sexta-feira, 31 de julho de 2009

De você

 

Somente cai em si o homem quando encontra-se de joelhos por sobre uma perda irreparável.

É quando vemos poderosos portarem-se como crianças. Seres com orgulho demasiadamente em excessos em relação ao que poderiam fazer de melhor e sim enaltecer o que pensam ser ou que são que é estender as mãos aos que ainda não chegaram aonde conseguiram chegar. Seja na condição das conquistas pessoais, intelectuais ou das experiências, essas que são mesmo os nossos alicerces.

Valorize cada momento de sua vida e tranqüilize-se sempre que possa, mantendo a postura perante as dificuldades ou pressão que enfrente.

Cópia de jesus

Quando você sente-se fraco, é quando você está mais forte e por vezes não percebes.

Não permita que tirem de você o que tem de melhor, tuas esperanças ou tua fé na vida, no mundo, nas pessoas e aonde poderemos chegar.

Confia e desenvolva esses alicerces e não pense duas vezes em colocar quem quer que seja no devido lugar, com critério e sabedoria.

As pessoas não são obrigadas a gostar de você. A aceitar tuas idéias, porque justamente a beleza de tudo isso está nas diferenças e principalmente no respeito as diferenças.

Pena que o homem ainda não compreendeu isso.

Viva e deixe viver!

O que nos enobrece a alma, o melhor de nós é justamente o brilho dos olhos. Aquele brilho que leva sempre as marcas das lembranças melhores, dos dias melhores e principalmente vivendo ou criando a possibilidade de dias melhores.

Vai! Segue em frente! Confia sempre e retoma sempre teus projetos, teus sonhos e mesmo que teus pés sangrem, não se decepcione no meio do caminho. Feliz o homem que sorri com um pouco de tristeza nos olhos. Feliz dele porque ele sabe o quanto vale cada momento. Como vale o que cultivamos no coração das pessoas.

Tenha fé.  Cai e levanta. Somos seres em constante processo de regeneração em todos os sentidos da vida.

Note você, nesse universo. O que procuras?

O que pedes?

O que fazes você de tua vida e de teus pensamentos? O que faz no sentido do abraço verdadeiro, do sorriso verdadeiro, da tua tolerância, do teu perdão, do teu amor?

O homem justo é aquele que segue na fé das suas próprias atitudes.

Temos no mundo muita gente dona da verdade e batendo no peito o que não fazem no dia a dia.

Pessoas falam, falam, falam, mas nas pequenas bobagens da vida, parecem crianças rebeldes e rebelam-se contra seus afins, sem compreender que assim somente criam entraves para suas próprias realizações.

Eu confio. Eu não desisti de mim.

Não desista de você.

Tom Capella.

 

Ps.: Esse “cara”, (Antônio Marcos)eu o observava em um bar chamado Nosso Ranchinho e tentava compreender o que se passava na sua mente. Ele absorto nos pensamentos.

Engraçado que nossas vidas se cruzaram por um tempo.

 

 

 

O que pedes da vida quando ela não tem para te dar a não ser o que de você deixa em teus rastros por onde passar?

Vale sempre as virtudes. As palavras perdem-se no ar.

Atitudes e com você trata as pessoas. E na marca que deixar quando compreende que desse mundo, só levaremos os sentimentos.

No mundo fica o que é do mundo.

Enquanto isso, aproveite sempre cada momento. Olhe com força. Pisa com força e sorria com sinceridade. Mas quando abraçar alguém, abrace com força! De verdade!

O sentimento torna-se um vibrato, uma harmonia, uma energia que sempre lhe dará retorno em sensações de paz.

“O mundo só será feliz se a “gente” cultivar o amor”.

Tom Capella.

 

 

A janela e teus olhos

 

Compreendendo que tua janela para o mundo são teus olhos e tuas percepções, por vezes não percebes que muitas pessoas enxergam através de vidros embaçados por anos devido suas dificuldades em desenvolver uma percepção maior que não seja a do egoísmo o que não lhes permite enxergar verdadeiramente as paisagens do mundo com as janelas da mente abertas.

 janelas

Quando compreendemos que nossa felicidade sempre dependerá da felicidade do outro, que o amor é uma renúncia pessoal em diversos pontos de forma que ocorra o equilíbrio, principalmente no campo das diferenças, estaremos aptos a amar.

O amor é soma. Parceria. Fidelidade e lealdade. Sem esses atributos é apenas companhia, por vezes possessiva, mas que mesmo mostrando o cenário da felicidade, encobre o verdadeiro conteúdo do que acontece nos bastidores da intimidade do ser e assim no desgaste gradativo dos relacionamentos.

Existem pessoas que não sabem amar.  Não aprenderam.

Confundem com paixão. E paixão passa.

Preocupação com  o outro além dos resquícios das fronhas de seda, ultrapassa os limites das comédias de vida privada, seguindo além da rotina na convivência a novas descobertas sempre.

O segredo dos relacionamentos por vezes é a mudança gradativa do que é comum ao dia a dia para momentos novos. É auto-observação constante e não permitir que se caia em uma rotina até a hora derradeira.

Como se estivéssemos condenados a sermos demarcados com os números das estatísticas em relação ao grande vazio que sonda o homem. E esse grande vazio são justamente seus conflitos interiores em relação ao mundo exterior que por vezes o limita naquilo que verdadeiramente gostaria de viver, de falar ou sentir.

 

freud

Permita-se então abrir as janelas, sentir o cheiro do ar, ou buscar o ar puro. Pense antes de tecer qualquer comentário pois isso não lhe complementará em nada. Apenas lhe desgastará e se precisa de terapia, não alugue seus amigos toda hora. Vá de fato em um bom psicoterapeuta. Existem boas opções.

Mas de nada adiantará você viver 20, 30 anos de sua vida lamentando-se e sempre culpando a sociedade, o governo ou os teus mais próximos sobre as coisas que você não conseguiu na vida. Pois muitas vezes só em competir já é a vitória em si.

Renove-se todos os dias e acredite em você, sem cessar o trabalho.

Respeite-se mais.

Perdoe-se mais.

Permita-se a paciência e tolerância de forma que possa assim aguardar em caminhada (sem parar, no silêncio dos teus passos), o resultado que é uma matemática inevitável do que tens plantado para você.

Mas nunca dependa do outro para o preenchimento de seus vazios. Complemente-se com o outro. Some. Reeduque-se! Aprenda a amar para não perder.

E aprenda a perder para poder ganhar. Pois muitas vezes quando você pensa perder é onde você ganhou. E quando pensa que se achou é onde se perdeu. E vice-versa.

A vida é um contrato de risco, mas não temos medo do risco. O que fácil vem, fácil vai e gostamos do que é difícil, não é?

Se caímos mortos no chão. Se ninguém nos retirar, ficaremos por anos.

Observe essa figura. Ele “éra poderoso”. Falava de todos. Imortal. Sábio. Arrogante. Caiu em cima do teclado e estava só porque espantou todos os amigos. E agora? Sempre precisará de alguém para retirá-lo de lá.

Assim somos nós!  Sozinhos somos nada!

windows_by_TKD_Queen

Ou seja, acorda para  vida e note que chegou a hora de dar valor ao que realmente mereça ser dado.

Dependemos uns dos outros e divididos somos fracos!

Desatenção para um monte de coisas e situações que você pensando ou não seguirão seus próprios rumos e em nada lhe resultarão em benefícios e você sofreu a toa.

Mude de rumo se precisar, use de seu livre-arbítrio e pare de se colocar por vezes abaixo. Mas não pise muito com força nos que estão por baixo, pois poderá sofrer a dor da queda.

Humilde com os humildes. Arrogante com os arrogantes no sentido de defesa, de auto-estima e proteção.

Porque existem pessoas que valem a pena.

Outras? Que nem vale que lembramos que existem.

Não tente ser bom. Procure ser justo e já estará ajudando.

Tenho dito. O tempo urge. Risos.

Tom Capella.

Teu tempo

Uma das maiores problemáticas humanas em relação aos seus próprios embates no campo da evolução pessoal é a inconstância!

Notamos que entre as fileiras das boas virtudes, temos de um outro lado uma fileira ou quase um exército das virtudes más, ou dos vícios de comportamento que na verdade são os maiores limitadores de nossas buscas por tudo aquilo que almejamos em relação aos nossos sonhos e projetos.

Algumas pessoas envolvidas pela forte emoção criam projetos que são abandonados em meio ao caminho ao sinal da primeira dificuldade.

Outras envolvem-se de forma fácil em problemas que não lhes pertencem, com o intuito de demonstrar uma verdade que nem praticam para si mesmos em suas vidas.

Observamos que o ser tem preocupado-se muito mais em tecer comentários sobre a vida das outras pessoas sem perceber por vezes a grande mentira que tem pregado perante a si mesmo em relação  as suas atitudes perante o círculo em que vivem ou perante a sociedade.

