segunda-feira, 29 de junho de 2009

Autoconhecimento

 

O maior limite imposto ao Homem em suas descobertas é ele mesmo que se impõe, visto seus dogmas e a característica pessoal da grande maioria das pessoas em hostilizar tudo o que é novo e contrário ao que ele se ancora.

Somente através do que nos permitimos conhecer fora do nosso âmbito de razão ou cultura alicerçada pelos ambientes em que desenvolvemos nossa personalidade poderemos compreender um pouco mais sobre a vida além do que nos é cientificamente provado e no que não é cientificamente provado mas acreditamos através dos campeios sejam eles no que de melhor possue o Homem em sua mansuetude, sentimentos em relação ao outro, mensurando-se assim cada limite seu no espaço da evolução pessoal e nosso dinamismo, localização nesse universo tão vasto e cheio de terrenos inconquistados ainda.90

O preconceito barra o conhecimento.

O Homem é um fracassado moralmente sem sombra de dúvidas em relação ao que observamos hoje seja nas guerras individuais de cada ser ou na sociedade como um todo.

Muito se utiliza de palavras como se as mesmas substituíssem os atos e os resultados desses atos, permeando-se em screen-savers (paisagens) que apenas escondem a podridão por trás de tão belas cores que é a deteriorização do ser que procura sua satisfação seja nos excessos ou sobre as aquisições materiais como se elas preenchessem o que realmente ele busca na sua plenitude e muitas vezes nem ele sabe.

Essa condição de sectarismos, limites entre crenças e fé, a divisão de um Deus sobre vários filhos sendo que aqueles que não nos convivem o campo das idéias são expulsos de nosso conceito de moralidade, ou chamados filhos escolhidos. Porque compreendemos que filhos escolhidos são os filhos que tornam a casa.

E se você torna a casa, no campo da dignidade, da sua dignidade, dos seus pilares aqueles que te sustentam a paz, o equilíbrio e assim você desenvolvendo essas virtudes para não somente sua melhoria mas da coletividade você é de certa forma um Filho de Deus, porque você age dentro do amor.

De nada adianta você fazer pelos outros se antes não edificou o teu processo de reformulação do ser que você é e muitas vezes você não está satisfeito com aquilo que é ou se tornou por força seja das perdas, descrenças, frustrações, tudo o que você depositou no outro.

A física é plena consciente do que nos rodeia, visto que o Homem tem manipulado e muito bem as condições tecnologicas sabendo exatamente de onde advém as informações, como são gerenciadas, disponibilizadas, neutralizadas ou ampliadas, ou seja, um avião, um software, qualquer tipo de equipamento desenvolvido no campo das descobertas humanas.

Isso falando de equipamentos, fora o que se descobriu e avançou no campo da saúde, educação, mas muito pouco no campo da moral.

O que quero dizer é que existem situações em nossa psique que estão além do nosso conhecimento palpável no campo da racionalidade, mas existem.

O que o Homem não explica mas ele carrega consigo no tempo, na deteriorização de sua juventude, beleza e sensação de poder, sempre acabando por sobre um lençol posto em uma cama, seja ela de hospital ou não. Ou sobre os impactos de acidentes, violências urbanas ou não.

Sempre teremos o derradeiro dia de nossas vidas. E o que levaremos para onde iremos, o que acontecerá depois, se há depois, se houve um antes (nós), temos também a condição do agnóstico, do ateísmo, enfim.

Eu prefiro abster-me em relação ao ceticismo e acreditar!

Pois tudo que é daqui aqui ficará.

11__by_AmeliePom

São tantas descobertas que ainda somos meros aprendizes.

Mas mesmo assim nesse universo de descobertas e conscientização sempre perceberemos os gestos. Atos, atitudes.

Talvez tudo isso seja parte do processo da construção do Homem Integral.

Isso se o planeta resistir.

Tom Capella.

Nenhum comentário:

Postar um comentário