriso de ovelha. Fique atento!

E outros que vivem mais com a cabeça do lado delá, em vez de pisarem forte aqui e construírem algo de verdade do que ficarem servindo de muletas para pessoas que não estão nem aí para a evolução.

Isso não é auxílio nem cooperação. É colaborar para que o erro persista e não evolua.

Por vezes existem situações que é necessário que deixemos a pessoa sofrer por si mesma, para que possa aprender caminhar com as próprias pernas.

Tom Capella.

Anônimos!

Nesse palco começo a notar maiores percepções além da platéia silenciosa.

Noto que de personagens meus, algo me tolhe o coração no sentido de que os devaneios, tolos ou não, tornam-se realidade e acabo misturando-me à multidão e a notar que na verdade sou "eu" a platéia solitária que observa a grande peça da vida.

Noto nas poltronas rostos anônimos a observar-me em meus monólogos e percebo ali então que não sou eu o personagem que declama o texto que resumidamente tenta em uma hora ou duas postular os diálogos meus que de mudos transpassam os burburinhos das cátedras individuais de cada "personagem" ali sentado (?) em cada poltrona.

_TEATRO__by_yisekah_thumb[1] Personagens entreolham-se, percebem-se e misturam-se e não mais sabemos se “eu” do palco estou na realidade verdadeira da vida ou se eu “do palco” apenas sou uma platéia solitária a observar os “anônimos”.

Tom Capella.

Faça!

O triste de mim é o que me controla.
O melhor de mim é o que me faz seguir..
O pior de mim é o que combato.
O triste de ti é o que me emociona.
A dor de ti é o que me faz mexer-me para curar-te.
Teu choro não me agrada.
Tua tristeza me incomoda.
O que quero de mim quero para ti.
Então?

Segue adiante e recomeça novamente.
Porque o triste de nós, não sabemos.
Porque o melhor de nós “é o que superamos”.

Tom Capella

Foto: Farol da Barra! 25/Set/09 036

O teu tempo

Por vezes nosso tempo não é o tempo do mundo. E por vezes o tempo do mundo não é o nosso tempo.

Love_____by_frostbittenheart

As vezes tudo é só uma "chuva"!

Enquanto você vive procurando um grande amor, perde a grande oportunidade em ser um grande amor para alguém.
Tom Capella.

Teu tempo (Repostagem)

Foque sempre naquilo que você busca. Não permita que pequenas sombras no teu caminho lhe desviem desse foco. Afinal de contas sempre tudo volta ao lugar quando o vento sopra. Você já percebe que és ontem, quando compreende as datas do passado e procura assim transportar-se para experiências passadas que não viveu, mas que ocorreram.

Eles estiveram aqui.

8662792 (1)

O tempo passa tão rápido que se tivéssemos a consciência desse sopro teríamos mais cuidado em como vivemos nosso dia a dia e como atravessamos os diversos momentos de nossas vidas, procurando assim sermos melhores na forma de pensar, sentir, amar e nos postular, perante os fatos do dia a dia.

Ontem. Hoje. Amanhã.

Somos ontem!

Tom Capella

Das palavras

 

Das tuas palavras

Das tuas palavras poderás assim levar o melhor de você ou o dardo do pior de você!

Já arrependí-me de tantas palavras. De tantos emails impensados. De frases das mais felinas que jamais poderia aqui expressar. São nesses momentos em que perdemos as nossas maiores razões. O que de melhor reinvidicamos. E assim somente através do tempo e da forma em que repensamos nossas atitudes e atos, evitamos novamente cometer tais erros, mesmo que nos firam.

Firmeza! Postura! Atitude e severidade por vezes não é e nem deverão mais serem a expressao da violencia das palavras.

Nós esquecemos, mas a quem recebeu do dardo venenoso do revide das palavras jamais esquece!

E somente quando compreendemos isso, passamos para uma nova fase da vida. Nem sempre poderemos retornar e fazer um novo início (plagiando a frase), mas poderemos sempre reiniciar e fazer um novo fim.

Da dor das perdas. Da dor quando nos perdemos. Da dor quando nos arrependemos não do que fizemos, mas do que deixamos de fazer.

Recomponha-se todos os dias. Ao final de contas, ao final de tudo, teremos nossa própria campa que nos espera.

Deixe viver e permita-se viver!

Tom Capella

Que assim seja! (repostagem)

Procura-se um corpo!
Procura-se nas noites desvalidas um corpo.
De preferência sensual. Com a beleza pura candeada no peito como o brilho de um azeite.
Se assim seja, nas brechas noturnas.
Não importa se nada tem dentro do coração para oferecer.
Talvez a imagem possa assim prevalecer sobre ruidosos castelos.
As imagens e arquétipos, possam permear esse encanto. Seu "ledo" encanto..
The_Way_of_Love_by_christians
Procura-se um "engano" mesmo que seja supremo. E que te jogue no aconchego noturno das mentiras permitidas.
Seja então tuas alegrias e tristezas.
Seu refúgio, tuas mentiras.
Tua queda, tua infantista procura.
A senha para tua dor mais profunda.
A mentira desvalida das tuas procuras mais vazias.
Tom Capella.

Compreender (repostagem)

Quando você compreende que você não é o centro das atenções, e que a vida segue seu próprio rumo sem que você esteja presente ou não.

Você compreende que o que faz a beleza do mundo são as diferenças de culturas, conhecimentos, erros e acertos.

Não existe castelo que sobreviva no alicerce da ilusão. Pessoas muitas vezes vivem de seus próprios momentos e esquecem que a base maior na consistência daquilo que você realmente é são seus atos. Blá, blá, blá passa.

Você pode me conquistar temporariamente com o que diz, mas suas atitudes podem fazer com que você me ganhe ou me perca.

E assim seguimos cada um no compasso pessoal da vida. Atitude, dinâmica, respeito às idéias, diferenças, crenças, é o que realmente dirá muito de você.

Tom Capella