Feliz do homem que não comenta sobre a vida de outras pessoas e preocupa-se apenas com a sua própria vida. Aquele tipo de homem (ser) que somente fala frente a frente, face a face e não permite em hipótese alguma participar de rodas que apenas fomentam a vaidade e fome de alguns em criticar de forma voraz o ausente.

O mundo está cheio de pessoas assim, que vivem em seus pequenos castelos de avelãs, sem perceberem que perante o universo possuem (todos) o tamanho de uma ameba.

Vale o  que somos. O que fazemos e construímos. Teu limite termina quando inicia o limite pessoal do outro. A tua responsabilidade perante ao que você fala, ao que você semeia no coração do outro ou como você trata o outro sempre sofrerá as consequências negativas ou positivas de acordo com tais atitudes.

Outros vivem procurando os culpados por problemas que resultaram de sua própria falta de procura em acertar ou errar, pois o que vale na vida é a participação, não importando se em dado momento você levará os louros da vitória ou não. O dinamismo. A fé em tua trajetória e tua insistência em conquistar teus sonhos.

E teu sonho é tua paz. É teu espaço interior e teu espaço no círculo de sua família, que são aqueles que lhe convivem a existência e pensam como você, tem sonhos como você ou sobre aqueles que chegaram ao mundo por suas mãos e dependem de tua força e equilíbrio para que eles se desenvolvam e levem uma vida plena.

L_O_V_E__by_LullabyOfLilly

De tua clara, tua garra. De tua garra tua clara. Que és assim, tua força e tua alegria.

E somente assim compreendemos as mudanças que ocorrem em nossas vidas quando compreendemos nossa condição humana na terra, que é viver os momentos de felicidade. Compreender os de infelicidade. Tirando deles o melhor proveito.

4

Porque o mais importante não é ter problemas. E sim o que fazemos deles. Até o que não tem solução já está resolvido. Não tem solução. E do fundo do poço não passamos.

Somos guerreiros, somos seres com uma infinita capacidade de aperfeiçoamento interior, aprendemos no dia a dia e sabemos muito menos do que imaginamos.

As pessoas poderão esquecer, como sempre falo aqui, o que você disse e o que você escreveu, mas nunca esquecerão como você as tratou.

Faça então de tua vida tua melhor história. Viva cada momento e aproveite para compreender que o que você tem hoje ao teu lado e em mãos por vezes é algo tão inestimável que você só valoriza quando perde.

E quando perdemos, por vezes não há nada no mundo que possa preencher os vazios da alma, esses por vezes causados por nós mesmos.

Siga em frente, ainda dá tempo.

Tom Capella.

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Células

 

Enquanto o homem é melhor dentro do seu círculo de relacionamentos, ele torna-se melhor em relação ao macrocosmo do mundo, do planeta. Somos criados para sermos seres completos em relação a sociedade. (cuidando do seu microcosmo)

Notamos em qualquer ambiente onde exista um ser humano, um falante, sempre uma necessidade dele em falar dele, dos anseios e conquistas pessoais. Por vezes nem observa o outro.

O presente. Porque a preocupação maior dele é com ele mesmo. Sobre ser melhor que o outro. Sucesso. Conquistas materiais que ostenta sobre o outro. Vaidades sobre sua participação em grupos.

Em todos os momentos da vida o homem depara-se com seus conflitos. Suas dúvidas, suas crenças, suas diferenças. Notamos que existem pessoas que fazem de tudo na vida, mas sempre estão vivendo situações de batalhas pessoais onde a vida não anda.

As coisas não acontecem e sempre encontram-se em problemas semelhantes aos problemas do passado ou nos relacionamentos que mudam os personagens, mas o cenário com algumas modificações sempre apresentam os mesmos temas das histórias de vida.

Desencontros, vazios profundos, depressões, decepções que se propicia ao outro, decepções em relação ao outro.

Notamos que na grande maioria dos problemas humanos o cerne está nele mesmo, e que muitas vezes ele poderia ter alterado os fatos como possibilitasse uma segunda versão de sua vida no decorrer dos anos.

Muitos vivem anos e anos em um processo de auto-destruição seja no organismo em relação ao não cuidado com a alimentação, o lado sombrio dos pensamentos fomentando tudo que é ruim, críticas em relação aos que não pensam como ele, vícios de diversas naturezas, palavras impensadas, falta de organização pessoal, indisciplinas, desinteresse na busca de novas fontes de conhecimento, e ao final da vida quando enfrenta uma doença física, torna-se um ser dócil e perceptivo e até converte-se em idéias, filosofias que condenaram a vida inteira.

liberdade

Quando analisamos o gráfico de nossas vidas, nossa posição em relação ao mundo, percepções, conexões em relação ao que verdadeiramente buscamos para nós, desenvolvimento das dinâmicas e uma suavidade muito mais tranquila em relação a nossa própria paz pessoal.

A paz pessoal é a guarida segura para que possamos desenvolver o melhor de nós.

E o melhor de nós está em nossas atitudes, atos, pensamentos e como direcionamos nossas vidas e como nos relacionamos em todos os ambientes, fazendo inclusive uso de nosso livre-arbítrio que nos permite mudar de rumos sempre que possível nessa busca incansável pela evolução.

Existem grupinhos que vivem falando, julgando, criticando pessoas em sua ausência, mas não buscam o aprimoramento individual ou no todo.

Na busca da organização, da auto-disciplina, do respeito ao outro, do limite do outro, e principalmente do uso da força de forma certa para que possa manter os pilares em segurança e assim avançar, nas células maiores do pensamento humano, na reformulação do homem em um ser melhor e assim conquistando por células a sociedade como um todo, porque o segredo é justamente, se é que há segredo, sermos melhores em nossos círculos e isso vai se espalhando, porque somos ligados a todas as pessoas, por meio de cada pessoa que conhecemos ou nos relacionamentos e cada um tem seu próprio círculo e assim de forma subsequente.

O homem saudável ou que procura assear-se em relação aos pensamentos e não aceita em hipótese alguma comentar sobre outras pessoas com o espírito da sagacidade ou sorrisos nos lábios que apenas disfarçam o fel da língua, o homem que consegue seguir de forma autêntica em sua vida, errando, acertando, caindo, levantando-se, sem compromisso algum com as hipocrisias do dia a dia ou de instituições, ele torna-se mais leve e mais consciente do resultado de suas próprias ações.

Tom Capella.

O limite das coisas

Existem fases da vida do homem em que ele deve desprover-se de tudo que lhe incomoda em relação ao próprio passado, que lhe causa um impeditivo em relação ao avanço necessário que se fará para o seu “futuro” sem que esse passado continue tolhendo-o das novas possibilidades.

Tem homens que vivem do passado. E não conseguem equilibrar-se em relação ao presente, sempre revivendo situações e fatos que em bilhões de anos para a frente jamais irão retornar, segundo o regimento da própria ciência.

Muito vivem o hoje com a mente no ontem. E ontem passou. Acabou. Não volta mais, além de que nos informativos, bibliotecas e lembranças de toda uma geração, sua cultura, sua criação, obras, tanto no campo da literatura, arte, política como na vida privada. constarão como registros mentais ou não, como um todo na individualidade de cada participante comum até seu último respiro na terra, mas dando vazão as novas gerações que continuarão a preencher tais conhecimentos e assim avançando na matemática da vida.

Procura_se_um_Amigo____by_denebmoon

Mesmo não podendo mudar, alterar o passado, tem o homem vivo, a possibilidade de alterar seu presente, seu futuro através das experiências, já que somos seres observadores, e assim transformar essas experiências no doce mesmo que amargo das próximas vitórias, que serão sempre no campo pessoal dos sentimentos em relação ao mundo, o que ele nos dá e o que tiramos de tudo isso em relação as experiências.

Porque mesmo com as conquistas, principalmente hoje na éra da tecnologia ou dos palacetes que construímos como símbolo de superioridade ou mesmo de conquista pessoal, porque é de direito sim de cada um usufruir do que conquistou que segue 3 caminhos sempre. 

Herança (e trabalho para que ela cresça), trabalho início construindo do nada com os próprios méritos (únicos) e do burlamento (do que burla as leis) as leis. (que poderá ou não sofrer as consequências na sociedade, mas vemos muita impunidade, ou no campo da consciência, que é raro, pois mesmo agindo assim, falam em nome da moral, de Deus e da sabemos lá o que), prova essa agora em casos que surgem, no Senado. (Brasil)

Ser intelectualizado não condiz de certa forma com a evolução moral do homem que pode representar muito na sociedade, mas no campo pessoal moral, ainda age como um homem das cavernas, com a única diferença que fala e muito bem e mistura-se na sociedade com seus méritos e compostura.

Mas mesmo assim perde para tal exemplo (homem das cavernas) pois a esse não tinha o esclarecimento nem no resquício e o homem de hoje há o conhecimento e esclarecimento, ou seja, ele sempre sabe o que faz.

Por vezes o que nos gera esse impeditivo são justamente a ignorância significativa que nos iguala a mediocridade de muitos que julgamos, criticamos, mas somos seus iguais.

Com a única diferença, a sutil diferença que nos apresentamos como doutores seja em que campo o for, do conhecimento, saber e nossa responsabilidade perante os diplomas ou exercício das funções perante essa sociedade.

E dos doutores temos não somente os doutores das universidades, mas os doutores que representam seja no campo da ferramentaria no que exercem e muito bem, dos auto-didatas, seja em que campo for, mas são fracos em relação as suas próprias vidas pessoais, sendo fracassados morais em como conduzem suas vidas, essas particulares e os seres que lhe convivem a vida.

Prova disso é o caso de muitos que mesmo ostentando um sucesso profissional e respeito, descobrem-se em suas vidas particulares excessos, assassínios e laços com a criminalidade para que possa desenvolver seus incautos desejos por mais e mais posse.

Quando notas que não é a posse propriamente dita que lhe facultará mais benefícios em relação à vida, mas a posse de algo que lhe habita a alma, os desejos mais profundos que a única justificativa é justamente essa sua ignorância moral. Ele por vezes já não busca mais ou necessita de mais bens, mas sua moral é nula. Não tem qualquer respeito nem pela sociedade em que vive e é frio, calculista e uma vida para ele nada vale. Ele sobrepôs-se a qualquer crivo da moralidade, humanidade ou respeito a vida humana.

Mas mesmo assim continua a ostentar os ganhos, a vitória financeira na sociedade que não representa necessariamente a vitória moral.

Outra prova, reitero, é quando notamos um empresário que não tem mais onde colocar dinheiro ou propriedades, mas vemos nos noticiários que mandou ceifar a vida de outras pessoas, não sendo o executante, mas o mandante.

Fora os homicidas no campo moral, que como deuses perdem o limite, a consciência, se é que tem, essa lá no fundo nas linhas do que é visto, permissível e que ao que é oculto aos olhos e sociedade, cometem atrocidades morais contra os seus familiares, cerceia a liberdade dos que amam-lhe, tudo para a satisfação pessoal de sua cegueira moral.

O que notamos que o homem nunca é completo em si mesmo.

Complete-se então, mas sem essa certeza do 100% porque de fato se isso fosse possível, estagnaríamos na evolução que nos é própria e nos assiste, e principalmente nos exige o comparecimento seja na vida ou na morte física perante os anseios seja no campo dos micróbios que aguardam ou nos anseios da alma de cada um em suas crenças e na sua fé.

Tom Capella.

No jugo

 

O homem procura mudar as outras pessoas de forma que pensem como ele, que tenham as mesmas crenças que ele, de forma que possa elevá-lo (o outro) ao seu patamar (que ele acredita), em estar acima dos que não pensam como ele.

Quantas pessoas por vezes quer ou gostaria o homem em mudar, transformar que lhe convivem a vida. Quanto se fez para a mudança de si mesmo em relação ao que não lhe agrada que está em você e que poderia assim limitar-te as tuas metas, tuas conquistas e a realização pessoal de muitos anseios.

cenario_interno_by_Marcelo_Samambaia

Sempre trabalhamos em algo que imaginamos, em algo que por vezes está longe de nosso alcance mas que buscamos.

O homem na maioria das vezes busca de forma incansável (e insaciável) o que por vezes está inatingível, não considerando as conquistas presentes e o que está  seu redor, no sentido de fortalecer esse círculo de forma que possa assim buscar o verdadeiro bem estar.

Por vezes está no presente, mas vive com a mente no futuro e muda de foco várias vezes ou desvia-se das próprias buscas de acordo com os coloridos que se defronta no caminho (ilude-se) por meio das paisagens que nem sempre são no âmago das coisas o que demonstram ser.

Mas não são. E se não são, manterão de forma mais inatingíveis ainda o que o homem busca.

Seus anseios. Suas esperanças. O que espera dos outros. O que decepciona com os outros por não corresponderem as suas expectativas. E aos que ele decepciona.

Essa não valorização do que se tem, sempre na busca do outro lado do limite das coisas atuais, presentes por vezes lhe traz o vazio mais profundo que lhe acompanha, mesmo que tenha conquistado em termos materiais tudo ou praticamente tudo que o dinheiro possa comprar.

pub_by_Mortiferi

Se auto-denomina inatingível, acima de tudo sobre quem está a seu redor como se estivesse permeado por algo superior, divino em sua mortalidade material.

Em outros momentos perde a sensibilidade em relação aos problemas alheios vivendo em uma redoma de vaidade e poder pessoal.

Sem ter a coação, sem ser acuado pelo crivo da própria sobrevivência, desenvolve uma personalidade contestadora, arrogante e superior, mas resvala-se na deteriorização gradativa do próprio corpo em si, que lhe carrega  a vida mas que o limita e o conduz aos mesmos problemas da orbe que o cerca por vezes e que se demonstra ser diferente em relação a sua superioridade do poder.

Quando dependemos única e exclusivamente de um dos pontos dessa orbe, de uma célula individual na figura por vezes de um enfermeiro ou enfermeira, em tudo o que o dinheiro possa comprar, notam-se então o quanto é finito o poder e que por vezes não compra-lhe a paz, permanecendo ele sempre um ser incompleto.

Esses eternos vazios, essas buscas constantes, a espera pelo reconhecimento, pela gratidão ou por um aperto de mão sincero e verdadeiro, algo tão raro. Quase impossível de acontecer na Era atual do Eu.

Então assim, saem os deuses e os demônios de cada um em um embate pessoal para consigos mesmos, o que lhe conduz por vezes em relacionamentos vazios, envolvimentos com as drogas terrenas, bebidas sem limites e noites de Atenas.

No levante pessoal das próprias irreverências e sem lei, sem limites onde tudo pode e em noites sem fim nas ligas urbanas e metropolitanas dos asfaltos e multidões de zumbis que por vezes possam assim sugarem-se o sangue das insatisfações até a última gota, degradando-se cada vez mais e perdendo-se nos arredores da loucura consciente, inconsciente ou no anonimato da vida.

E mesmo que possas, de tantas tralhas brilhantes, nada levará em seu túmulo além de uma vestimenta e um leve adeus.

Tom Capella

terça-feira, 28 de julho de 2009

5 minutos

Por vezes o homem é uma vítima de seu próprio momento, das erupções de suas mais profundas mágoas, tomando o rumo da própria vida aquém do que poderia ser apenas um bom chá ou café ao final da tarde, seguindo direto para um desastre moral ou social que possa assim limitar sua própria vida.

Por isso necessário se faz o desenvolvimento da razão face a face. Da clareza de idéias e do monitoramento diário dos pensamentos e sua integração com o mundo que lhe rodeia. Não permitir-se ser um joguete das palavras externas que por vezes lhe avança no mais íntimo da alma para desestruturar-lhe a paz ou equilíbrio, transformando o final do dia de uma tranquilidade para uma tempestividade que pode até cercear-lhe a vida ou o rumo dos próximos dias.

A precipitação em falar sem medir as consequências, ou dos gestos impensados da vida moderna que sofre uma transformação sem limites em relação ao ontem quando do telegrama, carta escrita e hoje na velocidade das informações que atravessam o planeta com a velocidade da luz.

Por vezes é necessário esperar apenas 5 minutos para que o rumo das coisas mudem, ou precipitar-se em um segundo para que dos gestos intempestivos mudemos de forma drástica nossos destinos ou relações com o mundo e pessoas.

De toda uma paisagem em colorido, acabamos vendo o preto e branco da lucidez e candura necessária para que a razão campeie o sentimento.

teatro_VII_by_darkyruth

E no cenário colorido vemos então a velha roupa colorida pendurada no varal por sobre o palco em que queremos encenar a nossa melhor história, nosso melhor roteiro que é a sabedoria em se saber viver.

A cada novo minuto é um avanço ao final de nossos dias. Nosso corpo segue na pulsação da vida, mas no desgaste pessoal que lhe é próprio. Ainda superamos os obstáculos do dia a dia seja no campo da violência urbana, dos problemas de ordem de saúde, nas fatalidades da vida, e como seres totalmente independentes em relação as catrástofes do mundo, seguimos como se nada tivéssemos a ver com tudo o que ocorre no mundo e apenas acontecendo nos arredores de onde passamos, dos que amamos ou de onde nos integramos que são os grupos sociais que instituímos assim nossas vidas.

De eternos que pensamos ser, quando compreendem que não haverá essa geração em até 130 anos, e que já somos ontem e seguimos para o futuro, que por vezes é  incerto pois das travas nossas enfrentaremos ainda os obstáculos que surgirão e nos deixarão surpresos, até que o pensamento cesse na queda do corpo.

A partir de hoje então, comece a viver de verdade, não arriscando sua vida em desesclarecimentos coletivos em relação as ignorâncias e tempos tachados pela hipocrisia. Segue sempre em frente e compreenda que desse nós somos ontem, poderemos viver e viver com intensidade a vida que temos, a vida que levamos e na compreensão que poderíamos não estarmos aqui, se já no início da concepção, não atingíssimos em alta velocidade a ovulação.

Temos então as oportunidades, por isso devemos acordar para a vida e utilizar das ferramentas frutos do progresso apenas o que nos concede a integração com esse progresso e avanço das coisas.

Tom Capela.

O que se permite!

 

Muitas pessoas deixam que certas futilidades lhes cerceiem as novas possibilidades que a vida ainda poderá lhe propor no campo pessoal da vida.

Outros vivendo grandes carências pessoais, acabam permitindo a presença de seres totalmente despreparados em relação a própria vida que levam, e ainda achando que são seres ilibados no sentido das suas próprias gírias morais e desejos assexuados no sentido dos resquícios próprios que lhes habitam os pensamentos e a insensibilidade em relação as suas vítimas.

Esses seres acabam morrendo por eles mesmos nos campos da ilusão e solidão através das falsas paisagens que criam para si mesmos, mas que acabam por força da própria harmonia, a tal afinidade, deparando-se com os monstros que retratam de fato o que eles representam e não percebem, não enxergam e não compreendem, porque não possuem a inteligência necessária para defrontarem com eles mesmos no que de fato são.

O_Conquistador_by_paramecia  “Monte tuas guardas, e proteja os arredores de tuas esperanças”

Em resumo, vivem das futilidades que transformam-nas em situações de triunfos sem perceberem que são apenas sombras que locomovem-se entre as multidões e das belezas suas acham que prevalecem sobre os incautos ou esperançosos.

Mas o conteúdo de cada um prevalece.

Deveras deva tomar sempre o cuidado necessário para que em tuas carências não leve para tua casa desses seres que escondem-se nas frases da boa esperança, na beleza física que não expressa o lodo pessoal que carregam e tentam esconder, como carniceiros de plantão em busca de suas vítimas.

Por vezes vale mais perder-se nos domingos de solidão, do que entregar-se às mesas dos gentios, ou piratas psicológicos.

Da tua carência, a tua resistência. Da tua resistência a tua permanência na tua paz, na tua proteção pessoal no sentido de não permitir que teu espaço seja convivido com a falsa imagem de pessoas que nem sabem porque existem e apenas vivem das sombras dos outros ou como cópias que são, nas frases que copiam tentando tocar teu coração, apenas para chegarem na cama das ilusões.

Mas sabe você o que faz de tuas histórias. De tuas possibilidades e procuras. Mas das procuras tuas, terás sempre o vazio ou o preenchimento pessoal do que você permite que lhe façam.

Monte tuas guardas!

Tom Capella

O Mito de Sísifo

Quantas vezes em tua vida você não se esforça para concluir determinados projetos em sua vida e sempre que observa está envolvido novamente nos mesmos problemas de antes, mas em um cenário diferente?

É como Sísifo, que fora condenado a empurrar uma pedra para o alto da montanha e ao chegar lá a mesma caísse novamente, e assim em sua condenação novamente conduzia essa pedra até o alto e ela tornava a descer montanha abaixo e aquilo se repetia por centenas e centenas de vezes em um sobe e desce sem fim,  um esforço totalmente perdido, uma energia desperdiçada.

Sendo esse um trabalho inútil e sem esperanças.

Quantas vezes em tua vida não percebestes que sempre isso não tenha ocorrido com frequência?

O homem hoje encontra-se ainda mais solitário em sua vida e suas aflições. Procura o preenchimento desses vazios em vários caminhos, formas e fugas. Por vezes em relação ao que concerne sua rotina e responsabilidades perante os que lhe convivem a vida pessoal, leva uma vida dual em determinados momentos, vivendo um conflito seu entre o que se permite, o que lhe é permitido perante o que lhe convive e o que não é permitido mas vive no campo de seu inconsciente que por vezes resvala-se no seu consciente causando-lhe os conflitos existenciais.

Nesses conflitos acaba por vezes em desequilíbrio em relação aquilo que é exatamente lógico, racional e que através de pilares matematicamente instituídos e interligados em uma régua que conduz a ação que determina sempre a reação, gera um desequilíbrio pessoal por não fazer a conta correta.

Não efetivar a soma dentro das regras da lógica. O que lhe campeia então entre o que acredita, o que tenta acreditar, nos conflitos de relacionamentos, dificuldade em situar-se na vida em relação  sua paz interior ou mesmo após uma longa jornada de vida, não ser feliz e sofrer na convivência difícil com aqueles que lhe agregam os valores perante os anos da vida. Ou seja, seus familiares por vezes. Mas que lhe limitam o campo da felicidade porque são obrigados a conviver também com os conflitos externos e ser alvo de relacionamentos de anos, em uma situação de agressividade e sem poder fazer nada, porque o outro lado não permite-se cuidar-se, mudar ou buscar ajuda.

E a pedra desce novamente montanha abaixo.

Isso tudo dá a impressão do mito de Sísifo, pois como um condenado a sofrer, mesmo nas realizações do campo profissional ou intelectual encontra-se por vezes vazio e triste, mantendo apenas as aparências como se tudo tivesse que ser assim.

Que já tivesse sido escrito e assim tivesse que renunciar a si mesmo e viver cerceado no campo das desilusões e convívios esses difíceis, causando então a sensação de uma vida mal vivida.

Continua mais tarde! Preciso pensar mais um pouco com meus dois neurônios, o Tico e o Teco, para poder concluir o texto, risos.

Voltei!

Não é o melhor caminho que o homem fique impotente em relação a própria sorte ou ao que pensa que o destino lhe determinou. Não há determinismo algum em relação a nossa própria “sorte”, quando compreende-se de forma racional, devidamente estruturada em fatos e nas consequências de suas atitudes, utilizando do livre-arbítrio para que possa dar a devida continuidade a sua vida, seja em outras paisagens que jamais imaginaria que pudesse vivenciar (momentos da vida), e uma nova reestruturação de sua integração com essa vida.

Quando há o cerceamento da paz em prol de outros, que sentem-se eternas vítimas e obrigam outros a conviverem com as mesmas características que os levaram as suas derrotas, então o direito cessa. Cessa o teu direito quando você não procura mudar a sua vida e inferniza a paz de outras pessoas devido suas aflições que por vezes possa ser um vício teu em relação as virtudes tuas, que você não cativou.

Vive o homem em momentos semeando em terrenos que não terão resultados. Mas continua semeando nesse terreno e perdendo a oportunidade em novos campos.

E assim, no tempo perde-se, desiste, e torna-se apenas um ser sem a noção real de sua condição verdadeira na terra que é justamente a busca por suas realizações pessoais.

a7a7479d54f803fd2ef11865cacffe06

 

 

 

 

 

Sendo o homem um ser de relacionamentos e que vive uma intensa e eterna procura, deve compreender que não deverá procurar o preenchimento pessoal desses vazios nas outras pessoas e sim interagir com elas aprendendo, crescendo, evoluindo (com elas) e assim desenvolvendo a própria conscientização de que somos apenas parte integrante de todo o processo da vida como um todo no universo infinito, e que podemos vencer o mundo, quando vencemos nossas aflições internas.

Mas como somos avantes, dificilmente deixaremos de vivenciar essas aflições. Mesmo que no sorriso dos nossos lábios expressemos um leve sorriso mesclado com uma alegria dentro de uma aflição não aparente aos outros.

Note que por vezes pessoas com reais más intenções, vivem ornamentadas com um surrealismo que por vezes engana.

Mas entre os bastidores da própria vida e nos lameios seus desenvolvem o próprio linguajar que lhes é próprio em relação aos seus afins. (porcos com porcos)

Do teu encanto então, tua lucidez primaz e certeira. Nessas pessoas de boa alma, devem então existir além dessa dança suave dos encantos e esperanças, a certeza maior em permitir que os vibratos sinceros possam assim serem sentidos na essência verdadeira do ser.

Será esse o maior escudo contra o rubro cinzento das aflições desnecessárias, assim como as pedras que insistimos em levar para o alto das montanhas e depois deixando-as cair novamente, temos que repetir novamente a lição.

Tom Capella.

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Atitudes

Somente quando nos colocamos no lugar do outro compreendemos de fato o significado da palavra compaixão. E para isso é necessário que nos libertemos de forma gradativa de nosso egoísmo.

O que deixaremos em nosso rastro é o perfume suave que poderá exalar do que temos de melhor em nós, nas atitudes e gestos de amor e na esperança por onde passamos.

Firmeza quando necessário para poder prevalecer a ordem das coisas, mas sem jamais perdermos o senso de fraternidade que deverá existir entre nós.

Crianças nos orfanatos. Com uma luz amarelada por vezes, em finais de semana esperando o “alguém que nunca vem” e nem virá!

(lógico vivemos em shoppings centers somente pensando em nós, não temos tempo para pensar nas crianças abandonadas nos orfanatos ou nas ruas).

Nossos domingos são preciosos demais para perdermos tempo com isso não é?)

orfanato_by_SemielfaMish

Velhos nos asilos que cuidaram e zelaram por nós e hoje os jogamos como bonecos  em meio ao cheiro da urina e da solidão esperando a morte chegar e levando em seus corações a tristeza do abandono.

Manos_ancianos_by_futish

E de tua venta. Tua sentença.

Trocamos por vezes o âmago dos verdadeiros e mais nobres sentimentos pelos arquétipos das vaidades que passam no palco da ilusão.

Muitos povos sofrendo e sendo massacrados enquanto nós em nossa zona de conforto acendemos nossas velas, ou conclamamos nossas orações, sempre pensamos em nós, somente nós.  (Imagine! Usamos nossa fé para melhorarmos nossas contas bancárias e não melhorarmos o mundo!)

ddddd

 

 

 

 

O dia em que compreendermos que todos somos um, conseguiremos derrubar os muros da hipocrisia e dos interesses ocultos que espalham dor e devassidão.

Enquanto tiver uma criança, um idoso (abandonados) ou que seja um sofredor no mundo, seja nos corredores da dor, nos hospitais, no escuro das depressões, melancolias e do abandono, não seremos totalmente realizados e nem felizes na terra.

Pinte teu coração. Dê cor a sua vida, ocupe tua mente e verás que nunca serás visitado pelas depressões e vazios do mundo. Não espere do mundo o que ele ainda não tem para lhe dar.

Acenda teu coração e permita que o amor nasça em você e assim possa encontrar a luz.

A tua luz.

Eu acredito em você!

sonhos_e_borboletas_by_StrayedMusician

Tom Capella.

Paz

1833949

"Sonhar! Levitar nas grandes fontes! Abrir as portas! Sentir os ventos! Ouvir o silêncio no silêncio das manhãs! Ou nas noites estreladas prateadas douradas paradas no tempo, na música, na dança, esperança, nas jornadas infinitas de nossa viagem rumo ao desconhecido dos comuns, nos abismos estrelares, comprovação suprema do infinito espaço em que habitamos estacionados que estamos no planeta que chamamos, que nos libertamos e evoluímos na busca de nós em nós mesmos! São destas quantas que palpitamos por vezes, esferas pequenas que nos trazem serenas as mais belas descobertas de olhos mágicos que espreitamos a beleza do cosmos, dos mais nobres sentimentos dos olhares remotos no céu tão distante, nas estrelas mais longes, nos monges, dos anjos, arcanjos, dos que dançam a música mais bela no toque daquela que nos faz refletir! Enfim! Sós por vezes nas orbes da sabedoria, nos avanços das cores mais belas e mais vivas! Um reflexo tão forte que enxergamos com os olhos da alma! Nas cores mais puras ! "

Tom Capella.

Vídeo para reflexão (paradigmas)

 

Macro e Micro

O ego tem sido por vezes um grande impeditivo para que possamos olhar do outro lado da janela e ver que existe vida além de nós mesmos.

É fundamental que possamos nos realizar. Mas é mais fundamental quando compreendemos que quanto mais recebemos mais temos para doar. Mais temos no sentido de semear seja conhecimento ou exemplos.

Nós atraímos tudo o que recebemos, seja através de uma palavra bem ou mal colocada, uma atitude impensada, ou uma ação não planejada.

Sempre receberemos de volta o que criamos ou onde nos inserimos na dinâmica maior da vida.

Por vezes perdemos anos de nossas vidas, dispendendo nossas energias em situações que não nos diz respeito ou que permitimos que nos invada o campo pessoal, ou que servimos como escape de energias vitais para nossas realizações ou saúde.

( a própria ciência humana hoje já diz que nossos corpos emanam luzes)

Fique atento sempre que possas em relação as tuas amizades/círculo de relacionamentos,  no sentido de perceber se por vezes apenas não busca companhia para tua possível solidão, prejudicando ainda mais tua vida e envolvendo-se com pessoas que apenas se aproximam de você para sugar o que tem de melhor, ou que fazem acampamento na ingratidão.

Desenvolva procedimentos para que não caia nas malhas da depressão ou melancolias. Se problema físico procure auxílio na medicina e não pense duas vezes, pois vale mais a tua paz.

Se acha que teu tempo passou, que tua vez foi perdida e que não tens a felicidade que tanto almejou na vida, analise como você age perante a vida, como se postula, como se permite ser, se sabe dizer sim, não ou ignorar o que mereça de fato ser esquecido e deixado para trás.

O importante é o hoje, o  agora e o que iremos fazer  “do resto” de nossas vidas.

Vivemos em problemas profundos por vezes, mas somente daremos valor de fato ao que temos quando enfrentamos um problema sério de saúde, como uma doença incurável ou perdemos o poder de locomoção. É quando percebemos que todos os valores que buscamos na vida são meros desejos em relação a sensação maior que é uma vida saudável, um pensamento saudável e principalmente a lucidez.

Viva e deixe viver. E encontrarás assim a paz tanto almejada. Dê valor ao que você tem agora e não viva de passado. Pois muitas pessoas vivem toda uma vida no passado, no que deu certo, no que errou ou no que não conseguiu conquistar, mas esquecem que as conquistas maiores são as conquistas da alma. Da sabedoria, do amadurecimento e na forma com encaramos e interagimos com a vida.

Você tem o poder de mudar sua vida a partir do momento em que você compreende a sua real condição humana na terra e que independente de nós o universo sempre seguirá seu rumo.

Tom Capella.

 

72 nomes de Deus em Hebraico

Para se entender o significado de Jeovah ou Yahveh, é interessante estudar o alfabeto hebraico.

Deus não tem vários nomes, as diversas manifestações da inteligência de Deus é que são nomináveis, para que a mente humana possa dar os primeiros passos para compreender da existência de Deus. (comentário retirado do youtube sobre o vídeo)

Meditação  (ouça em silêncio)

 

 

 

 

 

Dos teus gestos!

filho-da-mae1

 

Muitas vezes um sorriso  sincero e verdadeiro, abre muito mais portas do que mil palavras ao vento!

Vença teu orgulho e tua sequidão e procure assim compreender que tua valia maior é o que você demonstra através dos teus atos no dia a dia.

“As pessoas poderão esquecer o que disse ou escreveu. Mas nunca esquecerão como você as tratou”.

Tom Capella

domingo, 26 de julho de 2009

O que me pedes?

 crianca-palhaco1

Reconheço-vos Senhor na criança que sorri, na compaixão que recupera, no amor que supera, na concepção da vida, na dança da natureza, no zelo da mãe, na esperança dos humildes, no aconchego dos simples, na misericórdia que salva, nas mãos que constroem, no renascimento dos que sofreram, na elevação dos justos, na poesia dos apaixonados, na recuperação do criminoso, na fraternidade humana.

Reconheço-vos Senhor, no perdão que permite, na tolerância da vida, no reconhecimento dos próprios erros, na regeneração constante dos que erram, na rosa que nasce sem projetos humanos, no plenilúnio que me permite a aurora que abraça.

Reconheço-vos Senhor, na beleza inefável do mar, na ciência exata do que não foi feito pelas mãos dos homens, na sinceridade, na justiça e sabedoria do homem de bem.

Reconheço-vos senhor no universo de meu organismo que silencioso me permite a vida. No pensamento que me liberta através do conhecimento e descobertas novas. Quando permito-me sentir Tua presença, no meu respirar, no meu sentir e no meu libertar.

Reconheço-vos Senhor no silêncio da minha paz. Na compaixão que sinto em colocar-me no lugar do outro, e na reconquista que me permitiu, não desistir de mim.

Jeshua

cristo

Não desista de você, porque o que tens de melhor é a tua fé. E de tua fé, verás você a luz.

Verás que Deus é amor. E que você pode, você consegue!

Tom Capella.

Um exemplo de superação!

 

 

 

A capacidade do ser humano de superar as dificuldades é inacreditável. E certos exemplos nos levam a acreditar que o ser humano ainda não descobriu do que é capaz. Um desses é o pianista João Carlos Martins, que começou a estudar piano aos 8 anos de idade e, após 9 meses de aula vencia, com louvor, o concurso da Sociedade Bach de São Paulo. Um prodígio. Rapidamente ele desenvolveu uma carreira de pianista internacional. Tocou nas principais salas de concerto do mundo. Dedicou-se à obra de Bach.
No auge da fama, jogando futebol caiu sobre o próprio braço. O acidente o privou dos movimentos da mão. Para qualquer pessoa, uma tragédia. Para ele, um desastre total. Mas não se deu por vencido. Submeteu-se a cirurgias, dolorosas sessões de fisioterapia, injeções na palma da mão. E voltou ao piano e às melhores salas de concerto. Mas a persistência de Martins voltaria a ser testada. Anos depois, vítima de um assalto na Bulgária, foi violentamente agredido.
Como conseqüência, teve afetado o movimento de ambas as mãos. Para recuperar as suas ferramentas de trabalho, voltou às salas de cirurgias e à fisioterapia. Conseguiu voltar ao piano mais uma vez. Finalmente, em 2002, a seqüela das lesões venceu. A paralisia definitivamente dominou suas duas mãos. Era o fim de um pianista.

Afastou-se do piano, não da sua grande paixão, a música. Aos 63 anos de idade, ele foi estudar regência. Dois anos depois regeu a Orquestra Inglesa de Câmara, em Londres. Em um concerto, em São Paulo, surpreendeu outra vez. Regeu a Nona Sinfonia de Beethoven, totalmente de cor. Ele precisou decorar todas as notas da obra por ser incapaz de virar a página da partitura. A platéia rompeu em aplausos.
Mas João Carlos Martins ainda tinha mais uma surpresa para o público, naquela noite. Pediu que subissem um piano pelo elevador do palco. E, com apenas três dedos que lhe restaram, ele tocou uma peça de Bach. A Ária da Quarta Corda foi originalmente escrita para violino. É uma peça musical em que o violinista usa apenas a corda sol para executar a melodia. Martins a executou ao piano com três dedos.
A impressão que ficou no ar é que todos os presentes se sentiram pequenos ante a grandeza de João Carlos Martins. Mas como ele existem muitos exemplos. Criaturas que têm danificado seu instrumento de trabalho e dão a volta por cima, não se entregando à adversidade. Beethoven, compositor, perdendo a audição e, nem por isso deixando de compor. De Helen Keller, cega, surda, muda se tornando a primeira pessoa com tripla deficiência a conseguir um título universitário. Tornou-se oradora, porta-voz dos deficientes, escritora.
Portanto, por mais difícil que pareça, siga o caminho de seu desejo, de seu sonho nesta vida e não se deixe jamais abater pelas dificuldades. Pense: você a pode vencer. Vença-a.

A tua engrenagem

 

Sermos bons é algo demasiadamente fácil.

A grande dificuldade é sermos justos.

Temos a grande mania em nossas vidas em achar que somos somente nós no universo em relação ao outro.

Somente no que acreditamos vale. O que fazemos vale. O que dedicamos e a que dedicamos vale. E esquecemos por vezes que somos apenas uma pequena engrenagem da grande peça da vida.

E engrenagens são trocadas para darem espaço a novas engrenagens e a evolução das coisas.

A_uniao_faz_a_forca_by_kika06

Quando compreendermos que somente com a integração de todos nós e a soma de conhecimentos e valores é o verdadeiro dínamo para que possamos transformar multidões, principalmente nossas próprias multidões interiores é quando realmente vemos os resultados dessa energia gerada e compreendemos o porque estamos aqui.

Energia mal utilizada é guarida certa para o desgaste. Não basta termos nobres sentimentos e idealismo se não nos organizamos no campo da vida pessoal de forma que tenhamos o direcionamento necessário para não nos perdermos em meio ao caminho.

Muitas pessoas ferem-se facilmente em relação as suas “suscetibilidades”, não podem ouvir uma pequena palavra ou acharem que alguém invadiu um espaço que nem lhes pertencem além do próprio orgulho que já encontram motivos para algum tipo de encrenca.

O negativismo tem por vezes imperado em muitos ambientes, sejam no campo profissional ou outros, em que os que agem com boas intenções tem que pisar em ovos e agir com um terceiro olho no sentido de tomarem cuidado com as serpentes que ficam pelos cantos. Como selvagens a procura de um osso para matarem sua fome voraz de conquistas.

Posicionamento

Quando nos posicionamos em relação ao que acreditamos de fato. Ao que nos dedicamos no campo seja em relação a nossa interação com a sociedade em que vivemos, círculo de relacionamentos, círculo de desenvolvimento em relação a nossa condição seja ela intelectual para uns ou religiosa para outros, ou apenas em relação a cidadania de cada um de nós, é quando  nos cobramos em relação ao que a vida pedirá de nós.

Para o justo por vezes mesmo não levando um histórico de suas experiências pessoais em um porta estandarte mas no campo sigiloso da consciência, por vezes terá que abdicar de valores materiais. E em uma sociedade que julga pela imagem, pelo arquétipo das conquistas do mundo, poderá por vezes ser mal compreendido ou interpretado. Nessa sociedade de simbologias. De arquétipos que por vezes não representa de fato (não condiz) com o que existe no âmago das coisas.  Julga pelas aparências. E nós mesmos temos que tomar muito cuidado para não cairmos nessas ciladas.

Por vezes vemos uma situação, mas vemos apenas a ponta de um iceberg. E icebergs são como pessoas que mostram apenas 10% do que são ou no campo pessoal das próprias experiências.

Afaste-se de pessoas que se mostrem medíocres, mesquinhas e que não enxergam além do próprio umbigo e ainda julgam-se serem o que não são, mas não verdade somente lhe prejudicam. Você sempre sabe quem é, em relação aos que lhe convivem a vida.

Aparências

Ou seja, não importa o quanto te julguem pelas aparências, mas o que importa e sempre importará para você é o que você realmente é e não o que mostra ou o que pensam que enxerguem de você mas não conseguem enxergar o teu interior.

Mesmo quando não te valorizem ou te desprezem. O teu ser.  O que possas ter abdicado em relação aos seus princípios é de fato a tua maior conquista.

A prestação de contas em relação a tua vida é com você mesmo.

Permita-se então novas possibilidades. Mas não pare. Não viva em função do que dizem a seu respeito ou o que pensem sobre você.

Mas procure através de critérios respeitar as outras pessoas e compreendê-las mesmo quando ainda não atingirem o amadurecimento ou nível de conhecimento que você tenha atingido.

Postura

Cada um carrega consigo sua própria verdade. Outros carregam seu próprio Deus, e julgam aos que não pensam como eles. Mas muitas vezes esquecem que o que importa de fato é o quanto você realmente faz. A tua postura em relação a vida. Ao teu semelhante. A você mesmo no teu silêncio quando longe dos holofotes, posiciona-se sozinho, porque faz o que é certo.

E fazer o que é certo nem sempre lhe permitirá levar para sua casa os louros. Ou as caixas de presentes coloridos que o mundo dos interesses possa lhe oferecer.

Dê então o valor as coisas e pessoas que realmente sejam merecedores desse valor e atenção. A vida passa tão rápido que a única certeza que temos é que daqui a 150 anos, ninguém dessa geração estará presente nesse planeta. Somos viajantes. Somos passageiros e perdemos tempo com nada. Com bobagens e por vezes somos escravos de nossos próprios vícios de pensamentos.

A vida tem a cor que damos a ela.

Solte-se e acredite que você pode. Se o mundo parece tão injusto. Faça você sua parte e procure ser mais ameno, menos seco em relação as pessoas de bem. Ser mais humilde quando pensa que és rei.

Porque sempre retornará ao pó o que é do pó.

Tom Capella.

Cuide dos teus sonhos!

Atitudes falam mais que palavras e boas intenções.

Há tempo para nascer e tempo para morrer, tempo de renascer e tempo de construir, mas há tempo de destruir.

Tempo de guerra, tempo de paz. Tempo de ilusões e tempo de lucidez.

Há tempo de água, mas há tempo de fogo.

O que fazes de teu tempo quando dele o ocupa com espíritos vazios que vestem-se sobre as égides da ilusão e vaidades, sem o exercício real da humildade e das boas virtudes?

Ninguém na terra é tão bom/mal que um abraço não possa oferecer. Um gesto de amor e simplicidade que são os adesivos verdadeiros do que se realmente dizem que querem atingir. Ou de um sorriso enaltecer?

O tempo é como um cavalo selvagem que segue por si só em seu próprio caminho, nos sendeiros da vida.

Certeiro, justo ele mostra a verdade escondida nos gestos e sorrisos vazios.

corcel

E todo aquele que lhe furtou teu tempo. E todo aquele que lhe subjugou na vida, nas cátedras ociosas e perdidas como loucos no escuro das almas. Nos corredores vazios e no peso das correntes, terá da vida suas próprias cobranças.

Nem todos os que dizem senhor, senhor entrarão no reino dos céus. E o reino dos céus é tua consciência tranquila na certeza de que a luta maior é a luta pessoal contra tuas próprias vaidades e do teu Show Eu.

(não importa tuas faculdades, teus livros e tuas honras, o que importa é como irá se apresentar no castelo dos conscientes)

Temos o tempo da escravidão individual nos campeios da vida, e nos é dado também o tempo da libertação para que possamos assim seguir como esse cavalo selvagem no rumo de novos aprendizados e dos sorrisos sinceros.

O que fazes você de seu tempo, nas sementes que perdem-se em solos vazios?

Se não valoriza os teus da jornada, como podes querer enaltecer os que não enxerga ou se não cuida de tua casa, como podes querer cuidar da casa dos outros?

Existem pessoas que não aceitam opiniões, ou as diferenças sejam em que campo for da vida.

Não possuem um amor de maior grandeza, porque não se colocam no lugar do outro, e colocar-se no lugar do outro é ter compaixão. (poucos possuem)

De tua grandeza soberana, e tua sequidão insana que não possas assim de um gesto teu descer de teu reino encantado de avelã para a reverência de fato do que pregas a vida toda, na tua demagogia e das honras que leva no peito, que na verdade são apenas pequenos ossinhos que servirão como Sepulcros Caiados, nos campos da tua ilusão.

Se da tua ilusão carregas outros para tuda devassidão, o que serás de tí?

Bem o sei, bem o sei.

Ao cão o osso, ao hipócrita a ilusão em se achar rei.

Ao humilde o encontro com os nobres sentimentos, e aos zombeteiros o choque da própria consciência perante o espelho das reflexões interiores.

E aquele que caminha na retidão das virtudes, das atitudes, mesmo que ainda no agnotismo da vida ou no ceticismo dos dogmas, mas que não enlameia a vida de outras pessoas e não rouba tempo, anos, sugando energias de pessoas de bem, esse encontrará um dia a Deus.

E você? De rei. Um dia chegará aonde tanto almejas, mas na condição de uma ameba para que possa assim compreender que pior é o homem que furta as esperanças e que mantém nos rodapés psicológicos aqueles que na verdade apenas queriam ver a luz.

Tom Capella.

Segura teu sapo

Por vezes quando procuras lá na frente não observa nos encantos seus o que mais poderá lhe proporcionar as tuas realizações.

O que tens agora. O que vives agora. O que está agora ao teu alcançe. Muitos hoje pensam que possuem príncipes ao lado, mas vivem nos brejos dos encantos vazios.

Outros pensam que possuem sapos do lado, olhando lá na frente, mas não percebem o quanto possuem e não enxergam.

Sapos_o_principes_by_nomoretales

De tua via teu brejo, teu sapo ou teu príncipe. Somos imagem. Vivemos imagem. E por vezes são apenas screensavers que por trás leva o peso das mentiras e dos solos inférteis e não seguros.

Muito se fala por aí eu te amo, mas muito pouco se faz no campo de fato do amor, da parceria e da cooperação mútua na somatização dos ideais.

Muito se ama por imagens. Criam-se castelos inexistentes que ao primeiro toque das ondas dos acontecimentos, desabam deixando um rastro de incertezas e mágoas.

Aprenda a viver cada dia no tempo exato dos teus momentos. Construa no que possas teu dia de amanhã, buscando lapidar teu presente, aprimorando-se e construindo de fato tua vida em uma base sincera, consistente e segura.

Pois nós já somos “ontem”.  Viva teu presente e valorize-se! Afinal de contas quem mais lhe conhece é você mesmo.

Tom Capella.

sexta-feira, 24 de julho de 2009

Pois é meus amigos!

Interessante o quanto determinados seres para conseguirem atingir o que satisfaz sua sexualidade animalesca podem fazer no sentido de transformarem-se em bons seres, falando de filosofia, religiões, religiosidade, mostrando uma espiritualidade que não tem para poderem assim com um encantamento falso, tocarem os corações de pessoas que estejam sensíveis ou carentes em busca de bons relacionamentos.

Isso me dá asco e repulsa, quando notamos o quanto determinados homens que por vezes nem encanto possuem possam assim enganar algumas incautas.

Tem homem que pensa que gosta de mulher (sempre falo isso), não gostam. Um homem que gosta de mulher sabe conquistá-la com aquilo que realmente é, o resto é digno de pena.

Se é tão bom assim, e quer praticar os gestos animalescos tem muito lugar que possam ir sem que assim tentem enganar mulheres que realmente buscam algo de verdadeiro.

O extremo de minha compaixão é a espada para seres assim.

Mas caráter não enxerga sexo. (tem muita mulher agindo assim também)

É muito importante que na carência tome-se cuidado com quem leva para sua casa interior. Orkut, MSN, tudo isso pode esconder a verdadeira face de quem está por trás.

Teste. Crie um perfil. Coloque uma bela foto e adicione-o no MSN, crie um nome e convide a pessoa. Veja se ele é realmente digno de sua confiança.

___msn____by_sophie12345

Cheque as informações. Pois ao final já ví muita gente com HPV por aí devido a esses seres. Que se escondem em fotos tranquilas, família, mas na verdade lhe deixam de mãos abanando quando conseguem o que desejam.

Não sou contra o oba-oba quando está entre os afins. Sou contra a falta de caráter. Aquele que engana quem não gostaria de ser enganado!

Melhor rejeitar 9 verdades do que aceitar uma mentira. E acredite! Tem muito homem e mulher por aí que ao terminarem de falar com você que dorme tranquila o sonho de quem encontrou o príncipe encantado, que saem na noite ou ficam madrugadas no MSN, conquistando outras incautas. Cai quem quer.

Hoje temos notado a grande promiscuidade digital e principalmente a falta de amor, carinho e respeito ao espaço do outro. A quem tem esperança e brilho nos olhos e busca de fato alguém que possa compartilhar a vida.

A esse tipo de ser minha repulsa e não reverência.

Engraçado que à pouco fui obrigado a ver um desses falar de Deus em um lugar e me calei para não profanar o local.

Existem seres que não se respeitam, não respeitam nem o local em que pisam e o mais triste é que outros ainda aplaudem um doente desses.

Fidelidade não está fora de moda. Lealdade não é conto da carochinha. E respeito ao próximo como gostamos para conosco não é coisa do passado.

Para esses, a dor.

Tom Capella.

O que temes?

 

Se temes a vida, analisa novamente sobre tudo o que tens em virtudes.

Se de tua virtude existe sinceridade e compaixão, que é o amor em relação ao teu próximo não em relação ao teu umbigo, então nada temas.

A grande maioria das pessoas possuem um amor de pequena distância. De pequena visão.

A panorâmica da vida é muito mais ampla. Alguns apenas enxergam alguns palmos adiante dos próprios olhos esquecendo que além de nossos pequenos horizontes existe uma imensidão de maravilhas.

Quando nos colocamos no lugar do outro, sentindo o que o outro passa ou atravessa, desenvolvemos a compaixão.

Pare de bater no peito achando que é o que não é. De achar que é melhor, superior, quando na verdade você ainda se arrasta no campo da própria ignorância.  (serve para mim óbvio)

Procura____by_vermelhaa

Se de todos sonhos que você matou ou tirou de alguém,  a tua consciência assim começar a fazer valer no campo íntimo de teu arrependimento, então você começa a mudar algo dentro de você.

Vida é ação e reação e sempre sofreremos as consequências de nossos atos.

É tanto blá, blá, blá, que parecemos que estamos novamente voltando ao jardim da infância do campo da ética, cidadania e respeito ao outro.

Muitas pessoas levam suas vidas dentro de uma rotina que não permite transformações.

Juntam seus caquinhos de conhecimentos e acham que estão cumprindo seu papel perante a sociedade, o mundo ou suas instituições.

Quando não compreendem que tempo mal aplicado e trabalho mal gerenciado e planejado é apenas vento que se perde no espaço vazio da hipocrisia.

Tom Capella.

Tuas exigências!

Observe sempre em tua vida o que você exige dos outros, quando de nada tem para oferecer.

Mas não faça parte de Sepulcros Caiados, vivendo sobre a sustentação de algo que não lhe ofereça de fato a transformação do homem, servindo apenas para o refúgio da vaidade vazia que em nada chegará.

E que não admitem ouvir ou saber sobre as necessidades das transformações por meio do planejamento e organização pessoal.

Fácil dizer determinadas palavras, quando não queremos ouvir ou de fato permitir as transformações que são necessárias.

E essa transformação está em nós.

Não exija dos outros o que você não tem para oferecer, mas exija de você a tua transformação!

E afaste-se de pessoas em que somente lhe sugam tuas energias e vivem de oba-oba, sem uma disciplina e organização perante a responsabilidade que deveras assumiram, furtando o tempo precioso de pessoas que realmente podem não ter para oferecer, mas estão dispostas a aprender e somar.

De nada adiantará semear pérolas aos porcos.

 Perola_by_superboyrs

A vaidade é tão maior que jamais permitirão ouvir, porque são reis.

E de reino de avelã, o mundo está cheio.

O que vale são as atitudes e a sua transformação.

Existem muitas pessoas que ainda acham que estão acima das outras, mas por vezes vivem pelos rodapés e pelas sombras da fantasia que criam para si, sem realmente praticarem a reforma pessoal, íntima tão necessária para que possamos todos fazer com que esse mundo seja um mundo melhor para se viver.

Possuem sorrisos nos lábios, mas serpentes venenosas quando alguém lhes mostra o caminho ou tenta alertar o que vêem de fora.

Tom Capella.

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Harmonia

 

Amor é a somatização de ideais. Amor é doação. É renúncia ao próprio orgulho por vezes. É observar. Dar atenção. Compreender e respeitar o espaço do outro. Amor é não somente a fidelidade mas a lealdade em pensamento e na ausência.

Amar é olhar vitrine mesmo que não queira e acompanhar quem você ama apenas para satisfazer. Amor é calar-se para aprender a ouvir e prestar atenção.

VOV14313

É direcionar. Zelar. Cuidar. Ser cuidado.

Amor é além do curto amor. É um amor sem limites. Em uma mescla de pétalas de várias cores que juntas elaboram a mais bela flor dos relacionamentos humanos.

Não é competição. Não é egoísmo. É silêncio quando necessário for. Colaboração. Cooperação. Confiança. Liberdade. Serenidade. Humildade e análise constante em aprimoramento.

xa

Assim com teus celeiros cheios, quando do avanço das tempestades da vida, terão os mantimentos dos sentimentos abastecidos para superar qualquer crise, caso as tenha.

A palavra enviada é como uma flecha sem volta. Um e-mail enviado sem deixar a poeira abaixar é como um veneno em um dardo venenoso que poderemos nos arrepender um dia.

Pare e pense. Analise o que você busca. Afinal de contas sempre somos vítimas, mas na verdade trazemos até nós sempre o que nossa harmonia pede.

Se está bem. Em harmonia com você. Com certeza entrará na frequência do que busca para perto de tí.

Tom Capella.

Amebas

 

Existem fantasmas ocultos que nos acompanham na vida e no dia a dia que por vezes não percebemos. Por vezes são fantasmas que criamos no passado ou em momentos de imaturidade e forma pequena de enxergar a vida e interagir com ela.

Seja amplo. Seja dinâmico!. Procure ver o mundo, as pessoas, as situações de uma forma mais ampla e sem o crivo pessoal dos carimbos que carrega através do que é certo e errado. As vezes o que é certo para você não é para outros. E as vezes o que é errado para você é certo para outros.

Pare de viver em constante competição com seu próximo no sentido de mostrar ou querer mostrar até onde chegou, se na verdade não passará dos limites do planeta terra.

Procure viver sua vida e desenvolver seu dia a dia naquilo que busca em relação aos teus sonhos, esperanças e conquistas, mas não se esqueça de que seremos alimentos certos para aqueles seres do universo que nos aguardam quando deixarmos de respirar.

Viva cada momento e compreenda que quando nos colocarmos de verdade na pele do outro, compreenderemos que muitas dores do mundo poderiam ser evitadas.

Cuide de sua casa interior. Limpe teus pensamentos de pessoas que nem valem a pena que você lembre que existam.  Cuidado com os lobos e raposas de plantão e cuide de sua vida, do que fala, do que pensa, onde pisa.

Procure sempre a auto-estima, o auto-perdão e a auto-crítica de forma que possa assim não querer ser bonzinho de plantão, mas justo.

panelas_by_PaulaFrade

Somente quando temos critérios conseguímos saber até onde podemos ir com situações e pessoas. Com o crivo da razão e da lógica. Sem envolver magias, mágicas ou conceitos pré-estabelecidos de situações e coisas que nem sabemos o histórico ou como começou.

O discurso perfumado e o sorriso que não sai do coração.

Deposite tua confiança aos que mereçam confiança. E não permita de forma alguma que seja subestimado em situações e por pessoas medíocres.

E acredite tem muito medíocre por aí achando que por frequentar essa ou aquela instituição ou equipe que é superior as outras pessoas, quando na verdade ainda é uma ameba humana em evolução.

Esquecem o comprometimento com a coletividade, falam de amor quando nem conseguem abraçar e olhar seu próximo de verdade e ao menos serem sinceros e deixar as máscaras de lado.

De hipocrisia e ameba o mundo está cheio. Não perca teu tempo em projetos vazios que apenas satisfazem a vaidade de alguns.

Será tempo perdido e das tuas mudanças tais caixas apenas carregam o palco das ilusões.

Porque não tocam de fato os corações o que fará de teu tempo, um tempo perdido!

Tom Capella.

Liberte-se

 

Através do posicionamento através de critérios e análise justa e racional você poderá tomar as decisões que são de fato relativas a tua paz interior. 

Levar uma vida de frustrações e principalmente sofrendo o sofrimento de outras pessoas em relação ao campo dos relacionamentos, resultados esses de frustrações, depressões, sentimentos negativos acumulados no decorrer dos anos de forma que você se limite naquilo que busca de melhor, cabe a tua decisão individual para  tua libertação.

Mesmo que você não antecipe a vida e seus acontecimentos que estão ao seu alcance e possibilidades, a vida antecipará para você, através da morte física, triste e frustrado com o peso de uma cruz que não é sua.

Muitos de nós passamos anos e anos sobre a sombra das dores alheias, tentando por vezes ajudar outras pessoas e nos anulando, de forma  a ficarmos doentes também e causando problemas maiores.

dorme_____by_oprimeiroamor

Morremos e como sempre falo. Os shoppings Centers continuarão lotados.

Analise a vida que você está levando. Posicione-se e imponha-se. Não tenha medo do que possa perder em relação a tua zona de conforto e sim na paz que poderá conquistar na tua libertação. Libertação essa em caso de não mudanças de comportamento dos que lhe afligem a alma e furtam-lhe tua paz.

Muitas pessoas que não tem paz, vivem tirando a paz dos outros. Não permita isso custe o que custar.

Tua paz é teu tesouro maior é a verdadeira felicidade que sempre buscou.

Ao doente o remédio. Mas cabe ao doente querer tomá-lo. Não sinta os sintomas da vida amarga e um fim triste e doente porque carregou frustrações dos outros sem poder.

Enfim. Não teremos todos os abraços e nem todos os sorrisos mas teremos ao menos algumas noites de paz no sono da vida.

Tom Capella.

Do seu empenho

O orgulho está presente em todos os campos sociais. A maior praga da humanidade é justamente a falta de humildade aliada ao ar de superioridade mesmo quando estamos precisando das pessoas.

A não colocação no lugar do “outro” tem sido comum na sociedade é como se fosse o amor curto. Um amor delongado, aquele amor que consegue colocar-se na posição do outro, sofrer pelo outro, compreender o que o outro está passando, a perda do outro.

Essa  é uma virtude rara nos dias de hoje.

Poucos lugares que pisei sentí realmente a presença de Cristo, além das palavras ao vento e das mediocridades dos que falam e em 5 minutos nem lembra-se do conteúdo do que se falaram e um grupo inteiro apoiando uma demagogia e por vezes um Sepulcro Caiado falando como se estivesse com moral para falar algo e todos venerando-o e um doente levando outro doente ou doentes, o resultado é o abismo profundo ou uma fábrica de desequilibrados.

Essa virtude rara, em colocar-se no lugar do outro. Que desenvolví no decorrer da vida em relação ao sofrimento e quedas que sofrí dou o nome de:

“compaixão”.

jesus

O ser humano perdeu-se no caminho de forma a procurar preencher seus espaços sempre na somatização do que possa levar de vantagem no sentido da ingratidão.

Vivem como lápides ambulantes, postulando o que não sai do coração e vivendo às margens do que pensam que fazem de bom, mas na verdade é como uma construção vazia porque de nada habitará tal espaço porque a vaidade é deveras grande.

A grande maioria das pessoas estão preocupadas com o próprio umbigo. Com as próprias satisfações pessoais e não pensam duas vezes em passar por cima de qualquer pessoa ou ética para atingirem seus objetivos.

Isso levantando a bandeira da ética. Mas nos bastidores íntimos da alma, são seres piores que muitos que ainda não se encontraram no campo dos conhecimentos que seja no campo do conhecimento, intelectualidade, crenças, entre outros.

Muitas pessoas desaprenderam a amar de verdade. Ouvir de verdade. Sentir de verdade. Olhar de verdade. Abraçar de verdade.

Colocar-se no lugar do outro de verdade. Receber os que chegam de verdade. E somar de verdade. Porque tudo parece como uma disputa ferrenha. Seja em que campo for.

Tudo isso levando a bandeira da verdade. Da ética. E principalmente do sectarismo em relação aos que não pensam como eles.

E o mundo está como está. A sociedade se desfazendo como areia. Novas linguagens surgindo e o espírito de misericórdia, compaixão, zelo pelo próximo, coletividade, sendo esvaziados a cada dia.

Outros levantando bandeiras, mas de tão perdidos não permitem novos companheiros no sentido da soma, da organização, da disciplina para seus projetos.

É o tal orgulho como o mal colesterol. Eu sou. Eu fiz. Eu posso. Estou aqui há anos. Faço isso. Faremos isso. Destróem sonhos. Esperanças e espalham a sensualidade hipócrita disfarçada por bons samaritanos.

Mas sem uma dinâmica. Nada acontece. Tudo é lei de ação e reação. Tudo na vida tem sua própria dinâmica, a partir do momento em que dermos o primeiro passo.

E dessas casas quando existe a rapina e iniquidade só sobrarão cinzas e não restará pedra sobre pedra.

O resto vira farelo.

Tom Capella.

 

Long_Fire_Staff___Double_Saber_by_MattTheSamurai